Pesca Gerais

10 melhores iscas para pescaria de Tucunaré Açu no Amazonas

Existe no mercado uma variedade enorme de iscas artificiais. Selecionamos neste artigo as 10 melhores iscas para pescaria Tucunaré Açu e dicas de como utilizar cada uma delas.

Com as iscas certas e as informações que iremos dar neste post, a pesca do gigante Tucunaré Açu estará garantida!

Mas antes de conhecer as melhores iscas para pescaria de Tucunaré Açu, é importante que você conheça um pouco mais sobre a espécie. Seus costumes e hábitos para aumentar o sucesso na sua pesca esportiva.

Conheça um pouco sobre esse gingante

O Tucunaré Açu é uma espécie típica do Amazonas. Mas, o peixe Tucunaré pode ter mais de quinze espécies diferentes. Sendo que o Tucunaré Açu é considerado o principal astro da espécie, podendo passar dos 10 quilos e ter cerca de 1,00 metro de comprimento!

Eles são da família dos Cichlidae, são peixes esportivos brasileiros, possuem uma grande variedade de cores e listras. Mas o corpo alongado, a cabeça grande e a mandíbula proeminente é uma característica comum a todos.

O Tucunaré Açu é um predador voraz, raramente desiste de sua presa e isso, faz com que sua pesca seja muito atrativa para os pescadores esportivos. A alimentação natural deles é basicamente de peixes e pequenos crustáceos.

Aliás, seus hábitos são diurnos, costumam se alimentar próximo às margens no início da manhã e ao final do dia. Entretanto, no meio do dia costumam permanecer na parte central das lagoas.

Em locais como rios, ele escolhe locais com remansos, se tiver locais com estruturas, é lá provavelmente eles estarão.

A pesca do Tucunaré Açu na Amazônia

A pesca do Tucunaré Açu na Amazônia é um dos maiores desejos entre os pescadores esportivos. Isso porque, é lá que estão os maiores exemplares dessa espécie. O nome científico dessa espécie é ou Cichla Temensis.

O Tucunaré Açú é um peixe não migratório, tem o costume de ficar sempre próximo ao seu território. Por isso, eles são facilmente encontrados em águas paradas, remansos ou espraiados. Ou seja, locais onde normalmente o casal escolhe para construir o ninho e posteriormente cuidar dos filhotes.

Temos um artigo interessante sobre a reprodução do Tucunaré, vale a pena conferir! Reprodução do Tucunaré: Conheça mais sobre a vida da espécie

Na Amazônia a melhor época para pesca é quando as águas estão baixas, assim eles perdem a proteção da mata inundada. Deixando a pesca desse gigante amazônico um pouco mais fácil. Um dos lugares mais populares é o Alto Rio Negro lá é possível encontrar verdadeiros gigantes!

Mas em alguns locais há proteção indígena, por isso, o pescador deve procurar informações antecipadamente para ter acesso à área. Procurem por agências especializadas em pesca esportiva, elas terão todas as informações sobre as regiões. Indico a Agência Vilanova Amazon que oferece uma ótima operação para o Rio Jufari e outros. Decerto, rio que em 2018 realizei uma das melhores pescarias da minha vida, veja o relato: Rio Jufari – Amazonas | Operação Vilanova Amazon 2018

Acesse e confira todas as opções de Operações da Vilanova Amazon:

ACESSE VILANOVA AMAZON

Dicas de como pescar o Tucunaré Açu

Como falamos anteriormente é importante que você conheça bem o peixe que deseja pescar, conhecer seus hábitos, ajuda bastante no momento da pesca.

Sendo assim, para a pesca do Tucunaré Açu, o melhor horário é no período da manhã e no final da tarde quando ele busca alimentos. Mas já realizamos ótimas capturas próximo ao horário do almoço. O importante é isca na água e muita disposição para buscar seu troféu!

Outra parte importante é a escolha dos equipamentos. Antes de tudo as varas devem ser de ação média a rápida. O tamanho da vara deve ser algo em torno de 6´ aproximadamente 1,80 m.

