Início Dicas e Equipamentos Pescaria de Robalo: Dicas, técnicas e informações para ter sucesso

Pescaria de Robalo: Dicas, técnicas e informações para ter sucesso

por Otávio Vieira

O Robalo é um peixe difícil de pescar, essa pescaria poder ser um tanto imprevisível e cheias de manhas, mas com essas dicas de como pescar robalo, o sucesso é garantido.

É importante lembrar que o Robalo é um peixe de água salgada e é encontrado principalmente em locais de mangues. Para ter sucesso nessa pescaria é preciso ter muita técnica e se atentar a questões como o movimento das marés, etc.

Muitos pescadores esportivos se interessam pela pescaria de Robalo, porque esse peixe pode ter um peso superior a 20 quilos e com tamanhos entre 40 cm e 50 cm. Além disso, pescar um peixe como esse é quase conquistar um troféu, devido ao grau de dificuldade.

Primeiramente é importante conhecer um pouco mais sobre o Robalo. Basicamente ele é um peixe da família do Centropomidae. Existem ao todo, doze variedades dessa espécie e muitas delas podem ser encontradas no litoral brasileiro.

As características principais do robalo é seu corpo alongado e esguio. As espécies mais comuns são o robalo-peva e robalo-flecha. Entretanto, ele se diferencia de outros peixes devido ao número de escamas na linha lateral do corpo e da quantidade de espinhos na nadadeira anal.

Outro ponto principal é que o Robalo é um predador, então suas iscas precisam ser chamativas, precisam ter movimentos e principalmente parecer apetitosas e irresistíveis.

Dessa forma, para aumentar suas chances de pescar o Robalo vamos te dar algumas dicas que irão te ajudar a ter mais sucesso na sua pescaria.

pescador exibindo um peixe Robalo

Onde e quando pescar robalo?

Como falamos anteriormente o Robalo é um peixe de água salgada e seu local preferido para ficar são os mangues. Mas ele também pode ser encontrado em estuários, águas costeiras e partes altas de rios salobres.  O Robalo tem costume de subir os rios na época do inverno para poder desovar.

Ele é um peixe que pode ser encontrado dos Estados Unidos até o Sul do Brasil e tem o costume de nadar em cardumes. O nordeste brasileiro é o local que possui os maiores exemplares de Robalos. Os melhores locais para encontrar esse predador é em locais com estruturas, como galhos, pedras, canais e parcéis.

Outra questão a ser observada sobre como pescar o Robalo é questão da maré. As melhores marés, são as que estão correndo, seja na enchente ou na vazante. Nessas condições o fundo do mar possui movimentos mais intensos e a caça se torna mais propicia.

As marés geralmente são influenciadas pelas fases da lua, assim as melhores luas para a pesca do robalo são as luas minguante e crescente. Em questão de horário o período da manhã tem a melhor movimentação das marés.

Fuja de águas geladas, escuras ou claras demais, nessas condições o sucesso da pescaria do Robalo será reduzido. Não se esqueça do fator pressão, o ideal é que a pressão não sofra grandes variações, assim as chances serão maiores.

A temperatura da água também influencia na pescaria desse predador. Em temperaturas acima de 21º graus o Robalo fica mais perto da superfície. Em torno de 15º graus ele fica em meia água e fundo. Abaixo disso, a água não está propícia para a pesca.

pescaria de robalo com iscas artificiais

Dicas de como pescar o robalo

Agora vamos começar a dar dicas de equipamento e técnicas de como pescar o Robalo. É importante lembrar que muitos fatores podem influenciar a pescaria. Verifique sempre todas as condições que falamos anteriormente, antes de planejar sua pescaria, elas são extremamente importantes para o sucesso da mesma.

As melhores iscas para a pesca de robalo

O Robalo é um peixe que pode ser fisgado tanto com iscas naturais como iscas artificiais. Sendo assim, as melhores iscas naturais para a pesca de Robalo são, o camarão vivo, lambari, manjuba, piaba, corrupto vivo, barrigudinho e mamarreis.

Dentre essas iscas, a que mais tem garantia de sucesso é o camarão, já que esse é um dos principais alimentos da espécie. A segunda melhor opção entre as iscas naturais para pesca de robalo é o lambari.

Técnicas de como pescar robalo com camarão vivo?

Para a pesca com iscar natural, principalmente com camarão vivo é preciso ter precisão no momento de preparar a isca. Nesse caso é recomendado fazer um chicote.

Na parte de cima do chicote coloque um destorcedor, essa parte é ligada a linha que virá do molinete ou carretilha. Faça um nó para amarrar o destorcedor, abaixo do corte você deve colocar a boia e regular dependendo da profundidade da pesca do robalo.

Depois, mais abaixo é colocado a chumbadinha, o tamanho pode ser entre 10 a 15 gramas, para ajudar no arremesso do seu chicote. Dê um nó em cada extremidade para ela não correr.

Finalizando o chicote, adiciona um anzol próprio para robalo, ele precisa ter uma boca torta, para facilitar na fisgada do peixe.

Como iscar o camarão no anzol. Para ter mais sucesso, você deve iscar o camarão ainda vivo. Coloque a cabeça do camarão na ponta do anzol, passando até o meio e deixa a parte inferior do camarão solto do anzol. Assim quando jogado na água ele irá nadar e aumentar as suas chances na pescaria do Robalo.

Além disso, você ainda pode utilizar um anzol auxiliar, esse suporte hook, assim você tem mais um anzol para ajudar a fisgar.  Agora vamos falar sobre as iscas artificiais para a pesca de robalo.

pescador com um Robalo capturado no mangue

Pescador Walter Siepierski com um lindo Robalo

Pescaria de robalo com iscas artificiais

Aqui a conversa começa a ficar mais técnica e interessante. Com as iscas artificiais é possível ter um controle maior na pescaria. O robalo é um peixe bem complicado para se pescar, já que muitos fatores influenciam sua pesca.

Por isso, é indicado que você leve diversos tipos de iscar artificiais na sua pescaria. Assim, você pode testar e adaptar a melhor isca para cada tipo de condição. Como é possível pescar o robalo em superfície, meia água e fundo, a diversidade de iscas é grande.

Entre elas podemos citar a zara, popper, stick, jig, crank bait, twicht baits, plugs de fundo com flutuação rápida. Não se esqueça que a escolha de cores das iscas dependerá da cor da água. Quando a água estiver clara, prefira iscas de cores suaves, águas turvas prefira tons de iscas mais fortes.

Outra isca artificial para Robalo que tem grandes chances de sucesso é o uso da isca de camarão artificial. Em relação a tamanho e a cor do camarão, também dependerá da coloração da água, o segredo é testar e ver o que dá mais certo em cada situação.

Então, o uso de plugs pode ser uma boa opção em meia água, o tamanho pode ser de médio a pequeno. Em locais com uma profundidade menor prefira jig-head menor. Para a espécie de Robalo Pevas prefira modelos menores de iscas a de 5 a 7 cm. O Robalo Fecha prefira tamanhos maiores entre 7 a 12 cm.

Qual é a melhor forma de trabalhar a isca para a pescaria de robalo?

A melhor forma de trabalho dependerá da isca e da profundidade da pesca. Quando usar camarão artificial, os shads e outros modelos de iscas para o fundo. O melhor é dar toques para cima, mantendo sempre a linha esticada, deixe que a isca toque o fundo e depois recolha o excesso de linha.

Preste atenção no momento em que a isca está caindo, é nesse exato momento em que o Robalo costuma atacar. No caso de isca de meia água, mantenha a vara apontada para baixo e recolha a linha de baixa para média velocidade. É muito importante dar alguns toques de ponta de vara, para extrair o melhor nado da isca.

Lembrando que você deve evitar ao máximo que o Robalo salte. Essa espécie tem esse costume principalmente quando está próximo à superfície. Para evitar isso, não deixe folga na linha, faça força contra o salto do peixe, aponte a vara em direção a água para evitar os saltos.

pescador segurando um peixe da família Centropomidae

O uso de Jig Head para pescaria de robalo

Aliás, uma dica que pode ajudar a melhorar suas chances de pescar o Robalo é o uso do Jig Head. O uso do Jig Head dispensa a chumbada e melhora a descida da isca para o fundo. Já a questão do peso, dependerá da profundidade do local da pesca.

Quando a maré está baixa, a profundidade deve ficar em torno de 6 metros, nesse caso use um Jig Head de 6 gramas. Assim, a isca chegará até o fundo mais facilmente. Caso a isca demore a tocar ao fundo, troque por um Jig Head de 8 ou 10 gramas.

Marés maiores entre 7 e 10 metros, use Jig Head com 10 gramas. Quanto maior a profundidade da maré maior será o peso do Jig Head.

Escolhendo os equipamentos para a pescaria de robalo

Quando falamos em equipamentos, estamos abrangendo vara, linha, líder, carretilha e molinete. Então vamos falar um pouquinho sobre cada item.

pescador segurando um peixe na pescaria de mangue

As melhores varas

A melhor vara é aquela que tem ação rápida ou média. Em relação ao comprimento de 6 a 7 pés é o ideal. A questão das libras dependerá local e do porte médio dos peixes, mas deve estar em torno de 17 a 20 libras

Qual é a melhor linha?

O quesito linha pode variar um pouco de acordo com o tamanho médio do robalo, o robalo peva raramente passa de 4 quilos. Por isso, linhas com libragem entre 10 e 17 são o suficiente. Já nas regiões costeiras que os peixes são maiores, prefira linhas com libragem entre 35 a 40.

Escolha linha de multifilamento, elas costumam ter ação rápida e isso melhora as chances de fisgar o robalo. Além disso, elas aumentam a sensibilidade no momento da pesca, as ideais são as de espessura de 0,17 a 0,25 mm.

Molinete e carretilha

O ideal é escolher molinetes que comportem acima de 100 metros de linha. Se for utilizar a carretilha prefira as de perfil baixo. As carretilhas também são mais indicadas para pescaria em mangues e com o uso de plugs de superfície ou meia água. Elas melhoram a precisão dos arremessos e a taxa de recolhimento, melhorando o trabalho com a isca.

Entretanto, se a pesca for com shads ou camarão, ambos são interessantes, mas é importante que eles não sejam grandes. Não use molinetes acima de 2500.

Não se esqueça de usar o líder

Aumente o sucesso da pescaria com o uso do líder! Ela aumenta a capacidade de abrasão, quando ela esbarrar em elementos encontrados em mangues e na costa, evitando assim o rompimento da sua linha. Para o robalo pevas o líder de ter entre 0,35 a 0,50 mm, já para o robalo flecha, deve ser o modelo de 0,60 a 0,75 mm de preferência o de fluorcarbono.

Uso de Snap

O uso de snap pode ajudar no momento da troca da isca. Principalmente quando você ainda está experimentando ou testando a isca ideal para o momento. Assim, você consegue fazer uma troca rápida das iscas.

Por fim, se atente a questões da lei da pesca, evite a pesca em meses de reprodução. Em alguns estados ainda a restrição em relação à pesca de acordo com o tamanho do peixe. Leve sempre o máximo de itens para a pesca. Já que você terá que testar e se adaptar a cada situação.

Para se preparar de maneira eficiente, acesse a loja Pesca Gerais, lá você encontrará tudo o que você precisa para se preparar para a pesca do Robalo.

Gostou das dicas sobre pescaria de Robalo? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Informações sobre o Peixe-robalo no Wikipédia

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário

7 comentários

junior 28 de setembro de 2020 - 18:47

Pescaria de robalo é muito show, Parabéns!

Responder
Otávio Vieira 5 de outubro de 2020 - 11:47

Falou tudo Junior, realmente é uma pescaria show! Obrigado pelo incentivo!

Responder
Vasconcelos 4 de novembro de 2020 - 11:57

Muito boa as dicas
Obgdo

Responder
Otávio Vieira 2 de dezembro de 2020 - 19:05

Valeu Vasconcelos, fique ligado no Blog estamos publicando conteúdo diariamente.

Responder
Samuel Barbosa 19 de janeiro de 2021 - 8:57

Peixe maravilhoso mas muito enjoado para pegar. Onde pesco sei que tem, já usei jig mas ele não vem. Irei continuar insistindo.
Valeu pelas dicas!

Responder
José Carlos Batista 22 de março de 2022 - 12:15

Bom dia!
Achei muito bom essas dicas. Gostaria de saber se essa loja de pesca é física ou só vendem pela internet!

Responder
Lucio 25 de abril de 2022 - 2:20

Ola sou Iniciante e gostei muito de todas as explicações,que material bacana que vc colocaram aqui!!
Desde já agradeço!!
Até uma próxima!

Responder