Pesca Gerais

Quais os principais acessórios de pesca que devo levar para pescaria

Quando você inicia na pescaria esportiva é comum que se tenha muitas dúvidas sobre os muitos tipos de acessórios de pesca existente. Mas, além de saber quais são, é importante saber como usar cada um.

Neste post, vamos falar sobre os principais acessórios de pesca e como você utilizar cada um para aumentar suas chances na sua pescaria.

O que é um snap e com utiliza-lo?

Os snaps, nada mais são do que grampos que são utilizados para prender a isca artificial. Os modelos comuns são, de engate rápido, o convencional que é o clipado e com o girador. Geralmente eles são feitos de metal ou de materiais que sejam resistentes.

O snap deve ser utilizado em locais em que você não terá a possibilidade de pescar um peixe muito grande. Isso porque, peixes maiores tem uma força maior na pegada da isca e isso pode acabar abrindo alguns snaps.

Principalmente, se o peixe tiver uma força maior na boca. Assim, na Amazônia evite ao máximo utilizar os snaps em sua pescaria.

vários acessórios para pescaria

Tipos de snaps

Basicamente existem dois modelos de snaps. O modelo com girador e o sem girador, mais conhecido como convencional. Para iscas que giram, o snap com girador é o mais indicado. Nesse modelo de isca encontramos a hélice e a colher. Em outros tipos de iscas, o girador pode acabar baixando a cara da sua isca e isso pode prejudicar sua pescaria.

Snap convencional é o mais utilizado para quase todos os tipos de iscas, superfície e meia água. Entretanto, ele não é bom para isca soft. No caso do soft é melhor amarrar direto no anzol.

Vale sempre falar um pouco sobre o cuidado com a pesca de peixes grandes com o uso de snap. O snap pode ocasionar a perda de muitos peixes grandes. O mais indicado nesses casos é fazer o nó rapala, que é um nó que não precisa de snap.

Acessórios de pesca: argola e girador

Cada acessório tem seu papel fundamental no momento de preparar sua vara para a pescaria esportiva. Por isso, em sua pescaria você deve levar em sua caixa itens que são extremamente importantes para sua pesca. Nesse tópico vamos conhecer dois, a argola e o girador.

giradores e destorcedores para iscas de pesca

Argola

As argolas são utilizadas para a montagem das iscas artificiais. O material utilizado para a fabricação da argola é o aço inox. No entanto, existem várias libragens de argola. O recomendado é que você troque a argola que venha com sua isca, opte por um modelo que seja mais resistente.

Há muitos casos que pescadores perderam grandes peixes devido à baixa resistência da argola de fábrica da isca. As libragens das argolas são as seguintes, 30, 40, 50 e 80 libras. No entanto, além da libragens, você pode encontrar tamanhos diferentes de argolas.

Girador

O girador tem como função evitar que a linha sofra qualquer tipo de distorção. Seu uso é mais recomendado apenas em iscas que realmente terão a necessidade de girar. Entre essas iscas podemos citar, a colher e a hélice, essas iscas realmente irão torcer a sua linha, por isso, há a recomendação do uso do girador.

Quando a linha gira muito, ela acaba se esticando e perdendo um pouco da sua elasticidade. E quando você pescar um peixe maior, que precisa dessa elasticidade perdida da linha, ela não aguentará e acabará estourando.

Por isso, se a sua linha esticou, não se arrisque, faça a troca dessa linha para evitar dores de cabeça futuramente.

Alicates

alicates para pesca esportiva

Os alicates são muito importantes são acessórios utilizados em vários momentos em uma pescaria esportiva. Seu uso por ser para manusear as iscas, substituir os anzóis e as garatéis, sem falar no corte das linhas. Entretanto, alguns modelos de alicates também ajudam a retirar o peixe da água.

Existem vários tipos e modelos de alicates, veja um post completo, acesse. O alicate de bico é usado para retirar as iscas dos peixes e  principalmente trocar as garatérias. O alicate de corte também é muito importante. Seu uso é para cortar a garatéia, caso algum tipo de acidente aconteça na sua pescaria. Um modelo muito recomendado é alicate multifunção. Seu modelo permite o uso em várias situações diferentes.

As luvas

As luvas de pesca servem para a proteção solar, para a proteção da linha e principalmente para evitar acidentes na pescaria. A luva ajuda, por exemplo, no momento de você fazer um nó no leader. Além de ajudar no momento da retirada do peixe da água.

Garatéia

A garatéia é um acessório importante nas iscas, ela é um aparelho que é composto de vários anzóis. Entretanto, as mais comuns vêm com três ou mais anzóis na mesma extremidade da linha. Costumeiramente, as garatéias já podem vir em algumas iscas de fábrica. Mas, geralmente as garatéias que vem com a isca de fábrica, não tem uma qualidade muito boa. Sendo assim, a recomendação é realizar a troca da mesma.

