Pesca Gerais

5 Peixes venenosos e as criaturas marinhas mais perigosas do Brasil e do mundo

peixe leão considerado venenoso

Se você gosta de pescar, é preciso ficar atento há certas espécies de peixes, pois algumas são extremamente perigosas, conheça os 5 peixes venenosos mais perigosos do mundo!

Os peixes venenosos podem estar presentes na água salgada e na água doce. Aliás, nos rios e mares, os peixes não são os únicos animais venenosos que podem existir! Escondidos entre as vegetações podemos encontrar o polvo de anéis azuis, ele tem 20 cm, mas sua toxina é tão poderosa que ele pode matar 26 adultos em minutos!

Então, a criatura marinha mais perigosa do mundo, é a água-viva-caixa-australiana, encontrada na Ásia e na Austrália. O veneno dessa criatura é tão potente, que pode matar uma pessoa em apenas 3 minutos! Pela ação rápida do veneno, raramente alguém sobrevive ao ataque dessa criatura.

Mas, além dela ainda existe outra água-viva extremamente perigosa a Irukandji ou Vespa-do-Mar, considerada como animal mais venenoso do planeta! Então, ela é comum no litoral Australiano, tem o tamanho de uma unha e é transparente. Entretanto, até o momento não há antidoto para seu veneno!

Certamente, no litoral brasileiro existe uma grande diversidade de águas vivas, a maioria delas causam apenas queimaduras na pele, enjoo, vômitos e febres. Um animal bastante semelhante às águas-vivas no Brasil é a Caravela Portuguesa, só que ela flutua na água e não tem a capacidade de se locomover sozinha.

Seus tentáculos podem chegar a 30 metros de comprimento, na verdade ela não é um animal e sim um ser vivo composto de uma colônia de células inter-relacionadas. Entretanto, é bastante venenosa e pode levar a morte. Mas, no mar ainda podemos citar outros animais venenosos, como as esponjas e os moluscos.

Agora que já falamos de outros animais altamente venenosos, vamos conhecer os 5 peixes venenosos mais perigosos do mundo!

peixe escorpião

Quais são os peixes venenosos?

Existem vários peixes venenosos espalhados pelo mundo, os envenenamentos podem acontecer pela ferroada ou pela ingestão do peixe venenoso. No Brasil, a maioria dos acidentes são com peixes marinhos. Os peixes mais venenosos são:

  • Bagres
  • Peixe-escorpião
  • Niquim
  • Baiacus
  • Peixe-leão
  • Peixe-aranha
  • Blênio dentes-de-sabre
  • Peixe-vaca-comum
  • Fox face
  • Quimera
  • Peixe-balão
  • Mandi
  • Espinhoso
  • Mirim
  • Mamaiacu
  • Arraia
  • Peixe-sapo
  • Peixe-gato

Apesar de existirem várias espécies separamos 5 para falar um pouco mais. A primeira que vamos falar é o bagre!

1 – Bagre

O Bagre é um peixe que vive em água doce e salgada. Aliás, ao todo existem mais de 2.200 espécies desse peixe, algumas espécies podem viver até 60 anos. Mas a maior parte das espécies são originárias da América Latina.

Entre as espécies encontradas no Brasil, temos o Bagre Amarelo, que é uma espécie marinha. Considerada uma das mais venenosas a viver na costa brasileira. As principais regiões são a Sul e Sudeste, e o envenenamento acontece através dos ferrões que os bagres tem nas nadadeiras, região distal das nadadeiras dorsal e peitoral.

Além disso, podem ocorrer através das glândulas presentes nos espinhos e pelo muco produzido pelo animal. Dessa forma, os sintomas incluem câimbra, inchaço, paralisia e necrose.

Conheça outros peixes venenos e perigosos

As espécies de peixes venenosos que vamos citar aqui não estão em uma ordem de perigo. Mas todos eles podem levar uma pessoa a morte quando não recebe os cuidados necessários.

2 – Peixe-pedra

Essa espécie de peixe venenoso é encontrada nos oceanos Indo-Pacífico, eles são abundantes em algumas regiões da Austrália e Oceania. Entre as espécies de peixes venenosos, ele é considerado um dos mais perigosos do mundo!

O veneno desse animal é injetado através dos seus 13 espinhos localizados na parte dorsal. A picada gera uma dor aguda, diarreia, vômito, paralisia, dificuldade de respirar e inchaço, se não socorrida a pessoa pode ir a óbito.

Em algumas regiões da China, Japão e Filipinas esse peixe é um alimento comum, o sashimi. Entretanto, tem um custo elevado, já que é raro e difícil para ser limpo. A grande maioria dos acidentes com esse animal acontecem quando as pessoas pisam nele, já que ele é muito parecido com uma pedra.

peixe pedra

3 – Baiacu ou Peixe balão

Talvez esse seja um dos peixes mais conhecidos na lista, já que no Japão e na Coreia ele é servido com uma iguaria. No Japão ele é conhecido como fugu e na Coreia como Bok-uh. Apesar da sua carinha bonitinha, a toxina desse peixe pode causar uma morte violenta e rápida através da asfixia.

Aliás, a toxina desse peixe é 100x mais potentes que o cianeto! Devido ao consumo do animal, o Japão é o país com mais mortes registradas pela intoxicação do Baiacu. Assim, existem chefes especializados para fazer a preparação da iguaria.

Outra característica marcante do Baiacu, é que quando se sente ameaçado ele se infla, como um balão. No Brasil, ele pode ser encontrado nas regiões nordeste e sudeste. Mas, ao todo no mundo existem mais de 120 espécies de Baiacu registradas.

Peixes perigosos do litoral Brasileiro

Agora vamos falar um pouco sobre peixes venenos que são comuns no litoral Brasileiro

4 – Peixe-escorpião

O peixe-escorpião não é tão letal quando os outros apresentados aqui. O veneno fica em seus ferrões, que estão em suas nadadeiras. Esse animal é solitário e geralmente fica próximo à areia, rochas ou lodo.

Raramente, existes acidentes entre seres humanos e o peixe-escorpião, mas a picada do seu ferrão pode causar, dores intensas, vômitos, paradas respiratórias e levar a morte se não tratada.

5 – Peixe venenoso Niquim, também conhecido por Beatriz ou Peixe-Diabo

Apesar de ser pequeno, medindo apenas 15 centímetros, o Niquim pode causar um grande estrago. Esse peixe habita entre a água salgada e a água doce do litoral Nordeste e Norte do Brasil. Anualmente, ele causa cerca de 100 acidentes na costa litorânea, essas pessoas sofrem convulsões, edemas, cefaleia, dores agudas, febre e necrose local.

Aliás, os espinhos responsáveis por injetar o veneno, ficam localizados na nadadeira, na cabeça e na espinha dorsal do peixe. Dessa forma, a maior parte dos acidentes com esse peixe ocorre em rios com leitos lamacentos e arenosos, as pessoas acabam pisando sem querer no peixe.

Peixe Niquim representa uma espécie considerada uma ameaça para o ser humano por conta do seu veneno

Quer conhecer mais curiosidades sobre outras espécies de peixes? Acesso nosso Blog! Faça uma visita a nossa loja virtual e conheça os melhores equipamentos para pesca esportiva do Brasil!

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre o Peixe-leão no Wikipédia

Veja também: Peixe Niquim: Conheça todas informações sobre essa espécie

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Posts Relacionados