O Jack Plate é um acessório destinado a melhorar a performance em barcos. Sobretudo em embarcações de alto desempenho.
O termo “Jack” em inglês tem o mesmo significado do nosso macaco de automóvel, e a palavra “plate” significa placa ou cavalete nos termos da náutica nacional.
Suas principais funções são o melhor posicionamento do motor em relação à linha do fundo do casco da embarcação. O afastamento da rabeta em relação ao centro de massa do casco. A altura do hélice em relação à superfície livre da água.
Ao pé da letra, num inglês tupiniquim, podemos usar “cavalete de levantamento”.
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Entenda um pouco mais sobre a função do Jack Plate
Via de regra, o giro dos motores aumenta na medida em que subimos o motor em direção à tirá-lo da água, possibilitando maiores velocidades finais.
Para cada casco há um limite. Este limite dependerá basicamente da geometria do final (“end”) do casco (define o fluxo hidrodinâmico) e do afastamento da rabeta em relação ao “end” de cada casco.
Portanto, uma das funções específicas do Jack Plate é a regulação do giro do motor para as condições recomendadas pelo fabricante da motorização. Possibilitando dessa forma buscar a máxima eficiência, na configuração de motor e hélice escolhidos.
A outra função do Jack plate é a de alongador. É aí que se diferencia o uso de Jack Plate nas medidas 4”, 5”, 6”, 8”, 10”, 14” (medidas usuais).
Alguns cascos apresentam em situação de planeio em altas velocidades, o seu centro de sustentação muito próximo (atrasado) em relação à rabeta, tornando críticas a estabilidade lateral (“roll”) e longitudinal (“pitching”).
O movimento de “Roll” ou rolamento induzido nesta condição tende se tornar cada vez mais intenso. Dessa forma, causando uma instabilidade lateral e a derivação da direção de deslocamento conhecida como “Chine Walk” que pode por fim tornar inviável a corrida.
É preciso dizer que este movimento também está ligado à altura do motor em relação à linha de quilha do casco.
O movimento de “Pitching” ou arfagem, é muito conhecido de todos os navegantes como a famosa cavalgada.
O afastamento do casco
O afastamento do centro de sustentação do casco em relação ao ponto de empucho promovido pelo hélice pode ser insuficiente. Dessa forma, fazendo com que o casco assuma um ângulo de ataque mais pronunciado. Este fenômeno pode se repetir e se tornar instável a depender das novas pressões hidrodinâmicas que se definem neste novo ângulo de navegação, inviabilizando a navegação.
Via de regra, cascos com a linha de quilha longa necessitam de maiores afastamentos. Já cascos com linha de quilha curta (e/ou offset pronunciado – linha de “end” bem abaixo da embarcação) tendem a usar afastamentos menores. Independente do tamanho da embarcação.
Tudo isso é um equilíbrio instável, em que podemos acrescentar como variáveis: o peso do casco, design do casco (ângulo do V e área de sustentação – “bottom side area”). Além disso, o peso do motor, a sustentação aerodinâmica, a distribuição de peso na embarcação, a configuração de hélice, o formato da rabeta. Entre outras de menor influência.
É possível a instalação de Jack Plate em praticamente todos os tipos de cascos. Embarcações com motor fora borda (motor de popa), em qualquer potência. Além disso, em conjunto com qualquer sistema tradicional de direção.
Alguns modelos contam com unidades de acionamento hidráulico. Neste caso temos o ajuste ponto a ponto durante a navegação.
Na prática, percebemos que para barcos de baixa motorização os ganhos de velocidade não são tão expressivos (menor que 5%). Desde que se tenha uma embarcação que possibilite usar o trim e todo o potencial do motor.
Barcos de alumínio tendem a ter dificuldades no uso do trim, por se tratarem de cascos com perfil hidrodinâmico pouco desenvolvido. O que não proporciona a devida retenção da pressão hidrodinâmica em sua porção mais à popa. Mesmo que extremamente leves, com exceção de alguns cascos preparados para isto.
Estabilidade do bass boat
Quanto à estabilidade e manobrabilidade, aí sim o ganho é expressivo com o alongamento. Aliás, existe uma relação forte entre a estabilidade e a velocidade. Dessa forma, barcos mais estáveis possibilitam maiores velocidades.
Outros pontos a considerar são a economia de combustível, e principalmente, a manutenção das condições de garantia do motor (giro e pressão de água de resfriamento corretos) e o prazer e a segurança durante a navegação.
Em conclusão, para um perfeito uso do Jack Plate, siga sempre a orientação do fabricante do casco.
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