Pesca Gerais

Tipos de Motor de Popa: algumas dicas e informações iniciais

O Motor de popa é um equipamento que precisa de muita atenção dos navegadores, conheça hoje os seus tipos, como escolher o ideal, bem como alguns cuidados.

A escolha do seu motor de popa deve ser feita cuidadosamente, levando em consideração os tipos e especificações de cada um.

Por isso, hoje você poderá aprender mais sobre o tema, conferindo inicialmente informações sobre o motor de popa e como escolher o seu.

Finalmente iremos falar sobre alguns cuidados fundamentais para manter a vida útil do seu equipamento.

Motor de popa

Bom, primeiramente devemos mencionar que o motor de popa se resume a um propulsor utilizado para equipar alguns veículos náuticos.

Assim, o equipamento tem o nome de motor de popa, pois fica localizado e instalado na parte traseira da embarcação.

E provavelmente você sabe bem que esse motor é fundamental para as navegações feitas em regiões de baixa profundidade, tendo em vista que possui um sistema de trim que auxilia na alteração da altura da rabeta, facilitando o deslocamento da embarcação.

Portanto, de fato é um equipamento muito interessante em meio à navegação, algo que torna a sua escolha, um ponto crucial.

O Motor de popa é um equipamento que precisa de muita atenção dos navegadores, conheça hoje os seus tipos, como escolher o ideal, bem como alguns cuidados.

Quais os tipos de motor de popa

Mas, quais seriam os tipos de motor de popa?

Basicamente, entenda que existem dois tipos de motores de popa, o de dois tempos e o de quatro tempos.

Motor de dois tempos

Falando primeiramente acerca da opção de dois tempos, entenda o seguinte:

Esta opção normalmente é usada em um barco para fins de lazer.

Isso ocorre, pois o equipamento possui uma construção mais simples e é leve porque não possui válvula de admissão e escapamento.

Deste modo, um ponto muito vantajoso desse tipo é que ele economiza combustível, principalmente os modelos mais atuais que contam com o sistema de injeção eletrônica.

Aliás, a sua manutenção é mais simples e barata, quando comparamos com a seguinte opção:

Motor de quatro tempos

Por outro lado, o motor de popa de quatro tempos é uma alternativa mais complexa e que é composta por uma tecnologia elevada.

Sendo assim, esse tipo de motor é considerado essencial em uma embarcação de um navegador profissional, pois possui quatro etapas de funcionamento, a admissão, compressão, combustão e o escape.

Assim, o motor de popa de quatro tempos é muito econômico e emite uma quantidade inferior de poluente, uma característica muito boa.

Entretanto, vale citar que os motores de popa de quatro tempos necessitam de mais atenção e cuidado, bem como, o pescador deve investir mais dinheiro.

Como escolher os tipos de motor de popa ideal?

Provavelmente agora você tem uma base com relação ao tipo de motor de popa que necessita.

Isso porque se você utiliza a embarcação para fins de lazer, o ideal é investir no tipo de dois tempos.

Já se pretende trabalhar com o barco e procura por um motor mais completo, o de quatro tempos é muito bom.

No entanto, existem outros pontos que devem ser considerados nessa escolha e é exatamente sobre isso que iremos tratar neste tópico.

Quantidade de motores

Primeiro de tudo, o essencial é pensar a respeito do motor de popa. Após definir o tipo que você precisa, determine a quantidade que pretende ter em seu barco.

Manter somente um motor em seu barco é algo muito interessante, pois o peso da embarcação é diminuído.

Mas, lembre-se de que apesar de todos os cuidados, o motor pode dar problema.

Portanto, aos navegadores mais preparados e que possuem dois motores na embarcação, caso um pare de funcionar o outro será de grande ajuda.

Sendo assim, pense se você pretende investir em um ou dois motores para o seu barco.

Escolhendo a potência do seu motor

E além dos tipos de motor de popa, pense a respeito da potência utilizada.

Bom, a potência está relacionada ao desempenho do barco, no entanto, quanto maior a potência, maior será o peso da embarcação.

Por isso, tenha em mente essas informações e considere se você pretende investir mais, ter uma potência e pesos maiores ou investir menos e obter uma potência e peso inferiores.

Qual combustível?

Por fim, devemos falar sobre o combustível.

De forma geral, o diesel é o mais indicado por ser econômico e apresentar maior durabilidade. Aliás, com esse combustível as manutenções são poucas.

Já a gasolina é mais barata e apresenta um desempenho melhor, porém a vida útil do motor de popa diminui drasticamente.

E isso ocorre principalmente com os pescadores que deixam a gasolina velha no motor.

Você sabia? O pescador que utiliza o motor de dois tempos precisa misturar óleo náutico na gasolina. Existem também os motores que possuem um reservatório específico que injeta o óleo conforme o motor vai funcionado.

Cuidados fundamentais

O Motor de popa é um equipamento que precisa de muita atenção dos navegadores, conheça hoje os seus tipos, como escolher o ideal, bem como alguns cuidados.

Agora que você sabe bem o que é, os tipos e como escolher o seu motor de popa, podemos lhe falar alguns cuidados fundamentais.

Basicamente estes cuidados podem aumentar a vida útil do seu motor, fazendo com que ele não apresente problemas em momento impróprios.

Realize a manutenção

Provavelmente você sabe bem a respeito da importância da manutenção em um barco e principalmente em um motor de popa.

Por isso, estamos aqui para lembrar a você que a troca de óleo, substituição dos filtros, limpeza do motor e a lubrificação da caixa de engrenagens, são cuidados fundamentais.

Assim, a vida útil do motor será diminuída e o valor do concerto elevado, caso o pescador não tenha os cuidados essenciais.

Além disso, caso o motor apresente algum problema, leve a um especialista mecânico, a fim de que ele identifique a questão e solucione imediatamente.

Cuidados básicos

Além de realizar a manutenção, lembre-se de que você nunca deve ligar o motor fora da água e não é interessante forçá-lo.

Aliás, observe o medidor de temperatura e sempre anote o dia em que abasteceu porque o combustível tem vida útil somente de 30 dias.

Com relação ao combustível, caso você não for utilizar a embarcação durante esses dias, remova o diesel ou a gasolina.

Dessa forma, você evita que os filtros, bicos e injetores sejam afetados.

Uma dica final é utilizar o combustível em algum automóvel, caso possível.

Conclusão sobre os tipos de motor de popa

Certamente seguindo todos esses cuidados e definindo o motor de popa ideal, que cumpra com suas necessidades, você poderá investir em um equipamento de qualidade e que tenha uma longa duração.

Gostou das informações sobre motores de popa? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Se precisar de algum produto Náutico, acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Acesse também o post Barco de Alumínio na Carreta dicas de como fazer um boa regulagem

Posts Relacionados

Deixe um Comentário