Início Peixes Peixe Truta arco-íris: curiosidades, onde encontrar, dicas para pesca

Peixe Truta arco-íris: curiosidades, onde encontrar, dicas para pesca

por Otávio Vieira

O Peixe Truta arco-íris é cultivado em diversos países da União Europeia, além da Noruega, Chile, Turquia e Irã, principalmente para o uso na culinária.

Assim, o peixe tem uma boa carne que é comercializada de maneira fresca, defumada ou enlatada em vários locais do mundo. E além das suas vantagens com relação à culinária, este animal também proporciona grande emoção em meio à pescaria.

A Truta (do latim salmo trutta) é um peixe da família dos Aalmonídeos. As trutas são normalmente encontradas em águas frias e limpas de rios e lagos, distribuídas pela América do Norte, América do Sul, norte da Ásia e Europa.

Por isso, nos acompanhe para conhecer todos os seus detalhes.

Classificação:

  • Nome científico – Oncorhynchus mykiss;
  • Família – Salmonidae.

Características do peixe Truta arco-íris

Em primeiro lugar, é interessante citar que o Peixe Truta arco-íris tem esse nome vulgar devido as suas manchas coloridas. Assim, o animal é alongado e os exemplares maiores têm um corpo comprimido.

O peixe não tem manchas brancas e pequenas na região cefálica que geralmente são chamadas de tubérculos nupciais. De modo diferente, o animal tem uma coloração prateada, bem como algumas pintas pretas espalhadas no corpo.

Mas é importante notar que o macho reprodutor tem pequenas alterações na cabeça e em sua boca. E essas alterações podem variar de acordo com o habitat, condição sexual e com o tamanho do peixe.

Por isso, os reprodutores também apresentam uma coloração intensa e escura, diferentemente dos jovens que são mais claros, brilhantes e prateados.

Além disso, o Peixe Truta-arco-íris alcança entre 30 e 45 cm de comprimento total e prefere águas com uma temperatura média de 25 ° C.

O seu peso comum seria de 12 kg, porém há exemplares raros que alcançaram quase 20 kg. E por fim, o animal pode viver até os 11 anos de idade e tem uma boa adaptação em água salgada.

A quantidade e qualidade da alimentação no local onde evoluem, bem como a dimensão do espaço físico onde vivem, têm uma influência marcante no desenvolvimento das trutas; sendo capaz de desenvolver velocidades de natação de cerca de 35 km por hora.

Truta arco-íris

Truta arco-íris

Reprodução do peixe Truta arco-íris

É comum que os machos desta espécie amadureçam somente aos 2 anos de idade e as fêmeas aos 3.

Com isso, a desova acontece de novembro até maio no hemisfério norte e de agosto até novembro no hemisfério sul.

A fêmea é responsável por escolher o melhor local e cavar um buraco. E enquanto a fêmea cava, o macho fica ao redor a protegendo de outros peixes predadores.

Uma característica interessante sobre o macho é que no período de reprodução ele fica mais colorido.

E logo após cavar, ambos entram no buraco e liberam o óvulo e esperma, por isso, a fêmea produz de 700 a 4.000 ovos a cada desova.

Depois disso, a fêmea sai do buraco e começa a cavar outro a fim de cobrir os ovos, um processo que ocorre várias vezes até que a reprodução se encerre.

Alimentação: o que come a Truta arco-íris

O Peixe Truta arco-íris se alimenta de diversos invertebrados aquáticos e terrestres, assim como, os peixes pequenos. Portanto, quando está no mar, o bicho também pode comer peixes e cefalópodes.

É um animal tipicamente carnívoro e predador, que se alimenta de tudo que o ambiente lhe oferece: insetos, ovos, larvas, peixinhos e até trutas menores. Come tanto no fundo quanto na superfície, dependendo das horas do dia e do tipo de alimento que tem disponível.

Quando jovem, gosta de caçar insetos assim que eles caem na água, ou em voo, saltando na superfície. Quando o ambiente em que vive é povoado por crustáceos, também se alimenta destes e então sua carne fica rosada e muito fina, neste caso diz-se que a truta é salmão.

Também os vermes, e com eles toda a fauna que acompanha o curso das torrentes e rios, constituem um petisco muito apetitoso para as trutas.

Curiosidades sobre a espécie

A principal curiosidade seria a capacidade de se adaptar e se desenvolver em várias regiões do mundo. A princípio, o Peixe Truta arco-íris é nativo dos rios da América do Norte que drenam para o Oceano Pacífico.

No entanto, o bicho também pode estar em locais de outros continentes, pois foi introduzido em pelo menos 45 países, como um peixe de aquacultura. Ou seja, desde a drenagem do rio Kuskokwim no Alasca até a drenagem do rio Otay na Califórnia, o animal pode estar presente.

Além disso, foi introduzido e se desenvolveu muito bem no Canadá bacias do Ártico, Atlântico, Grandes Lagos, Mississippi e Rio Grande. Sendo assim, diversos foram os países e os relatos de impactos ecológicos após a introdução foram diferentes.

peixe truta arco iris

Habitat: onde encontrar o peixe Truta arco-íris

De modo geral, o Peixe Truta arco-íris está no Brasil e no Chile, quando consideramos somente a América do Sul. Em nosso país, por exemplo, o animal está presente desde 1913, quando os primeiros piscicultores decidiram iniciar a criação em cativeiro. Mas, saiba que este é um peixe de clima temperado e por esse motivo, não conseguiu se espalhar muito no Brasil.

Nesse sentido, o animal prefere as águas claras, frias e habita nascentes. Outros locais para a captura também são os lagos, riachos, rios e as áreas entremarés. E geralmente, os peixes desta espécie ficam entocados no fundo.

Além disso, têm predileção pelas águas dos rios e torrentes das montanhas cujas águas são frias e batidas. Nasce nas áreas altas dos rios, onde a água é limpa e oxigenada. Necessita entre 6 e 8 centímetros cúbicos de oxigênio por litro de água, para atender suas necessidades respiratórias. Daí sua preferência por águas com muita corrente, cuja a correnteza constante produz maior oxigenação.

Com maturidade, desce o rio para se estabelecer e proteger sua área de caça. Sendo muito territorial, ataca qualquer intruso ou mesmo membros de sua própria espécie quando se trata de defender seu território.

Adaptação ao ambiente

Para se adaptar às correnteza dos rios, a truta está sempre em movimento, acompanhando a velocidade da água. Desta forma, elas parecem permanecer imóveis, mas mantendo ampla força para avançar rapidamente quando necessário. Além disso, graças ao seu formato hidrodinâmico, é mais fácil ficar parado no mesmo lugar e não ser arrastado pela correnteza.

Dicas para pesca do peixe Truta arco-íris

Como dica de captura do Peixe Truta arco-íris, use uma linha leve ou ultra-leve porque isso torna a experiência mais difícil, porém muito interessante. Isso porque a truta consegue perceber a linha grossa e se afasta da isca. Isto é, usando linhas grossas, você pode perder o peixe facilmente.

E por falar em iscas, use modelos artificiais como as colheres e os gabaritos em uma faixa de 2,5 a 7 centímetros.

Inclusive, como dica de pesca você pode interagir com os pescadores do local, tal como analisar a região de pesca para entender o tipo de alimento da espécie naquele determinado lugar. Desse modo, você consegue adequar as suas iscas e a pesca se torna mais eficiente.

Informações sobre o Peixe-truta-arco-íris no Wikipédia

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Peixe Tucunaré Amarelo: Conheça tudo sobre essa espécie

Visite nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Youtube Video

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário