Início Dicas e Equipamentos Pescaria de lambari: Passo a passo com dicas para capturar o peixe

Pescaria de lambari: Passo a passo com dicas para capturar o peixe

por Otávio Vieira

Geralmente a pescaria de lambari é a primeira de muitos pescadores, seja para o consumo, para lazer e descontração ou até mesmo para a utilização como isca viva, por exemplo. Deste modo, apesar de parecer um peixe simples de ser capturado, o Lambari é esperto e bem desconfiado.

O Lambari é um peixe extremamente popular na pesca esportiva. Ele é bem adaptado à vida em rios e lagos, e é encontrado em todo o Brasil. Além disso, o lambari também é uma espécie muito importante na aquicultura. Devido a sua carne saborosa, o lambari é muito procurado para a pesca.

Apesar de ser um peixe bastante abundante, pode ser bastante difícil de pescar, devido a sua habilidade de escapar da linha e da vara. No entanto, com as devidas técnicas e equipamentos, você poderá facilmente pescar um lambari. O primeiro passo para pescar um lambari é encontrar um bom local. Eles podem ser encontrados em rios e lagos, mas geralmente preferem águas mais calmas e rasas. Procure por locais onde há bastante vegetação aquática, pois o lambari costuma se alimentar de insetos e outros invertebrados.

Quando você encontrar um bom local, a próxima etapa é escolher o tipo de equipamento que você vai usar. Para atrair o lambari, você pode usar minhocas, camarões ou outros tipos de isca.

Uma vez que o lambari morde a isca, você precisa ser rápido para puxar a linha, pois eles costumam soltar a isca bastante facilmente. Em seguida, basta levantar a vara lentamente e puxar o peixe para fora da água.

A pesca de Lambari pode ser uma experiência gratificante, desde que você esteja familiarizado com as técnicas certas. Além disso, pegar um Lambari pode exigir muita paciência e perseverança. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso na pesca de Lambari:

Conhecendo o Lambari

Pertencente à família Characidae, o Lambari é conhecido também como Piaba e seu nome científico é Astianax spp.

Assim, este é um peixe de escamas e que possui pequeno porte, podendo ultrapassar dificilmente os 15 cm.

Dessa forma, a espécie pode ter cores variadas, bem como, um corpo alongado e um pouco comprido.

A pescaria de lambari é famosa em todo o Brasil, assim, a espécie pode ser encontrada em boa parte dos rios, córregos, represas e lagos.

Portanto, sua distribuição geográfica abrange localidades como as Bacias amazônicas, São Francisco, Araguaia-Tocantins, Prata e Atlântico Sul.

É muito comum no aquarismo o uso de algumas espécie de Lambaris como peixe ornamental, devido a sua bela coloração.

peixe lambari no fundo próximo ao cascalho

E com relação à alimentação, esta é uma espécie onívora, ou seja, os lambaris se alimentam de crustáceos, algas, flores, frutinhas, sementes, insetos, e até mesmo de detritos.

Em nosso país, as espécies mais comuns são o Lambari do Rabo Amarelo de nome científico (Astyanax altiparanae) e o Lambari do Rabo Vermelho (Astyanax fasciatus).

Sendo assim, ambas as espécies são capazes de se acomodar em diversos habitats, tal como, são sensíveis às mudanças no seu ambiente natural.

E dentre as vantagens da pesca de lambari, vale citar o seguinte:

O pescador pode utilizar o Lambari como isca viva para a captura de outras espécies como Traíra, Jundiá, Dourado, Tucunaré entre outros.

Por fim, o Lambari contribui grandemente para a alimentação de diversos animais vertebrados, mamíferos, aquáticos, aves, anfíbios e répteis.

Além disso, estes peixes atuam como dispersores secundários de sementes, contribuindo para a preservação de matas. – pescaria de lambari

lambari na palma da mão

Melhores equipamentos e materiais para a pescaria de Lambari

Após conhecer um pouco a respeito da espécie, quais são os equipamentos e materiais corretos para a pesca de Lambari?

Bom, ao decorrer deste tópico iremos tratar sobre o tema, incluindo dicas para a escolha.

No entanto, antes de falar sobre cada equipamento de forma particular, entenda o seguinte:

A pesca de Lambari deve ser feita com a utilização de materiais de ação leve, isto é, você não deve usar os equipamentos mais robustos.

Assim, é possível evitar que o peixe fique desconfiado ou que ele seja machucado durante a pesca.

Anzol

A escolha do anzol para a pescaria de Lambari é simples, pois você pode usar os menores que tiver em sua caixa. Aliás, é interessante utilizar um modelo sem farpa.

Por isso, use anzóis entre os número 16 a 10, basicamente esses tamanhos são exemplos muito bons para a pesca desta espécie. Tenha uma quantidade considerável de cada tamanho, ou seja número.

pequeno lambari fisgado no anzol com minhoca

Linha

Quanto à linha, priorize um modelo com diâmetro entre 10 a 20 mm. Seu comprimento pode ter até 50 cm além do tamanho da vara.

Esta será uma estratégia inteligente, pois a linha mais fina possibilita uma briga maior com o peixe.

No entanto, tenha muito cuidado com as linhas finas porque é possível que ela arrebente com facilidade no caso de enrosco.

Outro fator negativo está presente na hora do arremesso, pois quando acontece algum tranco a linha também arrebenta com facilidade.

Entretanto, você pode mesclar as linhas utilizadas.

Por exemplo, coloque uma linha grosa até a ponta da vara e outra que seja fina, depois da boia / girador, que seria a linha entre 10 a 20 mm. – pescaria de lambari

pescador preparando isca para pesca lambari

Vara

Com relação à vara para pescaria de lambari, priorize o modelo mais simples que você possui.

As varas telescópicas de fibra de carbono ou fibra de vidro podem ser excelentes opções, bem como, as tradicionais varas que são feitas de bambu.

Basicamente opte por um modelo leve que proporcione conforto durante a pescaria e que tenha entre 3 e 6 metros.

Ceva

Quirera grossa de milho, ração e macarrão são alguns exemplos que você pode utilizar para ceva.

Dessa forma, uma dica é que você coloque a ceva em um recipiente com furos dentro da água para atrair o lambari pelo cheiro. Contudo, você também pode jogar pequenas quantidades de ceva na água a cada 10 ou 15 minutos.

tenebras

Inclusive, lance aos poucos porque com o excesso, os peixes comem a ceva e rejeitam a isca.

Iscas para pescaria de lambari

E já que citamos as iscas, entenda que você poderá usar diversos tipos como, por exemplo:

  • Larva da farinha (Tenébrio);
  • Bicho de laranja;
  • Minhoca em pedaços ou a Californiana;
  • Ovo de formiga;
  • Larvas de mosca;
  • Massas;
  • Macarrão;
  • Milho verde novinho;
  • Sagu da mandioca;
  • Queijo;
  • Insetos;
  • Ração
  • Pedacinhos de peixe;

Portanto, as iscas vivas são ideais, pois elas atraem com maior eficiência os lambaris.

Por outro lado, para tornar as outras iscas eficientes e aumentar a atração, dê pequenos toques na vara para chamar a atenção do peixe. – pescaria de lambari

pescador com minhocas

Pescaria de Lambari, quais as dicas?

De modo geral você pode realizar a pescaria de Lambari capturando com uma vara ou uma armadilha.

Mas, antes de qualquer coisa, deverá analisar o clima, entenda:

Considerando o clima

Para a pescaria de lambari, analise inicialmente o clima, pois os lambaris ficam agitados durante o verão e mais tranquilos no inverno.

Dessa maneira, use varas menores durante o verão, alcançando até 3 metros, tendo em vista que os peixes estão se movimentando próximo à margem.

De outro modo, no inverno é interessante usar uma vara maior como as de 6 metros, visto que, os peixes se encontram mais no fundo do rio.

Pesca comum

Depois de considerar o clima, saber o tipo de vara que pode usar e onde os lambaris se encontram.

Por esse motivo, procure um local calmo, lance o anzol iscado na água e aguarde até que o peixe fisgue.

Sendo assim, considerando que a vara é leve, você deve manter-se estável e ficar atento á fisgada do peixe que é bem sutil.

Uma dica também é que você não deixe que a linha se estenda por inteiro, pois o peixe pode fugir.

Dessa forma, quando sentir uma leve esticada na linha, puxe a vara e capture o lambari.

Armadilha de lambari com Garrafa Pet

A prática da pescaria de lambari com garrafa pet é conhecida por diversos pescadores que pretendem capturar peixes desta espécie, porém de porte menor e normalmente são usados como iscas vivas para pescarias de outras espécies.

Basicamente é fundamental que você defina um tipo de isca e adicione no interior de uma garrafa pet.

No tópico anterior nós citamos alguns exemplos de iscas, você pode optar por alguma delas.

Assim, os peixes serão atraídos e ficarão presos dentro da armadilha.

Conclusão sobre pescaria de Lambari

A pesca de lambari é muito divertida! A utilização da espécie como iscas vivas é interessante. Mas sempre praticando o pesque e solte para o a preservação e continuação do nosso esporte. Portanto, saiba escolher os equipamentos e materiais corretos para uma pesca proveitosa.

Com essas dicas em mente, você estará bem equipado para ter sucesso na pesca de Lambari. Lembre-se de ser paciente e perseverar, e você logo poderá desfrutar de uma vitória bem merecida.

Você também pode conferir o vídeo abaixo para conhecer dicas de como pescar Lambari, bem como, conteúdos similares à pesca de peixes como a Traíra, por exemplo.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo ele é muito importante para nós.

Visite nossa Loja Virtual e confira as promoções! Informações sobre o Peixe-lambari no Wikipédia

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário

1 comentário

Adílson 18 de dezembro de 2020 - 13:56

Muito interessante a reportagem do lambari. À uns 45anos atrás eu era doido por esse peixinho que de peixinho só tem o nome. Lambari é rápido ligeiro rouba isca com uma facilidade cirurgica, e quando você pensa que fisgou ele, ele escapa kkk. Com o passar dos anos eu fui recheando minha caixinha de pesca com varias coisinhas para pescar esse peixinho. Anzóis, linhas, varas, iscas de flay, tudo que encontrava e achava legal adquiria e ainda compro se encontrar.. infelizmente fazem anos que não faço uma pescaria de lambaris… uma sugestão se me permitem é que os pesqueiros criem tanques específicos para esse peixe, tenho certeza que irá fazer um grande sucesso!

Responder