Índice - clique no tópico desejado
Serra do Roncador: mistério, cultura e autoconhecimento
Boa parte dos brasileiros não conhece ou praticamente nunca ouviu falar na Serra do Roncador. Só para ilustrar, é uma linda região localizada praticamente no centro do Brasil, no está do Mato Grosso.
A área ocupa certa de 800 quilômetros de muitas montanhas, portanto, apresenta uma natureza exuberante. Fica localizado também entre os Rios Araguaia, Rio Xingu e o Rio das Mortes.
A Serra do Roncador é um atrativo para os praticantes de esportes de aventura, como rapel, escalada e mountain bike. Os cânions formados pelos rios oferecem uma paisagem deslumbrante e são um desafio para os amantes do esporte.
A Serra do Roncador é um atrativo para os turistas que buscam tranquilidade e contato com a natureza. Os visitantes podem fazer caminhadas, escaladas e banhos nas cachoeiras.
A Serra do Roncador é com toda certeza uma das regiões menos visitadas da selva sul-americana. A extensão da Serra abrange o município de Barra do Garças – MT até a Serra do Cachimbo, no Pará.
A origem do nome
O nome deu origem pelo simples fato do som grave e forte que se forma e ressoa na Serra. Principalmente a noite, ao contato do vento dos gigantes paredões rochosos, é comum escutar como o soar do ronco ininterrupto de uma pessoa dormindo.
Você acha assustador? Por certo, essa característica fortalece muito o mistério do lugar.
Os mistérios da Serra
As histórias que cercam a região faz com que se torne mística. Local pouco visitado por turistas, mas muito procurado por pesquisadores e estudiosos de antigas civilizações.
No topo da Serra do Roncador, dependendo do ângulo é possível ver as imagens de um índio e uma santa, que simbolicamente representa os guardiões do local.
Na serra é possível visitar uma natureza maravilhosa, praticar boas caminhadas através das trilhas, visitar e refrescar nas lindas cachoeiras com águas cristalinas e visitar também as grutas, como a “Gruta Azul”, um pequeno abrigo incrustado na montanha que contém gravuras geométricas, como a imagem de uma estrela cadente de cor azulada, o que inclusive deu origem ao nome do local.
Nas nossas viagens para as pescarias ao Rio Suiá Miçu passamos de frente a essa maravilhosa arte de Deus. Acompanhe nossas pescarias no Rio Suiá Miçu: Suiá Miçu – Pescaria de Trairões na Superfície
Conclusão:
A Serra do Roncador é um atrativo para os amantes da natureza e dos esportes de aventura.
Os cânions formados pelos rios oferecem uma paisagem deslumbrante e são um desafio para os amantes do esporte.
A Serra do Roncador é um atrativo para os turistas que buscam tranquilidade e contato com a natureza.
Os visitantes podem fazer caminhadas, escaladas e banhos nas cachoeiras.