Início Dicas e EquipamentosCuriosidades Conheça as 6 cidades mais frias do Brasil para quem gosta de inverno

Conheça as 6 cidades mais frias do Brasil para quem gosta de inverno

por Otávio Vieira

Cidades mais frias do Brasil – Sabemos que estamos na estação do inverno aqui no brasil. Onde baixas temperaturas trazem frios intensos, ventos gelados e até mesmo neve.

Sabemos também, que a maior parte das regiões brasileiras apresentam climas quentes e úmidos, dificultando a chegada de um inverno rigoroso. Mas em algumas cidades de estados diferentes, essa situação muda ficando muito úmido e frio. Assim facilitando baixa temperatura nos termômetros.

Nesse post citamos as cidades mais frias do nosso território brasileiro.

Campos do Jordão – São Paulo

Campos do Jordão está localizado no Estado de São Paulo. Aliás, é a cidade brasileira com maior altitude em relação ao nível do mar, medindo 1.628 metros. Facilitando assim, a chegada de uma frente fria muito forte no inverno.

Os termômetros por lá, registraram temperaturas, bem abaixo do zero. Aliás, a menor foi de -7 graus celsius.

Essa cidade paulista é conhecida por ser uma cidade construída com estruturas semelhantes às construções das cidades da Europa.

No inverno, fica uma cidade encantadora, o que atrai muitos turistas que vão em busca da arquitetura Europeia.

Urupema – Santa Catarina | Cidades mais frias do Brasil

Estando em uma altitude de 1.450 metros acima do nível do mar a cidade de Urupema têm em média 13 graus em todo o ano como temperatura normal.

Entretanto, quando chega às estadias invernais, fica com temperaturas baixas e congelante atingindo -8 graus negativos.

Essa cidade brasileira possui apenas dois mil e quinhentos habitantes e é um dos territórios mais prováveis de haver neve na estação do inverno.

Um ponto bastante conhecido da cidade é a cachoeira que congela. Aliás, recebeu esse nome por ficar completamente congelada no inverno. Onde se torna um ponto turístico da cidade com uma paisagem fascinante.

São Joaquim – Santa Catarina

Uma cidade também localizada no estado de Santa Catarina, São Joaquim é conhecida como a terra da maçã.

A uma altitude de 1.360 metros acima do nível do mar. Uma das belas características no inverno é o solo branco e a serra coberta pela neve.

É uma das poucas cidades que consegue ser fria o suficiente para nevar. A temperatura normal por lá é de 13 graus celsius, mas no inverno esses números caem muito nos termômetros, chegando a medir 9 graus negativos. Dessa forma, dando a probabilidade de um clima muito frio e congelante. Decerto, é muito atrativo para quem busca aventuras invernais.

Inácio Martins – Paraná | Cidades mais frias do Brasil

Um outro município brasileiro, que no inverno, as temperaturas caem bastante, é em Inácio Martins.

Uma pequena cidade localizada no sul do estado do Paraná. Ela é considerada a cidade mais fria do estado. A temperatura mais baixa registrada foi de -10 graus celsius, sendo que a temperatura normal é em média de 15 graus.

Exatamente no mês de junho, no começo do inverno, o município de Inácio Martins celebra a Festa do Peão todos os anos sempre nessa mesma data. Onde vira uma festa atrativa para os turistas que gostam de pinhão e frio ao mesmo tempo.

A cidade possui alguns pontos turístico. Aliás, as principais são as cachoeiras Madeirite, Santini e Beto Basia.

cidades mais frias do brasil

São José dos Ausentes – Rio Grande do Sul

Agora vamos para o ponto mais extremo do nosso país. Vamos para o Estado do Rio Grande do Sul, onde ao norte do estado, se localiza a cidade mais fria do brasil. Estamos falando de São José dos Ausentes esse pequeno município tem aproximadamente 3 mil habitantes. Onde em todo o inverno a cidade atingida por frios rigorosos.

Além disso é considerada a cidade mais fria do brasil, porque até mesmo no verão apresenta temperaturas baixas. A menor temperatura emitida pelos termômetros lá, foi de menos -11 graus celsius.

Apresentando facilmente geadas fortes e neves. Essa cidade está a 1200 metros acima do nível do mar e possui o ponto mais alto do estado, o Pico do Monte Negro.

As cidades citadas anteriormente são territórios que facilmente atingem baixas temperaturas em todos os invernos. São consideradas as cidades mais frias do brasil.

Embora, a cidade que mantém o recorde de mais fria do brasil é a cidade Caçador que fica em Santa Catarina. Para você ter uma ideia em 1952 os termômetros registraram o frio mais intenso e rigoroso do nosso território brasileiro por lá, chegando a medir -14 graus celsius. Dessa forma, entrando livro dos recordes o Guinness Book. Nos dias de inverno atualmente a temperatura por lá é de 13 graus celsius, sendo a temperatura mínima registrada hoje em dia.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Informações sobre inverno no Wikipédia

Veja também: Três Marias – MG – Turismo e Lazer as Margens da Represa e do Rio São Francisco

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário