Início Dicas e EquipamentosPescaria Top 5 dicas valiosas para pescaria de peixes manhosos em dias difíceis

Top 5 dicas valiosas para pescaria de peixes manhosos em dias difíceis

por Otávio Vieira

Pescaria de Peixes Manhosos – Hoje vamos falar de um tema que muita gente tem dúvidas: o peixe tá manhoso, o peixe bilisca e solta, puxa um pouquinho e solta, porque isso acontece? como é que eu resolvo esse problema para poder engatar os peixes?

Vamos abordar sobre 5 situações que são bacanas de você fazer, que pode mudar totalmente o rumo da sua pescaria. Principalmente naquele dia que encontra-se peixe manhoso ou até mesmo no inverno.

Pescaria de Peixes Manhosos em Pesqueiros

Sem mais delongas, segue abaixo 5 alterações que você pode fazer durante a pescaria que pode trazer bastante resultado: vamos abordar sobre as pescarias de fundo como também na utilização de boias.

Tamanho do Anzol

Preste bastante atenção ao tamanho do anzol. Essa observação é importantíssimo porque às vezes o peixe, tá pegando tá refugando, ou as vezes nem está batendo na sua isca porque o anzol é muito grande.

Então um dia de peixe manhoso vale muito a pena você diminuir o anzol, esconda o máximo possível o tamanho do anzol. Isso para garantir mais ação. Muitas das vezes você vai questionar: mas se usar o anzol muito pequeno o peixe pode acabar cortando? É preferível perder o peixe porque cortou a sua linha, do que não pegar peixe porque não está atacando sua isca.

Nessa situação você pode perder um pouco mais de peixe, isso de fato pode acontecer, mas vai te garantir mais ação e consequentemente você vai pegar outros peixes.

É pior do que você não pegar nenhum peixe, porque o tamanho do anzol está afugentando o “Tamba” no caso ou peixe que você tiver pescando.

Então, se fizer o uso de ração por exemplo, o anzolzinho menor vai ficar super interessante para essa pescaria. Uma pescaria de fundo às vezes um anzol um pouquinho menor também vai te ajudar dependendo da isca que você tiver utilizando.

Dessa forma, vale muito a pena você pensar: si não está batendo o peixe às vezes se torna interessante, diminuir um pouquinho anzol ou até mesmo mexer naquele seu nó, fazendo um pouquinho mais discreto. Aquele nó Palomar que você fiz direitinho, com certeza, ele vai ficar bem discreto, vai ficar bem menor. Sempre faça um nó que não fique tão volumoso, mas, que fique sempre bem feito.

Fazendo isso, seguindo essas orientações, você vai dar uma apresentação melhor para sua isca.

Linha do Chicote

Linha para chicote amigos pescadores também é uma coisa que faz diferença. Muitas das vezes aquela linha do chicote muito grossa, pode ser o que esta afugentado o peixe que você quer pegar.

As vezes uma linha mais fina como eu falei anteriormente pode ser que o peixe corte um pouquinho mais, pode ser que de 10 peixes escape 5 porque cortou, isso pode até acontecer. Mas pode ser também que cinco fica na sua linha, então às vezes um chicote mais fino vai te facilitar muito na pescaria.

Um chicotinho mais fino, com uma montagem um pouquinho mais sutil, isso tudo serve para você ter aquela apresentação melhor da isca. Então vale a pena diminuir o tamanho. Não o tamanho de fato do seu chicote no comprimento, mas sim diminuir a espessura da linha do chicote que você tá utilizando. Isso também pode mudar bastante sua pescaria.

Qual Boia devo usar?

Quando a pescaria está difícil o uso de boias grandes pode acabar aumentando a chances do peixe pegar a isca, porém logo quando sentir o peso do torpedo ele acaba soltando sua isca.

Ele vai pegar mais ressabiado, vai até sentir um pouquinho chegando a arrastar um pouquinho, mas ele tem uma possibilidade muito grande de acabar soltando. Então nesse caso pensa em torpedos menores, com por exemplo torpedos com 45g. Os torpedos de 70g pode ser que o peixe assim que pegue sua isca acabe sentido o peso e desistindo da isca.

Caso perceba que com o uso do torpedo de 45g, o peixe continua manhoso e não está carregando sua isca, passe logo para um torpedinho de 30g, do tipo palitinho. Faça essa alteração até encontrar o tamanho ideal para a pescaria naquele dia.

