Pesca Gerais

Conheça importância da minhoca e dicas da melhor para sua pescaria

A minhoca é um animal anelídeo, os anelídeos são animais como os vermes. Aliás, as minhocas são feitas de iscas para pescaria em todo o mundo. Isso mesmo, a minhoca é encontrada em lugares por todo o mundo.

Elas possuem tamanhos que vão de 2 centímetros até 2 metros de comprimento de acordo com a espécie! Mas, seu corpo é cilíndrico e com segmentos internos e externos, composto de vários anéis.

A boca e o ânus ficam em extremidades opostas e elas possuem vários corações podendo chegar a ter até quinze pares de coração. São animais subterrâneos, elas escavam várias galerias e canais em todo o terreno.

Sendo assim, o objetivo da escavação é a busca por comida. Aliás, seus alimentos favoritos são pequenos restos de vegetais que ela encontra no solo. E no momento em que se alimenta ela acaba ingerindo grandes quantidades de terra.

Por isso, suas fezes ou húmus, se tornam um excelente adubo para as plantas. Além de ser uma isca muito apreciada na pescaria.

várias minhocas juntas para pescaria

Entenda a fisiologia desse animal?

Atualmente existem mais de 8 mil espécies de minhocas em todo o mundo. As minhocas podem viver entre dez a doze anos, dependendo do clima e do sistema predatório.  O sistema digestivo da minhoca é completo, se iniciando na boca e finalizando no ânus.

Ela possui uma grande câmara conhecida como papo, após isso, ela tem uma moela para triturar o alimento. Depois um grande intestino, que segue até o ânus.

Outro sistema bem completo que ela possui é o sistema circulatório. Ele é todo fechado e possui uma rede muito fina de vasos espalhados por toda a pele. Os vasos capilares fazem a troca de gases com o meio ambiente.  As minhocas, assim como nós, têm hemoglobina que é o responsável por dar a coloração avermelhada ao sangue.

Nos seguimentos que formam o corpo da minhoca, existem pequenas câmaras internas, cheias de um líquido aquoso. E é esse líquido que é utilizado para fazer a excreção. Que aliás, acontece através de um órgão especial, no momento da excreção esse órgão se abre pela pele através de poros microscópicos.

Seu sistema nervoso é composto de vários gânglios na região da cabeça e de toda região vertebral do corpo. Nesses gânglios existem células nervosas que comandam a coordenação da minhoca, entre outras funções.

Já a respiração acontece pelas partes externas no seu corpo, ela tem a respiração cutânea. As minhocas têm a capacidade de se regenerar. Mas essa regeneração é afetada após a remoção de nove segmentos. A regeneração também depende de fatores ambientais e sexuais.

minhocas em destaque no fundo branco

Como é o sistema reprodutor da minhoca?

As minhocas são seres hermafroditas simultâneos. Ou seja, a minhoca possui testículos e ovários simultaneamente.

Mas elas precisam ter um parceiro para a troca de espermatozoide. Esse processo é conhecido como fecundação cruzada. A fecundação acontece no clitelo, que é uma cintura glandular intumescida, localizada na região anterior.

Lá é formado o casulo, e também acontece a nutrição dos embriões, além de ter um papel na cópula. O sistema reprodutor masculino da minhoca é composto de testículos, vesículas seminais, gonóporos e ductos espermáticos.

Já o sistema reprodutor feminino, é localizado em um segmento e tem um par de ovários, oviduto, ovissacos e gonóporo. Além disso, as minhocas possuem também de 1 a 3 pares de espermatecas que são uma espécie de espaço para armazenar os espermatozoides do seu parceiro.

A cópula da minhoca acontece quando duas minhocas unem seus corpos em direções opostas. Assim, o gonóporo masculino se encontra com a abertura da espermateca da outra minhoca. Quando as espermatecas de ambos estiverem cheias a cópula é finalizada.

Então, o corpo da minhoca cria algumas ondas peristálticas, gerando um movimento para trás. Esse movimento move o casulo para região anterior, onde está localizado os gonóporos femininos. Lá os óvulos são recolhidos e após a deposição dos óvulos e espermatozoides acontece a fecundação e logo após o corpo libera o casulo.

As futuras minhocas se desenvolver diretamente no solo, não passam por um estágio larval e os ovos já eclodem com minhocas juvenis. Entretanto, não existe um mês ou uma época em que as minhocas se reproduzem.

Elas preferem uma condição meteorológica quente e úmida para reprodução. Aliás, o período escolhido para isso é sempre o noturno. Anualmente cada minhoca pode fecundar outras 140 em condições ideias.

A importância da minhoca para o solo

A minhoca desenvolve um papel fundamental fazendo a fragmentação da matéria orgânica existente no solo. Dessa forma ela facilita a decomposição pelos micro-organismo. O húmus, gerado pela minhoca enriquece o solo e serve como um adubo natural para as plantas.

Além disso, melhora a atividade microbiana, acelerando as taxas de biodegradação. A movimentação do solo causada pelas minhocas é enorme, para se ter uma ideia, uma única minhoca consegue mover de duas até duzentas e cinquenta toneladas de terra!

As câmaras que as minhocas fazem melhoram a disponibilidade de oxigênio e também aumenta a filtração de água no solo.

pescador exibindo várias minhocas

Qual é a melhor minhoca para pescar?

Não existe uma espécie melhor. A mais usada é a minhocoçu. Mas há outras espécies, como a gigante africana, também utilizada. Seu uso é maior principalmente nas pescarias de água doce.

Aliás, alguns peixes que são pescados com as minhocas são:

  • Tilápias;
  • Pacus;
  • Tambaquis;
  • Tambacus;
  • Piaus;
  • Lambaris;
  • Carpas;
  • Traíras;
  • Bagres;
  • Corvinas;
  • Piabas;
  • Dourados;
  • Pirapitingas;
  • Piracanjubas;
  • outras espécies.

Aliás, um dos segredos para que sua pesca com minhoca seja mais produtiva, é manter ela viva o máximo de tempo possível. Assim elas se movimentaram mais e com isso atrairá ainda mais a atenção do peixe.

Sendo assim, para manter sua minhoca viva, pegue uma caixa de isopor e faça alguns furos na tampa da caixa. No interior da caixa coloque terra fresca e um pouco úmida.

Dica extra, coloque um pano úmido sobre a terra e quando perceber que ele está secando umedeça-o novamente. Assim você manterá as minhocas bem áticas até o momento da pescaria.

Informações sobre a minhoca no Wikipédia

Enfim, quer mais dicas? Acesse o nosso blog e confira outros segredos para uma boa pescaria!

Veja também: Qual Lua boa para pescar? Dicas e informações sobre as fases da Lua.

Agora se você busca equipamentos, a Loja Online Pesca Gerais está recheada de equipamentos!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário