Início Animais Animais silvestres: porque estão aparecendo nas cidades e quais podem ser comercializados

Animais silvestres: porque estão aparecendo nas cidades e quais podem ser comercializados

por Otávio Vieira

Animais silvestres – Apesar de termos consciência de que existem animais selvagens em nosso entorno, às vezes esquecemos da importância da sua existência. Esses animais são fundamentais para manutenção da biodiversidade do planeta e podem nos ensinar muito sobre a vida selvagem.

Existem centenas de espécies de animais selvagens diferentes que vivem em nosso país. Alguns desses animais, como os ursos, os lobos e os búfalos, estão presentes apenas em alguns países. Já outros, como os pássaros e os répteis, estão presentes em todos os lugares.

Muitos desses animais silvestres estão ameaçados de extinção. Uma razão para isso é a destruição de seu habitat natural por causa da construção de rodovias e da exploração madeireira. Além disso, os seres humanos também são um dos principais inimigos dos animais selvagens. Os caçadores matam esses animais por prazer, e os traficantes vendem os animais para fins de experimentação científica ilegal.

Mas há também esperança para os animais silvestres. Graças às leis de proteção à fauna, muitos desses animais estão ganhando espaço na natureza. E o melhor de tudo é que podemos ajudar a protegê-los simplesmente ao nos tornarmos defensores da causa.

Portanto, é importante que conheçamos as espécies de animais que vivem em nosso país e que apoiemos as leis de proteção à fauna. Assim, poderemos ajudar a garantir a sobrevivência desses animais e manter a biodiversidade do nosso planeta.

O que são animais silvestres?

Os animais silvestres são aqueles que vivem naturalmente na natureza, em vez de em cativeiro. Encontrados em florestas, savanas, desertos e outros habitats naturais.

A maioria dos animais silvestres são herbívoros, mas há também carnívoros e onívoros. Alguns animais se alimentam de vegetação, enquanto outros se alimentam de carne.

Os animais silvestres têm diversas funções na natureza. Alguns servem como presa para os predadores, enquanto outros funcionam como predadores. Outros animais dispersam sementes, enquanto outros polinizam plantas.

Alguns animais silvestres são ameaçados de extinção, devido à caça, à destruição do habitat ou às doenças. É importante protegê-los para as gerações futuras.

Ao longo da história, os humanos têm matado animais silvestres indiscriminadamente, e isso tem prejudicado a saúde da ecologia. É importante que compreendamos a importância dos animais silvestres na natureza e que os protejamos.

animais silvestres

Quais animais silvestres podem ser comercializados

A Comissão de Biodiversidade da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 7.296 que proíbe a comercialização de animais silvestres nativos do Brasil. A lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de entrou em vigor em outubro do mesmo ano.

De acordo com o texto, fica proibida a comercialização de animais silvestres nativos da fauna brasileira, inclusive aqueles mantidos em cativeiro, e seus produtos derivados. A pena para quem descumprir a norma é de um a três anos de detenção e multa.

A lei, que protege espécies ameaçadas de extinção, tem como objetivo conter o tráfico ilegal de animais. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), cerca de mil animais silvestres são traficados ilegalmente por ano no Brasil, o que gera um prejuízo de milhões à economia.

Mas afinal, quais animais podem ser comercializados? Segundo o Código Brasileiro de Justiça Ambiental (Lei Federal nº 9.605/1998), a comercialização de animais silvestres é permitida desde que autorizada pelo órgão ambiental competente, o que significa que apenas animais nativos da fauna brasileira podem ser comercializados.

Entre os animais nativos da fauna brasileira estão a onça-pintada, a jacaré-açu, o lobo-guará, a arara-canindé, o tucano-de-bico-preto e a sucuri.  Para comercializar esses animais e manter em cativeiro é necessário uma autorização do IBAMA.

Animais exóticos

Por outro lado, animais exóticos, como o leão, o tigre, o golfinho e o chimpanzé, não podem ser comercializados, uma vez que são considerados animais ameaçados de extinção.

A lei é importante porque protege as espécies animais que estão ameaçadas de extinção. Além disso, a lei gera empregos na cadeia de proteção e manejo de espécies ameaçadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Por isso, é importante que o cidadão brasileiro conheça a lei e a cumpra. Apenas assim poderemos proteger as espécies ameaçadas de extinção e garantir o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Por fim, animais silvestres nativos da fauna brasileira podem ser comercializados desde que autorizados pelo Ibama.

Porque os animais silvestres estão aparecendo nas cidades

A cada dia, observa-se um número cada vez maior de animais silvestres aparecendo nas cidades. O motivo disso é um mistério para a ciência. Uma possível explicação é que o aquecimento global esteja afetando a distribuição de animais e plantas.

Os cientistas estão estudando o assunto há algum tempo e ainda não chegaram a uma conclusão. No entanto, é evidente que essa é uma tendência que está crescendo.

Alguns especialistas acreditam que os animais estão se movimentando em busca de alimento e abrigo. Outros acreditam que a presença deles nas cidades está relacionada à degradação ambiental.

Independentemente da explicação, é preocupante a crescente incidência de animais silvestres nas cidades. Esses animais podem transmitir doenças para as pessoas e para os animais domésticos. Além disso, eles podem atrapalhar o trânsito e causar acidentes.

A melhor maneira de lidar com esse problema é sensibilizar as pessoas sobre a importância de proteger o meio ambiente. Também é importante adotar medidas para evitar a entrada de animais nas cidades.

Como denunciar animais em cativeiro

Você sabia que é possível denunciar?

Sim, é possível denunciar esse tipo de crime ambiental junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que é o órgão responsável por fiscalizar esse tipo de atividade ilegal.

A denúncia pode ser feita por telefone, e-mail ou pelo site do ICMBio. Além disso, é possível acompanhar as atividades do órgão através do Twitter ou do Facebook.

Por que denunciar animais em cativeiro?

A denúncia é importante porque ajuda a combater o tráfico de animais silvestres, que é uma prática ilegal que ameaça a biodiversidade.

Além disso, o tráfico de animais silvestres gera uma série de prejuízos econômicos, pois os animais são raros e caros.

Quem pode denunciar?

Qualquer pessoa pode denunciar animais silvestres em cativeiro, seja ela um cidadão comum, um pesquisador, um guarda florestal ou um membro do ICMBio.

Como denunciar?

A denúncia pode ser feita por telefone, e-mail ou pelo site do ICMBio.

O que esperar da denúncia?

A denúncia é importante porque ajuda a combater o tráfico de animais silvestres.

Além disso, o tráfico de animais silvestres gera uma série de prejuízos econômicos, pois os animais são raros e caros.

Portanto, peço ao nosso leitor que curta e compartilhe esse artigo. O assunto é de extrema importância, precisamos discutir com mais frequência.

Veja também: Animais mais venenosos do mundo: Descubra quais são os 10 principais

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções como!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário