Pesca Gerais

Alicate de pesca – Principais tipos, modelos e funções

Por ser um acessório básico, o alicate de pesca é útil porque ele é capaz de oferecer diversas funcionalidades ao pescador, entenda.

O alicate de pesca é um acessório muito útil e que pode fornecer grandes vantagens específicas aos pescadores.

Por esse motivo, é essencial que você conheça mais sobre o tema para escolher o melhor de acordo com as suas necessidades.

Sendo assim, nos acompanhe para conhecer as funcionalidades, tipos, modelos e como escolher o seu alicate.

Quais são suas funcionalidades do alicate de pesca

Os alicates são acessórios indispensáveis na pescaria, porque eles auxiliam em todos os momentos da pesca, ou seja, antes de colocar a isca na água, na substituição de anzóis e garateias com maior facilidade, bem como, cortar as linhas.

Além disso, após capturar o peixe, utilizando um alicate, você será capaz de segurar o seu exemplar com mais firmeza e remover o anzol ou garateia com a maior praticidade possível.

O alicate de pesca também oferece maior segurança ao pescador e ao peixe, pois se falando em pesca esportiva, é possível remover o anzol da boca sem machucar o animal.

Sendo assim, muitas são as funcionalidades dos alicates, tal como, os seus tipos que iremos conhecer logo a seguir:

Por ser um acessório básico, o alicate de pesca é útil porque ele é capaz de oferecer diversas funcionalidades ao pescador, entenda.

Conheça os tipos de alicate de pesca

Há diversos tipos de alicates para pesca no mercado, possuindo tamanhos, materiais e estruturas completamente distintas.

Portanto, confira a seguir os tipos de alicate mais famosos:

Alicate de contenção

O primeiro tipo de alicate, geralmente é conhecido como alicate pega-peixe ou alicate de pesca com balança.

Normalmente é um equipamento que ajuda na retirada dos peixes da água. Entretanto, vale citar que o alicate é apenas um auxílio.

Assim, ele não é indicado para ser utilizado unicamente na retirada do animal, mas sim, para ajudar o pescador a completar tal ação, sem que nenhum acidente ocorra.

Aliás, alguns alicates de contenção tem uma balança no seu cabo, facilitando assim que o pescador identifique o peso do peixe capturado. Entenda que este tipo, auxilia o pescador a colocar o peixe na vertical é visualizar o seu peso através da escala.

Portanto, é um tipo de alicate prático e muito útil para sua pescaria.

Por ser um acessório básico, o alicate de pesca é útil porque ele é capaz de oferecer diversas funcionalidades ao pescador, entenda.

Alicate de bico

Esta opção de alicate é utilizada para remover a garateia das iscas artificiais da boca do peixe.

O mais interessante deste tipo de alicate é que ele pode lhe oferecer mais segurança, por ter o cabo e extensão do bico longo. Vale ressaltar que alguns peixes têm os dentes bem afiados.

Por isso, caso você vise à proteção da sua mão, evitando possíveis acidentes, vale investir no alicate de bico.

Alicate de pesca multifunção

Bem como o seu próprio nome nos indica, este tipo possui multifunção, ou seja, é indicado aos pescadores que pretendem usar um alicate para atividades variadas.

Dentre as diversas utilidades do alicate de pesca multifunção, você poderá cortar linhas (fluorcarbon, monofilamento e multifilamento), abrir argolas para troca de garateias, por ser dotado de uma ponta especial.

É possível também trocar anzóis ou garateias, prensar chumbo, apertar travas do fio e retirar o anzol da boca do peixe.

Normalmente esse alicate é dotado de uma mola próximo ao eixo, para facilitar o seu uso, mantendo sempre aberto, dessa forma possibilitando o trabalho apenas com uma mão. Quando não está em uso, o alicate pode ser mantido fechado por meio de uma trava.

São alicates pequenos e extremamente leve, fácil de transportar durante sua pescaria. Possui cabos fabricado em ABS, material que proporciona maior firmeza nas mãos e seu corpo é construído em aço inox.

Canivete multifunção

Por outro lado, este alicate também é conhecido como canivete suíço e possui diversas funcionalidades, sendo uma opção completa aos pescadores.

Dentre elas, devemos citar a possibilidade de cortar fios e abrir garrafas, tal como, utilizar o perfurador, uma faca e serra lateral.

Aliás, com o canivete multifunção é possível conferir as chaves de fenda pequena, média e grande, bem como, as chaves Philips e Lima.

Como escolher o alicate de pesca

A escolha do seu alicate de pesca envolve o material, um recurso adicional, tal como, o tamanho e peso. Por isso, entenda estes passos com detalhes a seguir:

Material

Os materiais mais comuns na produção de alicate de pesca são o aço inoxidável, alumínio e plástico.

Com relação ao alicate produzido com aço inoxidável, entenda que ele é interessante por ter uma boa durabilidade, ser leve, além de ser resistente a corrosão.

Por isso, o material de aço inoxidável geralmente é usado para produzir alicates de corte e multiuso, além de ser grandemente usado por indivíduos que pescam em alto mar, pois a água salgada não afeta o equipamento.

Já o alicate de alumínio é um equipamento menos resistente quando comparado ao aço inoxidável, porém é muito interessante para os que não pretendem investir muito. Sua maior característica é em relação ao peso, por ser de alumínio o peso é bem menor.

E finalmente o alicate de plástico é uma opção bem simples e menos resistente, por isso, é indicada para os pescadores que pretendem somente pegar o peixe.

Sendo assim, os alicates de contenção, por exemplo, normalmente são feitos de alumínio ou plástico.

Recurso adicional

Dois recursos adicionais muito interessantes em um alicate são a alça de segurança ou a possibilidade de flutuar na água.

Um destes recursos é fundamental na hora da sua escolha, pois ele garante que você não perca o seu investimento por um simples acidente na hora de pegar o peixe.

Alguns modelos de alicates já vêm de fábrica com a alça de segurança, porém outros não apresentam esse recurso. Observe no cabo do alicate se apresenta um pequeno orifício onde você possa colocar a sua alça de segurança.

Portanto, geralmente a alça de segurança está fixada ao lado do cabo do alicate de pesca, assim basta analisar na hora da compra.

Outra opção interessante é o modelo que flutua na água. Há diversos modelos no mercado que apresentam essa caraterística, tanto do tipo corte e multiuso, quanto dos alicates pega peixe.

Graças a sua fabricação o cabo apresenta um material leve e menos denso que a água, dessa forma ele pode até flutuar mesmo que tenha lâminas de outros materiais.

Portanto, considere a sua realidade e invista em um alicate com o recurso adicional ideal.

Tamanho e peso

Finalmente você também deverá analisar o tamanho e peso do seu alicate.

E basicamente esta etapa da escolha depende do tipo de peixe que você costuma pescar.

Aos indivíduos que pescam peixe de pequeno porte, um alicate pega peixe de tamanho e peso comuns, irá cumprir com todas as necessidades, por isso, o alicate terá menos de 200 gramas.

Por outro lado, aos que pescam peixes grandes, o ideal é investir em um alicate pega peixe mais resistente, com cerca de 500 gramas e um tamanho maior.

Conclusão

Finalmente, analise todas as suas necessidades em meio à pesca, bem como, o material, recurso, tamanho e peso.

Dessa forma será possível encontrar o alicate ideal para cortar linhas, retirar o anzol ou até mesmo, pesar o peixe com maior praticidade.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós.

Visite nossa categoria Acessórios de Pesca e confira as promoções!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário