Pesca Gerais

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nós de pesca – Para uma pescaria de sucesso o pescador esportivo deve observar vários fatores importantes, por exemplo, confeccionar um bom nó de pesca e principalmente saber o momento exato de escolher o tipo.

Não existe o nó de pesca 100% seguro, portanto é primordial que o pescador utilize as técnicas corretas para a construção e união de duas linhas ou até mesmo a fixação de um anzol ou isca artificial.

Todo pescador esportivo antenado sabe executar bons nós de pesca, enfim é um requisito básico. Imagina a situação: na primeira corrida mais forte do seu belo troféu e pronto. A linha simplesmente perde a tensão e você se depara com a triste cena de ver seu grande peixe indo embora?

Como a prática de um bom arremesso, a escolha dos equipamentos corretos é tão importante quanto um nó de pesca bem feito. Em conclusão, significa a garantia de não deixar o seu exemplar escapar!

Abaixo segue uma sequência de imagens totalmente ilustrada explicando passo a passo mais de 18 tipos de nós de pesca e também a montagem de líder, linhas multifilamento bem como amarrar acessórios e terminais. Parte integrante da Revista Pesca & Companhia nº 178

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Qual o significado da palavra Nó

De acordo com o dicionário, a palavra nó significa o entrelaçamento da extremidade de dois fios com o objetivo de uni-los ou envolver algo com a finalidade de mantê-lo firmemente preso.

Na pesca, esse entrelaçamento de linha serve para prender acessórios terminais como anzol, iscas artificiais, giradores, snaps, do mesmo modo que serve para unir linhas de diâmetros e materiais diferentes.

Um dos segredos para se ter sucesso na pescaria, a princípio, passa pela habilidade de o pescador saber fazer eficientemente nós de pesca fortes e resistentes.

Abaixo segue um manual completo para que o pescador possa usar em todas as situações na pesca. Ao todo são 18 nós, do básico aos mais complexos, incluindo alguns tipos especiais para serem usados com equipamentos de mosca, fazer líderes para linhas de multifilamento e amarrar cabo de aço a terminais.

Trata-se de um trabalho de primeira linha, com o padrão de qualidade da Revista Pesca & Companhia. Esperamos que você aproveite bastante, já na sua próxima pescaria.

variedade de amarras para pescaria

Dica para confeccionar bons nós de pesca

  • Enfim, caso pretenda experimentar um novo nó, pratique sua montagem em casa. Faça com calma, dê preferência a um local confortável e principalmente, bem iluminado para adquirir prática.
  • Entretanto, não economize na hora de fazer. Dessa forma, sempre use um bom comprimento de linha, que seja suficiente para fazer o passo a passo e ainda ter um pedaço suficiente para fazer o aperto final.
  • Faça o nó de forma cuidadosa, ou seja, certificando-se de que a linha não ficou torcida e que cada volta dada está paralela. Bons nós ficam com boa aparência; caso não sinta confiança, é melhor refazê-lo.
  • Antes de apertar o nó, passe saliva para lubrificar. Além de facilitar a operação, evita que o atrito enfraqueça a linha.
  • O nó deve ser apertado de forma lenta e progressiva. Evite dar trancos, justamente para evitar que um movimento mais rápido aumente o atrito.
  • Corte a linha com ferramenta adequada. Decerto, não use os dentes para esta operação, pois, além de ser pouco preciso, poderá prejudicar sua dentição.
  • Examine o nó após cada captura ou enrosco. Caso perceba que a linha ficou puída, marcada ou principalmente, deformada após o excesso de pressão, refaça o nó.
  • Sempre que apertar os nós feitos com as linhas de multifilamento, que praticamente não têm elasticidade, use uma proteção para as mãos, evitando cortes nela.

nó amarrado em objeto de metal

Tipos de Linha mais usadas na pesca

MONOFILAMENTO

Foi criado na época da 2ª Guerra Mundial e, desde então, é a mais comum entre os pescadores. Sua matéria-prima é o náilon com aditivos para criar as características desejadas.

Este tipo de linha possui pontos positivos como o baixo custo e a grande diversidade de cores, tipos e durezas, o que a torna polivalente, podendo ser usadas em diversas ocasiões.

Outra característica deste material é a elasticidade entre 20 a 30%, que é importante por absorver o choque de um ataque repentino e explosivo de um predador.

FLUORCARBONO

Passou a ser utilizado com maior frequência por volta de 1996 na confecção de líderes para a pesca do atum (espécie que tem visão apurada), por ser praticamente invisível dentro da água e também por ter grande resistência à abrasão, o que a torna ideal para a pesca em locais com estruturas cortantes.

