Pesca Gerais

Qual Lua boa para pescar? Dicas e informações sobre as fases da Lua

fases da lua

Lua boa para pescar – Muitos acham que é superstição, outros definem com apenas crenças, mas de fato, as fases da lua exercem influências sobre as águas e os peixes. As forças gravitacionais da Lua sobre a Terra refletem diretamente nas marés, agricultura e principalmente a pesca.

A escolha de uma Lua boa para pescar pode ser fundamental para o sucesso da sua pescaria, ao mesmo tempo que é importante a separação dos equipamentos e iscas para capturar das espécies pretendidas.

A Lua interfere diretamente na captura de bons peixes, por exemplo, para os pescadores noturnos.

Prepare toda sua tralha de pesca, separando os conjuntos de varas e carretilhas, anzóis e principalmente suas iscas e confira a baixo a Lua boa para pescar.

A Lua

Satélite natural da Terra, a Lua está localizada a cerca de 384.400 km do nosso planeta. Apresenta um diâmetro de aproximadamente três mil quilômetros. Na atmosfera da Lua não se encontram água e gases, como por exemplo, o oxigênio e o nitrogênio.

Lua boa para pescar, informações e dicas sobre as fases da Lua: Nova, Crescente, Minguante e Cheia

A Lua recebe uma força gravitacional exercida pela Terra, puxando a Lua para sua órbita. Acontecendo também o mesmo em relação à superfície terrestre.

Por estarem próximas uma da outra, as partes líquidas da Terra, sobretudo as águas, sofrem influência da gravidade lunar, resultando no que conhecemos como marés.

A relação é simples, quando a Lua está mais próxima da Terra, as marés ficam altas; quando apresenta a fase do ciclo que há uma maior distância, as marés estão baixas.

A Lua não é considerada um objeto luminoso, mas um corpo iluminado, isso significa que a Lua não tem luz própria, mas a sua iluminação acontece através dos raios do sol.

A influência da Lua na maré

Entender a importância da influência da Lua boa para pescar nas marés ficará mais fácil o pescador memorizar os assuntos relacionados às fases da Lua, dessa forma, terá condições de escolher a melhor para pesca.

O movimento de descida e subida das águas dos oceanos é denominado Maré. Esse movimento não é influenciado somente pela força da Lua. O Sol também exerce essa influência, em menor proporção, pois, está mais afastado da terra.

A Lua gira ao redor da Terra que por sua vez gira ao redor do Sol. Da mesma forma que a Terra atrai a Lua, a Lua atrai a Terra, só que com menor intensidade.

Sem nenhum efeito de atração da Lua sobre os continentes, porém afetam os oceanos. Tal influência provoca correntes marítimas que formam duas marés diariamente, a maré alta e a maré baixa.

Podendo ser grande ou até mesmo imperceptível a diferença entre as marés, isso, dependendo muito do posicionamento do astro em relação à Terra, em outras palavras, das fases da Lua que veremos mais para frente.

Dessa forma, há muito tempo, os pescadores observam as fases da Lua para programar suas pescarias. Além disso, devem-se considerar outros fatores que são importantes, por exemplo:

  • Pressão atmosférica;
  • Temperatura da água;
  • Temperatura do clima;
  • Coloração da água em relação a chuvas;
  • Baixa ou aumento do volume da água no local de pesca;
  • Bem como outros fatores.

mar agitado a luz do luar

Lua boa para pesca, entenda sobre as fases

Movimento das águas, a luminosidade e outros fatores são primordiais para um bom rendimento na pescaria. Por isso, observar as fases da Lua pode proporcionar uma experiência completamente diferente na pesca.

Dessa maneira, entender o comportamento dos peixes, identificar os costumes da espécie que você vai pescar, também é extremamente importante quanto verificar se a Lua é boa para pescar.

Entenda um pouco mais sobre as fases da Lua boa para pescar, suas características enfim, como são fundamentais para aumentar sua produtividade na pescaria.

Lua Nova

Lua boa para pescar, informações e dicas sobre as fases da Lua Nova

Terra, Lua e Sol estão totalmente alinhados, o Sol e a Lua encontram-se na mesma direção. A força de atração é somada dessa maneira provocando a elevação máxima da maré.

Podemos dizer que é a fase zero, quando o Sol e a Lua encontram-se na mesma direção, ou seja, ambas nascendo e se pondo no mesmo horário.

Essa fase da Lua é marcada por pouca luminosidade, pois a sua face voltada para a Terra não está sendo iluminado pelo Sol, e por isso, os peixes preferem os locais mais fundos dos lagos, rios e mar.

É comum a formação de mais ondas nos mares, consequentemente deixando mais alto o nível dos rios devido a uma grande amplitude da maré.

Dessa forma é considerado pelos pescadores como uma fase Neutra para a pesca.

Lua Crescente

Lua boa para pescar, informações e dicas sobre as fases da Lua crescente

Quase formando um ângulo de 90º a Lua está a leste do Sol. Nessa fase a gravitação da Lua se opõe a gravitação do Sol, portanto, como a Lua está mais próxima da Terra o Sol não consegue anular toda a força gravitacional da Lua, por consequência a maré ainda apresenta uma ligeira elevação.

Decerto podemos considerar que é Lua Crescente é a transição da Lua Nova para a Lua Cheia e a maior característica que ela recebe luz apenas em uma face, no lado oposto da Minguante.

Nessa fase também, a Lua começa a aparecer e lança um pouco mais de luz, porém, ainda bastante fraca. Desse modo os peixes sobem um pouco mais a superfície, porém a grande maioria continua afundada.

Para a pesca marítima, essa fase é positiva, em virtude de as marés costumam estar mais baixas.

De acordo com essa fase da Lua, podemos considerar que é regular para atividade da pesca. O ideal é procurar espécies de peixes que preferem águas calmas e mal iluminadas.

Lua Cheia

lua cheia

O Sol, a Lua e a Terra estão alinhados novamente, entretanto nessa fase a Terra está entre o Sol e a Lua. A influência relativa à atração causa grandes elevações das marés.

É a fase que a Lua apresenta sua maior luminosidade bem como muita intensidade, considerada pelos pescadores a melhor para a prática da pesca esportiva.

Às vezes os peixes estão mais ativos, normalmente está mais próxima à superfície. O metabolismo é aumentado e acelerado rapidamente, de tal forma que os peixes estão com mais apetite, e por consequência aumentam os relatos de bons resultados durante as pescarias.

Por diversos motivos na pescaria de mar pode haver variações e dessa forma é considerada neutra pelos pescadores. Um dos motivos mais comum são as fortes marés.

Lua Minguante

Lua boa para pescar, informações e dicas sobre as fases da Lua Minguante

A Lua está a oeste do Sol, quase formando um ângulo de 90º entre eles. A atração é praticamente nula, uma vez que causa a menor elevação das marés.

Nessa fase a luminosidade da Lua perde em relação à Lua cheia, entretanto, ainda há uma luz ótima para a prática da pesca. Os peixes continuam movimento (ativos) procurando os alimentos próximos à superfície. Considerando esses fatores na pescaria de rios e mares.

Além da Lua boa para pescar, outros fatores que podem influenciar na pescaria?

O pescador não deve se atentar somente as fases da Lua para marcar sua pescaria, há outros fenômenos da natureza que podem interferir diretamente na sua pescaria. Só para ilustrar, destacamos alguns desses fenômenos:

Temperatura da água

desenho de termômetros à tempos com sol, nublado e frio

Primeiramente o pescador deverá identificar a espécie de peixe que vai pescar, porque a temperatura pode influenciar diretamente no resultado da sua pescaria.

Peixes como o Dourado, Tambaqui, Pacu e outros preferem temperaturas próximas aos 25 graus, sendo assim estão mais ativos e alimentando melhor.

Alterações bruscas no tempo

Os peixes percebem bem as mudanças no tempo, antes mesmo de começar as alterações. Vários pescadores relatam melhores produtividades ao mesmo tempo que aumentam o resultados na pesca antes da chuva, quando os peixes, como forma de prevenção, se alimentam mais.

Velocidade do vento

Para os pescadores que pescam embarcados, principalmente com iscas artificiais, a velocidade do vento tem papel direto no rendimento da pescaria, influenciando diretamente no comportamento dos peixes.

O estudo Escala Beaufort do hidrógrafo Irlandês Francis Beaufort categorizou os ventos de uma maneira prática, dessa forma é possível interpretar as águas pela aparência.

Escala Beaufort do hidrógrafo Irlandês Francis Beaufort categorizou os ventos de uma maneira prática

Pressão atmosférica 

No meu ponto de vista é um dos principais fatores que influenciam diretamente no comportamento do peixe de água doce. Nós humanos praticamente não sentimos esse fator enquanto muitos pescadores desconhecem e ignoram esse fenômeno importante.

Um bom GPS contribui para a segurança durante sua pescaria

A pressão atmosférica está ligada diretamente ao metabolismo do peixe, alterando dessa forma o seu comportamento natural.

Entretanto, é favorável é que a pressão esteja estável entre 1014 e 1020 hPA. Também nesse sentido é interessante que haja um pouco de oscilação: quando fica muito tempo estável, menor é mudança de hábitos dos peixes.

O barômetro é o equipamento que mede o índice da pressão atmosférica.

Gostou dessa publicação, ajudou a tirar suas dúvidas sobre a influência da Lua na pesca esportiva? Então deixe seu comentário logo abaixo ele é muito importante para nós.

Acesse nossas outras publicações na categoria sobre Dicas e Notícias

Veja também: Calendário de Pesca 2021 e 2022: programe sua pescaria conforme a lua

Posts Relacionados

Deixe um Comentário