Início Dicas e EquipamentosPescaria Fotos de pesca: dicas para obter fotos melhores seguindo bons truques

Fotos de pesca: dicas para obter fotos melhores seguindo bons truques

por Otávio Vieira

Fotos de pesca – Cada vez mais, a pesca está se tornando um esporte definido pela fotografia. Nós, pescadores, adoramos nossas fotos, quer queiramos provar que realmente pescamos aquela grande troféu. Aliás, uma maneira positiva de desfrutar de um passatempo ao ar livre respeitando o meio ambiente.

Seja você um pescador patrocinado que depende de fotos de pesca e fotografa com uma DSLR poderosa ou um amador com nada mais do que um celular para gravar suas memórias de pesca.

Quem nunca acabou perdendo ou estragando as fotos de suas capturas ao longo de suas aventuras de pesca?

Embora você possa ter atribuído suas fotos ruins às muitas condições desafiadoras que podem se apresentar durante a pesca, você pode obter fotos de pesca melhores seguindo alguns truques simples.

Tirar boas fotos é essencial para registrar memórias e momentos especiais durante sua pescaria.

Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudar você a tirar as melhores fotos de pesca:

  • Primeiro, escolha uma posição adequado. As melhores fotos são geralmente tiradas em locais bonitos, com paisagens interessantes no fundo.
  • Procure o melhor ângulo. Experimente vários ângulos até encontrar o que fica melhor.
  • Em ambientes escuros, use o modo manual para evitar fotos tremidas.
  • Na hora de clicar, respire fundo e segure apertado o botão do disparador por um segundo ou dois. Isso reduz o ruído da foto.
  • Para evitar fotos borradas, não deixe que a câmera fique balançando. Segure-a firme contra o seu corpo.
  • Quando tirar fotos do pescador com o peixe, tente capturar um momento especial, como um sorriso ou uma expressão facial.
  • Use filtros e efeitos especiais para dar um toque especial às suas fotos.
  • Armazene as fotos em um local seguro, de preferência em um disco rígido externo, para que elas não sejam perdidas caso o computador falhe.

Um peixe saudável faz uma ótima foto

Uma grande razão para a importância das fotos de pesca é devido à crescente popularidade do pesque e solte .

As câmeras nos dão o luxo de fotografar rapidamente o peixe e liberá-lo para vida logo em seguida.

Mesmo que você planeje levar para casa uma de suas capturas e comê-la (e não há nada de errado com isso!), suas fotos ficarão melhores se você fotografar seu peixe enquanto ele estiver vivo e enquanto você ainda estiver no loca da pesca.

Não é legal ver fotos de um pescador segurando um lindo peixe pelas guelras cortadas e sangrentas em seu quintal horas depois da viagem.

Tire suas fotos de pesca como se fosse soltar o peixe, mesmo que não vá. Se soltar, essas dicas darão ao peixe capturado uma chance melhor de nadar de forma saudável após a sessão de fotos de pesca!

fotos de pesca

Dicas para captura e liberação

Esteja preparado

Prepare sua câmera antes de capturar o peixe. Quer você faça com que seu parceiro de pesca pegue seu celular do bolso enquanto “briga” contra o peixe capturado ou configure sua DSLR (máquina fotográfica) para a configuração correta. Dessa forma, você obterá fotos de pesca melhores se não precisar se preocupar em preparar seu equipamento com um peixe se contorcendo dentro do seu barco.

Ao usar uma DSLR (máquina fotográfica), acho que o modo de prioridade AV ou de abertura é ótimo e rápido para fotos na água e de pesca, enquanto o modo de prioridade de TV ou velocidade do obturador é ótimo para fotos de ação.

Trate bem seus peixes – fotos de pesca

Molhe as mãos antes de tocar no peixe. Isso ajudará você a evitar o risco de prejudicar o muco viscoso de proteção do peixe.

Se você planeja liberá-lo, que é a melhor condição para a prática da pesca, coloque seu peixe na água entre as fotos. Mergulhando-o e segurando-o com cuidado para não fugir, permitindo que ele se recupere e fique molhado e brilhante de volta para a próxima foto.

Trate o peixe como se fosse feito de “vidro”! Seja gentil; você descobrirá que o peixe é mais cooperativo quando você o segura com confiança, mas suavemente, em vez de segurar suas mãos em torno dele como se estivesse tentando estrangulá-lo.

Você terá menos probabilidade de deixá-lo cair, o que contribui para um peixe mais bonito. Além disso, as mãos apertando um peixe com força nunca rende uma boa foto e nunca diz nada de bom sobre o pescador! Também não é preciso dizer que um peixe não esmagado facilita a liberação.

Posição de conforto

Segure o peixe na horizontal e não na vertical. Fazer isso tende a fornecer um ângulo melhor para as fotografias, que ficam feias quando um peixe é mantido no ar por suas guelras esticadas ou cortadas.

A experimentação com ângulos é encorajada, no entanto, e se você planeja tirar uma foto vertical, não coloque peso nas guelras e na coluna do peixe. Em vez disso, segure o peixe pela cauda, ​​com a cabeça apoiada em sua mão e apontada para a câmera.

Mantenha o peixe sempre vivo

Caso eu não tenha sido claro o suficiente sobre isso, não tire fotos de peixes mortos. Não há nada de errado em levar um peixe para casa para comer, mas os peixes mortos ficam mal nas fotos de pesca e não são bonitos de forma alguma.

Eles geralmente estão rígidos, cobertos de sangue e maltratados. Até podem ser mais fácies de serem fotografados, mas os resultados das fotos serão terríveis.

Não entrar em pânico!

Seja rápido, mas fique calmo. Muitas vezes, uma foto com um peixe acaba mal porque sua adrenalina está alta enquanto você tenta freneticamente lutar com seu peixe, evitar embolar sua linha com a do seu parceiro, encontrar sua câmera, pescar o peixe, comemorar e depois tirar uma foto!

Nessa situação, seu primeiro instinto costuma ser pensar que qualquer foto serve. Relaxar! A parte difícil acabou. Coloque seu peixe na água por um momento enquanto recupera o fôlego, reserve um segundo para se recompor e faça um plano de como vai registrar a foto.

Pense no tipo de foto que você deseja. É fácil esquecer o quanto a foto deste peixe importa na emoção e excitação do momento, então lembrar-se de se acalmar e se concentrar na tarefa séria de capturar uma ótima foto também é muito importante.

Seja o fotógrafo do seu amigo

Quando seu amigo ou parceiro de pesca fisgar um peixe, você tem a oportunidade de tirar fotos da “briga” captura, do processo de embarcar o peixe, ele segurando orgulhosamente seu peixe ou seu rosto frustrado quando ele perde seu peixe no último segundo!

A questão é que você nunca terá uma chance melhor de praticar sua fotografia de pesca do que quando não precisa se concentrar em embarcar o peixe.

Não fique sentado assistindo – pegue a câmera e documente a experiência. Você terá o benefício de mãos limpas, secas, calmas e firmes e não será distraído.

Não há melhor momento para praticar a foto de pesca do que no peixe do seu parceiro, e ele lhe deve um quando você capturar o seu exemplar!

Tire fotos de pesca com o peixe na água

Finalmente, considere uma foto na água. Seu peixe nunca ficará melhor do que quando estiver lutando na ponta de uma linha, e se você ou seu parceiro puderem tirar fotos dele quando chegar próximo ao barco, nadar ao lado do barranco ou for solto, você terá algo verdadeiramente especial.

A abordagem prática para a fotografia de pesca

Compondo melhores fotos de pesca

Agora que você já sabe como manusear seu peixe e montar uma ótima foto, vamos falar sobre composição!

Vamos começar com a regra dos terços. Todos os fotógrafos sérios estão cientes da regra dos terços e todos a utilizam até certo ponto.

Às vezes, os fotógrafos de pesca esquecem que as mesmas regras se aplicam a eles! A regra dos terços afirma que você deve compor suas fotos de pesca com base na ideia de que o quadro é dividido em terços na horizontal e na vertical, criando assim nove caixas em cada foto.

Coloque pontos de interesse perto das linhas de “terços” horizontais e verticais que se cruzam e veja seus resultados melhorarem!

Muitas câmeras modernas e até telefones têm um recurso que mostra uma grade para ajudar na regra dos terços.

Assuntos como a cabeça do peixe, o rosto sorridente do pescador são bons exemplos de elementos fotográficos que devem ser colocados ao longo das poderosas linhas de “terços” e interseções.

A beleza dessa regra é que ela se aplica a fotógrafos de celular e a profissionais que gastaram milhares de reais em equipamentos fotográficos. Isso melhorará seus resultados, não importa qual câmera você use.

como tirar uma boa foto de pesca

Usar ângulos nas fotos de pesca

Experimente com ângulos. Tente tirar uma foto de cima, de baixo, de perto ou de longe.

