Início » Flor copo de leite: suas cores, como plantar, adubar e cuidar, significado

Flor copo de leite: suas cores, como plantar, adubar e cuidar, significado

por Otávio Vieira

Para quem não sabe, o copo de leite, tanto os tradicional de flor branca, como os coloridos não são espécies brasileiras.

Copo de leite é o nome dado a uma planta que é muito admirada aqui no brasil. Aliás, em Portugal é conhecida como Jarro. Têm a sua origem na África do Sul e se espalharam para todo mundo.

Aliás, sendo utilizado como planta ornamental, utilizada no jardim e também como flor de corte. Aliás, empregada nos arranjos, como decoração. Isso porque é muito durável e tem um formato muito exótico, muito bonito. Aliás, faz parte até de buquê de noivas, tem várias noivas que adoram casar usando um buquê feito com essa flor belíssima.

Da mesma família do antúrio, spatifilus, comigo-ninguém-pode, entretanto tome cuidado é uma planta tóxica.

Copo de leite,  ou Zantedeschia aetiopica, é uma linda e charmosa planta que tem uma inflorescência maravilhosa.

É herbácea, rizomatosa, com um porte de até um metro de altura. Suas folhas são sagitadas, grandes, verdes escuras e brilhantes.

Normalmente são brancas, é brácteas, folhas modificada que envolvem a florescência. Mas também existem as coloridas: amarelo, arroxeado que são plantas híbridas.

A planta copo de leite é tolerante aos climas mais frios e não tolera calor muito intenso. Aliás em regiões mais frias pode sumir, desaparecer a folhagem na época do inverno.

Suas florescência podem surgir ao longo do ano, porém, principalmente na primavera verão.

Conheça o significado da flor copo de leite!

A planta copo de leite tem muitos significados, a seguir você conhecerá os principais.

Possui vários simbolismos e, por isso, é muito procurada para casamentos utilizada na ornamentação de igrejas e buquês de noivas, pois representa a pureza e a santidade na união matrimonial.

Sua presença também traz felicidade e prosperidade.

Essa planta representa a inocência e a pureza. Além disso, o copo de leite significa também a paz, a tranquilidade e a calma.

De qualquer forma, é uma planta muito inspiradora, elegante e sofisticada para as mais diversas ocasiões.

copo de leite branca

Informações sobre a flor copo de leite

  • Nome científico: Zantedeschia aethiopica
  • Outros nomes: Copo-de-leite, Lírio-do-nilo, Calla-branca, Jarro
  • Origem: África
  • Porte: 90 cm
  • Ciclo de vida: Perene
  • Floração: Primavera, outono
  • Clima: Tropical, subtropical

Como cuidar da planta copo de leite

Adora um solo brejoso, solo rico em matéria orgânica, na beira de laguinhos, na beira de riachos etc.

Então, a terra ou mistura de plantio é aquela rica em matéria orgânica.

Sobre o cultivo, à luz ideal para ela é a meia-sombra ou que receba um pouco de sol nas horas mais amenos do dia.

Dessa forma, fica a coisa mais linda do mundo, desde que receba sol. A flor copo de leite precisa receber Sol durante um período, durante a manhã ou durante toda a tarde. Contudo, não precisa pegar aquele sol forte do meio dia.

O copo de leite tradicional precisa de um pouquinho de Sol, senão ele não floresce. Aliás a planta copo de leite ama locais com umidade.

Entretanto, seu primo Zantedeschia híbrida tem uma condição especial. Tome cuidado com o sol e com excesso de umidade. Isso porque apodrece literalmente se ficar em solo muito brejoso, solo que retém muita água.

Ponto de partida para o cultivo: mudas/batatas

O ponto de partida na hora de cultivar o copo de leite e adquirir as mudas você. Dessa forma adquira as batatas no comércio. Aliás é um caule modificado que parece uma batata.

O caule modificado é o responsável por manter a planta viva. Aliás, outras plantas também tem os caules modificados por exemplo: os bulbos, os tubérculos, os rizomas, as raízes tuberosas, a cebola, a tulipa, o gengibre, a helicônia, bananeira, os tubérculos como a batata inglesa, gloxínia, as raízes tuberosas como a dália por exemplo, os gladíolos, as palmas de Santa Rita, junquilho, frésia, todas essas plantas com caule modificado, passam por um período de repouso vegetativo. O que que significa? a planta dorme, desaparece.

Chega uma época do ano, tipo um período de estiagem ou um período que na natureza fica muito seco. Ou até mesmo durante um período de acordo com o habitat da planta fica muito frio, com um inverno mais rigoroso, então, para a planta não morrer, ela entra no repouso vegetativo.

As folhas começam a amarelar e a secar. Todos os nutrientes vão para dentro do caule modificado. Nesse caule, ela reserva a água e nutrientes. Aliás, como se fosse um urso, comendo bastante e hibernando para depois acordar, depois do inverno.

A planta é a mesma coisa, reserva comida dentro dela e depois que passa essa estação do ano que não é muito favorável, volta a rebrotar de novo.

calla - copo-de-leite

Aquisição das batatas

Compre as batatas no comércio próximo da sua casa. As batatas de copos de leite são comercializadas em cartelinhas, encontradas na área de bulbos nos Garden Centers e floriculturas.

Aliás, compre também através da internet. Depois de uma pesquisa rápida é fácil encontrar, várias lojas que comercializam, vários tipos de plantas, com caule modificado.

É fácil adquirir também a planta já com flor ou com folhas desenvolvidas.

Mas se for comprar as batatas, o ponto de partida é a escolha de uma boa batata. Dessa forma, apalpem ou apertem a batata dentro da cartelinha e vejam se ela está durinha, firme.

Contudo, se estiver murcha, não leve pois não irá brotar. Isso significa que é uma batata velha e não vai brotar.

Vaso para a flor copo de leite

Compre um vaso para cultivar o copo de leite colorido que não seja muito grande. Aliás, vaso muito grande retém muita umidade no substrato ou na terra de cultivo. Dessa forma, pode apodrecer a batata.

Diferente do copo de leite branco que gosta de umidade em excesso. Decerto, o copo de leite colorido não gosta de áreas brejosas.

Um vaso com mais ou menos o tamanho de uma palma da mão, não muito grande com cerca de 20 a 30 cm de boca já está ótimo.

Dê preferência aos vasos com pratinho acoplado. São bem prático e evita que faça aquela lambança na hora da irrigação. Dessa forma, mantendo o local mais seco, segurando um pouco mais a água.

Entretanto, fique ligado pois para as plantas em geral, cuidado, porque esse prato pode armazenar água demais e a sua planta morrer afogada.

Então para o copo de leite colorido eu não recomendo a utilização do pratinho.

No fundo, verifique se tem os furos de drenagem. Aliás, no comércio em geral é fácil encontrar vários vasos que não estão furados que são utilizados como cachepot.

Aliás, o cachepot é um problema sério, se deixarem água acumulada. Entretanto, fique ligado pois a água acumulada dentro dele pode apodrecer o seu copo de leite.

Enfim, quer manter um copo de leite enfeitando a sua casa durando até 30 dias a floração? Deixe em um local próximo da janela, que ele vai durar bastante tempo dentro da sua casa.

Mas depois não deixe de levar para o jardim.

Para regar, molhe primeiro a parte externa, deixe a água sair pelo furo de drenagem.

No momento que parar de pingar, volte para dentro do cachepot e pronto a planta vai ficar feliz da vida e vai enfeitar a sua casa durante um tempão.

Plantando a batata de copo de leite

Utilize um vaso com furo de drenagem não cachepot. No fundo coloque uma camada de drenagem tipo argila expandida. Aliás, pode ser substituída por caco de telha, tijolo quebrado, brita, pedrisco entre outros. Por cima, a famosa mantinha de drenagem, que é uma manta sintética. Não serve pano de cozinha ou tecidos à base de algodão, porque o pano apodrece e depois a terra volta entupir o dreno.

Aliás, o material sintético não apodrece. Se não tiver manta de drenagem pode substituir por TNT, filtro de exaustor encontrado nos supermercados

Ademais, a manta de drenagem é encontrada facilmente pela internet e é baratinho.

Após a colocação da manta de drenante, acrescente o substrato. A flor de copo de leite colorida ou calla aprecia muito o substrato de floricultura. Aliás, dê preferencia por substrato ou terra vegetal mais grossa, com partículas maiores da casca de pinus compostada, favorece a eração e drenagem.

Entretanto, se não tiver acesso a esse tipo de substrato, utilize a terra de jardim. Acrescentado para um parte de terra de jardim, uma parte de areia grossa de construção e uma parte de matéria orgânica, tipo composto orgânico. Por fim, misture bem e deixe o substrato dois dedos abaixo da borda do vaso, evitando assim o transbordamento em tempos de chuvas ou durante a rega.

Com as pontas dos dedos faça um bercinho de plantio para enterrar a batata.

Na hora de enterrar a batata, tome cuidado para ficar muito funda no máximo com um dedo de profundidade.

Deixe a batata com um dedo abaixo tá do nível do substrato.

Em seguida, cubra levemente com pequenas apertadinha para firmar a batata e pronto, não tem muito segredo.

Rega, brotação e floração da planta copo de leite

Após o plantio molhe o vaso com a batata do copo de leite colorido. Em seguida, observe que a drenagem vai acontecer naturalmente.

Feito isso, é só aguardar a brotação. Inclusive é um processo muito legal para apreciarem, curtirem a evolução do seu copo de leite em casa.

Vai levar até 90 dias para florescer. De 60 a 90 dias, deixe o vaso em um local bem iluminado. Se possível pegando as primeiras horas de sol. No início da manhã, até umas 10:00 horas da manhã no máximo e depois após as 16:00 horas com o sol do finalzinho da tarde.

Aliás, não deixem no sol forte porque vai queimar, o copo de leite não vai gostar. Caso more em regiões mais quentes do Brasil, tipo norte, nordeste e centro-oeste não deixem essa planta no local muito quente.

Escolha um local mais fresco da sua casa para cultivar a Calla, ela não gosta de local muito quente, então fiquem espertos em relação a isso.

Para quem mora no Sul do Brasil pode cultivar a Calla até no jardim, em área externa formando um maciço porque fica muito bonito.

copo-de-leite zantedeschia

Adubo para a flor copo de leite

Depois de brotado e germinado adube a planta com adubo específico para flores. Aliás, no mercado temos vários tipos de adubos. Observe na embalagem a descrição de adubo para flor. No caso, cabe a você escolher que tipo de adubo vai comprar para sua planta.

Adubação rica em fósforo, favorece a florada do copo de leite. Farinha de osso, NPK 4-14-8 é muito bem-vindo, mas em pequenas quantidades.

Indico a utilização do adubo Forte Flores. Coloque uma colherzinha de chá rasa, faça a distribuição sobre o substrato e levemente com a colher misture ao redor, não na parte de cima da batata.

Faça a adubação depois de ter brotado, não precisa fazer a adubação na hora do plantio, porque a maior parte dos substratos ou terra vegetal já tem um pouco de nutrientes.

Indico a adubação 20 a 30 dias depois do plantio, porque as raízes já estão ativas e dessa forma, conseguem absorver o máximo de nutrientes. Contudo, se adubar antes, o que acontece: o copo de leite não está brotado, não está enraizado e na hora de molhar ou se chover, a água lava o substrato. Dessa forma jogando fora todos os nutrientes. Então aguarde soltar alguns brotinhos, enraizar que a planta aproveita melhor o adubo.

Muda desenvolvida, replantar o copo de leite

Se comprar uma muda já desenvolvida, também pode passar para um vaso maior.

Utilize o vaso com o tamanho e as dicas de drenagens citadas anteriormente e adicione substrato.

Na muda dê uma leve apertadinha no saquinho que envolve a terra da muda para saltar com facilidade.

Em seguida centralize a muda no vaso, preenchendo com substrato nas laterais. Lembrando sempre de deixar os dois dedos abaixo do nível da borda para não fazer o transbordamento e uma lambança aí na sua casa.

Dessa forma, a muda terá um espaço maior para enraizar e emitir ainda mais novos brotos. Aliás, são nos novos brotos que surgem as flores.

A rega deve ser frequente, a planta copo de leite adora solos mais úmidos.

Após o plantio, 20 a 30 dias faça a adubação em seguida adube uma vez por mês. Dessa forma vão garantir flores lindas, flores que podem ser encontradas em mais de 10 cores, tais como amarelo, rosa, roxo e muitas outras cores.

O flor copo de leite é uma planta de cultivo relativamente fácil, acessível, não custa muito caro. A partir de quinze a vinte reais já se compra plantas brotadas ou batatas a partir de seis reais no comércio.

Poda e reprodução do copo de leite

Sobre a poda, proceda uma poda mais de limpeza retirando uma folha que amarelar ou até mesmo secar.

A reprodução é feita por divisão de touceira, fragmentação do rizoma ou também por semente. Caso a sua planta copo de leite venha a desenvolver as sementes no interior do copinho após bráctea todas secar.

Utilização da flor na decoração

No uso paisagístico, a flor copo de leite é muito apreciada em vasos, canteiros, formando maciços às vezes nos jardins e jardineiras. Aliás, utilizada também como flor de corte em arranjos florais, elas são muito duradouras.

Entretanto, podem ser usadas ou encontradas na natureza e volta de lagos e espelhos d´águas  e tanques.

Considerada também uma planta palustre, ou seja, ela consegue se desenvolver à beira dos lagos.

Conclusão

De fácil cultivo possui normalmente, inflorescências duradouras, envolvidas por lindas brácteas em formas de taças.

Enfim, plante copo de leite e traga um efeito diferente aí na sua decoração ou no seu jardim.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre o copo de leite? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Informações sobre o sonho no Wikipédia

Veja também:  Sonhar com pescaria: Qual o significado? Sonhar com peixe, que está pescando e mais!

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário