Pesca Gerais

Nylon multifilamento e leader: qual linha de pesca é melhor?

Antes de mais é importante saber que existem vários tipos de linhas de pesca e sobre a indicação de uso para cada tipo de linha. A linha mais comum e com toda certeza mais utilizada é a linha de Nylon. Essa é uma linha de pesca monofilamento, ou seja, ela tem apenas um filamento.

Diferente da linha de pesca multifilamento que possuem vários filamentos trançados, por isso, é muito mais resistente. E assim, com o surgimento desse modelo de linha uma verdadeira revolução surgiu na pescaria.

Isso porque, foi possível a redução da bitola das linhas de pesca e aumentou a resistência com a bitola menor. Outro ponto da linha de pesca multifilamento é que ela não tem elasticidade, diferente da linha de pesca nylon que possui elasticidade.

Assim, a linha de pesca multifilamento é muito mais indicada para o uso em iscas artificiais, pois ela te dá um tempo de resposta muito superior à linha de pesca nylon.

Entretanto, ainda temos as linhas leader, essas linhas são mais resistentes a abrasão. Utilizamos perto da ponta da linha, ou seja, perto da isca artificial. A sua função é ajudar na primeira briga com o peixe, principalmente no momento do tranco com o peixe.

Ainda mais em peixe que possuem dente de serrilha, a utilização do leader é essencial na pescaria.

Descubra a diferenças, como utilizar e cuidar das linhas de pesca de nylon, multifilamento e leader, além de alguns segredos de pescador!

Conheça os prós e os contras de cada tipo de linha

Vamos falar agora sobre os prós e contras sobre cada tipo de linha.

Linha de pesca nylon

A linha de pesca Nylon ou monofilamento possui uma elasticidade maior. Tem mais resistência a abrasão que a linha de pesca multifilamento. E para algumas situações de pesca ela é mais indicada.

Uma dessas situações é para a pesca em pesqueiros. Esse tipo de linha machuca muito menos o peixe. E por esse motivo em alguns pesqueiros essa linha se tornou obrigatória para o uso na pescaria.

Na pescaria de peixe de couro, a linha de pesca nylon também é bastante recomendada. Isso acontece porque ela é mais resistente a abrasão. Por isso, se for pescar em locais com muita sujeira ou pedras, prefira a linha de pesca nylon.

Outra pescaria que linha de nylon vai muito bem é a pescaria de corrico, tanto em água doce como em água salgada. Principalmente na pescaria de alto mar ou na pescaria de tucunaré. A indicação está relacionada a elasticidade da linha. Já que no momento da fisgada na pesca de corrico, a linha de pesca tem um pouco de elasticidade e evita machucarem a boca do peixe.

Linhas de Pesca aprenda como escolher a linha certa para cada pescaria

Linha de pesca multifilamento

Nesse modelo de linha podemos encontrar linhas que tenham 4 fios, 8 fios ou até mais. Todos esses filamentos são transados entre eles, para formar apenas uma linha. Atualmente já existem linhas que possuem até 12 filamentos transados.

Vale lembrar, que na linha de pesca multifilamento, quanto menos fios transados a linha tem, mais resistente ela será e sua fisgada será mais forte. Então, quando você precisar de uma linha mais resistente, como uma pescaria no fundo. A linha mais indicada é a linha de pesca multifilamento com 4 fios transados.

Uma das pescarias que a linha de 4 fios é indicada é para a pescaria de robalo. Assim, podemos concluir que essa linha é excelente para pesca com as iscas de fundo, como a camarões artificiais, shads, entre outras.

Para poder verificar a sua linha, um teste simples é passar os dedos nela, você sente que ela é uma linha muito mais áspera. Já que os filamentos são mais grossos, por isso, mais resistentes a abrasão.

Entretanto, para uma pescaria usando plugs e com arremessos longos, a melhor indicação é a linha de 8 filamentos. Podendo utilizar para a pesca em superfície, meia água e popper. Ela oferece menos atrito nos passadores da vara e com isso ela corre mais solta, possibilitando um arremesso mais longo.  Porém, ela é uma linha mais fraca, menos resistente a abrasão que a linha de 4 fios. Então a utilize mais em pescarias de superfícies.

Assim, resumindo a isca de superfície você deve utilizar a linha de 8 fios e a de 4 fios é recomendada para a pesca no fundo. Por fim, vale lembrar que não é a quantidade de filamentos que fará a linha serem melhor. Quanto menos filamentos, mas resistente será a linha.

Linhas de Pesca aprenda como escolher a linha certa para cada pescaria

Leader

Basicamente existem três tipos de leader, 100% fluorcarbono, o misto e o de nylon. A linha mista é uma combinação da linha 100% fluorcarbono com a linha de nylon. O 100% fluorcarbono ele tem sua densidade maior que a água, ou seja, ele afunda.

Se quaisquer dessas informações não estivem escritas na embalagem, desconfie da procedência da linha.

Se você estiver pensando em leader para pescaria de robalo, tucunaré, dourado e traíra, que são peixes que são necessários um leader de maior resistência, opte sempre por um leader com linha de pesca fluorcarbono.

O leader de Nylon é utilizado em pescarias em alto de mar, isso porque o nylon tem uma densidade menor que água. Ajudando no trabalho da isca de superfície, nos demais casos a recomendação é sempre de leader linha de pesca fluorcarbono.

Tamanhos do Leader

Em uma pescaria com uma isca de superfície como a zara, stick ou um popper que ela seja sensível e leve. É importante ter certo cuidado com o tamanho do leader de linha de pesca fluorcarbono. Já que se ele for muito grande, ele pode acabar afundando essa isca. Então, não use um leader maior que 30 centímetros.

Mas para iscas maiores de 12 ou 11 centímetros, ela não é tão sensível, por isso pode ser usado um leader de 40 ou 50 centímetros. Essa preocupação é importante, porque se não o leader vai interferir no trabalho da isca artificial.

Qual é a melhor linha de pesca para o leader?

Em alguns casos pode ser utilizar o leader de nylon, principalmente em pescaria de mar, usando em popper de mar e em pescarias de peixes de couro. Nesses casos, o tamanho do leader de nylon pode ser maior.

Sua única preocupação será no caso da pesca de um peixe de couro de tamanho menor. Principalmente se você estiver utilizando uma carretilha de perfil baixo ou de 300. Se ela tiver um guia de linha, um leader maior poderá ficar batendo ali e isso irá te atrapalhar.

Porém, para você pescar um peixe de couro menor ou um dourado na isca natural, utilizando um leader de nylon maior é melhor você utilizar um molinete.

O leader misto pode ser utilizado na maioria das pescarias. Mas é importante lembrar que tanto o misto como o leader de nylon, é mais fraco que a 100% flúor.

Para aumentar seu desempenho na pescariam tente sempre utilizar o leader de linha de pesca fluorcarbono.

Agora em pescarias para iscas de fundo como o soft, jig de pelo meia água o spinners, não se preocupe com o tamanho do seu leader.  Pode utilizar um leader de linha de pesca fluorcarbono do tamanho do blanck da sua vara.

Se atente para que esse leader, não entre no guia fio da sua carretilha. Caso isso aconteça, você terá problemas no momento do arremesso.

Usando duas libragem de leader na mesma linha

Quando você for pescar peixes com dentes muito afiados, como dourado, traíra ou trairão e também peixes com lixa na boca como o robalo, faço o seguinte.

Coloque um leader com uma linha mais fina, com cerca de 30 libras e coloca-se apenas um palmo de uma linha mais forte de cerca de 50 a 60 libras. Assim, a parte mais resistente fica apenas na parte da boca do peixe.

Outra questão importante, é quem em locais com água corrente é importante usar um leader mais fino evitando o arrasto na água, use um leader com a libragem entre 25 ou 30.

A libragem mais indicada para algumas espécies

Nesse tópico vamos falar um pouco sobre a libragem de linha mais indicada para algumas espécies.

  • Tucunaré azul pequeno, use leader de até 25 libras, agora para tucunarés maiores com cerca de 60 centímetros, use linha de cerca de 35 libras.
  • Tucunaré-açu pequeno use 40 libras, para os grandes de 50 libras em diante.
  • Dourado pequeno até 35 libras, grande 50 libras.
  • Traíra pequena use 25 libras e para a grande 35 libras.

Lembrando que na maioria desses casos, você deve usar um palmo com uma libragem maior na ponta, fazendo um leader duplo.

Colocando linha no carretel

Agora vamos falar um pouco sobre as maneiras de se colocar a linha dentro do carretel. Se a linha que você for utilizar é uma linha de pesca multifilamento, o ideal é que essa linha fique extremamente apertada dentro do carretel.

Para conseguir esse efeito é preciso que a linha seja colocada com o auxílio de duas pessoas. Faça esse carregamento do seu carretel da seguinte maneira. Mantenha-se a uma distância de 20 a 30 metros da outra pessoa. Peça para essa pessoa solte a linha. E você com a sua carretilha, vá recolhendo a linha em direção a essa pessoa. Lembrando que o freio precisa estar totalmente apertado e, ao mesmo tempo, você deve fazer pressão na vara.

No momento em que você chegar até a outra pessoa, ela deve soltar mais linha e você retorne lentamente para sua posição, continuando esse recolhimento da linha. Assim, sua linha entrará extremamente apertada no carretel.

E qual é o benefício? Vai melhorar a questão do arremesso, evitando que a linha encavale no momento do arremesso. Colocando sua linha assim, você também irá evitar que ocorram as temidas cabeleiras. Já que 50% das cabeleiras são formas pela linha frouxa dentro da carretilha.

Dessa maneira, a melhor forma de colocar sua linha de pesca multifilamento na carretilha é apertada.

Já a linha de pesca monofilamento, não recomendamos realizar o mesmo procedimento da linha multifilamento. Isso porque, a linha pesca monofilamento ela estica e no momento em que for realizar o arremesso, ela vai esticar. E aí nesse momento, a famosa cabeleira irá acontecer. Lembrando que isso pode acontecer, tanto na carretilha como no molinete.

Descubra a diferenças, como utilizar e cuidar das linhas de pesca de nylon, multifilamento e leader, além de alguns segredos de pescador!

Cuidados no momento do uso da linha de pesca

As linhas de pesca multifilamento, são linhas que foram feitas para serem fortes, mas elas não são resistentes a abrasão. No momento do uso, você deve evitar que ela fique passando perto de galhos e pedras. Porque se você não tiver esse cuidado a linha irá puir.

Caso você perceba que isso aconteceu, procure o local exato e corte essa parte da linha. Assim, você evita uma quebra de linha, se você pegar um peixe maior.

Se você está utilizando a mesma linha há quatro pescarias, seria interessante você inverter a posição dessa linha. Colocar a ponta de linha no molinete e o início na ponta da vara. Esse início da linha está praticamente nova.

Limpeza da linha de pesca

Sempre após a sua pescaria, retire sua linha e coloque em um recipiente. No momento do recolhimento umedeça o pano com água, ou melhor, ainda, com silicone líquido. E vá passando na linha durante o recolhimento.

Também existem alguns produtos específicos para isso mercado. Esse cuidado ajuda a aumentar e muito a vida útil da sua linha.

Realize a limpeza, independentemente se a água seja doce ou salgada, para evitar corrosão. No caso de pesca em água salgada, já na marina você deve iniciar o processo de limpeza. Coloca a carretilha na água corrente e deixa um tempinho para tirar o sal da água.

Porém, no dia seguinte realize uma limpeza mais caprichada, como falamos anteriormente. Efetue a limpeza tanto na linha de pesca multifilamento, quanto na linha de pesca nylon.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Linhas de Pesca aprenda como escolher a linha certa para cada pescaria

Precisando repor sua linha de pesca? Acesse nossa categoria Linhas e confira as promoções!

Informações sobre linha no Wikipédia

Posts Relacionados

Deixe um Comentário