Pesca Gerais

Tipos de iscas artificiais: Qual utilizar na pescaria?

Primeiramente é importante lembrar que existem vários tipos de iscas artificiais para pesca. E cada uma requer um tipo de trabalho e uma condição diferente de pesca.  É preciso que o pescador conheça os hábitos do peixe que irá pescar. Assim, será muito mais fácil e prático, escolher os tipos de iscas artificiais que mais funcionaram.

Outro ponto que pode interferir na escolha das suas iscas artificiais são as condições climáticas, cor da água e nível do rio. Por isso, quando chegar ao local de pesca, faça uma boa observação sobre as condições do local e do tipo de peixe que irá pescar para preparar seus conjuntos.

Tipos de iscas artificiais para superfície

Os tipos de iscas artificiais de superfície são iscas indicadas para se utilizar em cima da água. Elas possuem maior flutuabilidade e com isso o pescador consegue manter os olhos na sua isca. Esse tipo de isca exige que o pescador saiba trabalhar com ela, para que possa atrair o pescador. Essas iscas geralmente não ultrapassam os 30 centímetros de profundidade. Os tipos mais comuns de iscas de superfície, popper, zara, stick e hélice.

Isca artificial Popper

O popper é uma isca interessante de usar quando o rio está um pouco mais cheio. Já que elas fazem barulho e chama os peixes que estão em outras áreas, como os alagados. Todas essas iscas devem ser utilizadas com rattlin para chamar a atenção do peixe.

O trabalho deve ser realizado com bastante força, realmente para chamar os peixes que estão mais afastados.

Outra boa utilização da isca artificial popper, é próximo ao ninho do Tucunaré, ou quando tem um casal próximo, eles geralmente atacam nem sempre pela fome, mas pela questão territorialista.

Isca artificial Zara

Já a isca zara ela imita um peixe em fuga, agonizando, em cima da água, tentando nadar, já morrendo. Por isso, ela é uma isca muito utilizada para atrair predadores, como a Traíra, Trairão, Dourado e Tucunaré.

Isca artificial Stick

O stick tem o mesmo sentido da zara, mas sua recomendação é mais para os dias que os peixes estão mais manhosos. O trabalho dela é mais na chamadinha, com pequenos toques na vara. Procure colocar ela em locais como galhada, ela fará muito barulho e vibração, mas sem grande deslocamento. Irritando o peixe que está escondido ali, instigando esse peixe para o ataque.

A isca hélice segue o mesmo padrão das demais iscas citadas anteriormente.

Cuidado ao pescar em locais muito rasos com essas iscas, isso porque elas podem causar o efeito contrário, e acabar espantando o peixe. Em locais com um metro e meio de água, o ideal é que não sejam utilizadas essas iscas extremamente barulhentas.

Quais são os tipos de iscas artificiais mais indicados para cada tipo de peixe e para cada condição de pescaria?

Tipos de iscas artificiais sub-superfície e meia água

As iscas de sub-superfície também conhecidas como twitch bait (nado errático) devem ser trabalhadas a cerca de meio metro da superfície, já a meia água deve ficar em torno de 1 metro de profundidade.

Ambas são bem parecidas, elas podem ser utilizas em situações em que você deseje descansar o braço ou para arremessos contínuos com o barco em movimento.

Também é indicada para pessoas que são iniciantes ou crianças e adolescentes. Isso porque, a isca de meia água ela quase que faz todo o trabalho de isca sozinha. Ela também é muito utiliza em situações em que o peixe reboja a isca de superfície, aí você usa uma meia água e consegue pegar o peixe.

Entre as iscas artificiais nessa categoria podemos citar a crankbait, shad e minnow.

Tipos de iscas artificiais de fundo

As iscas artificiais para o fundo costumam ficar abaixo da superfície, quase tocando o fundo. Entre as iscas mais usadas podemos citar a barbela longa, spinner, shad, jig de pelo e sniper, muito usado para a pescaria de Tucunaré. Dessa forma, essas iscas são usadas quando o peixe está manhoso ou quando a temperatura da água está mais fria.

Inclusive uma das mais utilizadas é a isca soft, ela permite praticamente jogar o anzol dentro da galhada.

