Início » Três Marias – MG – Turismo e Lazer as Margens da Represa e do Rio São Francisco

Três Marias – MG – Turismo e Lazer as Margens da Represa e do Rio São Francisco

por Otávio Vieira

Três Marias – No coração de Minas Gerais ao lado, do Rio São Francisco, em meados dos anos 50, moravam três moços de nome Maria.

Por falta de registro ou pessoas contemporâneas, sabe-se apenas que eram três, moravam juntas e se chamavam Maria.

Conta-se que tinha uma pensão, um pouso, a que se referia os viajantes do sertão quando em volta por aquelas bandas:

“Vamos pousar lá nas Três Marias.”

Mais tarde, para controlar as cheias e gerar energia elétrica, foi construída na região uma barragem que representou o rio. Aliás, fez desaparecer a hospedaria das três moças, mas formou um majestoso lago de deslumbrante beleza, que recebeu o nome de Três Marias em homenagem às três pioneiras do lugar.

Então local foi ficando conhecido por Três Marias, e virou referência, ponto de encontro dos tropeiros, viajantes a pé ou em carros de boi, que percorriam o sertão naquele tempo.

O nome ficou forte, e anos mais tarde, foi adotado como denominação oficial do município.

Assim nasceu Três Marias que você vai conhecer agora.

Localizada no Alto São Francisco às margens da br-040, a 270 km de Belo Horizonte e 500 km de Brasília. Três Marias têm a sua economia sustentada na arrecadação de impostos da Nexa. Além disso, subsistindo também da pesca e do turismo, vocação natural que tem atraído pessoas de várias regiões do país.

Em Três Marias, o sol brilha o ano todo! Convidando a um refrescante banho na Praia Mar de Minas e nas cachoeiras aos arredores da cidade. Belezas que encanta pela força da queda, pelos paredões, pelos poços de águas cristalinas e pelas formações rochosas em que se encontram.

O ponto de partida de uma visita a Três Marias é a usina hidrelétrica da Cemig. Com seus belos jardins construídos em 1956 em 1961, que represa um espelho d’água correspondente as 7 vezes a Baía de Guanabara.

A escultura em bronze do índio, simboliza o espírito da época o domínio do homem sobre a natureza.

A jusante da barragem está a moderna estação de hidrobiologia e piscicultura da CODEVASF. Aliás, faz o importante trabalho de pesquisa dos peixes da Bacia do São Francisco. Por outro lado, a pesca é uma das atividades mais interessantes e características de Três Marias.

Cidade de Três Marias Minas Gerais

Terminal Turístico Praia Mar de Minas

Pesca em Três Marias – MG

Não é preciso ser pescador profissional para se pescar um Dourado, um Piau, um Mandi, uma Curimatã ou um Surubim e fazer uma saborosa moqueca e ter a sua história de pescador.

Lago, rios, cachoeiras, cerrado, grande sertão veredas, enfim, em Três Marias, a natureza da show! Exibe contrastes e harmonia, uma festa para os olhos e um habitat natural para quem deseja encontrar-se com a natureza.

Navegar pelo Rio São Francisco é sem dúvida uma emoção inesquecível. Além de sentir o poder a magia do famoso Nilo Brasileiro, pode-se contemplar a diversidade da fauna e da flora que cercam o nosso Velho Chico.

O Parque Municipal do Pirá, às margens do Rio São Francisco é um interessante espaço de 35 hectares. Em resumo, conta com trilha ecológica, restaurante, eco-escola, tanques de piscicultura e toda uma infraestrutura para a educação ambiental.

Devido a todo esse belíssimo parque aquático, a cidade é sede do ComLago, Consórcio dos Municípios do Lago e do Circuito Turístico TurLago, certificado pela Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais.

João Guimarães Rosa

Outro atrativo de Três Marias são os caminhos por onde andou João Guimarães Rosa. O genial escritor mineiro, que se viu impressionado com Vaqueiro Manuelzão na região da silga. Imortalizou na obra, uma história de amor, festa de Manuelzão.

As ruínas da capelinha erguida por Manuelzão, são pontos de visitação importantes para o turismo literário.

A casa onde viveu Manuelzão em Andrequicé foi transformada em museu, para abrigar os pertences daquele que foi inspirador de João Guimarães Rosa. Aliás, ao lado do museu está localizada a igreja de Nossa Senhora da Mercês datada de 1.725. Por ser detentora desse inestimável acervo literário, o município integrante do Circuito Turístico Guimarães Rosa também certificado pela SETUR.

E para fazer jus a todo esse conjunto de belezas naturais, Três Marias oferece o carinho e a animação do seu povo. Principalmente, através de festas tradicionais, como Folia de Reis, cavalgada, motocross, encontro de motociclismo, festival de canção, festa de Manuelzão, torneio de pesca esportiva. Além disso, o tradicional Carnamarias, uma animada micareta no mês de setembro, que atrai turistas de todo o Brasil.

Conclusão

Acesso fácil, localização privilegiada, sol brilhante o ano todo e principalmente um povo hospitaleiro. Além disso, estrutura razoável para receber o visitante. Natureza exuberante, palco de histórias do escritor João Guimarães Rosa. Muita festa e um lago de rara beleza, Três Marias é destino atraente para quem quer qualidade de vida, lazer entretenimento, descanso, descontração.

Enfim, Três Marias é a sua próxima atração!

O que você está esperando venha para Três Marias a cidade da água, do peixe e do sol brilhante.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário

1 comentário

Evaldo Amaro 24 de março de 2022 - 10:28

Gostei muito da matéria, como gosto muito da cidade, sou pescador esportivo, gosto de pesca tanto no rio, como na represa.

Responder