Início Dicas e Equipamentos Dourado do Mar: o que você precisa saber para pescar essa espécie

Dourado do Mar: o que você precisa saber para pescar essa espécie

por Otávio Vieira

Considerado um dos peixes mais bonitos e também, mais ariscos, o Dourado do mar é uma espécie cobiçada e que encanta a muitos pescadores. Quando se trata de pesca esportiva em água salgada, essa espécie está entre as favoritas dos pescadores do Brasil.

Famoso pelo formato peculiar do seu corpo e principalmente pelas cores vivas, essa beleza atrativa torna a pesca do Dourado do mar ainda mais interessante.

Dourado do Mar, também conhecido como mahi mahi (no Havaí) e delfín (no resto dos EUA) é um dos troféus de pesca cobiçados pelos pescadores esportivos. E depois de ler este post, você saberá tudo sobre a pesca do Dourado do Mar.

Contudo, todos precisam conhecer algumas informações específicas para conseguir capturar este peixe.

E é exatamente sobre este tema que iremos tratar hoje, apresentando a você todas as informações de como pescar o Dourado do mar.

Conhecendo o Dourado do mar

Para realizar a pescaria de Dourado do mar, você precisará inicialmente conhecer algumas características a respeito da espécie. Não será tarefa difícil reconhecê-lo quando você encontrar.

Nome científico Coryphaena hippurus, mais conhecidos entre os pescadores como Dourado-do-mar / Dolphin é encontrado em várias regiões dos mares brasileiros.

O Dourado do mar tem o corpo comprido e alongado, podendo medir até 2 metros e pesar 40 kg. Entretanto faz-se mais comum a captura de exemplares que variam entre 1,0 a 1,5 metros.

Com relação ao seu corpo, o Dourado do mar é alto na região da cabeça e sua nadadeira dorsal vai afinando da cabeça em direção à cauda, possuindo cerca de 60 raios.

As cores do peixe também impressionam devido o azul e verde azulado de seu dorso, bem como, os flancos são dourados e salpicados com pintas claras e escuras.

Aliás, o Dourado do mar também tem o seu ventre prateado, sendo considerado um dos peixes mais bonitos dos mares brasileiros.

Uma característica muito importante aos pescadores é que o peixe é veloz, com capacidade de dar saltos espetaculares, o que consequentemente torna a captura mais difícil e emocionante.

Quanto a sua alimentação, o Dourado do mar tem como base os crustáceos, sardinhas, lulas, peixe-agulha, paratis, peixes-voadores e peixes pequenos.

É uma espécie migratória, ou seja, dependendo da época do ano você poderá encontrar grandes cardumes no alto mar, mas alguns exemplares se aproximam da costa para a reprodução.

pescador com dourado do mar

Entenda mais sobre a dentição do Dourado do Mar

A dentição do peixe Dourado do Mar é única, pois os dentes superiores e inferiores são fundidos em uma massa sólida. Isso levou os peixes a serem classificados como peixes ósseos.

A dentição do Dourado do Mar também é bastante complexa, com 33 pares de dentes em cada maxilar. Cada dente é formado por duas camadas de esmalte e uma camada de dentina. Os dentes são posicionados de forma que sejam capazes de cortar a carne de suas presas.

Os dentes são altamente especializados para alimentação e muitos têm bordas afiadas. O Dourado do Mar também tem uma mandíbula longa e pontiaguda que o ajuda a capturar e engolir presas grandes. Estes peixes estão bem adaptados a uma ampla variedade de habitats, incluindo recifes de corais e águas turvas.

Informações sobre o comportamento do peixe

O dourado comum é um peixe popular no comércio de aquários marinhos. Também é comum na natureza, habitando uma ampla variedade de habitats nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

O comportamento deste peixe foi extensivamente estudado e é bem conhecido. Em geral, o dourado é um predador voraz que se alimenta de uma variedade de presas, incluindo peixes menores, crustáceos e até tartarugas marinhas.

Em algumas áreas, no entanto, também é considerado um incômodo para outras espécies locais porque tende a se alimentar de ovas e filhotes de peixes.

Um cardume de dourado é altamente migratório encontrado perto da superfície da água, geralmente a 37 metros de profundidade, mas pode ser encontrado até 85 metros abaixo da superfície.

Eles são conhecidos por seu comportamento agressivo e são considerados saborosos peixes de caça. O dourado é sexualmente dimórfico com os machos sendo maiores que as fêmeas. Eles se reproduzem rapidamente, desovando praticamente o ano todo.

Eles têm uma cauda preênsil que eles usam para pegar objetos. Dourado do Mar é um peixe ósseo, o que significa que tem ossos nas barbatanas e escamas.

O dourado pode ser facilmente identificado pela presença de linhas brancas verticais que percorrem toda a extensão do corpo e se estendem para cada lado.

Entenda sobre a alimentação do Dourado do Mar

Dourado do Mar, também conhecido como dourado comum, é um tipo de peixe encontrado em muitos climas tropicais e temperados. Dourado do Mar é um peixe carnívoro e, portanto, um predador de topo.

Este peixe tem uma dieta que se baseia em grande parte em pequenos peixes e invertebrados como lulas e camarões. Na natureza, o Dourado do Mar frequentemente caça e consome pequenos cardumes de outros peixes e crustáceos.

Em cativeiro, eles geralmente são alimentados com uma dieta de peixe vivo ou marisco congelado. O peixe dourado também consome uma pequena quantidade de material vegetal, especialmente se vive em áreas costeiras.

Saiba mais sobre o comportamento de reprodução do Dourado do Mar

O peixe Dourado do Mar é um peixe pelágico que pode ser encontrado em muitos oceanos tropicais e temperados. A reprodução da dourada é um aspecto crítico da população deste peixe. Os adultos geralmente desovam em águas abertas, mas também podem desovar em cativeiro.

A desova pode ocorrer em água doce, salobra ou salgada. A desova ocorre durante os meses quentes do ano, geralmente entre março e junho. A reprodução em Dourado do Mar geralmente ocorre à noite, quando a temperatura é de cerca de 68 graus.

O macho vai cortejar a fêmea nadando em sua direção e estendendo sua nadadeira dorsal, exibindo sua coloração branca brilhante. Esta é uma exibição para atrair as fêmeas e também é usada pelos machos para atrair parceiras em potencial. Se a fêmea aceitar seus avanços, eles irão acasalar.

A fêmea colocará entre 80.000 a 1.000.000 de ovos em uma cama de material vegetal e o macho os fertilizará na água. Após cerca de três semanas, os ovos eclodem e os peixes jovens nadam para o mar.

Após a eclosão, o jovem Dourado do Mar começará a crescer e se desenvolver por cerca de dois anos. Dourado do Mar é um peixe muito ativo que pode viver 5 anos ou mais. O Dourado do Mar passa a vida no oceano e come diferentes tipos de alimentos, como camarão e pequenos peixes.

As fêmeas podem desovar entre duas e três vezes por ano. Dourado do Mar são peixes de crescimento rápido e suas larvas são encontradas na água o ano todo, mas são particularmente abundantes na primavera e no outono.

Expectativa de vida do Dourado do Mar

A vida do Dourado do Mar ou peixe dourado pode variar, mas, em média, esses peixes podem viver cerca de 7 anos. Eles podem viver mais tempo em cativeiro.

Este é um tempo de vida relativamente curto em comparação com muitas outras espécies de peixes, mas ainda muito tempo considerando que essas criaturas são geralmente consideradas comida.

A vida do Dourado do Mar depende de uma variedade de fatores, incluindo ambiente, dieta e tamanho. O peixe dourado é um peixe recreativo popular e também é capturado comercialmente por sua carne e barbatanas.

Entenda mais sobre as ameaças à sobrevivência dos peixes

O dourado comum é um peixe tropical encontrado perto da superfície das águas costeiras e interiores em todo o mundo. É considerada uma espécie comercialmente importante e é popular entre os pescadores.

No entanto, o Dourado do Mar enfrenta ameaças à sua sobrevivência devido à pesca excessiva, degradação ambiental (perda de habitat), doenças e mudanças climáticas.

Eles também estão ameaçados pela introdução de espécies de peixes não nativas. A maior ameaça à sobrevivência do Dourado do Mar é a sobrepesca.

Estado de conservação do peixe Dourado do Mar

O Dourado do Mar, ou dourado comum, é um peixe esportivo popular em muitas partes do mundo e é considerado uma parte importante do ecossistema do recife de coral. Este peixe permanece forte apesar de várias ameaças à sua sobrevivência.

O estado de conservação do Dourado do Mar está atualmente listado como “menor preocupação” pela IUCN, mas isso pode mudar à medida que as populações continuam a diminuir devido à sobrepesca.

Existem várias razões pelas quais o estado de conservação do Dourado do Mar é considerado “menor preocupação”. Isso inclui seu grande tamanho, alta taxa reprodutiva e o fato de não ser uma espécie ameaçada.

Como a ameaça da sobrepesca e do aquecimento dos oceanos pode eventualmente levar à sua extinção, esforços estão em andamento para entender melhor a dinâmica da população de peixes dourados e protegê-los.

Dourado do Mar Azul

O peixe dourado é um peixe muito colorido. A cor mais famosa deste peixe é o azul, embora existam verdes, amarelos e prateados.

O Dourado Azul (Coryphaena hippurus) é um peixe tropical que pode ser encontrado tanto no oceano Atlântico quanto no Pacífico e é bastante comum nas águas havaianas.

Este peixe é geralmente encontrado perto de recifes de coral onde se alimenta de pequenos crustáceos e outros peixes.

O Dourado do Mar azul é um peixe popular e pode ser encontrado em muitos menus de restaurantes. Dourado do Mar são uma boa opção para quem está começando a pescar, pois são fáceis de pescar e deliciosos.

Tudo sobre a pesca do Dourado do Mar

O Dourado do Mar é um peixe que vive cerca de 5 anos, e cresce muito rápido. Pode pesar entre 15 libras e 30 libras, embora os Dourado do Mar tenham sido capturados até 80 libras. A combinação de seu rápido crescimento e longa vida faz do mahi mahi um peixe voraz.

O Dourado do Mar, assim como o atum, parece um torpedo na água, pois atinge até 50 nós. E ele pode fazer um show acrobático quando morder sua isca. É a sua cor dourada com verde azulado nas laterais, que lhe dá o nome.

Infelizmente, depois de pegá-lo, se você não praticar o pesque e solte, ele perde suas cores brilhantes quase imediatamente.

O macho Dourado do Mar é caracterizado por ter uma testa plana e são maiores que as fêmeas. E é um dos peixes mais procurados pelos praticantes da pesca esportiva devido ao sua esportividade. Sua carne é branca, firme e mais doce que a de outros peixes marinhos. Você pode prepará-lo de várias formas, assado, grelhado, frito.

pescador segurando um peixe grande

Informações de como pescar e dicas de captura

Bom, após conhecer as principais características da espécie, podemos prosseguir o conteúdo, evidenciando informações sobre o Dourado do mar e dicas para capturá-lo.

Para saber tudo sobre a pesca do Dourado do Mar, a primeira coisa que você precisa saber é o que os Dourado do Mar gostam de comer, e acho que isso se aplica a qualquer peixe que queremos pescar. Se você não sabe do que ele gosta, como vai atraí-lo? Descubra o que ele come de acordo com o tempo que você deseja pescar para usá-lo como isca.

O que o Dourado do Mar gosta de comer?

O Dourado do Mar é um predador muito agressivo e se alimenta de uma grande variedade de peixes que vão desde polvos, lulas, peixes voadores, atum e até filhotes de Dourado do Mar.

O Dourado do Mar geralmente se alimenta na superfície, o que torna relativamente fácil pescar, se você souber o que e onde ele come.

Melhor época

De nada adianta se preparar para a pesca sem compreender a melhor época de capturar o peixe, certo? Pois é, por isso iremos falar inicialmente acerca do melhor período.

O Dourado do mar geralmente fica mais próximo aos costões rochosos nos meses de janeiro e fevereiro. No entanto, a época ideal para os pescadores é entre outubro e março, pois durante este período os peixes nadam mais perto da costa. Essa aproximação se deve às correntes e principalmente a temperatura da água que fica entre 22 e 28 graus.

Onde encontrar ouro? Local adequado

Além do tempo adequado você também deve saber qual seria o melhor local.

O Dourado é um peixe pelágico, ou seja, peixe de passagem que habita geralmente o mar aberto. Normalmente é visto com mais frequência nas regiões litorâneas entre o Espírito Santo e Santa Catarina, isso devido às águas mais claras dessas áreas.

Dourado do Mar pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo onde haja águas mornas. Você pode encontrá-lo na América do Norte, ao longo da costa do Pacífico. No México, particularmente no Golfo da Califórnia, para a Costa Rica e de volta, através do Atlântico, Caribe do Golfo do México, ao norte em Nova Jersey. Também no Havaí, no sudeste da Ásia e na costa de Omã, no mar da Arábia.

Além disso, pode-se encontrar a espécie em praticamente todo o litoral brasileiro entre o Amapá e Santa Catarina, ou seja, os peixes podem ser capturados em regiões como Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

O Dourado do Mar gosta de se alimentar perto da superfície, então você deve imaginar que ele vai procurar a sombra de qualquer coisa que encontre flutuando na superfície, como boias, troncos ou qualquer objeto flutuante.

Além da sombra que cobre o sargaço e outros objetos flutuantes. Serve também como fonte de alimento, pois ali encontra peixes menores, que vivem neste habitat flutuante, dos quais se alimentará.

Sabendo disso, agora você sabe onde deve vasculhar seu troll ou isca. Ou se preferir, você pode parar seu barco e pescar de forma mais tradicional, lançando seu anzol próximo ao objeto. Tenha certeza de que você logo sentirá a mordida.

salto de um dourado do mar

Equipamentos corretos para pesca do Dourado do Mar

Após definir o tempo e local adequados, vamos falar sobre os equipamentos ideais.

Assim sendo, entenda que a vara de pesca mais recomendada para pescado do Dourado do mar é torno de 30 lb. O molinete de porte médio/pesado e que contenha a capacidade para armazenar de 150 a 220 metros de linha.

E com relação à linha, a mais indicada é a multifilamento, com um leader fluorcarbono de 0,55 mm.

Além disso, é muito interessante que você tenha um passaguá de qualidade para que ele venha lhe ajudar a embarcar o peixe.

Finalmente, cabe citar que a utilização de garateia é proibida para a pesca de Dourado do mar, assim, o uso de anzóis mais comum como o robaleiro ou maruseigo.

A escolha das iscas artificiais para pescar Dourado do mar

Outra informação que você deve ter em mente é a escolha das iscas correta.

Por se tratar de um peixe muito esportivo, você pode usar tanto as iscas artificiais como as iscas naturais. Testar os dois tipos de iscas durante a pescaria é muito interessante.

Assim, sinta-se a vontade em usar plugs de meia água, poppers, lulas, jumping jigs ou colheres na modalidade de arremesso quanto no corrico.

Por oferecerem bons resultados e muita esportividade na pesca, uma dica legal é usar iscas de superfície. Modelos em formatos de sardinha com os formatos mais esguios apresentam movimentos mais naturais e costumam chamar a atenção do predador.

Nas pescarias de Dourado do mar na meia água, os jumping jigs de corpo alongados também são excelente opções, com bons rendimentos nas capturas.

Iscas naturais para a pesca do Dourado do Mar

Você se lembra que citamos as sardinhas e lulas como a alimentação comum do Dourado do mar? Pois é, como isca natural os exemplos acima são os mais indicados.

Na pescaria de corrico, outra boa opção é utilizar isca natural de farnangaio que dará excelentes resultados nas capturas.

Uma dica relevante é que se você preferir iscas naturais, o ideal é investir em um viveiro de sardinha no barco. Assim, a isca estará fresca e desse modo, mais atrativa para capturar o peixe.

Como mencionei antes, o Dourado do Mar é um predador voraz, e tem uma alimentação variada, porém como isca você pode usar lula, tainha e algo que funciona muito bem é o fígado de atum. Você também pode usar iscas artificiais.

Ao soltar a linha, certifique-se de encontrar a velocidade ideal. Como você o encontra? É simples, a velocidade ideal é quando sua isca cria um rastro de fumaça, esse rastro de fumaça na verdade são bolhas que se formam a partir de uma determinada velocidade.

Tenha em mente que o tipo, tamanho, forma e peso de sua isca afetarão seu comportamento e, consequentemente, a velocidade ideal para produzir fumaça mudará. Dito isto, a faixa de velocidade que você precisa para pescar Dourado do Mar é entre 6 e 12 nós.

A que distância devo colocar a isca?

Você já sabe quase tudo sobre a pesca do Dourado do Mar e a distância da isca até o barco é crucial para o sucesso. Cada barco é diferente, existem diferentes tamanhos e motores de popa. A chave aqui é garantir que o troll caia em águas claras. O que quero dizer com isso? Quando o barco está em movimento, ele deixa um rastro atrás de si. É importante que sua isca fique fora da água cheia de bolhas criadas pela esteira. Quanto à velocidade, o ideal é entre 6 e 12 nós.

Se sua isca estiver em água limpa, isso garante que o Dourado do Mar a veja. Além disso, essa água limpa permite que a própria trilha de fumaça da sua isca faça seu trabalho e atraia o Dourado do Mar.

É muito fácil encontrar a distância correta. Você só precisa prestar atenção ao soltá-lo, até vê-lo sair na parte clara da esteira. Preste atenção em como o troll se comporta e se necessário dê um pouco mais de linha. Não precisa dar muita linha, entre 15 e 20 metros funciona.

As melhores técnicas para pesca do Dourado do Mar

É interessante que você também considere as melhores técnicas para a pescaria do Dourado do mar.

Grande parte dos pescadores utiliza a técnica de arremessos longos com iscas artificiais de superfície. Assim, em águas aquecidas e próximas ao continente, você poderá encontrar o local perfeito para capturar os peixes.

Mas no que se consiste esta técnica?

Bom, basicamente você irá realizar arremessos longos e efetuar o trabalho de recolhimento da carretilha ou molinete com pequenos toques de ponta de vara para chamar a atenção dos peixes.

Realizar o processo de forma paciente é fundamental, principalmente porque o Dourado do mar é muito arisco. O trabalho de recolhimento irrita muito o peixe através do movimento da isca.

Outra característica muito interessante e que você pode utilizar a seu favor é a seguinte:

O Dourado do mar é um peixe de superfície e normalmente segue grandes objetos à deriva.

Assim sendo, você pode localizar troncos de árvores ou galhos e utilizá-los como sinalizadores para atrair a espécie e conseguir realizar boas capturas.

Dourado do mar fora d'água

Preparação da ceva

Para conseguir capturar o Dourado do mar lembre-se de que uma estratégia muito interessante é investir em uma ceva chamativa, dessa forma, podendo atrair o peixe para perto do seu barco.

Existem vários modelos, mas indicamos que você pegue um cano de PVC que contenha pequenos furos na base. Encha o cano com pedaços de peixe frescos triturados, como a sardinha e camarões. Depois amarre uma corda no cano e no barco, deixando a ceva suspensa na água.

Dessa maneira você será capaz de localizar a atrair os peixes facilmente.

Escolha das roupas de pesca

Ressalta-se por fim que o Dourado do mar não é uma espécie fácil de pescar.

Como você pôde conferir ao decorrer do conteúdo, precisa-se considerar muitas características para que a pesca seja boa.

Portanto, lembre-se de que você deverá investir grande parte do seu tempo, provavelmente algumas horas debaixo do sol para obter o peixe.

Dessa forma, o ponto final a ser considerado é a sua roupa de pesca.

O link acima se refere a um conteúdo que esclarecemos a importância da roupa de pesca e lhe oferecemos algumas dicas, assim, confira e obtenha mais informações.

Curiosidades sobre o Dourado do mar

No Japão o Dourado do Mar é conhecido com Shira (シイラ) e a pescaria é um pouco diferente do nosso estilo. Por lá, o Dourado do Mar pode ser capturado nas pescarias desembarcadas próximo aos costões rochosos.

Também conhece-se, nos Estados Unidos como: Mahi-Mahi, Dolphin, Dorado ou Lampuki.

Por ter dimorfismo sexual, o Dourado do mar pode ter seu sexo facilmente identificado quando atingem 4-5 meses de idade, examinando a inclinação de sua testa. As fêmeas apresentam uma forma de cabeça inclinada e mais arredondada, enquanto os machos apresentam cabeça com corte quadrado.

Siga também estas dicas adicionais

  1. Procure pássaros! Se você encontrar pássaros no mar, eles provavelmente estão pescando. Fique de olho no rebanho e veja se eles estão pulando na água. Nesse caso, eles encontraram um cardume de peixes. Isso significa que a probabilidade de o Dourado do Mar estar se alimentando desse mesmo cardume é muito alta.
  2. Falando em pássaros, é divertido ver peixes voadores planando. Em alguns casos, os peixes voam porque estão fugindo de um predador. Pode haver ouro atrás deles!

Agora você sabe tudo sobre a pesca do Dourado do Mar, embora o melhor professor seja a experiência, então saia e aproveite a pesca e preste atenção ao seu capitão e tripulação, eles sabem muito, até mais do que você pode encontrar nos livros.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Veja também: Pescaria de Dourado dicas e truques para ter sucesso na aventura

Precisando de algum material de pesca, acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Informações sobre o Peixe-dourado-do-mar no Wikipédia

Youtube Video

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário