Pesca Gerais

Peixes de aquário: informações, dicas de como montar e manter limpo

homem alimentando peixes de aquário

Se você está pensando em ter um aquário, saiba quais são os cuidados e as melhores espécies de peixes de aquário! Para criar peixes de aquário é preciso ter um conhecimento inicial sobre:

  • Comportamento alimentar;
  • Dinâmica dos peixes escolhidos;
  • A temperatura ideal da água;
  • Como manter a água filtrada;
  • Índice de pH da água;
  • Higienização do aquário;
  • Entre outras práticas.

Antes de falar sobre os peixes de aquário, vamos falar sobre como é a montagem de um aquário.

Como montar um aquário em casa

Primeiramente é essencial pensar aonde o aquário irá ficar. O local do aquário não pode receber luz solar direta. Todo o controle de temperatura da água, é feito com um aquecedor, já que é preciso manter uma temperatura média constante.

Além do controle da temperatura é preciso fazer um teste de pH da água, pois o pH precisa estar entre 7,1 e 7,8. E não é apenas isso! Precisa de uma bomba submersa para manter o oxigênio, um filtro para aquário para manter a água limpa.

Confira uma lista de itens básicos, além do que já citamos, que irá precisar para montar um aquário:

  • Um aquário adequado a quantidade e espécie de peixes de aquário que pretende criar;
  • Algicida;
  • Aspirador;
  • Clarificante;
  • Condicionador;
  • Descloridificante;
  • Itens para decoração;
  • Raça para peixes;
  • Rede de arame;
  • Substrato.

peixes coloridos nadando no aquário

Para definir o tamanho do aquário você terá que saber o tamanho dos peixes de aquário que quer criar. A regra é bem simples, para cada centímetro de peixe, você irá precisar de 1 litro de água. Se tiver 10 peixes de 2 centímetros, você precisará de um aquário com cerca de 20 litros de água.

Depois do tamanho do aquário definido, agora é hora de decorar o ambiente em que seus peixes de aquário iram viver. Além do substrato para forrar o fundo, você deve adicionar plantas que podem ser naturais ou não. Locais para os peixes se esconderem como pequenas cavernas de pedras.

Aliás, nunca coloque água da torneira diretamente no aquário. A água precisa ser tratada antes de colocada no aquário. Use o descloridificante, além disso, faça um teste de pH, para deixar a água ideal para seus peixes de aquário.

Como manter limpo o ambiente para os peixes de aquário

Se você quer manter seus peixes com a saúde em dia, é preciso fazer uma limpeza completa pelo menos a cada 15 dias. Além dos cuidados com a água, é importante higienizar todos os equipamentos que são utilizados no aquário.

Dessa forma, no momento em que for fazer a limpeza, troque apenas 20% da água. Para tirar dejetos e sujeiras use uma pequena peneira.  Ainda sobre a manutenção, é preciso que você fique de olho nos cuidados ideias para cada espécie de peixe.

Por exemplo, é possível ter um aquário de peixes de água salgada. Mas os cuidados são maiores, e é necessário ter materiais que sejam antioxidantes.

As melhores espécies de peixes de aquário

Primeiramente se você está iniciando agora, é importante que você procure espécies de peixes que sejam mais resistentes e fáceis de cuidar. Já que você pode cometer alguns erros no início.

Outro ponto importante a ser observado é a compatibilidade das espécies. Alguns peixes de aquário como os asiáticos, não se dão bem com peixes africanos ou americanos. Dessa forma, o ideal é evitar misturar muito as espécies inicialmente, assim você evita brigas entre os peixes.

Se a espécie escolhida é um peixe que costuma nadar em cardume, o ideal é ter outros peixes da mesma espécie, se não o peixe solitário pode adoecer e morrer.

lindo peixe betta colorido

Betta

O Betta é uma ótima opção para quem está iniciando no hobby. Ele não é muito exigente, dessa forma, consome pouca ração, o aquário não precisa ser grande e nem exige o uso de filtros.  Ele também é um peixe que vive bem sozinho, evite colocar outro peixe da mesma espécie, ele pode acabar arrumando briga.

Aliás, o Betta é um peixe asiático, ele é originário dos arrozais do Tibete. Então, no momento de arrumar o aquário tente reproduzir esse ambiente, coloque pedras, algas e areia.

Tretas

Esses peixes têm uma beleza incrível! Gostam de viver em cardumes, são pacíficos, mas se sentirem ameaçados podem ser territorialistas. Essa espécie prefere aquários plantados, os aquários plantados usam plantas naturais no seu interior. Dessa forma, ele reproduz de maneira fiel o ambiente em que os peixes vivem na natureza.

Os peixes que são colocados com eles devem ter o mesmo tamanho, ou podem ser um pouco maiores. Mas, devem ser peixes calmos que não os incomodem!

 Peixe de aquário Arco-íris

O peixe Arco-íris tem um colorido perfeito, são peixes resistentes, pacíficos e principalmente muito rápidos. Acima de tudo, são tranquilos e vivem muito bem com outras espécies como os Borboletas, os Dânios, os Labeos e o Tubarão Pictus.

Eles costumam se alimentar em meia-água, mas também sobe para a superfície em busca de alimentos. Vivem em cardumes e em ambientes bem iluminados.

Corydoras também conhecidos como peixes-gatos

Corydoras

Os Corydoras também conhecidos como peixes-gatos da América do Sul! Seu tamanho máximo não ultrapassa os 6 cm. Além disso, estão sempre em busca de alimentos no fundo do aquário.

A espécie dos Corydoras é muito rica, possuem vários peixes diferentes e muito atrativos. Aliás, caso a água não tenha oxigênio suficiente, não é um problema para os Corydoras. Já que eles costumam ir até a superfície para buscar oxigênio.

Aliás, essa espécie de peixes de aquário costuma viver em cardume, por isso é essencial ter vários dessa espécie no aquário.

Agora que você conhece as principais espécies e como montar um aquário, que tal começar hoje mesmo a montar seu aquário?

Enfim, gostou das informações sobre peixes de aquário? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Peixe Truta arco-íris: Conheça tudo sobre essa espécie

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário