Pesca Gerais

Torneios de Pesca: Dicas e informações de como se preparar para prova

Os torneios de pesca movimenta a pesca esportiva no Brasil e no mundo. Centenas de pescadores participam das competições que estão crescendo cada vez mais por aqui.

Muitos não acreditam, mas uma boa preparação para o dia da prova pode ser o fator crucial entre o sucesso e o fracasso rumo ao pódio.

Conhecer o local de pesca, o comportamento do peixe, a separação da tralha correta são alguns pontos principais que você deve observar.

Separei algumas dicas importantes que podem contribuir para o sucesso da sua pescaria durante uma competição. Está motivado com o assunto? Continue a sua leitura!

largada de torneios de pesca

A definição de uma boa estratégia é fundamental

Montar uma boa estratégia é importante durante o dia de competição. Dessa forma, bons resultados são alcançados.

O ideal é realizar uma pescaria um dia antes da prova, para que o pescador identifique o comportamento do peixe, locais e estruturas que eles estão. Além disso, os tipos de iscas artificiais que estão mais eficientes, e principalmente traçar e definir uma rota para o grande dia.

Entretanto, caso não consiga pescar antes da prova, use seu próprio conhecimento para definir os melhores pontos de pesca. Outra dica importante é observar com atenção o comportamento dos demais competidores, essa estratégia pode render ótimos resultados.

Sobretudo, evite ficar mudando de ponto de pesca durante a prova. Essa troca de pesqueiro pode diminuir o seu tempo de pesca e impactar diretamente na sua produtividade.

Se for a sua primeira competição, busque sempre a tranquilidade. Não fique preocupado com os seus adversários e tente focar na sua linha de pensamento para alcançar seus objetivos.

pescadores pescando em cima de um barco

Escolha e separação de equipamentos para os torneios de pesca

Dias antes da prova, procure informações sobre as iscas mais usadas no local da pescaria. Relatos de outros pescadores podem contribuir muito para um bom rendimento.

A internet e mídias sociais podem ajudar muito nessa hora, normalmente existem relatos de outros eventos e pescaria realizada no local da prova.

Procure variar bem os modelos e principalmente as ações das iscas artificiais. Não há necessidade de levar uma enorme quantidade, mas sempre procure diversificar e ter variados modelos na sua caixa de pesca.

Vara, carretilha e molinete, separem no mínio uns três conjuntos para montar. O mais indicado é ter um conjunto montado com uma isca de superfície, outro com isca de meia água e um terceiro com um bom jig.

Além do mais, caso ocorra algum imprevisto com algum dos equipamentos o pescador terá os outros de reserva. Esse procedimento vai garantir que o pescador não fique de fora por caso de algum eventual problema.

Pense em tudo que você utiliza no dia comum de pescaria. Lembre-se que durante a competição você não terá uma segunda chance. Caso falte algum equipamento, pode comprometer o seu desempenho e impactar diretamente na sua colocação na prova.

pescadores exibindo tucunaré azul em um torneio de pesca

Pense no seu conforto e principalmente na sua segurança durante a competição.

Praticamente todos os torneios de pesca esportiva são embarcados, portanto é necessário que seu barco, motor e carretinha estejam em 100% de condições para uso.

Motor e carretinha exigem manutenção programada e esse detalhe deve ser levado a sério. É muito comum ver pescadores com problemas nas estradas devido à falta de manutenção em carretas. Além disso, motores apresentando problemas durante a competição.

Fique ligado na previsão do tempo para o dia do torneio de pesca. Se a previsão for de sol, não se esqueça de levar as camisetas com proteção UV e principalmente o protetor solar, luva de pesca e máscara de proteção solar também são fundamentais.

Leve bastante bebidas de preferência muita água e sucos, evite o consumo de bebidas alcoólicas durante a competição. Alimentos leves e práticos também são necessários evitando assim perder tempo preparando a refeição.

Se a previsão for para chuva, obviamente uma boa capa de chuva se faz necessário. Leve também uma manta térmica caso haja algum imprevisto e tenha que passar a noite na beira do lago.

Normalmente os competidores esquecem-se dos documentos. Tais como carteira de pesca, arrais amador no caso do piloto do barco, documentação do barco e carreta e documentos pessoais.

São dicas simples, porém é muito comum presenciar competidores passando por verdadeiro aperto durante o torneio. Ficar de fora do torneio de pesca por falta de documentação, não da!

torneio de pesca

Condição física e mental para o dia dos torneios de pesca

É comum os torneios de pesca promoverem resenhas na véspera do dia da prova. Momento oportuno para descontração e principalmente rever os amigos e bater um bom papo.

Entretanto, essa pescaria não é como as outras em dias normais, você está ali para participar de um torneio de pesca. Participe desse momento com moderação, deixando para festejar depois da competição. Ainda mais com a notícia de uma ótima colocação na prova.

Durante a prova é comum o pescador ficar mais “pilhado” com a adrenalina a mil. O aumento no número de arremessos é expressivo, neste caso estar com bons níveis de energia é fundamental. Afinal, a pesca de competição exige muito do pescador esportivo.

campeões do torneio de pesca com os troféus

Torneio de pesca Três Marias – MG

O Pesca Gerais organiza o Torneio Nacional de Pesca Esportiva Lago de Três Marias desde 2008. São mais de 10 anos promovendo a pesca de competição no Brasil.

O torneio é famoso entre os pescadores esportivos pela quantidade de peixes apresentados para medição. E principalmente pelos grandes exemplares, muitos acima do 60up.

É precursor e idealizador de várias ações que desenvolve os torneios de pesca no Brasil, como por exemplo:

  • Campeonato de arremesso
  • Largada por ordem de inscrição
  • Premiação da equipe campeã por mérito e não sorteio
  • Golden Fish Três Marias

comparativo de capturas torneiro em Três Marias 2018 - 2019

Em conclusão, para quem não conhece e nunca participou do Torneio de Três Marias, deixo aqui o meu convite. Venha participar do evento e pescar os grandes azulões do nosso abençoado lago.

Todos os relatos e informações do Torneio de Três Marias no site do evento, acesse: Torneio Três Marias

Enfim, gostou dessas dicas? Então, deixe seu comentário logo abaixo ele é muito importante para nós.

largadas dos barcos partindo para a captura de peixes

Posts Relacionados

Deixe um Comentário