Os tipos de garatéias são 1x, 2x, 3x, 4x, 5x, 6x, quantos mais “x” a garatéia tiver mais resistente ela será. Isso é importante porque dependendo da resistência da garatéia é a recomendação para cada tipo de peixe.

Por exemplo, para um robalo, a melhor garateia é de 1x ou 2x. Já para um tucunaré azul, o mais indicado é o 3x ou 4x. Entretanto, para um dourado, trairão ou tucunaré açu, o melhor é o 5x ou 6x. Além disso, é importante que se tenha alguns cuidados para a troca da garatéia.

garatéia

Qual é o melhor garatéia ou anzol?

Existem situações em que ambos têm seu uso recomendado. O importante é saber em qual momento da pesca se deve usar cada modelo. O anzol de maneira geral machuca menos o peixe e também há a possibilidade de mais perca da fisgada. Acesse um post completo, acesse.

Em iscas rápidas, que o peixe costuma errar a pegada, como a hélice e a zara, o mais indicado é o uso da garatéia. Agora em iscas como popper, stick, meia água e sub, o uso do anzol é mais indicado. Já que elas são iscas mais lentas e muitas vezes o peixe acaba charutando a isca.

Acessórios de pesca, anzóis quais são os melhores?

No mundo da pesca existe uma grande infinidade de anzóis para a pescaria. Cada modelo é mais indicado para um tipo de peixe. Sendo assim, é importante que você tenha vários modelos dentro da sua tralha de pesca.

De modo geral, podemos classificar os anzóis da seguinte maneira: anzóis pequenos do 1 ao 20 (sendo o 20 o menor), médios do 1/0 até o 5/0 e os grandes que vão do 6/0 até o 10/0.

Peixes grandes como os da Amazônia, os anzóis maiores como o de 7 cm, que são próprios e os melhores para esse tipo de pesca. Além disso, existe o anzol Offset.

Anzol Offset, indicado para isca soft

Existem vários modelos de anzol Offset, cada um indicado para um tipo de trabalho. Por exemplo, para o trabalho com shad em meia água, o recomendado é utilizar um anzol que tenha o ângulo negativo, assim como o camarão artificial.

Esse ângulo ajuda a segurar a isca no momento em que você estiver trabalhando a isca na água. Se você não usar esse anzol, possivelmente sua isca irá escorregar.

Os tamanhos de anzol Offset indicado para cada tipo de isca. Para isca até 9 cm, usar o 2/0, iscas até 12 cm usar 5/0 e iscas acima dessa medida usar o 7/0.

Essências utilizadas como acessórios de pesca

Apesar de muitos pescadores não utilizarem, as essências podem se tornar um grande trunfo no momento da pesca. Os tipos mais comuns de essências são de camarão, caranguejo e alho. Elas são as melhores essências para a maioria dos peixes, principalmente se o peixe for um predador. A essência ajuda muito em que o peixe não está se alimentando muito bem.

Na pescaria de traíra, a essência de alho é uma das melhores, já que ele imita muito bem o cheiro de sangue de peixe dentro da água. Atraindo os peixes achando que se trata de uma presa ferida. Isso foi comprovado através de um estudo realizado nos Estados Unidos!

Outros acessórios de pesca importantes

Além desses acessórios de pesca que citamos ainda existem outros que são bem importantes no momento da pescaria esportiva. Ou seja, uma maleta organizadora é essencial para manter todas as traias organizadas.

O alicate de contenção é um acessório de pesca utilizado para retirar peixes da água com mais segurança. A passagua também ajuda no momento do recolhimento do peixe da água.

O contador de linha, é um acessório que te ajuda a medir a quantidade de linha que sai do molinete ou da carretilha na pesca. Assim você consegue saber qual é a distância que o peixe está de você.

O suporte da vara também pode ser bastante útil para que você possa descansar um pouco.

Leve sempre também uma caixa térmica com alimentos e água para sua pescaria. Não se esqueça dos acessórios de proteção individual como camisetas, bonés, máscara de proteção, óculos de sol e manguitos.

Lembrando que esses são apenas alguns acessórios de pesca! Já que existe uma grande quantidade de acessórios para pesca para conhecer. Que tal aproveitar e passar na Loja Pesca Gerais e conhecer todas as opções?

Informações sobre pesca no Wikipédia

Enfim, gostou das informações acessórios de pesca? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Molinete ou Carretilha? Qual o indicado para sua pescaria?

Posts Relacionados

Deixe um Comentário