Se a isca escolhida for grande, como as iscas hélice, use vara entre 6’ até 7’. As carretilhas devem ser de perfil baixo, mas prefira as que tenham alta velocidade de recolhimento. A capacidade de linha na carretilha deve ser entre 50 a 80 metros.

A melhor linha é a multifilamento, ela deve ter em torno de 50 a 65 libras. Utilize também um líder de fluorcarbono, em torno de 0,60 a 0,70 mm com o comprimento aproximado ao tamanho da sua vara. Isso evita que a sua linha se parta durante a dura briga com esse gigante.

Tucunaré Açu barcelos Amazonas, máquina de caçar

Cuidados gerais no momento da pesca

Aliás, escolha barcos de pesca silenciosos, dê preferência os que são conduzidos por motores elétricos ou até mesmo os conduzidos a remo pelos próprios guias de pesca. Essa situação de pesca é muito vantajosa, aumenta a chance de sucesso da sua pescaria.

Em relação às melhores iscas para o Tucunaré Açu, separamos um tópico especial para isso.

Não se esqueça de que paciência é fundamental, insista em um ponto de pesca por algumas vezes. Arremesse um ou mais modelos de iscas artificiais no mesmo local que você ou seu guia achar promissor. É comum o Tucunaré Açu atacar a isca depois de vários arremessos.

Lembrando que no momento da briga com o peixe capturado, quanto maior for à velocidade do recolhimento da linha, mais difícil será a briga e consequentemente mais complicado embarcar seu troféu. O ideal é deixar a fricção da carretilha bem regulada antes de recolher a linha, assim o peixe fica mais calmo e o processo de embarcar seu troféu também.

Por fim, tome cuidado com as garateias da sua isca artificial, alguns pescadores se ferem constantemente, isso ocorre porque o Tucunaré Açu tem o costume de realizar movimentos fortes na borda do barco na hora de ser retirado da água. Por isso, sempre use um alicate pega peixe para segurar a boca do peixe e outro alicate de bico para retirar as garateias. Nunca deixe de usar óculos polarizados, ele ajuda muito para localizar o peixe nadando na superfície, bem como, é um dos principais itens de segurança.

As iscas para pescaria de Tucunaré Açu e a forma de trabalho

Agora chegou o momento principal do nosso artigo, conhecer quais são as iscas para Tucunaré Açu! Em resumo, essa espécie permite o uso de iscas artificiais para superfície, meia água e para o fundo.

Como já citamos, no mercado existe uma grande quantidade marcar e modelos, nesse sentido, vamos falar sobre algumas iscas que já nos deram bons resultados em algumas pescarias.

As iscas de superfície são excelentes para ajudar na localização do peixe. Elas conferem mais adrenalina e emoção no momento da fisgada, dessa forma, procure as que tenham ação em zig zag as famosas zaras.

Se sua escolha for iscas de meia água, procure as que tenham o peso aproximado de 10 a 30 gramas. Elas melhoram o arremesso e tem movimento mais natural, chamando a atenção do predador. A melhor coloração na opinião de vários pescadores esportivo é a cor branco-osso.

Além disso, quando perceber que o peixe está manhoso, prefira as iscas de fundo. Quando o peixe está no fundo, uma das melhores opções são os jigs.

Trabalho das iscas artificiais para pescaria de Tucunaré Açu

Trabalhe a isca da maneira certa! Além de escolher a melhor isca saber trabalhar para que a isca seja atrativa é fundamental! Trabalhe a isca para que ela seja o mais natural possível, dê toques leves de ponta de vara intercalando com o recolhimento da carretilha, sempre extraindo o melhor nado da sua isca artificial. O trabalho de recolhimento também deve ser alternado entre trabalhos lentos e rápidos até descobrir em qual tipo de velocidade o peixe está batendo.

Nas iscas artificiais para Tucunaré Açú de superfície, escolha os modelos com chocalhos / ratllin mais fortes, estridentes. Além disso, uma dica interessante é ter modelos diferentes em sua caixa de pesca. Entretanto, quando falamos em arremesso o melhor e o mais usando durante sua pescaria de Tucunaré Açú é o Overhead Cast o conhecido arremesso por cima.

Confira agora uma lista com as 10 melhores iscas para pescaria de Tucunaré Açu!

As melhores iscas para pesca do Tucunaré Açu são:

Iscas de superfície

As zaras, com toda certeza são uma das mais usada e principalmente as mais produtivas. Elas podem ser usadas em diversas situações. As iscas são leves, extremamente fáceis de trabalhar e principalmente não cansa o pescador. Sua ação acontece na sempre na superfície.

01 – Isca Nelson Nakamura Zig Zarão 130 – Isca fabricada pela Lucky Moldes.

CONFIRA A ISCA

As iscas zara e os sticks são bem parecidos, mas os sticks são mais recomendados quando o peixe está manhoso. O seu trabalho é mais lento e imita um peixe ferido. Alguns modelos recomendados são:

02 – Isca Jumping Minnow T20 – Isca fabricada pela Rebel

CONFIRA A ISCA

03 – Isca Bonnie 128 – Isca fabricada pela Jackall.

CONFIRA A ISCA

Já as iscas para Tucunaré Açu do tipo hélice, são uma ótima escolha para áreas de longos espraiados ou drop off. Além disso, normalmente elas ajudam a selecionar os peixes maiores, principalmente quando eles estão em cardumes.

Dessa forma, para ataques mais explosivos é importante trabalhar a velocidade da isca. Quanto mais rápido o pescador esportivo trabalhar a isca, mais voraz será o ataque. Para essa linha de iscas recomendamos:

04 – Isca Rip Roller 5.25″ – Isca fabricada pela High Roller

CONFIRA A ISCA

05 – Isca Dr. Hélice II Dupla – Isca fabricada pela KV.

CONFIRA A ISCA

Os modelos Popper normalmente são pouco usados pelos pescadores, entretanto, são iscas excelentes para despertar o instinto de proteção e competição de territórios com os Tucunarés Açu.

Apresenta uma cavidade na sua boca cria um som muito particular, que torna a isca atraente para os bocudos. Durante o trabalho de “popadas”, ela cria várias bolhas na água, despertando ainda mais a atenção dos predadores.

Um modelo custo benefício é:

06 – Isca Top 21 Popper Combath – Isca fabricada pela Capitão Hook

CONFIRA A ISCA

Iscas de meia água ou sub-superfície (nado errático)

As iscas meia-água ou sub superfície, são bastante produtivas e fáceis de usar. Nesse caso, as recomendações de iscas são:

07 – Isca Nelson Nakamura Bora 12 – Isca fabricada pela Lucky Moldes.

CONFIRA A ISCA

08 – Isca Curisco 110 – Isca fabricada pela Lucky Moldes

CONFIRA A ISCA

09 – Isca Biruta 110 – Isca fabrica pela Deconto.

CONFIRA A ISCA

As iscas para pesca no fundo

Por fim, os tradicionais jigs, que tem a função de ir ao fundo buscar o peixe. Para isso, arremesse a isca e espere que ela toque no fundo, dê um toque ponta de vara para cima e em seguida efetue o recolhimento.  Repita esse procedimento sempre que você sentir que o jig tocou o fundo.

Recomendamos para essa categoria:

10 – Isca Killer Jig 17g by Eduardo Monteiro – Isca Fabricada pela Yara

CONFIRA A ISCA

 

Enfim, agora que você conhece quais são as melhores iscas para o Tucunaré Açú, que tal visitar a loja Pescas Gerias e completar seus equipamentos para enfrentar esse gigante?

Quer saber tudo sobre iscas artificiais? Acesse o post: Iscas artificiais conheça os modelos, as ações com dicas de trabalho

Posts Relacionados

Deixe um Comentário