Pesca Gerais

Bateria Náutica – Dicas e informações de como escolher uma

Dependendo do tipo, o equipamento pode durar de três a cinco anos, confira como manter a vida útil e como escolher a sua bateria náutica.

Além de auxiliar na partida do motor, a Bateria Náutica também alimenta a energia de sua embarcação.

Portanto, caso você esteja procurando dicas para definir qual seria a melhor, levando em consideração as suas necessidades em meio a uma navegação, você está no conteúdo correto.

Isso porque iremos lhe explicar o que é, como funciona, quais os seus tipos e como escolher a sua Bateria Náutica.

Aliás, após obter a sua bateria, você também poderá conferir neste conteúdo algumas dicas essenciais para manter a qualidade e vida útil do equipamento.

O que é e como funciona a Bateria Náutica

A Bateria Náutica é um instrumento que possibilita a partida do motor da embarcação e também alimenta a eletricidade, assim como já mencionamos.

Por isso, este instrumento funciona da mesma forma que as baterias de automóveis comuns, por exemplo.

No entanto, a grande diferença é que a Bateria Náutica é mais potente.

Sendo assim, o mais interessante é que a bateria oferece uma alta corrente em um curto período de tempo.

Isso porque as mais usadas são de 150Ah, ou seja, o dobro da energia que um automóvel utiliza.

Aliás, falando acerca da energia oferecida por meio da bateria, o navegador é capaz de utilizar equipamentos como GPS, rádio ou até mesmo a iluminação, graças a este equipamento.

Portanto, devemos lhe falar que a Bateria Náutica não se limita somente a um tipo específico.

Assim, é disponibilizada aos clientes em duas versões que iremos conhecer a seguir:

Dependendo do tipo, o equipamento pode durar de três a cinco anos, confira como manter a vida útil e como escolher a sua bateria náutica.

Quais são os seus tipos?

Os tipos de Bateria Náutica são a Estacionária e a Ventilada, por isso, elas foram estruturadas para atender públicos específicos e possuem as suas particularidades:

Primeiro de tudo, a Bateria Estacionária, também conhecida como “clico profundo”, é um equipamento que foi projetado com o intuito de fornecer uma quantidade constante de corrente.

O grande diferencial é que a quantidade de corrente ocorre durante um longo período de tempo, por isso, a ideia de clico profundo.

Em sua estrutura, uma Bateria Estacionária possui placas de chumbo mais espessas, uma característica que garante que o equipamento sofra muitas descargas sem que a vida útil seja afetada.

Portanto, a Bateria Estacionária é oferecida em diferentes modelos, como o Clean, VRLA, Nobreak e a Solar.

Já a Bateria Ventilada é uma alternativa que oferece a economia como benefício, principalmente porque é 30% mais barata e resistente em altas temperaturas.

Dependendo do tipo, o equipamento pode durar de três a cinco anos, confira como manter a vida útil e como escolher a sua bateria náutica.

Assim, esse tipo de bateria precisa ter uma instalação convencional, pois não tem o eletrodo imobilizado e a sua vida útil pode chegar até três anos.

Vale citar também que a Bateria Ventilada é indicada para pescadores com embarcações grandes e que tenham cuidados profissionais ao realizar a instalação.

Dicas de como escolher a bateria náutica ideal

Bom, vamos prosseguir lhe falando algumas questões que devem ser consideradas ao obter uma Bateria Náutica, pois além de escolher o tipo, você deve considera o seguinte:

Você procura uma bateria tradicional?

Bom, a bateria tradicional normalmente é composta por duas características muito interessantes, a partida e o serviço.

A partida, certamente esta relacionada à alta corrente que o equipamento gera em um curto período de tempo.

Por outro lado, o serviço é aquele que utiliza a energia para alimentar os demais equipamentos utilizados na embarcação.

Portanto, caso você esteja à procura de uma bateria que possua somente essas duas características, o ideal é investir na tradicional, tendo em vista que elas podem suprir todas as suas necessidades.

Sistemas adicionais

Dependendo do tipo de Bateria Náutica, podemos conferir diferentes tipos de sistemas.

Dentre os sistemas, cabe salientar a existência do sistema Spiralcell, que possibilita a recarga rápida, tem uma vida útil duas vezes maior e é indicada para navegações de longo período.

Basicamente estes sistemas são muito interessantes e podem trazer ainda mais vantagens a sua navegação.

Caso você queira uma bateria que forneça vantagens além da partida e do serviço, se informe mais a respeito dos sistemas adicionais para definir o melhor instrumento em seu caso.

A análise do sistema de carga

Para a escolha ideal, o interessante é observar o sistema de carga e comparar com a tecnologia da bateria que você pretende obter.

Em muitos dos casos as pessoas não se atentam a esta questão e como resultado, a bateria obtida sofre com excesso de carga e a sua vida útil e diminuída porque ela não é adequada para aquele sistema.

Sendo assim, sempre leve em consideração o sistema para escolher a sua bateria.

Características básicas

Por fim, devemos citar duas características básicas que poderão lhe oferecer grandes benefícios futuramente.

A primeira é preferir investir em uma Bateria Náutica que não precise de manutenções diariamente.

Geralmente os equipamentos que requerem manutenção funcionam perfeitamente somente quando o navegador coloca água de tempos em tempos.

No entanto, para facilitar a sua vida, você pode investir em uma bateria que não necessite de manutenções como a que foi citada acima.

Aliás, invista em um equipamento potente, ou seja, que seja apto a atuar em altas temperaturas e não rende problemas futuramente.

Lembre-se de que você já está desembolsando dinheiro para comprar a bateria, por isso, invista em um equipamento que de fato tenha uma duração boa.

 

Cuidados essenciais com a bateria náutica

Após obter a sua Bateria Náutica é fundamental compreender alguns cuidados que são fundamentais, especialmente para manter a vida útil do equipamento.

Sendo assim, inicialmente busque fazer uma vistoria na bateria.

Este passo é muito importante, pois é através dele que você poderá checar se os cabos da bateria estão fixos e evitará que ocorra a sulfatação, ou seja, que o desempenho da bateria seja afetado.

E falando em sulfatação, para evitar este problema, o ideal é colocar vaselina nos pólos da bateria, a fim de aumentar a proteção externa do equipamento.

Finalmente, tenha cuidados básicos como evitar que a sua bateria descarregue totalmente com frequência, pois isso rende grandes problemas futuramente.

 

Conclusão

Assim como você pôde conferir, a Bateria Náutica é um equipamento muito importante e que requer alguns cuidados básicos.

Por isso, não deixe de considerar as dicas deste conteúdo para que a escolha do seu equipamento seja efetiva e que a bateria da sua embarcação venha ter uma vida útil elevada.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós.

Visite também nossa Loja Virtual, acesse

Posts Relacionados

sem comentários

Marcos aurelio 23 de setembro de 2020 at 12:28

Cotação de bateria para motor elétrico 54

Resposta

Deixe um Comentário