Pesca Gerais

Lanterna de cabeça para pesca, led ou de visão noturna. Qual a melhor?

homem em uma floresta a noite iluminada por uma lanterna

A lanterna para pesca é interessante porque ela oferece melhor visão do local de pesca e tem diversos recursos que facilitam e asseguram o desempenho do pescador durante a pescaria.

Por isso, hoje iremos tratar acerca das lanternas, oferecendo dicas, a fim de que você saiba escolher a ideal para pescaria.

Importância da lanterna para o pescador

Para dar início ao nosso conteúdo, devemos evidencia a relevância de obter uma boa lanterna para pesca.

Dessa forma, entenda que este aparelho é muito útil, pois alguns modelos oferecem maior alcance e potência, sendo fundamental em um local com pouca ou nenhuma luz.

Outra aplicação para a lanterna de pesca seria para as necessidades domésticas. No entanto, você precisa fazer uma boa escolha.

vários tipos lanterna para pesca

Quais são as lanternas mais indicadas na pescaria?

Existem alguns tipos de lanternas que são utilizadas por pescadores, porém elas possuem suas características específicas, confira:

Lanterna de cabeça para pesca

O primeiro exemplo que devemos mencionar é a lanterna de cabeça para pesca.

Portanto, este modelo conta com uma vantagem fundamental, a comodidade e praticidade.

Aliás, a lanterna de cabeça é feita com um material resistente e totalmente leve, além de ter diferentes níveis de luz.

Sendo assim, é essencial aos pescadores que mantêm as mãos ocupadas, porém necessitam de luz em momentos específicos.

lanterna de cabeça para pesca

Lanterna Dyno

A Lanterna Dyno é uma opção voltada aos pescadores que visam à facilidade.

Essa lanterna para pesca conta com o carregamento dínamo, uma opção manual, em que o pescador precisa girar a manivela para recarregar e obter a luz. Tal movimento gera uma fricção provocando uma corrente de energia que recarrega a lanterna.

lanterna do tipo dyno, recarregável

Normalmente a Lanterna Dyno é mais indicada às pessoas que trabalham em locais distantes e que não tem acesso à energia elétrica no momento da pesca.

Modelo de lanterna com menor custo. Seu grande diferencial é o fato de sua energia ser recarregada a qualquer momento pelo pescador.

Mas, cabe citar que este tipo de lanterna conta com um alcance menor.

Dica importante: quando for passar muito dias durante uma pescaria, leve mais de um tipo de lanterna e o modelo Dyno é uma ótima opção.

Lanterna pra pesca noturna

Por outro lado, um bom exemplo de lanterna para pesca noturna, indicamos o modelo tático. Modelo muito utilizado em ambientes vastos e extremamente escuros.

Este modelo é ideal aos profissionais ou equipes, pois oferece um excelente alcance, bem como, conta com níveis diferenciados de iluminação. Além de contar com foco regulável e corpo em alumínio.

Dependendo do modelo a lanterna pra pesca noturna conta com uma alta intensidade de luz e zoom, tal como, função strobo.

Sendo assim, esse tipo de lanterna é fundamental aos indivíduos que pescam durante a noite e precisam de uma boa visão, sendo a mais indicada a X900 Tática Militar.

objeto para iluminar lugares escuros

Lanterna LED na pescaria

Vale citar também um exemplo considerado simples e muito eficiente em atividades cotidianas.

A Lanterna LED conta com um dos menores preços do mercado e pode cumprir com todas as necessidades básicas do pescador.

lanterna LED grande

No entanto, não se confunda, a lanterna de LED é diferente da tradicional, pois ela possui maior durabilidade, além de ter uma energia muito boa.

Vale citar também que a lanterna de LED consome menos energia e são mais potentes. A vida útil de uma lâmpada de LED pode ultrapassar facilmente 50 mil horas de uso. Além, de a bateria contar com um maior rendimento, aguentando mais horas de uso.

Alguns modelos de lanterna de LED podem ter o custo bem conta, enquanto outros modelos podem ter um alto valor, devido a sua construção e principalmente suas características.

Como escolher a sua lanterna para pesca

Existem alguns critérios que devem ser considerados para que você obtenha a melhor lanterna para pesca, entenda a seguir:

Desempenho e níveis da luz

O desempenho está completamente relacionado à sua intensidade, por isso, entenda que na lanterna para pesca, a intensidade é mesurada pelos lumens.

Basicamente o número de lumens influencia no fluxo luminoso, isto é, quanto mais lumens, maior será a sua capacidade de iluminação.

Portanto, o mais indicado para o uso básico é que a sua lanterna tenha cerca de 200 lumens.

Já quanto aos níveis de luz, lembre-se de que existem lanternas simples, com apenas um nível e modelos mais completos.

Os modelos completos podem variar de 3 a 5 níveis, possuindo opções como a iluminação total, economia e o modo Strobo (luz piscante).

homem em uma estrada escura no meio de uma floresta

Recursos adicionais

Ao comprar a sua lanterna para pesca é interessante considerar os recursos adicionais como o foco, strobo e resistência à água.

Primeiramente o foco é um recurso que auxilia na direção da iluminação a um local específico.

O foco ou zoom é muito interessante aos pescadores que precisam de uma visão mais clara do local.

O strobo também é um recurso muito interessante, pois ele faz com que a luz da lanterna pisque de maneira interrupta.

Basicamente o strobo é essencial para que o pescador indique que ele está um uma situação de perigo e consiga chamar a atenção de alguém ou afastar algum animal.

Por fim, certamente o recurso de resistência à água é muito interessante aos pescadores.

O mais interessante é que se a lanterna cair em uma poça d’água, no rio ou caso você use a lanterna em ambientes externos, o seu investimento não será desperdiçado.

lanterna com carregamento a fio

Autonomia

A escolha da lanterna para pesca também deve considerar a autonomia, ou seja, o tempo que o equipamento pode ser usado.

Geralmente esta é uma informação que os próprios fabricantes oferecem, por isso, busque por uma duração com no mínimo duas horas.

Tipo de carregamento

Existem três tipos de carregamentos em uma lanterna, o primeiro que seria o descartável e que funciona com pilhas. No entanto, as pilhas precisam ser trocadas com frequência.

O segundo é o recarregável, que tem mais potência e alcance, mas o pescador precisa ter certeza de que terá um local para recarregar.

E o terceiro é o dínamo, aquele que citamos no tópico anterior falando acerca da lanterna Dyno, isto é, basta girar a manivela para carregar. Porém sua intensidade é menor.

Deste modo, os três possuem as suas vantagens e desvantagens, cabe a você decidir o que melhor te agrada.

Peso

Bom, o ideal para o peso é tenha em torno de 200 gramas, bem como, os modelos de lanterna de cabeça para pesca devem ter 100 gramas ou menos.

Essa característica fará com que você tenha uma melhor comodidade e facilidade no manuseio da lanterna.

homem observando o céu ao pôr do sol

Modelos

Por fim, analise os modelos e decida se você prefere os mais simples ou um completo.

Dentre os modelos mais simples, vale citar a lanterna doméstica, que não tem alcance e iluminação elevados, mas são interessantes para atividades cotidianas, além de serem mais baratas.

Por outro lado, há também o modelo aventureiro (normalmente usado em campings), que é simples e mais completo que o anterior porque possui um melhor alcance e geralmente oferece bons recursos.

E finalmente há a lanterna para pesca no modelo tático.

Os profissionais da marinha, corpo de bombeiros e forças militares têm o costume de usar este tipo de aparelho porque ele oferece excelente visualização e diversos recursos adicionais.

Caso tenho interesse em adquirir algum modelo, visite nossa categoria Camping e Lazer

Conclusão

Ao considerar todos os aspectos mencionados no último tópico, provavelmente você investirá em uma lanterna de qualidade.

Por isso, siga pesquisando sobre o assunto e defina o melhor aparelho de acordo com as suas necessidades.

Gostou das dicas lanterna para pesca? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Veja também: Alicate de pesca – Principais tipos, modelos e funções

Posts Relacionados

Deixe um Comentário