Faça com que seus assuntos sejam criativos também. Peça-lhes para brincar com o ângulo em que seguram seus peixes para criar efeitos interessantes de profundidade de campo (isso pode ter o benefício adicional de reduzir o brilho contra o corpo do peixe).

Faça o pescador segurar o peixe alto, baixo ou até debaixo d’água! A foto tradicional de “segurar e sorrir” é batida e chata, e quanto mais você estiver disposto a utilizar diferentes ângulos e níveis, mais legais suas fotos de pesca parecerão!

Novamente, essa regra se aplica a todos os níveis de fotógrafos de pesca, desde os que usam telefones celulares até os que usam DSLRs!

Sobre sombras – fotos de pesca

As sombras são complicadas. Quando estamos pescando na água, muitas vezes não temos o luxo de escolher a hora do dia em que o peixe vai ser capturado ou selecionar o melhor ângulo para registrar a captura devido ao espaço limitado do barco.

Faça o seu melhor para remover sombras usando a configuração de flash de preenchimento em sua câmera para aumentar uma explosão de luz nas sombras no rosto do seu assunto (mas cuidado com a superexposição, especialmente se o seu assunto estiver segurando um peixe prateado).

Se puder, coloque o rosto em um ângulo em relação ao sol que reduza o problema para começar. Se o seu assunto estiver usando um boné e óculos de sol, peça-lhe para tirá-los para a foto. Eles geralmente lançam sombras, e não é negligenciar a segurança do sol tirá-los por 30 segundos.

Observe o que está no fundo

Pense no seu plano de fundo e arredores periféricos ao tirar fotos de pesca. Um belo plano de fundo cênico é o acompanhamento perfeito para uma ótima foto de pesca, mas galhos ou varas de pesca distraídos em suportes de vara podem fazer uma foto parecer confusa e desordenada.

Use seu critério ao decidir qual plano de fundo ajuda sua foto e, se parecer confuso, selecione um pano de fundo diferente ou remova as distrações da foto, se possível.

Além disso, faça um esforço para manter seu horizonte reto. Isso pode ser difícil de conseguir quando você está em um mar agitado; no entanto, a maioria dos softwares de edição de imagem permitirá que você endireitar seu horizonte na pós-produção. Até mesmo o software de edição de celular geralmente apresenta essa opção.

Condensação da lentes e equipamento

Reserve um momento para limpar sua lente, mesmo se estiver usando uma máquina fotográfica ou um telefone celular.

A água está em toda parte quando você está pescando, e é incrível a facilidade com que ela pode entrar na lente da sua câmera e com que frequência não a notamos até chegarmos em casa e revisar nossas fotos de pesca.

Certifique-se de que a lente não ficou embaçada ou borrada como resultado de condensação ou tentativas de limpá-la. Levar 30 segundos para cuidar disso fará maravilhas para suas fotos de pesca.

Evite esticar com os braços

Segurar o peixe para fora do corpo e em direção à câmera é uma técnica antiga para fazer um peixe parecer grande, envolver o espectador e criar uma profundidade de campo interessante.

Se for longe demais com isso, você será acusado de tentar fazer um peixinho parecer um peixão!

Você não deve chegar tão longe em direção à câmera com seu peixe a ponto de ficar com o rosto e mãos totalmente destorcidos. Pense em como você segura seu peixe e como isso afeta o ângulo e a profundidade de campo, em vez de simplesmente o quão grande ele faz o peixe parecer.

O tamanho relativo de seus dedos/mão comparado ao peixe contará a história real para qualquer pescador experiente.

Enquanto estamos no assunto das mãos, tente mantê-las fora de cena o máximo possível! Coloque-os sob a barriga do peixe em vez de envolvê-los em seu flanco à vista da lente.

Dicas profissionais para fotos de pesca

Tal como acontece com a pesca, a experiência e a repetição desempenham um papel importante na forma como você fotografa seus peixes.

Como todos os elementos da fotografia, o desejo de melhorar e aprender o ajudará a melhorar suas composições.

Armado com alguns princípios básicos, você levará para casa muito mais da sua próxima viagem de pesca do que contos e alguns filés!

Enfim, você gostou do artigo sobre fotos de pesca? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Em seguida, veja também: As melhores dicas de como localizar o peixe durante a pesca em rio

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções como!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário