Pesca Gerais

Tucunarés no mar de água doce Três Maias MG | Lester Scalon

Tucunarés no mar doce Três Maias

Um fantástico pôr-do-sol, uma brisa refrescante e o ritmado barulho de ondas na praia durante a pescaria de Tucunarés no mar doce Três Maias, assim foi minha primeira visão do Lago de Três Marias – MG. A sensação foi de ter chegado a uma praia litorânea, isso porque nesta região o rio São Francisco é chamado de “Mar doce” pela imensidão do lago que é formado pela barragem.

Nessa viagem tinha o objetivo de conhecer a grade represa e principalmente seus esportivos tucunarés amarelos.

Com direito a uma faixa para nossa equipe, fui recepcionados com muito carinho pelas autoridades, empresários e jornalistas da cidade. Ou seja, agora começam para despertar para o turismo de pesca esportiva.

Vai ser um longo caminho, pois o velho Chico tem por tradição, desde os primórdios, a pesca profissional com redes, tarrafas e todo o tipo de apetrechos predatórios. Entretanto, conversar com as pessoas sobre o pesque e solte e quanto o turismo em torno desta bandeira movimenta as deixam perplexas, especialmente com assimilar uma cultura nova e tão oposta à pesca extrativista e tudo que fizeram e fazem ha mais de 500 anos.

O pescador Lester Scalon realizou um bela pescaria de Tucunarés no mar doce Três Maias MG, pesca dos valentes Tucunarés Amarelos, confira!

Tucunarés no mar doce Três Maias

Decerto, o lago surgiu com a construção da barragem de Três Marias. Concluída em 1961 pela Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf). Dessa forma, formou o lago, que possui 21 bilhões de metros cúbicos de água e 1.040 Km² de superfície. Os municípios de Paineiras, Biquinhas, Morada Nova de Minas, Felixlândia, Abaeté, São Gonçalo do Abaeté, Pompeu e Três Marias estão no entorno do grande lago.

Surpreendentemente, a maior parte da margem do lago ainda se mantém preservada, graças à dificuldade de acesso e falta de estradas.

Recentemente foram descobertos pelos pescadores esportivos os tucunarés. A espécie está espalhada por todo o lago, dessa maneira, tornando o local mais uma opção de pesca esportiva no coração do agreste mineiro. Entretanto, será difícil conscientizar a população e algumas autoridades sobre a vantagem do pesque-e-solte. Aliás, gera um turismo saudável, com um rendimento muito maior que a retirada do peixe do lago para consumo no mercado.

Tucunarés no mar doce Três Maias
Pescador Lester Scalon com um belo Tucunaré Amarelo do Lago Três Marias – MG

Convidado pelo amigo Otávio Vieira do Pesca Gerais, que estava realizando o 2º Circuito de Pesca do Lago Três Marias e do empresário Vicente, dono do Hotel Grande Lago, onde ficamos muito bem hospedados na beira lago, minha visita a Três Marias foi uma oportunidade de difundir a ideia do pesque-e-solte e conhecer mais uma opção de pesca em que um povo hospitaleiro te recebe com a tradição mineira.

Encontro com os Tucunarés Amarelos

A maioria dos Tucunarés são os amarelos, mas alguns Tucunarés Azuis podem pintar no pedaço. Apesar de sabermos que os amarelos crescem menos, eles são de uma esportividade que fizeram desta espécie uma das “paixões” da pesca esportiva. Tinha dois dias para conhecer um pouco desse imenso “mar doce”.

Comigo no barco estava os amigos Otávio Vieira e Alexandre, no caminho até o primeiro ponto de pesca encontramos outros companheiros do Pesca Gerais, Paulo, que estava brigando com um belo amarelo.

Dali em diante foi só alegria, com muito tucunaré capturado. Assim como os tradicionais pontos fundos de baías. Local normalmente preferido pelos amarelos, encontramos os cardumes nas pedreiras das margens, que estão espalhadas em grande parte do lago.

O pescador Lester Scalon realizou um bela pescaria de Tucunarés no mar doce Três Maias MG, pesca dos valentes Tucunarés Amarelos, confira!

Manhosos Tucunarés no mar doce Três Maias

A tradicional voracidade dos amarelos foi substituída pela cautela. Estavam manhosos. Para atacar as iscas artificiais tinham que ser provocados.

Descobrir o melhor modelo, a cor preferida, a velocidade e intensidade do trabalho, fez uma grande diferença. Nessa hora descobrimos que um trabalho mais lento, com paradinhas e toque sutis ajustado a iscas menores, surtiu um efeito satisfatório.

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009_fotos (1)

Desse modo  maioria dava apenas uma batida. Se nesse momento ele errasse, voltaria a atacar. Apesar da chuva e o vento ter atrapalhado um pouco nossa pescaria, percebemos que o lago tem um potencial muito bom, já que os tucunarés estão “sobrevivendo” aos ataques cruéis da pesca predatória.

Por alguma razão, está crescendo a quantidade de tucunarés no lago, e, claro, o número de pescadores à sua procura também.

A esperança está na atitude desses pescadores, pois, se forem predadores, como os profissionais que já atuam no lago, os peixes que conseguirem escapar da redes infelizmente irão sucumbir nos anzóis das iscas artificiais.

A esportividade está na atitude, na postura do pescador em relação ao meio ambiente e nunca no material que está utilizando. É preciso sempre ter consciência ambiental.

Foram dois dias de pesca que ficaram com gosto de quero mais. Acho até que em breve pretendo voltar lá, pois gostaria de conhecer mais quele imenso “mar doce” que, com seus belos tucunarés-amarelos, seu povo hospitaleiro e cada pôr-do-sol mais fantástico que o outro, me deu a certeza vale a pena uma pescaria dessas.

Se você sentiu vontade de ao menos conhecer o lago de Três Marias pode ir, que eu recomendo sem ter medo de levar broncas depois.

O pescador Lester Scalon realizou um bela pescaria de Tucunarés no mar doce Três Maias MG, pesca dos valentes Tucunarés Amarelos, confira!

O lago de Três Marias

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009_fotos (4)

O lago de Três Marias está a 270 km de Belo Horizonte pela rodovia BR-040, que liga BH a Brasília. Formado a partir da Barragem, interrompendo o curso do São Francisco. A construção do lago foi concluída em 1961, durante o governo Juscelino Kubitschek. A intenção de melhorar a vazão do “Velho Chico” e beneficiar a agricultura por meio de irrigação. O potencial hidrelétrico do lago chega a gerar 387 megawatts de energia na usina construída pela Cemig. O Lago de Três Marias armazena 21 bilhões de metros cúbicos e tem 1040 km². Aos pescadores, a grande inspiração fica pela oportunidade de fisgar piaus, curimatãs, traíras e os cobiçados tucunarés. Todos peixes que qualquer um gosta de pescar em companhia dos melhores amigos ou da família, com bem quiser.

Onde ficar

O Hotel Grande Lago está pronto para receber seus hóspedes de acordo com os padrões internacionais de hotelaria. São 20 unidades habitacionais, com quarto, banheiro, TV, frigobar, ar-condicionado, entre outros. Além disso, o hotel também dispõe de um restaurante que serve diversos pratos à base de peixe pescado no São Francisco. Há também um bar onde costumeiramente se realizam apresentações de artistas da região.

Maiores informações pelo telefone: 38 3754-5400

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009_fotos (12)

Material pesca utilizado na pescaria de Tucunarés no mar doce Três Maias

Vara: Millenium Impacto de 14 lb

Linha: Multi GPO Gigaline de 0,20 mm

Carretilha: Shimano Scorpion

Veja também: Curso de fotografia com Lester Scalon na Sede do Pesca Gerais

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009_fotos (11)

(TUCUNARÉS NO MAR DE ÁGUA DOCE) no Lago de Três Marias feita pelo nosso amigo Lester Scalon

Lester Scalon, muito obrigado por tudo que você faz pela Pesca Esportiva, principalmente por mim e para o Lago de Três Marias.

Revista Pesca & Companhia

Edição 173 – maio/2009

Por Lester Scalon

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009 (1)

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009 (2)

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009 (3)

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009 (4)

materia_revista_pesca_e_companhia_lago_de_tres_marias_lester_scalon_pesca_gerais_2009 (5)

Posts Relacionados

Deixe um Comentário