Pesca Gerais

Bote inflável – Boas dicas de como comprar um bom para pesca

A escolha de um bote inflável engloba características como o material, capacidade, cockpit, motorização, segurança e acessórios. Veja as dicas!

O bote inflável é grandemente vantajoso, principalmente para atividades variadas como o passeio, resgate e salvamento, apoio, bem como, para a pesca.

Entretanto, devemos lhe falar que os botes são estruturados para atividades distintas, ou seja, cada um possui a sua tecnologia e características que atendem a necessidade do navegador.

Deste modo, ao prosseguir a leitura do nosso conteúdo de hoje, você poderá compreender os detalhes a respeito do bote inflável.

Iremos também disponibilizar as melhores dicas de como comprar um bom para pesca, incluindo pontos que devem ser considerados antes do seu investimento.

A escolha de um bote inflável engloba características como o material, capacidade, cockpit, motorização, segurança e acessórios. Veja as dicas!

Entenda as vantagens de obter um bote

Primeiro de tudo, devemos lhe falar que um dos principais benefícios em obter um bote inflável para pesca é a segurança.

Basicamente o bote possui uma estrutura que torna praticamente impossível a submersão, isto é, pode ser uma opção muito interessante, pois a proteção é garantida.

Além disso, vale citar que o bote oferece uma enorme estabilidade, pois ele tem uma capacidade de carga superior.

Outras vantagens que devem ser evidenciadas são a agilidade, por ser muito leve, a praticidade e o quanto um bote é barato, quando comparamos aos barcos comuns.

Sendo assim, em sua maioria, os botes infláveis são grandes aliados em meio a uma pesca.

Como comprar um bote inflável para pesca

Vamos ao tema do nosso conteúdo lhe falando a seguir algumas dicas e informações para que você compre o melhor bote inflável para realizar a sua pesca.

A escolha de um bote inflável engloba características como o material, capacidade, cockpit, motorização, segurança e acessórios. Veja as dicas!

Escolhendo o tipo de material

Uma característica muito interessante a se pensar é o tipo de material.

Basicamente existem dois tipos de materiais, que normalmente são vendidos em formato de tecido, o de PVC e o tecido de Hypalon.

Primeiramente, o tecido de PVC é conhecido como plástico e é utilizado pela maioria das pessoas, isso porque o tecido é o mais barato do mercado.

Mas, um ponto que você deve prestar atenção é que o tecido de PVC tem uma durabilidade inferior, quando comparamos a outros materiais como o Hypalon.

E falando sobre o tecido de Hypalon, entenda que ele também é famoso como “material emborrachado” e encanta a muitos devido a sua grande durabilidade.

Para que você tenha uma noção, este tecido é utilizado em embarcações militares, por isso, tem muita resistência e tem um preço elevado.

Sendo assim, decida inicialmente se você pretende investir em um o bote inflável com o tecido de PVC, durabilidade e preços inferiores ou no tecido de Hypalon que tem preço e qualidade maiores.

Aliás, vale citar que o bote inflável com tecido de PVC não é ruim, apenas possui uma durabilidade inferior, quando comparado a outras opções.

A capacidade do bote

O segundo ponto que deveria ser considerado é a capacidade.

Basicamente você precisa ter em mente pontos muito importantes, como o peso dos equipamentos que normalmente utiliza quando vai pescar.

Existem pescadores que usam materiais completamente leves, bem como, os que preferem equipamentos pesados.

E certamente se você usa materiais pesados para a pesca, a capacidade do seu bote inflável e o preço a ser investido deverão ser maiores.

Pensando no tipo de Cockpit

Basicamente o cockpit representa o espaço que você terá em seu bote inflável, por isso, existem dois tipos.

O primeiro é o cockpit que tem um console e proporciona maior conforto a todos, tal como, é ideal aos que utilizam o bote por lazer.

Mas, o fundamental é que você entenda o seguinte:

Ao investir em um bote desse tipo, você perderá espaço.

Por outro lado, o bote inflável geralmente utilizado para trabalho, como o apoio de cargas e descargas, não é composto por um cockpit.

Assim, o bote se torna livre e consequentemente você terá mais espaço.

Portanto, neste momento, basta determinar se você precisa de um espaço grande ou consegue pescar tranquilamente com um espaço menor.

A escolha de um bote inflável engloba características como o material, capacidade, cockpit, motorização, segurança e acessórios. Veja as dicas!

Considerando a motorização

Você pretende obter um bote inflável comum, ou seja, que é movimentado com o auxílio de remos ou um bote mais completo e que seja motorizado?

Os botes motorizados são muito bem vindos, pois oferecem especialmente o conforto ao pescador.

Entretanto, cabe ressaltar que, de acordo com a potência do seu bote inflável, ele deverá ser regulamentado e você precisa da documentação para utilizá-lo livremente.

Visando a segurança no uso do bote inflável

Certamente o bote precisa contar com algumas características para que ele seja de fato seguro.

Por isso, no momento da sua escolha, note se o bote conta com remos acessíveis, se as alças de segurança estão bem localizadas e firmes, bem como, se há alças que possibilitam rebocar o bote.

Aliás, um ponto fundamental é conferir se o bote inflável vem acompanhado de um paiol com ventilação, unicamente para colocar o tanque de gasolina.

O paiol é interessante, pois através dele o tanque não entra em contato com o sol.

Estas são características simples, porém que são indispensáveis para manter a sua segurança ao usar um bote para pesca.

Comprando acessórios com o mesmo fabricante

Por fim, um ponto crucial é comprar o máximo de acessórios possíveis, com o mesmo fabricante do bote inflável. Caso necessite de algum, viste nossa categoria Náutica, acesse:

A escada para subir no bote, a âncora e a capota, são alguns exemplos de acessórios que você pode conferir se o mesmo fabricante vende.

Mas, qual a vantagem em fazer isso?

Bom, existem diversos tipos de acessórios no mercado e muitas vezes, estes acessórios não foram desenvolvidos para serem usados em seu bote especificamente.

Por isso, geralmente as pessoas cometem o erro de comprar o bote e acessórios em vendedores diferentes e a escada não é adequada para aquele tipo de bote, por exemplo.

Deste modo, para evitar qualquer problema na obtenção de um acessório inadequado para o seu bote, compre com o mesmo fabricante, se possível.

Conclusão sobre o bote inflável

Material, capacidade, cockpit, motorização segurança e acessórios.

Em sua maioria, estes são os pontos que devem ser considerados para que o investimento em um bote inflável seja correto.

Por isso, não deixe de considerar nenhum dos passos acima para que assim, venha obter um bote que de fato lhe auxilie em sua pesca e tenha uma boa duração.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Veja também o post sobre GPS Náutico – Como escolher o modelo ideal para navegação

Posts Relacionados

Deixe um Comentário