Pesca Gerais

Os principais segredo dos arremessos para sua pescaria ser um sucesso

homem pescando com carretilha

Está com dificuldades de executar esse movimento? Vamos abordar algumas dicas de arremessos nessa publicação.

Para conseguir capturar um bom peixe, o pescador deve ter cuidados primordiais e o arremesso é um fundamento principal para o sucesso durante a pescaria.

Entretanto, o pescador iniciante sofre dificuldades em executar um arremesso com precisão, o que é muito normal para quem está começando na prática da pesca.

dicas de arremessos na pescaria

Com o arremesso mais preciso, você conseguirá colocar a isca de pesca mais próximo do local onde possivelmente encontra-se o peixe, consequentemente terá mais sucesso na sua captura.

Vamos abordar nesse post, algumas dicas iniciais para que o seu arremesso tenha uma melhor performance e que você fique mais preparado com confiança na hora da pescaria.

Peso da isca artificial

Identificar o peso da isca artificial é necessário. Dessa forma, utilizar varas curtas é o ideal para facilitar arremessos caso haja o uso de iscas pesadas. Se o intuito é usar uma isca leve, varas mais longas se adaptam melhor.

Não arremesse sem determinar o local onde sua isca vai cair

Ao chegar no pesqueiro, identificar o local onde sua isca vai cair é fundamental, dessa forma você pode calcular com mais precisão o movimento do seu arremesso. Entretanto, se sua pescaria seja em lagos ou rios, os arremessos devem ser mais curtos. Por outro lado, se for pescar no mar, vara longa é o ideal para arremessos mais distantes.

pescador arremessando uma isca artificial na pescaria

Dicas de arremessos com molinete

O uso de carretilha está associado à pesca de arremesso principalmente usando iscas artificiais. Para muitos, quem usa molinete, são os pescadores iniciantes e na verdade cada equipamento tem seu papel importante na prática da pesca esportiva.

Para arremessar iscas leves principalmente abaixo de 7 gramas o uso do molinete é muito positivo, por conta da facilidade é mais usado pelos pescadores mais experientes.

Usando o molinete o pescador tem a possibilidade de conseguir extrair arremessos mais longos evitando assim possíveis “cabeleiras” quando se usa um pouco mais de força nos arremessos.

Para conseguir um bom arremesso com menos atritos na pescaria usando molinete, o ideal é que o carretel esteja totalmente alongado. Manter o carretel recolhido resulta na perda de desempenho, porque no arremesso com molinete a linha é liberada em espiral e tende a se atritos com mais facilidade.

O atrito entre os componentes reduz a velocidade fazendo com que a isca caia na água antes de alcançar o seu objetivo desejado. Deixar a vara em uma posição mais alta no final do arremesso ajuda também a diminuir o indesejado atrito.

Seu corpo serve de referência

Alinhe seus pés e principalmente o tronco na direção do local que você vai realizar o arremesso. É uma excelente tática para um bom desempenho e precisão usar o seu corpo como referência.

dicas de arremessos na pescaria com vara longa

Entenda os estilos de arremesso

Overhead ou machadada, frontal, pêndulo e lateral são alguns estilos básicos de arremesso de isca de pesca, cada um exige movimentos e posições do corpo e braços. Para obter uma maior precisão é fundamental conhecer cada estilo.

Dicas de arremessos com cartilha

O fator principal na pesca com carretilha é o seu ajuste. Tudo deve estar bem equilibrado de acordo com modelo de isca. Deve-se prestar muito atenção ao peso da isca, posição e força do vento durante o momento do arremesso e a distância do alvo que você queira alcançar.

Para você pescador que esteja começando na pesca esportiva com o uso de carretilha é muito importante que deixe mais “fechada” ajustando o freio magnético, normalmente no ajuste fique mais próximo do zero. Os arremessos serão mais curtos, mas vai evitar uma possível “cabeleira”. Com o tempo você vai aumentando o ajuste na numeração, liberando cada vez mais o freio e consequentemente alcançando maiores distancias.

dicas de arremessos na pescaria com o uso de carretilha

A escolha da vara para um bom arremesso

Muito relevante quanto à carretilha ou molinete, a escolha da vara, de fato se torna um ponto importante. Entender as descrições constantes no equipamento é fundamental.

Toda vara tem a sua capacidade de peso, chamado também de Casting. Uma vara de 5’6” para linha de até 17lb, normalmente o casting é de 7 a 14 gramas, isso significa que a vara é mais ideal se você escolher iscas naquela faixa de peso indicada. Se não observar essas informações o pescador corre o risco de até mesmo quebrar a vara durante um arremesso.

O tamanho também tem o papel importante para um bom arremesso. Na regra geral, varas mais curta são melhores para arremessos mais curtos ou técnicos. Entretanto, as varas longas são opções para se conseguir arremessos mais longos, proporcionando também uma fisgada mais eficiente, por ter uma maior alavanca.

Em conclusão, pratique muito

Desenvolver as melhores técnicas só é possível depois de muita prática. Quanto mais você treinar os arremessos, melhores serão seus resultados na pescaria. Durante a pescaria, tire alguns minutos para praticar os estilos, preste a atenção na postura do corpo, na posição dos seus braços e das mãos, e principalmente na velocidade e força dos seus arremessos.

Essas dicas foram importantes ou úteis para você? Você tem mais alguma dica ou informação para acrescentar?

Deixe sua pergunta, duvida ou até mesmo seu comentário abaixo, que será muito importante para todos nós.

Gostou das dicas de arremessos? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Carretilha de pesca: saiba como escolher e quais os principais tipos

Posts Relacionados

4 comentários

Paulo Pescador 16 de maio de 2020 at 20:06

Excelente dicas, obrigado por compartilhar boas intenções.

Resposta
Otávio Vieira 24 de maio de 2020 at 14:09

Obrigado pelo Paulo Pescador. O objetivo do nosso blog é levar conhecimento e informação aos amigos pescadores!

Resposta
Pescaria de Tucunaré: Dicas para aumentar os resultados 26 de dezembro de 2020 at 9:48

[…] disso, um arremesso preciso significa menos enroscos também. O enrosco, com certeza diminui a chances de captura do peixe, […]

Resposta
Enio Souza 17 de janeiro de 2021 at 20:37

Muito produtivo suas indicações…

Resposta

Deixe um Comentário