Iscas artificiais do tipo soft

A isca soft, são iscas macias, elas são feitas de derivados de silicone, plastisol, que é bem próxima a uma presa. O bom desse tipo de isca é que dependendo da forma que você a monte, ela pode ser utilizada para pescarias de superfície, sub-superfície, meia água e fundo.

Ela pode ser usada descendo rápido ou devagar, com anti enrosco, com anzol exposto, ela possibilita uma infinidade de montagens. Inclusive em muitos casos ela pode ser a melhor solução quando o peixe não está aceitando os outros tipos de iscas. Os modelos dessas iscas são o camarão artificial, shads, minhocas e criaturas.

Qual é o melhor tamanho de isca?

Não existe um tamanho melhor ou ideal, o tamanho das iscas está mais relacionado ao tamanho do peixe que você irá pescar. Assim, vamos dar alguns exemplos relacionados aos peixes que são mais pescados no Brasil.

Iscas artificiais para traíra

Para traíras pequenas de até 45 cm, a recomenda é utilizar um frog de até 4,5 cm. Traíras entre 50 e 60 cm, utilize frog de 5,5 e 6,5, isso evita que a traíra corte a linha com muita facilidade. Para as criaturas, a mesma coisa o tamanho da isca deve estar relacionado ao tamanho da traíra. Assim, pode utilizar uma criatura ou shad com os tamanhos entre 9 ou 12 cm.

Iscas artificiais para Tucunaré

O tucunaré segue o mesmo padrão, para Tucunaré Azul a recomendação é utilizar iscas de tenham ente 6 a 10 cm. Alguns pescadores costumam usar iscas maiores. Mas, as iscas maiores, existem alguns locais específicos para seu uso. Onde o pescador tem a certeza que pode encontrar peixes maiores, acima de 60 cm.

O Tucunaré Pinima e Tucunarés maiores que são encontrados na Amazônia, as iscas mais recomendadas são de hélice entre 10 a 14 centímetros. Mas, caso o pescador prefira, podem se utilizar iscas de até 16 cm.

Iscas artificiais para Dourado

Para pescar um Dourado pequeno, a recomendação é utilizar os plugs, com o tamanho de 6 a 9 cm. Para Dourados maiores, pode utilizar uma isca entre 10 a 12 centímetros. Caso prefira utilizar a isca soft, você deve seguir o mesmo padrão de tamanhos de isca.

Iscas artificiais para Robalo

A pescaria de Robalo no plug, pode se utilizar iscas entre 6 e 9 cm. Porém, para Robalos maiores pode se utilizar uma isca entre 9 a 12 cm.

Iscas artificiais para Black Bass

O Black Bass segue o mesmo padrão, tamanhos menores, utiliza iscas com os tamanhos de 9, 10 ou 11 cm. Entretanto, para o Bass maior, utilize iscas com 11,12 ou 14 cm. Alguns Bass gostam de iscas bem grandes e volumosas, entre elas podemos citar a big lure.

A cor da isca é importante?

Aliás, outro ponto muito importante para o sucesso da sua pescaria, é a cor da isca. A cor das iscas está relacionada diretamente com a cor da água no momento da pescaria. E também com o que o peixe costuma se alimentar no local em que você irá realizar sua pescaria.  As cores podem ser mais claras, cítricas, escuras e cromadas.

Por isso, é muito difícil você indicar uma cor de isca para cada situação. Assim, o mais recomendado é sempre procurar a opinião do guia local da pesca ou de outros pescadores no local. Eles terão uma melhor experiência relacionada ao comportamento dos peixes da região.

Como saber quais tipos de iscas artificiais utilizar na pescaria

Quando você está em uma pescaria, o primeiro dia é considerado o dia da observação. Nele você irá perceber que isca está pegando mais, qual a cor está mais favorável. Se o peixe tá pegando isca com rattlin ou sem rattlin. Dá para observar qual são os melhores tipos de iscas artificiais para a pesca, se é superfície, sub superfície, meia água ou fundo.

Por isso, o pescador precisa utilizar essas primeiras horas de contato com o local da pescaria e com o peixe, para observar e testar todas essas informações. Assim, ele poderá se adequando a isca que oferece uma maior produtividade naquele local. Após chegar na melhor isca para aquele local, evite ficar trocando de isca.

Dessa forma, o correto é testar a isca artificial no local, para isso, jogue a isca e trabalhar ela por pelo menos uma hora. No momento de testar uma outra isca, não adianta trocar por uma isca muito semelhante.

Aliás, vamos a um exemplo, se você está pescando uma zara de 12 cm, aí você troca por um stick de 10 cm, sem rattlin. Nessa troca trabalhando na chamadinha, você consegue ver se o peixe está mais manhoso. Você consegue perceber se o peixe prefere uma isca mais lenta e sem barulho. Troque sempre, uma isca de superfície, por sub-superfície, meia água ou fundo.

Dessa forma, você faz uma troca inteligente e consegue ter uma coleta maior de informações, sobre o comportamento desse peixe. No momento que você encontrar a isca certa, evite a troca, apenas mude a forma de trabalhar.

Usar ou não o Rattlin?

O uso de rattlin depende muito da situação da pesca. Existem dias em que o peixe está com muita atividade e o rattlin ajuda a atrair ainda mais o peixe. Em situações em que o rio está mais cheio e o peixe fica mais dentro do igapó.

Entretanto, na maioria das situações em que o barulho é necessário para chamar a atenção do peixe, o uso do rattlin é altamente recomendado.

Mas em situações em que o rio é muito raso, por exemplo. O uso do rattlin, não é a melhor opção, seu uso pode acabar atrapalhando sua pescaria.

A melhor forma de saber se ele irá melhorar ou não a sua pescaria é testando. Mas existem alguns peixes como o Robalo, por exemplo, é um peixe mais sensível que não gosta muito de barulho. Assim, o uso de rattlin não é recomendado para a pesca do Robalo.

Em que situação devo utilizar a vibração

Todas as iscas causam algum tipo de vibração na água, e ela é muito importante no momento da pescaria. As iscas como hélice, zara, stick na superfície e spinner bait são iscas com boa vibração.

Em alguns casos em que você percebe que o peixe está muito manhoso, é interessante colocar uma vibração, com a adição de uma colher. Em águas muito turvas, mangues, águas barrentas, a vibração irá te ajudar muito para atrair o peixe. E uma das iscas mais utilizadas é spinner bait, porque ela é uma isca completa, já que ela oferece vibração, visual e barulho.

Para saber o melhor momento de usar a vibração, assim como outras adições são através de testes no primeiro dia de pesca.

Isca artificial soft

A isca é uma soft de extrema importância para ter nas suas tralhas. A isca soft ela permite que você possa realizar a pesca em superfície, meia água ou fundo. No recolhimento contínuo, na pindoca, no spinner, com um popper na frente, ou seja, ela é uma isca muito diversificada.

Sendo assim, entre as iscas softs, podemos citar os shads, camarão, minhocas, criaturas. E mesmo dentro de cada categoria de isca soft, ainda existe uma boa variação entre as características de cada modelo.

O uso das iscas softs com plugs é uma montagem bastante utilizada, para atrair ainda mais o peixe. Já que você atrai o peixe com o plug e pega o peixe com a isca soft.

Qual é a melhor linha para pesca com isca artificial?

A melhor linha de pesca para sua isca artificial dependerá de vários fatores da sua pesca. Mas, em geral, as linhas de multifilamento têm maior durabilidade e são mais recomendadas para as iscas artificiais.

Qual é a melhor isca artificial para todos os peixes?

Não existe uma única isca artificial que sirva para todos os tipos de peixes. Já que cada peixe necessita de um tamanho, cor e modelo de isca.

As iscas artificiais podem ser utilizadas para um grupo de peixe. Mas mesmo assim, para cada tipo de situação pode ser necessário adaptar aquela isca. Para isso deve se usar outros acessórios para aumentar as chances de fisgar o peixe.

Como se pesca com isca artificial?

Primeiramente, cada modelo de isca artificial tem uma técnica diferente de trabalho. Algumas são utilizadas pequenos toques na ponta da vara. Outras são necessárias que se realizem pequenos movimentos rápidos em forma de zig zag. Enfim, é necessário se estudar a melhor forma de trabalho para cada isca e cada situação de pesca.

Agora que você aprendeu todas as melhores dicas sobre as iscas artificiais, passa na Loja do Pesca Gerais e adquira sua isca para a sua próxima pescaria.

Gostou das dicas? Veja também um outro post mas detalhado sobre cada modelo de isca, vale a pena conferir: Iscas artificiais conheça os modelos, as ações com dicas de trabalho

Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário