Rio Sucunduri faz parte da bacia amazônica, mais para a parte sul do estado do Amazonas. Vamos entender um pouquinho a Amazônia: a Amazônia tem dois hemisfério, como está localizado no norte do Brasil, temos a linha do Equador cortando, formando o hemisfério norte e o hemisfério sul.
Diante dessa situação encontramos dois regimes de águas: o hemisfério sul, a parte baixa seca um pouco mais cedo e com as águas das chuvas começam a encher também mais cedo. Então, podemos dizer que o pico da cheia nessa parte do hemisfério sul e próximo ao mês de abril. Em contrapartida o pico da seca é próximo ao mês de novembro.
Já no hemisfério norte é um pouco diferente: o período de cheia é próximo ao mês de julho. A baixa, período de seca, fica próximo ao mês de fevereiro. Então podemos observar que na Amazônia temos dois regimes de águas completamente diferentes.
Índice - clique no tópico desejado
Qual o melhor mês para pescar na Amazônia?
Entre os pescadores sempre surgem dúvidas em relação a qual mês é melhor para pescar no Amazonas.
Diante da informação acima podemos afirmar que depende muito do rio que o pescador vai pescar.
Então, observe se o rio está localizado na parte sul ou na parte norte. Se o rio escolhido é afluente do Rio Negro (parte norte) ou do Rio Madeira (parte sul).
Diante das informações o pescador é capaz de definir a melhor época. Mas, vale lembrar que isso não é garantia de uma pescaria de sucesso, pois o clima tem mudado muito nos últimos tempos.
Rio Sucunduri
O Rio Sucunduri faz parte da Bacia do Rio Madeira. Aliás, Rio que nasce na fronteira do Mato Grosso e corre em direção ao norte.
Além do Rio Sucunduri podemos citar por exemplo: o Rio Acari, Rio Abacaxi, Rio Marmelo, Rio Aripuanã entre outros. São rios que nascem na divisa de fronteira com o Mato Grosso, mais ao sul e vão correndo em direção ao norte, desaguando na Bacia do Rio Madeira.
O Rio Madeira deságua no Rio Amazonas, seguindo seu fluxo normal no processo.
O Rio Sucunduri é um rio de águas esverdeadas. Entretanto é um rio de águas claras, sendo um verde que ainda proporciona uma boa transparência. Vale ressaltar que nessa região não temos a presença de insetos, principalmente os que picam, como por exemplo os pernilongos e pium .
O Rio Sucunduri é um rio extremamente agradável para se pescar, ou seja, sem o incômodo dos insetos.
Espécies de Tucunarés do Rio Sucunduri
A espécie de Tucunaré presente na região é o Tucunaré Pinima (Cichla pinima), sendo considerado o segundo maior da espécie em tamanho. Ficando atrás apenas do Tucunaré Açu (Cichla temensis) que é encontrado na Bacia do Rio Negro, localizado na margem esquerda do Rio Madeira.
O Rio Sucunduri está localizado na margem direita do Rio Madeira. Aliás, falando de margem de rio, entendam o seguinte: sempre você vai se referir a margem direita ou esquerda em relação a você descendo o rio.
Dessa forma, você descendo o Rio Madeira, vai encontrar na margem esquerda o Tucunaré Açu (Cichla temensis) e na margem direita vai encontrar o Tucunaré Pinima (Cichla pinima).
Como já citamos o Tucunaré Pinima é o segundo em tamanho, podendo excepcionalmente chegar ao seus 10 quilos. Na região do Rio Sucunduri, o pescador vai encontrar com mais facilidade bons exemplares na faixa de cinco, seis e sete quilos.
Quer conhecer e pescar no Rio Sucunduri?
Conheça as operações Aracu Jungle Lodge e Camaiú Camp
A Vilanova Amazon tem como objetivo proporcionar a seus clientes muito mais do que uma pescaria, mas sim, uma experiência em meio à selva amazônica.
Por isso os destinos de pesca são pensados e planejados para levar o cliente nos lugares mais remotos na floresta Amazônica.
Lugares com baixa pressão de pesca, com pontos exclusivos, onde além de belíssimas paisagens naturais os pescadores tem maiores chances de capturar seu troféu.
A logística é feita por meio de hidroavião, que facilita todos estes aspectos. Além de proporcionar uma experiência única ao pescador durante o trajeto de sobre voo à belíssima floresta Amazônica, e não apenas isso, o conforto e comodidade de se deslocar de forma rápida e segura para chegar no ponto de pesca.
Considere tudo isso como um investimento na qualidade de vida do amigo pescador. Dias memoráveis fazendo o que se gosta e renovar suas energias.
Ficam as memórias, os registros fotográficos e o gostinho de quero mais!
Aracu Jungle Lodge
Localizado na confluência dos Rios Camaiú e Sucundurí proporciona aos pescadores esportivos uma verdadeira experiência selvagem.
Obstáculos naturais como “baixios” e cachoeiras impedem a passagem de embarcações deixando o ambiente sem pressão de pesca.
A operação transpõe esses obstáculos utilizando nos pacotes aviões fretados a partir de Manaus até o local da pescaria, com essa estratégia aliamos comodidade e agilidade, você está prestes a ter um encontro com os grandes monstros de água doce da Amazônia.
Aracu Jungle Camp altamente estruturado e com localização privilegiada, uma logística rápida e um atendimento de alto padrão.
Camaiú Camp
Localizado na Cabeceira do lendário Rio Camaiú que está situado dentro do Parque Nacional do Acari onde são encontrados os maiores Tucunarés Pinimas do mundo, entre as inúmeras cachoeiras intransponíveis está fixado o Camaiú Camp.
Um conceito exclusivo de Jungle Camp com cabanas duplas, banheiros privativos sendo acessado única e exclusivamente com voo charter a partir de Manaus.
Uma operação da categoria “Private Waters”, pois, existe ela neste local, com isso você está prestes a ter uma experiência única de vida selvagem com conforto e segurança levados ao máximo.
Para os amantes do Fly Fishing, bem vindos ao paraíso das rochas. Para fazer sua reserva entre em contato com Eder Fishing (31) 97300-5051. Acesse o site e confira as demais operações Vilanova Amazon.
Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!
Veja também: Pescaria Rio Sucunduri | Aracu Camp 2020 – Vilanova Amazon