Além de ter elasticidade menor que o náilon, afunda lentamente, tornando uma grande opção para as técnicas de pesca de fundo, devido à sensibilidade que ela proporciona, mesmo em dias com bastante vento, e fisgadas eficientes.

Um dos pontos fracos é o alto preço e a memória, característica de se manter em espirais após sua saída do carretel.

MULTIFILAMENTO

Recebe este nome por se composta por um trançado de vários fios finos de dacron, dyneema ou spectra, que são fibras sintéticas muito fortes.

Nos Estados Unidos ela recebem o apelido de super linhas, pelo fato de serem até quatro vezes mais fortes que o monofilamento de mesmo diâmetro.

Além de grande resistência, este tipo de linha praticamente não tem memória, tem grande durabilidade e elasticidade quase zero, o que aumenta a sensibilidade e proporciona respostas imediatas às fisgadas.

Essas características logo foram aproveitadas pelos praticantes da pesca vertical no mar. Esse tipo de linha também é eficiente na pesca de peixes de boca dura, como dourados e cachorras, espécies que exigem uma fisgada mais firme.

Sumário dos tipos de nós:

Básico: Único

Uso geral: Aranha, Bimini Twist, Clinch, Clinch Invertido, Nó do Oito, Palomar e Trilene

Laçada: Duplo Cirurgião, Loop Perfeito

Líder: Albrigth, Sangue

Para linha de multifilamento: Bristol, Midnight, SF, SG

Para Fly Fishing: Agulha, Loop Splice

Tipos de nós

Nó único

Este pode ser classificado como básico e praticamente pode ser usado para tudo: para prender terminais, fazer alças e unir linhas. ele tem cerca de 80% a 100% de resistência, dependendo da qualidade da linha.

  1. Passe a linha pelo olho do anzol (pode ser o pitão da artificial ou girador), dobrando-a para que posicione paralelamente por uns 10 a 20 cm. Posteriormente, movimente a ponta em direção do olho do anzol, dando forma a um círculo.
  2. Firme bem o círculo e transponha a ponta da linha por dentro do círculo umas 4 a 6 voltas sobre a linha dupla.
  3. Puxe a ponta da linha só para dar forma ao nó. Umedeça o conjunto, mas não aperte completamente.
  4. Conduza o nó até o olho do anzol e depois, sem forçar muito a linha principal, puxe. Por fim, corte a ponta rente ao nós.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

O nó único também é usado para prender a linha no carretel da carretilha e do molinete.

Quando prender a linha no carretel da carretilha, lembre-se de antes passar a linha pelo guia de linha. Para evitar que o nó dificulte no perfeito embobinamento da linha, faça o nó com quatro voltas.

No caso do molinete, levante o bail (haste de aço que fica preso ao guia de linha) antes de fazer o nó. Assim como nas carretilhas, faça o único com quatro voltas, para evitar que ele não interfira no embobinamento.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Para unir linhas com menos de 30% de diferença no diâmetro (de 90 a 95% de resistência)

  1. Sobreponha as duas pontas das linhas num comprimento de 25 cm em sentidos contrários. Em seguida, forme o círculo único com uma das pontas, desse modo, cruze as linhas nas metade das linhas sobrepostas.
  2. Até um nó único de cinco voltas em torno das duas linhas e puxe a ponta da linha apenas para poder encostar o nó. Desse modo, não aperte.
  3. Com a outra ponta, proceda como nos dois passos acima para fazer o nó único. Encoste o nó, mas não aperte ainda.
  4. Com os dois nós frouxos e as duas linhas paralelas entre eles, lubrifique com saliva e comece a puxar de forma a encostar os dois nós.
  5. Em seguida, sem forçar muito a linha, puxe o mais firme possível. Agora individualmente e sem forçar muito a linha, puxe cada ponta.
  6. Por fim, corte as pontas rente aos nós num ângulo de 45 graus, para evitar que o nó enrosque nos passadores da vara.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Aranha

Tem 100% de resistência e é indicado para fazer linha dupla de líder com rapidez.

  1. Forme uma linha dupla, dobrando a mesma no comprimento necessário. Próximo ao fim dessa alça, execute um círculo pequeno com a linha dobrada.
  2. Segure o pequeno círculo entre o polegar e o indicador. O círculo deve ficar além do polegar. Execute cinco voltas com a linha dupla em torno do polegar e sobre a linha formando um pequeno círculo, mas, mantendo as paralelas.
  3. Em seguida passe a ponta da linha dupla pelo pequeno círculo.
  4. Para desenrolar, puxe a linha dupla firmemente, uma a uma, as voltas da linha sobre o indicador.
  5. Além disso, para apertar, puxe as duas linhas duplas. Corte a ponto rente ao nó.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Bimini Twist

Nó Bimini Twist (100% de resistência) é usado para fazer uma linha dupla para prender terminas ou compor líder de grande resistência.

  1. Faça uma alça de aproximadamente um metro de comprimento. Com uma de suas mãos, segure a ponta da linha junto à linha principal e com a direita dê 20 voltas na alça. A mão esquerda deve manter firme as duas linhas, evitando que as voltas escapem.
  2. Sentado, passe os pés por dentro da alça e traga-a para a altura das coxas. Segurando a ponta da linha com a mão direita e a linha principal com a esquerda, puxe as duas para que as voltas fiquem bem juntas. Para as voltas ficarem uniformes, cada uma das linhas puxadas deve formar um ângulo de 45º com as linhas torcidas. Durante o processo de atar o nó, é necessário manter pressão nas três partes, isto é, na ponta da linha, na linha principal e na alça.
  3. Mantendo as voltas bem ajustadas, mova a linha principal na posição vertical e a ponta da linha na horizontal, formando um ângulo de 90º. Sustentando com as pernas a tensão sobre a alça, gradualmente, afrouxe a tensão da ponta da linha par que ela se enrole em torno da linha torcida. Comece sempre pela primeira volta.Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores
  4. Afaste as pernas para manter a tensão uniforme sobre o nó, continue relaxando a tensão da ponta da linha, permitindo que ela se enrole completamente em torno da linha torcida. Enfim, as voltas devem ficar juntas e paralelas.
  5. Quando a linha terminar de enrolar, segure o nó entre indicador e polegar. Em seguida, faça uma meia-volta com a ponta da linha em torno da pernada da alça que estiver mais próxima e aperte firmemente. Agora o nó já está seguro.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Clinch

  1. Passe a linha pelo olho do anzol e suba a ponta, enrolando de cinco a sete voltas.
  2. Em seguida, passe a linha pela primeira abertura que fica logo após o olho do anzol. Além disso, introduza a ponta pela alça maior.
  3. Por fim, segure a ponta da linha e a linha principal, puxando-as em um sentido e o anzol para outro. em seguida, lubrifique e deslize o nó contra o olho do anzol, aperte bem e depois corte o excesso.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Clinch Invertido

  1. Passe a linha pelo olho do anzol, deixando a linha paralela. Em seguida, forme uma laçada e desça, enrolando em volta da linha dupla.
  2. Dê cinco a sete voltas e depois passe a ponta pela primeira abertura.
  3. Por fim, lubrifique e deslize o conjunto até o olho do anzol.
  4. Comece a apertar pela linha principal e pela ponta depois corte o excesso.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Oito

Pode ser usado com qualquer tipo de linha, porém é ideal para amarrar terminais com cabo de aço.

  1. Passe a linha pelo olho do anzol e forme um círculo.
  2. Em seguida, faça um círculo em sentido contrário ao primeiro.
  3. Introduza a ponta da linha pela primeira alça, formando a figura do número oito.
  4. Segure a ponta da linha em aperte, puxando a linha principal. Certifique-se de que o nó esteja bem encostado ao olho do anzol.
  5. Corte o excesso, deixando cerca de dois milímetros.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Palomar

Tem 95 a 100% de resistência e é usado para atar linha a um terminal.

  1. Dobre certa de 15cm de linha, deixando-a dupla e dessa forma, passe-a pelo olho do terminal.
  2. Então, faça um nó cego com linha dupla.
  3. Passe o anzol pelo círculo.
  4. Lubrifique bem com saliva e aperte o nó, puxando a ponta da linha e a linha principal em um mesmo sentido e o anzol em outro.
  5. Por fim, corte a ponta da linha dois milímetros distante do nó.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Trilene

  1. Passe a ponta da linha duas vezes pelo olho do anzol, formando um círculo. Em seguida, dê seis a oito voltas sobre a linha principal.
  2. Introduza a ponta por dentro das duas alças.
  3. Por fim, aperte, segurando o terminal e puxando a linha principal. Após apertar bem, corte o excesso.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Duplo Cirurgião

Usado para fazer alças de diversos tamanhos, principalmente alças de conexões rápidas.

  1. Dobre a ponta da linha e forme a alça no tamanho desejado. Segure a linha dupla e faça um nó cego.
  2. Em seguida, passe a linha dobrada novamente pela alça.
  3. Por fim, aperte o nó, puxando as duas partes da linha dupla separadamente pelo nó e corte a ponta da linha a dois milímetros de distância do nó.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Loop Perfeito

É uma das laçadas mais usadas na pesca com mosca. Ideal para trocas rápidas de líder e tippet.

  1. Faça uma alça e segure-a com o polegar e o indicador.
  2. Em seguida faça uma nova alça sobre a primeira. Trabalhe para que alinha restante passe por baixo da linha principal.
  3. Passe a linha entre as duas alças.
  4. Puxe a alça da frente por dentro da segunda e aperte. A ponta deve sair em um ângulo de 90º em relação à linha mestra. Se isso não acontecer, o nó não foi atado corretamente.
  5. Por fim, corte o excesso de linha restante.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Albright

É o mais usado para líderes em tem 100% de resistência. Pode ser usado com diversos materiais como multifilamentos, monofilamentos e aços flexível.

  1. Faça uma alça de cerca de 15 cm com a linha mais forte ou de maior diâmetro. Passe ela por 30 cm de linha linha mais fraca. Repare na ilustração que a linha entra na alça de baixo para cima.
  2. Em seguida, volte com a linha e faça, pelo menos, sete voltas em torno dela mesma e das linhas da alças, mantendo uma leve pressão sobre as espirais.
  3. Mova a ponta da linha pela alça, é importante que ela saia pelo mesmo lado que entrou. Em seguida, desloque as espirais até bem perto do fim da alça. Atenção: as espirais devem estar paralelas sem que nenhuma monte por cima da outra.
  4. O aperto final é feito por etapas. Puxe a linha mais fraca, após ser lubrificada num sentido e a linha dupla da alça em outro. Segure bem firme as linhas da alça e puxe a linha principal. Dê sequencia ao aperto, puxando mais vezes a ponta da linha e, pela segunda vez, a linha principal.
  5. Por fim, para testar, puxe em sentidos opostos as duas partes principais das linhas. Caso o nó não foi bem executado, ele escapará. Se estiver, corte as pontas rente ao nó.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó de Sangue

Tem 80 a 95% de resistência e é usado para unir nós do mesmo diâmetro e ou de até 50% de diferença de diâmetro entre as linhas.

  1. Segure as pontas das linhas no ponto onde elas se cruzam, deixando 25 cm de cada lado para atar o nó.
  2. Em seguida, faça cinco voltas com uma das pontas das linhas em torno da outra linha e, em seguida, volte a ponta da linha, passando-a pelo ponto onde elas se cruzaram.
  3. Fala a operação anterior com a outra ponto da linha. Se usar o monofilamento de mesmo diâmetro, o número de voltas é idêntico. Caso os diâmetros sejam diferentes, aumente as voltas da linha fina e faça menos voltas com a linha grossa. Fique atento, as voltas devem ser em sentido contrário e as pontas das linhas devem passar pela mesma abertura, também em sentidos opostos.
  4. Por fim, puxe as duas parte principais das linhas ao mesmo tempo. Se forem linhas de mais que 0,33 mm, faça a puxada rápida e firmemente. Essa forma acomodará melhor as voltas do nó. Se estiver usando linha fina, puxe lentamente para evitar a ruptura. Aperte o nó após lubrificá-lo e apare as pontas bem rente ao nó.

guia nos pag15

Nó Bristol

  1. Dobre a linha multifilamento e em seguida passe o monofilamento por dentro.
  2. Segure o náilon como o exibido na ilustração e em seguida dê de seis a oito voltas pela linha dupla.
  3. Desse modo, passe a linha no espaço entre a linha de nylon e a linha dupla de multifilamento.
  4. Por fim, comece a apertar sem soltar a ponta da linha de náilon. A ponta deve sair em um ângulo de 90º em relação à linha mestra. Corte o excesso para finalizar.

como fazer amarra de multifilamento

Nó Midnight

  1. Com a multifilamento, dê 15 voltas sobre o náilon que vai ser o líder.
  2. Em seguida, volte com 15 voltas por cima da primeira, terminando exatamente onde começou.
  3. Dessa maneira, comece a finalizar com uma meia volta.
  4. Repita o procedimento por mais quatro a sete vezes.
  5. Por fim depois de fazer os nós é hora de apertar todo o conjunto. Proteja as mãos para puxar a linha principal e a do líder em direções opostas.como fazer amarra de multifilamento
  6. No entanto, volte a fazer meia volta sobre a linha de multi.
  7. Faça mais cinco a dez vezes e finalize com um nó clinch.
  8. Dessa forma, corte o excesso de linha muilt e do náilon usado para o líder.
  9. Enfim, termine queimando as pontas com um isqueiro em fogo baixo, formando uma pequena cabeça.

como fazer amarra de multifilamento

Nó SF

  1. Com a multifilamento, dê 15 voltas em X sobre o náilon que vai ser usado como leader.
  2. Para facilitar a operação, prenda a linha multifilamento entre os dedos polegar e indicador. Desse modo, faça com que a linha fique em X, passando o leader por cima da linha multifilamento e em seguida vire a mão sobre o leader.
  3. Em seguida dê uma apertada para que a linha não fique muito frouxa.
  4. Dessa maneira, repita o passo anterior, só que desta vez faça a linha náilon subir, para em seguida torcer a mão novamente, ficando como no passo 2.
  5. Continue o procedimento mais 13 vezes, totalizando 15 voltas. Contudo, com cuidado, ajeite o trançado.como fazer amarra de multifilamento
  6. Por outro lado, certifique-se que o trançado fique bem apertado
  7. Em seguida, faça uma laçada e passe a linha de quatro a sies vezes por dentro dela.
  8. Agora, pegue a laçada e gire, fazendo o movimento contrário, com se estivesse desmontando o nó. Ao passo que uma das voltas é desfeita, uma outra surge por cima da linha multifilamento e do leader, mais próximo do nó.
  9. Por fim no momento em que todas as voltas forem desfeitas, comece a puxar a ponta da linha multi com cuidado, para finalizar o nó.
  10. Enfim corte o excesso e queime as pontas.

como fazer amarra de multifilamento

Nó SG

  1. A base deste nó é igual ao SF, com a linha multifilamento sendo trançada por cima do náilon por 15 vezes.
  2. Assim sendo, após finalizar as 15 voltas, aperte o trançado, faça o nó único com as duas voltas, na direção do nó e aperte.
  3. Em seguida, faça outro nó único de duas voltas, só que com a ponta da linha terminando do lado contrário ao do nó.
  4. Logo após repita o processo, invertendo a terminação do nó, de seis a oito vezes. Aperte bem o conjunto, corte o excesso de líder e logo depois queime a ponta, formando uma pequena cabeça
  5. Em seguida, faça o nó único de duas voltas para proteger a linha multifilamento.
  6. Por fim, igual aos passos 2 e 3, inverta o lado dos nós, fazendo cerca de 6 a 8. Finalize apertando e cortando o excesso.

como fazer amarra de multifilamento

Nó Agulha

Principal nó usado para unir linha de fly ao backing ou ao leader.

  1. Coloque a agulha por cima, paralela à linha de fly. Em seguida, em direção contrária, deixe o monofilamento. Volte o náilon em direção da ponta da linha de fly, como em uma laçada, que aqui está sendo feita apenas para ilustrar a quantidade de linha necessária para se fazer o nó.
  2. Em seguida, faça de seis a sete voltas sobre a linha de fly e a agulha, de forma que elas fiquem pouco apertadas.
  3. Segurando as espirais com o polegar e o indicador, passe a ponta da linha, que deve estar cortada em 45 graus para facilitar, no espaço entre a linha de fly e agulha. Em seguida, retire a agulha e puxe o leader.
  4. Por fim, retire a agulha para apertar o nó, puxando as duas partes. Use um alicate para melhorar o aperto. Teste bem o nó antes de cortar as pontas das linhas.

Nós de pesca: Guia completo de nós mais usado por pescadores

Nó Loop Splice

Formar alças em linhas trançadas sem os nós.

  1. Determine o tamanho que o loop vai ter. Em seguida passe o arame dobrado ou agulha ao meio por dentro da backing, fazendo com que saia antes da extremidade final
  2. Logo após, enfie a ponta da linha no orifício do arame ou da agulha e puxe. Use a outra mão para empurrar a linha, facilitando a saída da ponta. Cuidado: ao puxar, não feche demais a laçada.
  3. Em seguida, repita a operação anterior, sem esquecer que a ponta do backing deve ficar por dentro.
  4. Por fim como acabamento, pode-se pingar uma pequena gota de super bonder onde ficou escondida a ponto do backing.

como fazer amarra de loop splice

Créditos: Revista Pesca & Companhia

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Veja outras DICAS LEGAIS, acesse!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário