Pesca Gerais

Dicas de como escolher uma faca e canivete para pesca

Seja para um trabalho pesado ou um serviço leve, a faca e canivete para pesca ajudam nas atividades mais específicas, entenda como escolher o seu.

A faca e canivete para pesca desempenham funções fundamentais, pois partem do trabalho pesado e também englobam as atividades mais simples.

No entanto, diversos pescadores têm a grande dificuldade em definir qual seriam os melhores equipamentos a serem utilizados.

Portanto, com o intuito de lhe fornecer as melhores dicas para a realização dessa escolha, iremos tratar sobre as duas ferramentas, indicando alguns passos para definir o melhor, de acordo com suas necessidades.

Dicas para escolher faca e canivete para pesca

Bom, para dar início ao nosso conteúdo, é fundamental oferecer algumas dicas simples para finalmente partir às orientações específicas de cada ferramenta.

Portanto, inicialmente, lembre-se do seguinte:

Bem como você não utiliza a mesma vara para pescar diversos tipos de peixes, é improvável que o investimento em uma faca e canivete para pesca seja único.

Basicamente cada ferramenta tem a sua utilidade e visando esta utilidade você poderá definir a que melhor atende suas necessidades.

Sendo assim, considere que a faca e canivete para pesca são equipamentos e cada pescador tem o seu propósito de utilização.

Portanto, de forma geral, simplesmente respeite e use a ferramenta conforme a sua indicação, ou seja, de acordo com o intuito que ela foi desenvolvida.

Aliás, é interessante que a seguinte questão seja discutida:

A faca e o canivete são duas ferramentas incríveis e com características distintas, por isso, não iremos falar que uma é a melhor e tratar especificamente sobre ela.

Deste modo, entenda inicialmente que ambas são essenciais e podem lhe auxiliar grandemente em sua pesca.

Isto posto, podemos prosseguir nosso conteúdo lhe oferecendo orientações muito valiosas:

Conheça os tipos de materiais

Basicamente a sua faca e canivete para pesca podem possuir dois tipos de material, o aço-carbono ou o aço inox.

Por isso, entenda que os equipamentos feitos de aço-carbono são muito interessantes, pois apresentam uma grande resistência. E isso ocorre porque carbono é um dos elementos mais duros da natureza.

Sendo assim, a ferramenta é feita de ferro e carbono e como vantagem, você não precisa afiar a lâmina constantemente.

No entanto, uma desvantagem do equipamento feito de aço-carbono é que ele pode enferrujar e demandar uma manutenção com maior frequência.

Já o aço inox conta com o benefício de não oxidar, ou seja, ele não enferruja com facilidade.

E isso ocorre, pois as ferramentas feitas com maior teor de aço tendem a oxidar com a umidade, por isso, o aço inox foi desenvolvido e é utilizado principalmente em ferramentas da cozinha.

O principal ponto negativo é que a faca ou canivete para pesca feita de aço inox terá uma resistência inferior e será difícil de afiar.

Sendo assim, considere as suas necessidades e defina previamente o tipo de material que a ferramenta deve ter, considerando os pontos citados acima.

Pense especificamente sobre a faca

Para prosseguir com as dicas, é fundamental lhe falar sobre cada ferramenta particularmente, por isso, vamos iniciar com a faca.

Basicamente a faca é usada tanto em trabalhos leves, como pesados, por isso, existem os tipos de faca.

As mais comuns são as facas de Hollow, opções com lâminas bem afiadas e geralmente utilizadas na cozinha, tal como, a Flat, um tipo de faca que tem uma lâmina com inclinação lateral e ponta triangular, perfeita para serviços mais pesados.

Além disso, há o tipo Convex, que possui o corte arredondado e é uma faca muito usada em trabalho bruto, pois resiste a pancadas.

Portanto, o ideal é pensar no tipo de trabalho que você normalmente faz e precisa de um auxílio da faca.

Preparar peixe, cortar isca ou até mesmo cortar uma corda, qual será a aplicação da faca em seu caso?

Após pensar a respeito da aplicação, defina se você precisa de uma ferramenta para trabalho leves ou pesados.

Seja para um trabalho pesado ou um serviço leve, a faca e canivete para pesca ajudam nas atividades mais específicas, entenda como escolher o seu.

A aplicação de um canivete

Agora que você compreendeu mais a respeito da faca, deixei-nos lhe falar acerca do canivete:

Bom, inicialmente vale mencionar que o canivete, diferentemente da faca, é uma ferramenta voltada para um trabalho pequeno, delicado e preciso.

Por esse motivo, caso você esteja pensando em investir em um canivete para trabalho pesado, não faça isso, pois nenhum equipamento será capaz de suportar um serviço além do simples.

Dessa maneira, para escolher o seu canivete, você precisa levar em consideração três pontos, a lâmina, o tamanho e a funcionalidade.

Primeiramente a lâmina se resume ao material, um tema que já discutimos no primeiro tópico.

Já o tamanho seria o comprimento da lâmina, que deve ser entre 58-180 milímetros, tal como, a funcionalidade refere-se à aplicação.

Com relação à aplicação, defina se você precisa de um canivete para utilizar como tesoura, pinça ou até mesmo para cortar linhas e objetos pequenos.

É interessante pensar se você também precisa de uma ferramenta com abertura automática para proporcionar maior facilidade, se pretende obter um canivete com cabo antideslizante e se o equipamento precisa ter travas de segurança.

Seja para um trabalho pesado ou um serviço leve, a faca e canivete para pesca ajudam nas atividades mais específicas, entenda como escolher o seu.

Você necessita desses equipamentos ou vale investir em outros?

Certamente você precisa de uma faca e canivete para pesca, no entanto, lembre-se sempre da aplicação das ferramentas.

Caso você precise realizar um trabalho muito pesado, a faca não poderá lhe auxiliar e tampouco um canivete.

Por isso, invista também em equipamentos como o machado, foice, facão, dentre outros.

Ao investir em equipamentos variados e utilizar de forma adequada, você poderá aproveitar cada ferramenta o máximo possível e elas não irão arrebentar facilmente.

Se precisar de algum equipamento de Camping e Lazer, visite nossa categoria e confira as promoções!

Conclusão sobre faca e canivete para pesca

Provavelmente após estas orientações valiosas você poderá definir a melhor faca e canivete para pesca.

Deste modo, como dica final, caso você precise de uma ferramenta muito específica para realizar determinada atividade, considere o seguinte:

Anote todas as especificações do equipamento que necessita como, por exemplo, o tipo de material, tamanho e a aplicação.

Assim, você poderá apresentar todas essas especificações a um cuteleiro a fim de que ele faça uma ferramenta ideal para as suas necessidades.

Apesar de investir um dinheiro a mais, certamente a ferramenta será útil durante muitos anos.

Gostou das dicas, então deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Confira também O que levar para acampamento? Guia completo sobre camping

Posts Relacionados

2 comentários

Emerson Amaral 29 de julho de 2020 at 16:09

Seria uma boa dica de armazenamento também essas caixas plástica desse modelo aqui: São excelentes até mesmo pra pesca esportiva

Resposta
Jean 4 de agosto de 2020 at 12:46

olá pesca gerais, tudo bem ? Quer aprender sobre os principio de nós de pesca ?

Resposta

Deixe um Comentário