Essas dicas vai vai te ajudar demais a garantir mais ação do peixe e ter mais produtividade na sua pescaria, naquele dia de pescaria de peixes manhosos ou para aquele dia de muito frio no inverno.

Melhor Saída para Dias de Vento

Na pescaria de peixes manhosos o ideal é você não colocar chumbo de poita, para evitar que a sua boia corra no vento. Então não coloque um chumbo de poita porque também o peixe pode sentir a resistência, você vai ter recolher mais para poder fisgar. Dessa forma não vale a pena você colocar esse tipo de chumbo em pesqueiros que o peixe está manhoso.

Nesse caso é interessante utilizar torpedos dos tipos da Barão com 40g, tem também de 30g do tipo palitinho.

Essa escolha é interessante porque, a boia tem menos de isopor na parte de cima, quer dizer que ela vai andar muito pouco no vento chegando até nem sair do lugar. Basta você chasquear para fundar sua linha, deixando para para fora da água, apenas a parte de cima da boia.

Dessa forma vai ficar muito mais sensível e não vai ter tanta resistência do vento. Então, vale ressaltar que esse tipo torpedo corre muito pouco ou quase não corre dependendo da força do vento no dia da pescaria.

Então não coloquem chumbo de poita na sua boia na pescaria de peixes manhosos, porque isso realmente vai atrapalhar muito você a fisgar esse peixe que já tá arredio.

O que não usar na Pescaria de Fundo – Pescaria de Peixes Manhosos

Gosta de pescar de fundo mas o peixe está manhoso, ai você vai lá e coloca aquele chumbo! Com certeza o peixe vai sentir o seu chumbo e vai acaba soltando, então evite o uso de chumbo sempre na pescaria de fundo.

Mas quando o peixe está manhoso é essencial você não utilizar chumbo. Isso porque realmente o peixe pode arrastar um pouquinho e em seguida vai sentir o chumbo e vai acabar soltando sua isca.

Então não utilize um chumbo, além disso, outra coisa importante e que também vale a pena falar, é para não utilizar o cabo de aço. Utilizem apenas a linha porque o cabo de aço também pode fazer o peixe refugar sua isca.

É aquela situação que já conhecemos,  se você tiver 10 ações e perder 5 porque tá com uma linha mais fina e afins, é melhor do que você não ter ação nenhuma e não pegar peixe.

É melhor garantia de 10 ações, perder 5 ações e capturar outros 5 peixes. Isso do que você ficar o dia inteiro com a sua montagem bitolado no seu pensamento: não eu peço assim, não ou vou pescar assim e no final você acabar não pegando nenhum peixe.

De certo, a sutileza com peixes manhosos é essencial, então, fica a dica: chumbo tira a sutilezas de qualquer montagem e o encastoador também. O cabinho de aço também tirar qualquer sutileza de uma montagem.

Por fim, não tem necessidade de usar isso em pesqueiros. Se você precisar realmente porque o peixe corta, utilize uma linha mais grossa, mas não utilizem cabos de aço. Fazendo isso, vai dar uma melhor apresentação para a sua isca.

Apresentação da isca

Falamos muito de apresentação da isca. Porque é realmente importante você tem uma apresentação de isca legal? Porque em dia de peixe manhoso ou aquele lugar que o peixe é muito arredio, quanto melhor for sua apresentação da isca, mais sutil a sua montagem, maior a chance de sucesso que você terá nas capturas dos peixes.

Então é muito importante reforçar, na pescaria com boias, não utilize encastoador, isso sempre que for fazer uma pescaria em pesqueiros. Fuja da teoria que o peixe vai pegar e ele vai cortar a linha. É melhor o peixe pegar e cortar e você perder um ou dois peixes. Mas que ao final de pescaria você consiga capturar de fato cinco ou mais exemplares.

Ao contrario do que você deixar o encastoador e passar todo o dia com uma ou nenhuma captura.

Leia também: Prepare-se para uma pescaria de sucesso, as melhores dicas de pescador

Recapitulando: O que usar na pescaria de peixes manhosos?

  1. Observar o tamanho do anzol;
  2. Linha do chicote, fique atendo a espessura;
  3. Qual o tipo de boia devo usar;
  4. Melhor saída para dias onde o vento atrapalha a pescaria;
  5. O que não usar na pescaria de fundo em pesqueiros.

Conheça o Pesca Gerais, muito material de qualidade.

Espero que tenha gostado do post, acho que essas dicas vão ajudar bastante você que está com dificuldades na pescaria de peixes manhosos.

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário