Pesca Gerais

Peixe Betta: Dicas sobre como cuidar dessa espécie de peixe de aquário

Lindo peixe Betta colorido

O peixe Betta é uma das melhores opções das espécies de peixes de aquário para iniciantes. Isso porque, ele é muito resistente, de fácil cuidado e também tem um ótimo preço.

Essa espécie de peixe possui várias colorações, com cores vibrantes e formatos de barbatanas diferentes. Existem colorações como, o vermelho, rosa e azul, cores escuras, tons de verde, laranja e azul, amarelo, enfim as cores são bem variadas! E é exatamente por isso, que ele faz muito sucesso entre as crianças!

Além do seu nome peixe Betta, conhecido também como peixe-de-briga-siamês ou Betta splendens. Ao todo o gênero de peixes Betta, possui mais de 60 espécies de peixes. E dentro do gênero, algumas das espécies mais conhecidas são Betta picta, Betta Akarensis, o Betta albimarginata e o Betta splenders que já citamos.

A origem do Betta é asiática, especificamente do sudeste da Ásia, em que as águas são quentes. Basicamente eles vivem em locais alagados ou pequenos lagos, assim como nos campos de arroz. Outro lugar que o peixe Betta pode ser encontrado é em grandes rios, entre eles o mais conhecido é o rio Mekong, com mais de 4990 km de extensão.

O tamanho do gênero Betta pode variar de acordo com a espécie de peixe do Betta. Alguns tem cerca de 2,5 cm que são os Betta Chanoides, e outros podem chegar a 12 cm que é o Betta Akarensis.

Agora que você conhece mais sobre o peixe Betta, vamos falar dos cuidados para se ter um peixe Betta no aquário!

vários peixes bettas nadando juntos

Como escolher um peixe Betta para aquário?

Apesar de ser um peixe resistente é importante se atentar há algumas informações antes de levar um Betta para casa. O primeiro ponto é ter em mente, que apesar de exigir pouco cuidado, os peixes requerem certa atenção, já que quando bem cuidados, eles podem viver cerca de 10 anos. Então, pense bem antes de comprar essas espécies de peixes para aquário.

Tendo isso em mente, no momento da compra é importante verificar a condição do animal. Observe se a coloração do peixe está viva, se as barbatanas não estão machucadas e principalmente se ele responde às interações feitas. Esse teste é essencial para identifica se o peixe está em boas condições de saúde.

Outro ponto essencial de lembrar é que essas espécies de peixes de aquário são temperamentais. Brigam muito e são territorialistas, as brigas geralmente são entre os machos da mesma espécie. Mas, as brigas também podem acontecer entre machos e peixe Betta fêmea.

Para identificar se um Betta é uma fêmea ou macho, é bem simples! A cauda do Betta Macho é grande e mais esvoaçante. Porém, a cauda das fêmeas, são menores e mais discretas.

Sendo assim, a recomendação é que eles tenham um companheiro. Entretanto, antes de adquirir um companheiro, é necessário saber o temperamento e se ambas as espécies de Betta vivem bem com a mesma temperatura e pH da água.

Agora se você quer inserir outras espécies de peixe de aquário. As mais recomendadas são Botias, Corydoras, Ottos, Rasboras e Tanicts.

peixe de aquário betta

Principais pontos para montar um aquário com peixe Betta

Até aqui já falamos vários pontos importantes durante a montagem de um aquário para o peixe Betta. Mas ainda temos outras dicas que podem te ajudar.

Apesar do peixe Betta passar mais tempo no fundo do aquário, ao contrário do que muitas pessoas dizem, ele precisa de um certo espaço. Sendo assim, use um aquário que tenha no mínimo 15 litros, para um peixe Betta. Aquários muito pequenos podem deixar o animal estressado.

Se tiver três peixes de aquário a indicação sobe para um aquário de 40 litros. Lembrando que jamais pode se utilizar água com cloro ou com sal. Além disso, procure manter a temperatura entre 22 °C e 32 °C, sem muitas variações. Sendo que a temperatura ideal da água recomendada é de 24 e 25 graus.

O pH indicado para eles é de 6.5 até 7.0, se o pH da água estiver alcalino demais, o peixe pode sofrer mutações. Aliás, não se esqueça de manter o aquário tampado, os Bettas costumam saltar.

Na montagem do aquário é essencial colocar alguns acessórios para formar um ambiente mais próximo ao natural. Opte por cascalho suave ou arei para colocar no fundo do aquário, cerca de 2 cm já é o suficiente. Então, não se esqueça de colocar rochas também. Os peixes a usam para diminuir o tamanho das barbatanas.

peixe com rabo azul

Aqui no blog temos um post completo explicando os principais pontos de como montar um aquário.

Cuidados com a alimentação da espécie

O peixe Betta doméstico é mais sensível que o peixe selvagem. Por isso, ter alguns cuidados são essenciais para que o peixe se desenvolva e tenha uma melhor qualidade de vida.

A dieta dessa espécie de peixe de aquário precisa estar equilibrada. Deve incluir alimentos de origem natural, secos e alimentos vivos. Mas, a quantidade deve ser limitada, já que o estomago desse peixe tem a mesma proporção do seu olho.

Evite alimentos considerados liofilizados, esses alimentos costumam inchar em contato com líquidos e isso pode fazer mal no estômago do peixe Betta. Aliás, utilize rações granulada em tamanho proporcional. Entretanto, as em floco, precisam ter tamanho compatível.

Dessa forma, prefira grãos que tenham o tamanho similar ao do olho do peixe. Assim, a alimentação pode ser em porções pequenas, duas vezes ao dia. Se quiser variar a alimentação, ofereça pequenos insetos. Algumas possibilidades são larvas de mosquitos, artêmia ou grindal, esses insetos vivem nos fundos dos rios ou encontramos em lojas também.

Dicas finais sobre o Peixe Betta

  • Agora vamos para umas dicas finais:
  • Faça a limpeza do aquário entre 10 a 15 dias;
  • Fique de olho na mudança de anatomia do peixe, pode ser alguma doença;
  • Mudanças no comportamento também requer atenção;
  • Se treinado essa espécie pode aprender diversos truques.

Com essas dicas básicas você já conseguirá ter seu aquário de peixe Betta! Que tal acessar a loja Pesca Gerais para conhecer todo nosso material de pesca? Acesse aqui!

Gostou das informações sobre o Peixe Betta? Deixa seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário