Pesca Gerais

Dicas de material, equipamento e segurança para pescaria em alto mar

A pescaria em alto mar, com toda certeza sempre rende ótimas histórias e muitas emoções! Mas para realizá-la é importante que um bom planejamento seja realizado, já que para essa modalidade de pesca esportiva, são necessários alguns equipamentos específicos.

Para que o pescador esportivo se aventure nessa modalidade de pesca em alto mar, é preciso que ele já seja mais experiente na pesca. Isso é importante para garantir a sua segurança na pescaria, já que a pescaria no mar tem outro peso.

Por isso, é fundamental que todos os cuidados sejam tomados no momento de se preparar para sua pescaria, garanta sempre sua segurança.

pescador na pescaria em alto mar

Escolha um barco que tenha qualidade e segurança

Lembre-se que você passará um bom tempo dentro do mar, e ter um barco que seja seguro é fundamental! Para sua pescaria no alto mar, prefira barcos com no mínimo 25 pés e dois motores, o modelo pode ser, de centro rabeta ou de popa. Já em relação a potência a mínima indicada é de 150 cavalos.

homem pescando em alto mar

Aliás, não se esqueça de verificar os itens da cabine, veja todos os detalhes, funcionalidades e equipamentos que o barco possui. Verifique todos os aparelhos, inclusive o GPS e o rádio do barco se estão funcionando e peça os comprovantes das manutenções preventivas.

Ao mesmo tempo, a documentação do barco, também devem estar em dia e devem obrigatoriamente estar no barco durante a pescaria no mar. Entre os documentos devem constar, o termo de responsabilidade, título de inscrição da embarcação, a habilitação e o seguro obrigatório.

Prepare a lista de compras!

Além do barco, outra questão que não podemos esquecer é os mantimentos! Afinal, vamos passar um bom tempo realizando nossa pescaria em alto mar e precisamos de suprimentos para isso.

Dessa forma prefira alimentos que sejam de fácil preparação e que sejam leves, prefira frutas e alimentos naturais. Evite alimentos que estragam fácil, ou que sejam pesados, como frituras, esses alimentos aumentam os riscos de você ter um problema alimentar.

Bem como, não se esqueça de levar medicações básicas e um kit de primeiros socorros, caso alguma coisa aconteça, você já está preparado.

pescador recolhendo carretilha na pescaria em alto mar

Segurança na pescaria em alto mar

Outro item a se levar a sério em alto mar, é certamente a segurança. Garanta que o piloto da embarcação tenha a habilitação necessária para a condução da embarcação.

Verifique se dentro da embarcação existem coletes salva vidas para todos os ocupantes da embarcação e se estão em local de fácil acesso. Nunca ultrapasse a quantidade de pessoas recomendadas dentro de uma embarcação.

Confira outros itens como boialuzes de navegação, bússola, âncora, lanterna, extintor de incêndio e as cartas náuticas da região da navegação.

Ainda assim, com todos esses itens em dia, não se esqueça de verificar as condições do mar para pesca.

Recomenda-se sempre manter a cabeça levantada na altura do horizonte para maior segurança. A cabeça baixa na pescaria em alto mar, pode ser extremamente perigoso e deixa o pescador esportivo sem uma ação rápida.

Por isso, mantenha sempre a cabeça na linha do horizonte e nunca baixe a guarda quando estiver pescando em alto mar.

Equipamentos para pesca em alto mar

Antes de falar em equipamentos para pesca em alto mar. É preciso salientar que um dos pontos fundamentais para você ter sucesso na pescaria em alto mar é a paciência!

Na pescaria em alto mar os peixes geralmente têm tamanhos muitos maiores e a pressa pode ser sua inimiga nesse momento. Por isso, tenha a paciência como uma das suas estratégias para a pesca em alto mar.

vara de pesca fixada ao barco durante pescaria

Vara para pescaria em alto mar

Para a pesca no mar, as varas precisam ser mais longas, o tamanho mais recomendo é em torno de dois metros. Já que os arremessos são longo e isso facilita o recolhimento da linha.

Se a intenção é pescar no fundo do mar, procure modelos de varas mais resistentes, escolha varas que suportem 36 kg e comprimento médio de 1,60m.

Já para pesca de corrico, o melhor tamanho de vara é de 1,70m, elas melhoram o desempenho e os resultados da sua pescaria. Não se esqueça que as linhas devem ser compatíveis, suportando o mesmo peso que as varas.

A melhor forma de se preparar, é realizando um estudo prévio dos peixes encontrados na região que você irá realizar a pesca no mar. Se preparar para os possíveis tamanhos que você irá encontrar, já que o material para peixes grandes, pode  espantar os peixes menores.

Escolhendo os molinetes e as carretilhas

carretilhas perfil alto com manivela robusta

Assim também, como a escolha da vara, a escolha dos molinetes e carretilhas, influenciam no resultado da sua pescaria no alto mar.

Se você é iniciante na pescaria em alto mar, prefira os molinetes, eles permitem que arremessos mais longos sejam realizados. Iniciantes podem se atrapalhar um pouco com as cabeleiras que as carretilhas podem formar.

Lembre-se que quanto maior a linha e a vara, maior deve ser a capacidade do molinete e da carretilha, assim como o peso suportado.

Portanto, quanto maior o peixe, mais folga a linha precisa ter e por isso, molinetes específicos para cada tamanho de linha devem ser utilizados. Pesca de peixes em grandes profundidades, necessitam de molinetes que possam armazenar mil metros de linha.

As melhores linhas para a pesca no mar

Semelhantemente aos demais itens, a linha de pesca deve ter maior capacidade, devem ter entre 20lb a 40lb e 0,50 mm a 60 mm. As linhas médias têm entre 30lb até 80lb, também multifilamento e com espessura de 0,60 mm até 1 mm.

Ainda pode ser necessário utilizar linhas de aço, quando a profundidade for intensa e os peixes mais vorazes, nesse caso use linhas de até 500 lb.

grande variedade de iscas artificiais

Iscas artificiais e naturais, qual é a melhor escolha pescaria em alto mar?

Os dois tipos de iscas oferecem vantagens em alto mar, as iscas naturais geralmente são mais produtivas, mas a variedade de iscas artificiais, são maiores.

Caso você deseje utilizar equipamentos de tamanho médio, prefira as iscas artificiais, entre os tamanhos de 10 cm e 15 cm. Mas dependendo da espécie a ser fisgada, pode ser necessário utilizar ainda lulas artificiais ou saias, para aumentar a atração.

Não se esqueça de utilizar um peso nas iscas artificiais para pescar em grande profundidade, os pesos ajudam a isca a descer na profundidade desejada. Pesquise os peixes da região e leve todos os equipamentos para pesca necessários, assim você não corre o risco de precisar de algo e não ter em mãos.

Enfim, agora você já está preparado para ter muito sucesso em sua pescaria em alto mar!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Informações sobre pescaria no Wikipédia

Acesse também outras DICAS

Veja: Dicas de Arremessos na Pescaria, vamos aprimorar?

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Posts Relacionados

2 comentários

Osmar Specimille 19 de fevereiro de 2021 at 11:46

Ótimas dicas. Já fui diversas vezes e suas dicas são excelentes para iniciantes.

Resposta
Otávio Vieira 14 de março de 2021 at 7:53

Que excelente notícia Osmar. Obrigado pelo incentivo!

Resposta

Deixe um Comentário