Pesca Gerais

Importância e quais os benefícios de comer peixe para uma boa saúde

Se você está buscando formas de melhorar sua saúde e não sabe como, saiba que existem muitos benefícios de comer peixe para sua saúde. Os peixes são fontes importantes de proteínas. Além disso, alguns tipos de peixe são ricos em ômega 3. Aliás, entre eles podemos citar a anchova, sardinha, truta, atum, cavala e salmão.

O correto para aproveitar os benefícios de comer peixe, é ingerir no mínimo três vezes por semana. Dessa forma, o bom é ingerir cerca de 100 gramas de peixe nessas refeições. Mas, se preferir pode incluir esse alimento diariamente na sua dieta, sem problema.

Além de consumir peixe propriamente dito, se possível adicione também a sua dieta moluscos e crustáceos. Assim terá uma variedade maior de nutrientes em sua dieta. Então, antes de falar sobre os 5 incríveis benefícios de comer peixe, vamos tirar algumas dúvidas relacionadas ao consumo de peixe e dar umas dicas para comprar o peixe.

Qual a importância do peixe para o ser humano?

O peixe é uma fonte importante de proteína. A proteína tem como função reparar e ajudar na construção dos tecidos do corpo. Assim, como na reparação dos nossos órgãos. Independente se o peixe é de água doce ou salgada, ambos trazem os benefícios de comer peixe.

Entretanto, é importante lembrar que as formas mais indicadas para preparar o peixe, é cozido, assado, grelhado e ensopado.

benefícios de comer peixe assado

Dicas para escolher o peixe para aproveitar os benefícios

Quando for até o mercado ou peixaria para escolher seu peixe, existem três formas que você pode encontrar seu peixe: peixe fresco, congelado ou seco.

  • O peixe fresco deve estar sob refrigeração, as escamas precisam estar firmes no peixe ou no caso de peixes com couro o couro precisa estar íntegro. Os olhos precisam estar transparentes e brilhantes.
  • Os peixes congelados são os peixes embalados que costumamos encontrar em supermercados. Eles precisam estar conservados na temperatura recomendada pelo fabricante. E na embalagem não pode ter acumulo de gelo ou água.
  • Os peixes secos, devem estar protegidos contra insetos, poeiras e em local devidamente higienizado. Fique atento a pontos de mofo, manchas escuras ou avermelhadas. Verifique também pontos brancos, podem ser ovos de larvas. Ele também não pode ter cheiro desagradável ou limosidade na superfície.

Agora que você já sabe sobre como consumir peixe e principalmente como comprar. Vamos falar sobre os 5 benefícios de comer peixe para sua saúde!

5 benefícios de comer peixe

Bom agora vamos falar sobre os 5 maiores benefícios de comer peixe!

1 – Proteína de qualidade

A carne de peixe é uma das melhores fontes de proteínas se comparada a outras carnes. Além disso, ela possui aminoácidos essenciais e é mais macia se comparada as outras carnes.

As proteínas são usadas em quase todas as funções do nosso organismo. Ela ajuda na formação dos músculos, da pele, dos cabelos, das células. E ajuda a manter o sistema imunológico forte!

Todos os peixes são ricos em proteínas. Entretanto, existem alguns peixes que possuem menos teor de gorduras e menor índice calórico, são eles o linguado, a garoupa e o robalo. Peixes como o salmão, sardinha e atum, geralmente tem mais gordura, por isso são mais calóricos.

2 – Prevenção de doenças cardiovasculares

A maioria dos peixes possui o que chamamos de gordura boa. Entretanto, os peixes de água salgada, como o atum, salmão e sardinha, possuem ainda mais essa gordura boa. Essa alta quantidade de gordura boa é o ômega 3, que são nutrientes presentes nas águas do mar.

O ômega 3 em no nosso organismo tem a função de reduzir o colesterol ruim e aumentar a quantidade de colesterol bom. Além disso, ele ajuda a reduzir a inflamação no nosso organismo e melhora o sistema imunológico.

Dessa forma, quando há um consumo regular de peixes, há grandes chances de reduzir doenças cardiovasculares. Entre elas o infarto e aterosclerose. E não é só isso, ainda é possível prevenir outras doenças como o AVC.

posta de peixe fresco

3 – Protege o cérebro

Quando há um consumo regular, os benefícios de comer peixe vão muito além. Sendo assim, o consumo pode ajudar a prevenir problemas de memória e a proteger contra doenças como o Alzheimer.

Isso acontece, porque o consumo de peixe evita que nosso cérebro sofra a de perda da massa. O ômega 3 presentes no peixe, juntamente com o fósforo e o cálcio ajudam a melhorar a transmissão de impulsos nervosos.

4 – Melhora sintomas da artrite

Como o consumo constante de ômega 3, nosso corpo começa a reduzir possíveis processos inflamatórios. Por isso, melhor os sintomas da artrite, já que as inflamações das articulações são reduzidas, melhorando as dores.

Mesmo que a suplementação seja feita, os benefícios de comer peixe são maiores.

5 – Fonte importante de vitamina D

Se você não costuma tomar muito sol, uma das melhores fontes de vitamina D na alimentação é o peixe, principalmente os peixes mais gordos. A vitamina D atual como um hormônio esteroide para o organismo.

A vitamina D é importante para prevenção de doenças como infertilidade, diabetes, problemas cardíacos e até o câncer. Mas não é só isso, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio, o que previne a osteoporose.

Outros benefícios:

  • Controla a pressão arterial;
  • Aumenta a saciedade;
  • Em gestantes evita a depressão pós-parto;
  • Melhora o desenvolvimento cerebral;
  • Possui vitaminas A, E e K.

Existem os mesmos benefícios de comer peixe cru?

Sabemos que qualquer alimento que é exposto à fonte de calor pode perder um pouco dos seus nutrientes. Então, sim, os benefícios de comer peixe cru são maiores que os peixes cozidos.

Entre esses benefícios podemos citar:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Melhora o desenvolvimento cerebral;
  • Regeneração das células nervosas;
  • Acelera a formação de tecidos;
  • Evita perda óssea;
  • Protege contra anemia.

Entretanto, gestantes devem evitar comer o peixe cru, o indicado é que ela tenha os benefícios de comer peixe após o cozimento, para evitar problemas maiores. Crianças, também devem evitar o consumo de peixe cru. Mas devem ser estimuladas a ingerir peixes assim que começam a se alimentar.

Assim, se você gosta de comer peixe cru, no blog temos um post bem completo falando sobre sushi, confere aqui. Agora se você é um amante de pesca esportiva, nossa loja está repleta de novidades!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário