Pesca Gerais

Tudo sobre pesca: guia completo com dicas para iniciantes na pescaria

Criança com um equipamento vara e isca na beira do lago

Se você sempre desejou ter a pesca esportiva como hobby, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. Vamos falar tudo sobre pesca nesse guia completo com dicas para iniciantes.

A pesca esportiva tem como objetivo pescar o peixe, medir, pesar, fotografar. Admirar o animal e devolver o peixe para água. Os pescadores esportivos pescam pelo amor ao momento.

Assim, o objetivo principal é a emoção da pescaria e todos os peixes são devolvidos, para que cresçam ainda mais e se reproduzam garantido à continuação da espécie e principalmente do esporte.

Mas a pesca esportiva deve ser realizada com alguns cuidados e observações para que o peixe não seja ferido e possa possibilitar sua soltura.

Para esse fim existem uma série de acessórios e equipamentos próprios. Então, vamos destacar ao longo desse guia completo com dicas para iniciantes sobre pesca.

casal devolvendo o peixe para água

Escolha o local adequado para pescar

O erro de muitos pescadores iniciante é querer se aventurar de cara em regiões de pesca famosas como o Pantanal ou Amazonas. Pescar em locais como esse, necessitam de certa experiência que um pescador iniciante não tem.

Prefira locais de pesca de fácil acesso e que tenham uma probabilidade maior, como um pesqueiro. Assim você ganhar experiência e se anima com a pesca.

Se puder ter alguém ao seu lado com mais experiência melhor ainda. Dessa maneira, você já aproveita e pede umas dicas de bônus.

Conheça as modalidades de pesca

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem várias modalidades de pesca. Cada uma requer um material diferenciado.

Se você quer ser um pescador, precisa saber que tipo de pesca quer realizar para comprar os equipamentos certos.

Para iniciantes a melhor maneira de começar é com a pescaria em água doce. Então prefira a pesca em lagos e rios e principalmente pesqueiros.

Conforme você vai ganhando experiência passe para as outras modalidades: tais como modalidade de praia ou oceano. Mas, tenha sempre alguém com experiência ao seu lado.

pai e filho pescando em cima de um tablado

Pescas em lagos e rios

Essa é a modalidade mais comum e realizada pelos amantes do esporte. Aqui os pescadores estão sempre em barcos ou à beira de um lago, ou rio.

As iscas devem corresponder ao tamanho do peixe, anzóis e linhas devem ser resistentes. Peixes de água doce costumam preferir iscas como minhocas, iscas artificiais e iscas de moscas.

Pesca na praia ou Surf Fishing

São realizadas nas costas das praias, aqui as varas devem ser mais compridas que as pescas em lagos.

As varas devem ter uma média de 3 metros até 5 metros, as varas precisam ser mais leves e muito mais resistentes.

As praias mais recomendadas para esse tipo são as praias de tombo e as praias mais rasa. Os peixes do mar preferem iscas como camarão, corrupto, sardinha e minhoca de praia.

Dois pescadores realizando pesca de praia

Pescando em oceanos

Realize essa modalidade de pesca em equipe e de preferência com pescadores experientes.

São utilizado barco com motores. Aliás, algumas pescarias são realizadas com o barco em movimento, que é a pesca corrico.

As iscas que os peixes de oceanos preferem são as lulas ou iscas artificiais de metal como a jumping jig.

Quais equipamentos devo comprar?

Existem uma variedade muito grande de equipamentos que você pode comprar. Alguns são básicos e poderão ser utilizados em várias situações. Outros devem ser específicos para cada tipo de peixe.

O básico para iniciar é uma vara com cerca de 2 metros de comprimento e um molinete ou carretilha simples.

As iscas também podem ser improvisadas. Alguns pescadores usam, por exemplo, pão amanhecido, ração, massas caseiras, salsinha e até docinhos! Podem-se usar também as iscas artificiais de diversas formas e modelos.

Um kit inicial pode variar de acordo com a sua região, mas o valor deve ficar em torno de uns R$ 200 a R$ 500.

Itens para um kit inicial

Primeiramente você deve comprar a vara, compre uma que seja resistente e tenha uns 2 metros de comprimento.

Escolha um molinete ou carretilha que seja simples e, ao mesmo tempo, resistente, fácil de utilizar e com boa capacidade de armazenamento de linha.

Um suporte para a vara também é bem-vindo, o material pode ser PVC, aço ou alumínio.

Escolha uma linha resistente ao peso e orientada ao tipo de pesca e peixe que vai pescar. Já que não adianta comprar uma linha para pescar lambari, se você pretende pescar tilápia, a linha não resistirá.

O anzol também segue a mesma ideia da linha, existe um mais recomendado para cada tipo de peixe.

Nesse caso você deve pensar em que tipo de peixe é comum no local que você irá pescar e se prepara tanto no anzol como na linha.

Uma caixa ou bolsa auxilia muito para acomodar ou guardar sua tralha de pesca. O chumbo ou chumbada é o responsável para manter sua isca no fundo, conforme o peso que você escolher.

Se você optar por usar o molinete, os giradores são essências para evitar a torçam da linha, os grampos ou snaps, fazem a junção da linha com o anzol ou isca.

Para manter uma melhor fixação das iscas vivas ao anzol indicamos o uso do elastricot.

Outros itens básicos para levar na pescaria, tesouras, lanternas, cortador de linha, alicate de bico para retirada do anzol da boca do peixe, um bom alicate de corte, alicate pega peixe, salva iscas etc.

Não se esqueça dos itens de cuidado pessoal como chapéu, bonés, máscaras de proteção solar, óculos polarizados, protetor solar, repelente, água potável, uns lanchinhos e dependendo da distância um kit de primeiros socorros.

material completo para pescaria

Últimas dicas para aumentar suas chances na pescaria

Todo iniciante não sabe onde encontrar o peixe e quais épocas são melhores. Se você for pescar em lagos, procure observar a água.

Os peixes geralmente ficam em cardumes, para localizar o cardume, procure movimentos diferentes na água, bolhas de ar e até os próprios peixes com a cabeça para fora ou caçando na superfície.

Outros sinais são a presença de aves, canais e poços mais profundos, locais com troncos e vegetações submersos, e não se esqueça do silêncio, é fundamental!

Para finalizar conheça os peixes locais, afinal cada peixe tem uma forma melhor de se fisgar! Com essas dicas você vai se divertir muito na sua primeira pesca esportiva!

Gostou das informações sobre pesca? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Veja também: Conheça importância da minhoca e dicas da melhor para sua pescaria

Posts Relacionados

2 comentários

Pescaria S/A 18 de julho de 2020 at 16:16

Parabéns pelo ótimo blog amigo pescador.

Resposta
Otávio Vieira 18 de julho de 2020 at 18:17

Obrigado pelo incentivo parceiro, valeu!

Resposta

Deixe um Comentário