Pesca Gerais

Capa de chuva: Entenda qual o tipo mais adequada à sua necessidade

A capa de chuva é um acessório importante, pois ela possibilita a fácil locomoção nos dias com alterações climáticas e até mesmo a proteção em dias de tempestade.

Entretanto, existem algumas características que o pescador precisa ficar atento, para que assim, ele venha investir em um acessório de fato vantajoso.

Fabricadas com materiais impermeáveis, a capa de chuva protege o pescador durante as chuvas sem se molhar, portanto, mantendo as roupas de pesca sempre secas durante a pescaria.

Portanto, nos acompanhe e conheça os tipos de roupa de chuva para pescador e como é possível escolher a melhor.

Tipos de capa de chuva

Iremos citar a seguir os tipos de capa de caça e pesca mais utilizadas, isso porque existem diversos modelos, como por exemplo, as capas de couro.

Basicamente capas feitas de couro são improváveis em uma pesca, pois são muito pesadas e com o peso adicional da água, se tornam totalmente desconfortáveis.

Portanto, confira aqueles tipos que são mais indicados:

senhor segurando equipamentos para pesca

Capa de chuva transparente

A primeira opção que devemos citar é a capa de chuva transparente, que geralmente é um modelo mais leve e simples.

Este tipo de capa é produzia de PVC laminado, o que a torna mais leve e prática aos pescadores.

Alguns modelos apresentam botões e zíper como fechamento. Além disso, possuem ajustes nos punhos, cintura e pernas, tornando-as um pouco mais eficientes em dias com chuvas mais fortes.

Sendo assim, dentre os modelos é possível obter também as descartáveis, bem como, as que possuem mangas longas e curtas e ate gorros.

Portanto a capa de chuva transparente é um modelo indicado aos pescadores que não enfrentam grandes temporais.

Macacão ou Conjunto de Jaqueta e Calça?

Vale também mencionar o macacão, que é um modelo muito bom para os que buscam a total proteção contra a chuva em meio à pesca.

Bem como o conjunto de jaqueta e calça, tendo em vista que podem ser encontrados com materiais impermeáveis e oferece opções como o capuz.

Mas qual o melhor tipo, o macacão ou o conjunto?

Bom, é interessante citar que alguns acreditam que o macacão pode ser desconfortável, principalmente porque é mais difícil de colocar por cima da roupa de pesca.

Por apresentar uma maior eficiência na proteção total contra a chuva, o macacão é muito utilizado por pessoas que precisam passar longas horas na chuva, bem como os motociclistas que transitam durantes os dias de chuvas.

mãe ensinando o filho a pescar

Por outro lado, a jaqueta e a calça são mais práticas porque pois é possível usar somente uma peça de cada vez e vestir com maior facilidade. São feitas em PVC ou nylon resistente e se ajustam melhor ao corpo.

Entretanto, a escolha do tipo de capa de chuva pode depender da sua preferência, do clima do local e do seu tipo de pescaria.

Como escolher a sua roupa de chuva para pesca

capa de chuva com capuz

Durante as pescarias, jamais um pescador pensa em parar de pescar por causa da chuva. Portanto as capas de chuva são itens que devem fazer parte da tralha de pesca de qualquer pescador.

Algumas características e critérios devem ser analisados antes de investir o seu dinheiro em uma capa, por isso, prossiga e compreenda com detalhes:

Material e revestimento interno

Grande parte das capas de chuva é produzida com materiais sintéticos e plásticos como o nylon, poliéster ou policloreto de vinila (PVC).

Portanto, assim como citado anteriormente, a capa de chuva transparente é feita com PVC laminado, um material que a deixa a capa leve, mas que pode torná-la mais frágil.

Ou seja, ao investir em uma capa de chuva com este material, entenda que a durabilidade não será boa.

Em contrapartida, o conjunto de jaqueta e calça, tal como, o macacão são mais resistentes, pois são feitos com nylon ou PCV de diferentes espessuras.

pingos de água em tecido impermeável

E qual seria a diferença entre nylon e PVC?

As capas de chuva para pesca feitas com nylon e sem o revestimento interno não são muito resistentes, mas as vantagens são a flexibilidade e leveza, além de esquentarem menos.

Por outro lado, a capa de PVC é mais resistente, porém pode ser incômoda, especialmente porque é um material mais pesado.

Sendo assim, na sua escolha é crucial pensar também a respeito do revestimento interno.

Certamente a capa de chuva para pesca deve incluir o revestimento interno, pois ele é responsável por evitar que a água entre em contanto com sua roupa de pesca.

Este revestimento garante maior proteção e conforto, por isso, é fundamental.

E falando sobre conforto, indicamos que você busque por uma capa de chuva que tenha algumas aberturas de ventilação, mas que apresente algum tipo de vedação, dessa forma mantendo parte interna mais fresca.

homem usando uma capa de chuva com estampa militar

Tamanho e Peso

Geralmente as capas de chuva seguem as mesmas especificações de medidas das roupas comuns. É possível também encontrar alguns modelos de tamanho único, portanto saber suas medidas é fundamental para a escolha.

No entanto, não se engane!

O ideal é que você não compre uma capa com as mesmas medidas do vestuário porque você deverá usar sobre a roupa de pesca.

Isto é, compre uma capa de chuva grande.

Além disso, analise o peso, levando em consideração que a capa de chuva transparente é mais leve. As demais como jaquetas, calças e macacões possuem um peso maior.

Sendo assim, tenha em mente o tempo que ficará exposto à chuva e busque uma capa que seja resistente, porém leve para que o seu trabalho seja prazeroso.

Fechamento da capa e seus ajustes

O fechamento também é algo relevante, pois uma roupa de chuva para pescador deve ter um bom zíper e que tenha abas de tecido.

Bem como, considere obter uma capa que ofereça ajustes elásticos nos punhos, cintura e pernas. Há também o ajuste em velcro que geralmente é mais caro, porém garante a total proteção.

Estas características são importantes porque permitem a vedação completa da capa, ou seja, não entra água no interior.

homem pescando usando uma capa de chuva com capuz

Segurança

A visualização em dias chuvosos se torna ruim, por isso, outro quesito que deve ser considerado antes da compra é a segurança.

Portanto, para proporcionar a proteção, o ideal é que você invista em uma roupa que possua faixas sinalizadoras.

Quando em contato com a luz, as faixas brilham e permitem que o pescador seja visto com uma maior facilidade.

homem tirando o capuz da sua capa de chuva

Dicas para a limpeza e armazenamento da sua capa de chuva

Finalmente devemos mencionar alguns cuidados essenciais após o uso da sua capa de chuva.

Primeiro de tudo, é interessante que você realize a limpeza da roupa.

Algumas capas podem ser limpas na máquina de lavar, mas, verifique anteriormente as especificações do material. Aliás, use sempre o sabão neutro para facilitar o enxágue.

Assim, após a lavagem, estique a capa e deixe-a em um local fresco e protegido do sol para que ela seque por completo.

Deste modo, sempre tenha em mente que é muito importante deixar a capa secar antes de guardá-la, pois isso garante que o seu acessório tenha uma boa vida útil.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós.

Informações sobre capa de chuva no Wikipédia

Se precisar de alguma capa para chuva, acesse nossa Categoria Vestuário e confira as promoções

Veja também O que levar para acampamento? Guia completo sobre camping,  acesse!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário