Pesca Gerais

Massas para Tilápia, descubra como fazer as receitas que funcionam

pescador segurando uma tilápia grande

A tilápia é uma espécie bem comum de peixe no Brasil, por isso, cada dia mais pescadores optam por essa espécie, mas como fazer massa para tilápia? Existem vários tipos de massas caseiras para tilápias, é sempre bom ter várias opções.

Já que assim como as iscas que existem uma mais adequada para cada situação de pesca. Dependendo de alguns fatores, a espécie pode estar preferindo uma massa diferente. Mas, mesmo com uma massa infalível, é preciso se atentar as condições de pesca da tilápia.

  • Faça muito silêncio, mesmo com a massa para tilápia ideal, manter o silêncio é essencial para pesca dessa espécie;
  • Se fisgar, mas acabar perdendo, dê um tempo nesse local, ou tente procurar outro, essa espécie é arrisca e ficará um tempo longe desse local;
  • Procure pescar nos horários que o peixe se alimenta, que é de manhã e no final da tarde;
  • Por fim, antes de qualquer coisa, mecha no barro e na água do rio, só depois manuseie a massa e seus equipamentos da pesca. Inclusive, se houver a possibilidade faça a massa no local e utilize a água do pesqueiro. O peixe reconhece o cheiro do seu ambiente e assim se sentirá mais seguro, para comer sua isca.

Entretanto, quando falamos em equipamentos para a pesca da tilápia, é importante que ele seja leve e com alto grau de sensibilidade. Aliás, dentro de um cardume de tilápia existem peixes pequenos e alguns que ultrapassam os 2 quilos. Então, prepare seu material para o de maior peso para não correr risco.

Para saber mais táticas infalíveis de como pescar tilápia, acesse o nosso blog, aliás, lá tem informações completas sobre esse tipo de pescaria.

Mas chega de enrolação, vamos falar sobre como fazer massa para tilápia.

Como fazer massa para tilápia

A tilápia é um peixe muito atraído pelos cheiros e aromas como falamos anteriormente. Então quando for preparar sua massa para tilápia é essencial pensa nesse ponto.

Existem várias massas simples que se pode fazer para atrair essa espécie. Vamos passar algumas das principais receitas de massas caseiras para tilápia.

massa para Tilápia gigante

Massa para tilápia infalível com gelatina

A primeira receita de massa para pegar tilápia é com gelatina, os sabores ideais para serem utilizados são:

  • Abacaxi;
  • Maracujá;
  • Mamão.

Para essa receita separe os seguintes ingredientes:

  • 200 gramas de farinha de mandioca crua e sem tempero;
  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • 6 colheres de sopa de açúcar refinada;
  • 2 caixas de gelatina, o sabor pode ser qualquer um dos três que indicamos;
  • 2 copos de água morna, se for do rio melhor ainda.

A forma de preparo é bem simples, misture ambas as farinhas. Depois dissolva a gelatina usando a água e a açúcar refinada. Depois vá adicionando a mistura da gelatina aos poucos nas farinhas, sove a massa até dar consistência.

Caso fique muito mole, adicione mais farinha ou se ficar muito dura adicione mais água. Aliás, se quiser pode reduzir essa quantidade de produtos pela metade para fazer uma quantidade menor de massa.

Super massa para tilápia

Outra super massa para tilápia muito usada é feita com a ração da tilápia. Para essa receita, pegue 500 gramas de ração para tilápia e 500 gramas de farinha de mandioca crua.

O primeiro passo é adicionar a água a ração para que ela possa dissolver até virar uma pasta grudenta. Depois acrescente a farinha de mandioca aos poucos, vá mexendo com as mãos, até que forme uma massa firme e homogênea.

foto de tilápia com fundo branco

Melhor massa caseira para tilápia

Essa é uma receita de massa para tilápia que faz muito sucesso entre os pescadores amadores. Para fazer essa massa você irá precisar de:

  • 150 gramas de massa Petersen vermelha;
  • 300 gramas de massa carnívora;
  • 300 gramas de massa Guabi tradicional.

Misture as três massas e use água até dar liga, muitos pescadores relatam que as tilápias não resistem a essa mistura de massas.

Receita simples de massa para pescar

Uma das massas mais simples para tilápia leva apenas dois ingredientes, 100 gramas de mandioca crua e ralada e 1000 gramas de fubá. Assim como as outras massas, a preparação é simples. Coloque uma panela ambos os ingredientes, e adicione água até virar uma polenta. Depois que esfriar, é só enrolar até dar ponto.

Receita usando ração de coelho

A ração de coelho é outro ingrediente muito usado para fazer massa para tilápia. Para isso, pegue 5 copos americanos de ração para coelho, meio copo de açúcar cristal e farinha de mandioca.

Coloque a ração em um recipiente e em seguida coloque água até cobrir, quando começar a amolecer coloque a açúcar e vá amassando até estar totalmente misturada. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca até dar ponto de massa.

Massa para pescar tilápia em pesqueiro

Essa massa é mais indicada para peixes de seva. Os ingredientes são 1 banana, 1 copo de fubá e 1 colher de sopa açúcar. Então, é só misturar esses ingredientes, se ficar muito mole é só acrescentar mais fubá até dar o ponto desejado.

Com toda a certeza, existem diversas outras receitas de massa para tilápia, mas essas são as melhores receitas de massa para tilápia. Caso queira saber mais sobre equipamentos para pescar tilápia, na nossa loja virtual existe uma seleção com os melhores! Confira aqui!

Posts Relacionados

2 comentários

Andre Lima 19 de janeiro de 2021 at 0:44

Perfeito. Nunca consegui fazer antes. Segui a receita e ficou de certa forma muito melhor que os outros que fiz. Agora e ir atras dos peixes. Parabens pelo blog. Conteudo muito bem escrito.

Resposta
Otávio Vieira 23 de fevereiro de 2021 at 16:57

Obrigado pelo incentivo Andre. Fico feliz que tenha gostado do nosso blog e que deu certo a aplicação da sua massa para tilápia. Fica ligado no blog que tem publicações diárias sobre o universo da pesca.

Resposta

Deixe um Comentário