Se você gosta de pescar, é preciso ficar atento há certas espécies de peixes, pois algumas são extremamente perigosas, conheça os 5 peixes venenosos mais perigosos do mundo!
Os peixes venenosos podem estar presentes na água salgada e na água doce. Aliás, nos rios e mares, os peixes não são os únicos animais venenosos que podem existir! Escondidos entre as vegetações podemos encontrar o polvo de anéis azuis, ele tem 20 cm, mas sua toxina é muito poderosa.
Então, a criatura marinha mais perigosa do mundo, é a água-viva-caixa-australiana, encontrada na Ásia e na Austrália. O veneno dessa criatura também é muito potente Pela ação rápida do veneno, raramente alguém sobrevive ao ataque dessa criatura.
Mas, além dela ainda existe outra água-viva extremamente perigosa a Irukandji ou Vespa-do-Mar, considerada como animal mais venenoso do planeta! Então, ela é comum no litoral Australiano, tem o tamanho de uma unha e é transparente. Entretanto, até o momento não há antidoto para seu veneno!
Certamente, no litoral brasileiro existe uma grande diversidade de águas vivas. A maioria delas causam apenas queimaduras na pele, enjoo, vômitos e febres. Um animal bastante semelhante às águas-vivas no Brasil é a Caravela Portuguesa, só que ela flutua na água e não tem a capacidade de se locomover sozinha.
Seus tentáculos podem chegar a 30 metros de comprimento, na verdade ela não é um animal e sim um ser vivo composto de uma colônia de células inter-relacionadas. Entretanto, é bastante venenosa. Mas, no mar ainda podemos citar outros animais venenosos, como as esponjas e os moluscos.
Agora que já falamos de outros animais altamente venenosos, vamos conhecer os 5 peixes venenosos mais perigosos do mundo!
Índice - clique no tópico desejado
Quais são os peixes venenosos?
Existem vários peixes venenosos espalhados pelo mundo. Os envenenamentos podem acontecer pela ferroada ou pela ingestão do peixe venenoso. No Brasil, a maioria dos acidentes são com peixes marinhos. Os peixes mais venenosos são:
- Bagres
- Peixe-escorpião
- Niquim
- Baiacus
- Peixe-leão
- Peixe-aranha
- Blênio dentes-de-sabre
- Peixe-vaca-comum
- Fox face
- Quimera
- Peixe-balão
- Mandi
- Espinhoso
- Mirim
- Mamaiacu
- Arraia
- Peixe-sapo
- Peixe-gato
Apesar de existirem várias espécies separamos 5 para falar um pouco mais. A primeira que vamos falar é o bagre!
1 – Bagre
O Bagre é um peixe que vive em água doce e salgada. Aliás, ao todo existem mais de 2.200 espécies desse peixe, algumas espécies podem viver até 60 anos. Mas a maior parte das espécies são originárias da América Latina.
Entre as espécies encontradas no Brasil, temos o Bagre Amarelo, que é uma espécie marinha. Considerada uma das mais venenosas a viver na costa brasileira. As principais regiões são a Sul e Sudeste, e o envenenamento acontece através dos ferrões que os bagres tem nas nadadeiras, região distal das nadadeiras dorsal e peitoral.
Além disso, podem ocorrer através das glândulas presentes nos espinhos e pelo muco produzido pelo animal. Dessa forma, os sintomas incluem câimbra, inchaço, paralisia e necrose.
Conheça outros peixes venenos e perigosos
As espécies de peixes venenosos que vamos citar aqui não estão em uma ordem de perigo. Mas todos eles merecem uma atenção especial e os devidos cuidados necessários.
2 – Peixe-pedra
Essa espécie de peixe venenoso é encontrada nos oceanos Indo-Pacífico, eles são abundantes em algumas regiões da Austrália e Oceania. Entre as espécies de peixes venenosos, ele é considerado um dos mais perigosos do mundo!
O veneno desse animal é injetado através dos seus 13 espinhos localizados na parte dorsal. A picada gera uma dor aguda, diarreia, vômito, paralisia, dificuldade de respirar e inchaço, etc.
Em algumas regiões da China, Japão e Filipinas esse peixe é um alimento comum, o sashimi. Entretanto, tem um custo elevado, já que é raro e difícil para ser limpo. A grande maioria dos acidentes com esse animal acontecem quando as pessoas pisam nele, já que ele é muito parecido com uma pedra.
3 – Baiacu ou Peixe balão
Talvez esse seja um dos peixes mais conhecidos na lista, já que no Japão e na Coreia ele é servido com uma iguaria. No Japão ele é conhecido como fugu e na Coreia como Bok-uh. Apesar da sua carinha bonitinha, a toxina desse peixe pode ser fatal.
Aliás, a toxina desse peixe é 100x mais potentes que o cianeto! Devido ao consumo do animal, o Japão é o país que mais registra problemas com a intoxicação do Baiacu. Assim, existem chefes especializados para fazer a preparação da iguaria.
Outra característica marcante do Baiacu, é que quando se sente ameaçado ele se infla, como um balão. No Brasil, ele pode ser encontrado nas regiões nordeste e sudeste. Mas, ao todo no mundo existem mais de 120 espécies de Baiacu registradas.
Peixes perigosos do litoral Brasileiro
Agora vamos falar um pouco sobre peixes venenos que são comuns no litoral Brasileiro
4 – Peixe-escorpião
O peixe-escorpião não é tão perigoso quando os outros apresentados aqui. O veneno fica em seus ferrões, que estão em suas nadadeiras. Esse animal é solitário e geralmente fica próximo à areia, rochas ou lodo.
Raramente, existes acidentes entre seres humanos e o peixe-escorpião, mas a picada do seu ferrão pode causar, dores intensas, vômitos, paradas respiratórias, etc.
5 – Peixe venenoso Niquim, também conhecido por Beatriz ou Peixe-Diabo
Apesar de ser pequeno, medindo apenas 15 centímetros, o Niquim pode causar um grande estrago. Esse peixe habita entre a água salgada e a água doce do litoral Nordeste e Norte do Brasil. Anualmente, ele causa cerca de 100 acidentes na costa litorânea, essas pessoas sofrem convulsões, edemas, cefaleia, dores agudas, febre e necrose local.
Aliás, os espinhos responsáveis por injetar o veneno, ficam localizados na nadadeira, na cabeça e na espinha dorsal do peixe. Dessa forma, a maior parte dos acidentes com esse peixe ocorre em rios com leitos lamacentos e arenosos. As pessoas acabam pisando sem querer no peixe.
Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Informações sobre o Peixe-leão no Wikipédia
Veja também: Peixe Niquim: Conheça todas informações sobre essa espécie
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!