Pesqueiros, também conhecidos como pesque e pague é uma modalidade de pesca que se pratica como um esporte ou hobby, pois a subsistência do pescador não depende exclusivamente desta atividade.
A atividade do pesque e pague é realizada dentro de lagos, artificiais ou naturais, onde o pescador paga pela quantidade de quilos pescados durante o dia.
Hoje em dia, a maioria dos pesque e pagues foram transformados na modalidade de pesca esportiva, os famosos pesqueiros.
No Brasil, as espécies que são comumente encontradas para pesca, são: Pacu, Tambacu, Tambaqui, Carpa, Bagre e Tilápia. Os lagos e tanques dos pesqueiros, normalmente, estão repletos de peixes.
Índice - clique no tópico desejado
Pesque e pague ou Pesqueiros, diversão para toda família
Informações do Pesque e pague ou Pesqueiros: Não esqueça do boné e óculos escuros. A cadeira de praia dá mais conforto na pesca com isca natural.
Como em qualquer pescaria, primeiro você tem de saber quais as espécies que podem ser encontradas no pesqueiros e, daí, partir para o peixe desejado.
Cada espécie terá uma isca mais apropriada, tralha correta e horários propícios para se obter êxito na captura.
Hora boa: As melhores capturas nos pesqueiros se dão de manhã ou no fim da tarde.
A claridade e o calor forte do meio dia fazem os peixes irem um pouco mais para o fundo.
Por isso, dias nublados podem render mais capturas.
Alguns estabelecimentos funcionam também para pescarias noturnas, ou seja, aumenta a possibilidade de capturar os grandes redondos e peixes de couro.
Neste horário, devido ao pouco movimento, os peixes não ficam assustados e encostam mais perto da margem. Fique atento nessa área.
Ceva: Os peixes maiores, mais desconfiados, demoram um pouco mais para chegar no tumulto. Por isso, procure cevar para atrair os pequenos e aguarde um pouco antes de lançar a isca. Quando perceber grandes rebojos, é a hora certa do arremesso.
Comida pronta: Ração de peixe, cachorro e gato valem como isca. Se não tiver furo, utilize um furador para perfurar e assim facilitar sua acomodação no anzol.
Antes de iscar: procure deixar a ração na água uns três minutos para amolecer e ficar no ponto. Queijo, mortadela e pedaços de salsicha completam o arsenal de iscas.
Entretanto, indica-se mais o queijo para os grandes redondos. A salsicha, para matrinxãs, piaus e dourados. Para eles tenha um empate de aço, se não, a chance de ver sua linha cortada é grande.
Mais dicas valiosas para o sucesso na sua pescaria
O truque das tilapinhas: Quando há muitas tilápias pequenas roubando iscas, isque uma pequena tira de fígado e faça uma camada de massa em volta.
As tilapinhas irão comer a massa, deixando o fígado para o exemplar maior. .
Mão na massa: Para facilitar a vida do pescador no pesqueiros, além disso, há uma grande variedade de marcas de massas para todos os gostos e espécies de peixes.
Elas já vêm prontas para serem usadas, dessa maneira, basta apenas moldar no tamanho desejado. Entretanto, outras vêm em potes ou embalagens plásticas, faltando adicionar água para dar liga.
Acrescente apenas o suficiente para poder moldar e não aperte sobre o anzol. Dessa forma, apenas direcione o anzol para o meio da isca e encaixe. Se perceber que a massa está caindo no lançamento, dê mais liga – banana amassada resolve o problema.
Influência do tempo na sua pescaria
Tempo quente, pesca também: No verão, quando os peixes comem bem, fuja principalmente das áreas mais movimentadas do lago.
O peixe não escuta, mas sente a vibração que é transmitida pela água, falar nas margens pode, mas correria assusta o peixe.
Se estiver utilizando uma boia, posicione de tal forma que sua isca fique perto da superfície, junto aos rebojos. Se estiver pescando no fundo, arremesse também para esse local.
Peixão na mão: e agora? Para tirar o seu troféu da água, dessa forma, faça uso de um passaguá (aquela espécie de redinha).
Se não for levar o peixe, procure manuseá-lo com cuidado e segurança e principalmente no menor tempo possível. Lembre-se que quando sai um peixe grande, além da torcida habitual contra ou a favor, ou seja, o dono do estabelecimento também fica de olho para ver o tratamento dispensado ao peixe.
Cuidado com o espinho: Tilápias podem ser retiradas da água, segurando-as firmemente na parte de baixo da boca. As grandes merecem mais atenção – portanto, cuidado com os espinhos do dorso. Um alicate de contenção resolve o problema com segurança.
Olho na linha: Se o local for livre de estruturas como galhadas, a princípio um linha de monofilamento de 10 a 20 lbs no molinete ou carretilha, completando com líder de 20 lbs. Embora um pequeno empate ajuda nos peixes com dentição.
Para pacus ou peixes de couro, linha 15 lbs, além disso com um bom empate de aço.
Tralha completa: Decerto, tenha sempre um alicate trava peixe e um de bico para retirar o anzol da boca do peixe. Apoiadores e sal-varas complementam sua tralha. Se quiser saber o peso, tenha na mão o alicate de contenção com balança – mas não faça uso deste para os peixes de bocas frágeis, como as carpas.
Lista dos Pesqueiros bem próximos à Belo Horizonte:
1)Pesque e Solte Retiro das Lajes – Inhaúma – MG – (31)
2)Pesque e Solte Parque de Pesca Vale Verde – Betim – MG – (31) – 3047-8541
site: www.valeverde.com.br
3)Pesque e Pague Country Flipper – Bom Jesus do Amparo/MG – (31) – 3442 5006
4)Hotel Fazenda Lago Azul – Santa Luzia – MG – (31) – 3641 6588 e 3641 6508
5)Pesque Solte KIKI – Pedro Leopoldo – MG – (31) – 3661 1038
6)Villa de Boa Vista – Boa Vista/Jabo – (31) 9783.0781
7)Pesque e Solte Fazenda Açude – Paraopeba – (31) 8449-9956/(31) 8449-9402 – Zazá
site: www.fazendadoacude.com.br
8)Pesque e Pague Pousada do Miranda -Santa Luzia – (31) 3641-6299
9)Hotel Fazenda Pesque e Solte Villa Vidal- Santa Luzia – (31) 3641- 9129
10)Pesque e Pague Brejão– Lagoa Santa – (31) 36819823
11)Pousada Beira Rio – Ravena – (31) 3672 – 3270 / (31) 3672 – 3352
12)Pesque e Pague João Pernambuco – Caeté – (31)8461-3789
13)Pesque Pague do Beto – Caeté – (31)9167-0754
14)Pesque e Pague Breco-Breco – Serra do Cipó – (31) 9142-0973
15)Peixe Boi – Francelinos/Juatuba – (31) 3535-7588
16)Pesque Pague Lagos Dourados – Inácia de Carvalho – (31) 9672.8267 Vicente
17)Pesque Pague Rancho Fundo – Inácia de Carvalho – (31) 9963.7026 João Carlos
18)Pesque e Solte e Pousada Solar do Engenho – Sete Lagoas – MG – (31) 3773.9012
site: www.solardoengenho.com.br
19)Pesque Pague e Pousada Casa Branca – Santa Luzia – MG – (31) 3641-2218
20)Pesque e Pague Serra da Piedade – Caete – MG – (31) 3474-6026
21)Pesque e Solte Palmital – Melo Viana – MG – (31) 3538-4127
22)Pesque e Solte Fazenda Pacú – Inhauma – MG – (31) 3799-5074
site: www.fazendapacu.com.br
23)Pesque e Solte Pousada Rural Quatro Estações – Esmeraldas – MG – (31) 3581-0512
site: www.pousadaquatroestacoes.com