Pesca Gerais

Dourado do mar: o que você precisa saber para pescar essa espécie

pescaria de dourado do mar

Considerado um dos peixes mais bonitos e também, mais ariscos, o Dourado do mar é uma espécie cobiçada e que encanta a muitos pescadores. Quando se trata de pesca esportiva em água salgada, essa espécie está entre as favoritas dos pescadores do Brasil.

Famoso pelo formato peculiar do seu corpo e principalmente pelas cores vivas, essa beleza atrativa torna a pesca do Dourado do mar ainda mais interessante.

Contudo, todos precisam conhecer algumas informações específicas para conseguir capturar este peixe.

E é exatamente sobre este tema que iremos tratar hoje, apresentando a você todas as informações de como pescar o Dourado do mar.

pescador com dourado do mar

Conhecendo o Dourado do mar

Para realizar a pescaria de Dourado do mar, você precisará inicialmente conhecer algumas características a respeito da espécie. Não será tarefa difícil reconhecê-lo quando você encontrar.

Nome científico Coryphaena hippurus, mais conhecidos entre os pescadores como Dourado-do-mar / Dolphin é encontrado em várias regiões dos mares brasileiros.

O Dourado do mar tem o corpo comprido e alongado, podendo medir até 2 metros e pesar 40 kg. Entretanto faz-se mais comum a captura de exemplares que variam entre 1,0 a 1,5 metros.

Com relação ao seu corpo, o Dourado do mar é alto na região da cabeça e sua nadadeira dorsal vai afinando da cabeça em direção à cauda, possuindo cerca de 60 raios.

As cores do peixe também impressionam devido o azul e verde azulado de seu dorso, bem como, os flancos são dourados e salpicados com pintas claras e escuras.

Aliás, o Dourado do mar também tem o seu ventre prateado, sendo considerado um dos peixes mais bonitos dos mares brasileiros.

Uma característica muito importante aos pescadores é que o peixe é veloz, com capacidade de dar saltos espetaculares, o que consequentemente torna a captura mais difícil e emocionante.

Quanto a sua alimentação, o Dourado do mar tem como base os crustáceos, sardinhas, lulas, peixe-agulha, paratis, peixes-voadores e peixes pequenos.

É uma espécie migratória, ou seja, dependendo da época do ano você poderá encontrar grandes cardumes no alto mar, mas alguns exemplares se aproximam da costa para a reprodução.

pescador segurando um peixe grande

Informações de como pescar e dicas de captura

Bom, após conhecer as principais características da espécie, podemos prosseguir o conteúdo, evidenciando informações sobre o Dourado do mar e dicas para capturá-lo.

Melhor época

De nada adianta se preparar para a pesca sem compreender a melhor época de capturar o peixe, certo? Pois é, por isso iremos falar inicialmente acerca do melhor período.

O Dourado do mar geralmente fica mais próximo aos costões rochosos nos meses de janeiro e fevereiro. No entanto, a época ideal para os pescadores é entre outubro e março, pois durante este período os peixes nadam mais perto da costa. Essa aproximação se deve às correntes e principalmente a temperatura da água que fica entre 22 e 28 graus.

Local adequado

Além do tempo adequado você também deve saber qual seria o melhor local.

O Dourado é um peixe pelágico, ou seja, peixe de passagem que habita geralmente o mar aberto. Normalmente é visto com mais frequência nas regiões litorâneas entre o Espírito Santo e Santa Catarina, isso devido às águas mais claras dessas áreas.

Além disso, pode-se encontrar a espécie em praticamente todo o litoral brasileiro entre o Amapá e Santa Catarina, ou seja, os peixes podem ser capturados em regiões como Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

salto de um dourado do mar

Equipamentos corretos

Após definir o tempo e local adequados, vamos falar sobre os equipamentos ideais.

Assim sendo, entenda que a vara de pesca mais recomendada para pescado do Dourado do mar é torno de 30 lb. O molinete de porte médio/pesado e que contenha a capacidade para armazenar de 150 a 220 metros de linha.

E com relação à linha, a mais indicada é a multifilamento, com um leader fluorcarbono de 0,55 mm.

Além disso, é muito interessante que você tenha um passaguá de qualidade para que ele venha lhe ajudar a embarcar o peixe.

Finalmente, cabe citar que a utilização de garateia é proibida para a pesca de Dourado do mar, assim, o uso de anzóis mais comum como o robaleiro ou maruseigo.

A escolha das iscas para pescar Dourado do mar

Outra informação que você deve ter em mente é a escolha das iscas correta.

Por se tratar de um peixe muito esportivo, você pode usar tanto as iscas artificiais como as iscas naturais. Testar os dois tipos de iscas durante a pescaria é muito interessante.

Assim, sinta-se a vontade em usar plugs de meia água, poppers, lulas, jumping jigs ou colheres na modalidade de arremesso quanto no corrico.

Por oferecerem bons resultados e muita esportividade na pesca, uma dica legal é usar iscas de superfície. Modelos em formatos de sardinha com os formatos mais esguios apresentam movimentos mais naturais e costumam chamar a atenção do predador.

Nas pescarias de Dourado do mar na meia água, os jumping jigs de corpo alongados também são excelente opções, com bons rendimentos nas capturas.

Aliás, você se lembra que citamos as sardinhas e lulas como a alimentação comum do Dourado do mar?

Pois é, como isca natural os exemplos acima são os mais indicados.

Na pescaria de corrico, outra boa opção é utilizar isca natural de farnangaio que dará excelentes resultados nas capturas.

Uma dica relevante é que se você preferir iscas naturais, o ideal é investir em um viveiro de sardinha no barco. Assim, a isca estará fresca e desse modo, mais atrativa para capturar o peixe.

As melhores técnicas

É interessante que você também considere as melhores técnicas para a pescaria do Dourado do mar.

Grande parte dos pescadores utiliza a técnica de arremessos longos com iscas artificiais de superfície. Assim, em águas aquecidas e próximas ao continente, você poderá encontrar o local perfeito para capturar os peixes.

Mas no que se consiste esta técnica?

Bom, basicamente você irá realizar arremessos longos e efetuar o trabalho de recolhimento da carretilha ou molinete com pequenos toques de ponta de vara para chamar a atenção dos peixes.

Realizar o processo de forma paciente é fundamental, principalmente porque o Dourado do mar é muito arisco. O trabalho de recolhimento irrita muito o peixe através do movimento da isca.

Outra característica muito interessante e que você pode utilizar a seu favor é a seguinte:

O Dourado do mar é um peixe de superfície e normalmente segue grandes objetos à deriva.

Assim sendo, você pode localizar troncos de árvores ou galhos e utilizá-los como sinalizadores para atrair a espécie e conseguir realizar boas capturas.

Dourado do mar fora d'água

Preparação da ceva

Para conseguir capturar o Dourado do mar lembre-se de que uma estratégia muito interessante é investir em uma ceva chamativa, dessa forma, podendo atrair o peixe para perto do seu barco.

Existem vários modelos, mas indicamos que você pegue um cano de PVC que contenha pequenos furos na base. Encha o cano com pedaços de peixe frescos triturados, como a sardinha e camarões. Depois amarre uma corda no cano e no barco, deixando a ceva suspensa na água.

Dessa maneira você será capaz de localizar a atrair os peixes facilmente.

Escolha das roupas de pesca

Ressalta-se por fim que o Dourado do mar não é uma espécie fácil de pescar.

Como você pôde conferir ao decorrer do conteúdo, precisa-se considerar muitas características para que a pesca seja boa.

Portanto, lembre-se de que você deverá investir grande parte do seu tempo, provavelmente algumas horas debaixo do sol para obter o peixe.

Dessa forma, o ponto final a ser considerado é a sua roupa de pesca.

O link acima se refere a um conteúdo que esclarecemos a importância da roupa de pesca e lhe oferecemos algumas dicas, assim, confira e obtenha mais informações.

Curiosidades sobre o Dourado do mar

No Japão o Dourado do Mar é conhecido com Shira (シイラ) e a pescaria é um pouco diferente do nosso estilo. Por lá, o Dourado do Mar pode ser capturado nas pescarias desembarcadas próximo aos costões rochosos.

Também conhece-se, nos Estados Unidos como: Mahi-Mahi, Dolphin, Dorado ou Lampuki.

Por ter dimorfismo sexual, o Dourado do mar pode ter seu sexo facilmente identificado quando atingem 4-5 meses de idade, examinando a inclinação de sua testa. As fêmeas apresentam uma forma de cabeça inclinada e mais arredondada, enquanto os machos apresentam cabeça com corte quadrado.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Veja também: Pescaria de Dourado dicas e truques para ter sucesso na aventura

Precisando de algum material de pesca, acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário