Pesca Gerais

Sonar para pesca: Informações e dicas para escolher o seu

Na escolha do sonar para pesca, o pescador deve analisar sobre o transdutor, instalação, resolução da tela e frequência, conheça mais detalhes sobre o tema

O sonar para pesca é um aparelho muito interessante aos pescadores que visam principalmente à praticidade em meio a uma navegação.

De forma geral, este aparelho auxilia na descoberta de áreas em que os peixes se encontram algo que facilita grandemente a pesca.

Dessa forma, nos acompanhe ao decorrer do conteúdo para entender com detalhes as informações mais importantes sobre o sonar de pesca.

Aliás, confira uma dica para que você consiga escolher o melhor e venha economizar.

Na escolha do sonar para pesca, o pescador deve analisar sobre o transdutor, instalação, resolução da tela e frequência, conheça mais detalhes sobre o tema

O que é e como funciona o sonar para pesca

Basicamente o sonar para pesca é um aparelho que ajuda os pescadores a encontrarem os peixes no fundo do mar, rios e lagos.

Por isso, por meio do aparelho é possível localizar os cardumes facilmente, ou seja, a principal função é a praticidade.

Assim, o aparelho funciona da seguinte maneira:

O processo ocorre inicialmente pelo impulso elétrico do transmissor, que é convertido em uma onda sonora pelo transdutor e finalmente enviado a água na forma de um cone.

Dessa forma, alguns sons são feitos pelo aparelho no fundo d’água e estes sons possuem frequências altas ou baixas, dependendo da escolha do pescador.

Deste modo, é possível encontrar os peixes a até mil metros de profundidade.

Aliás, em alguns modelos, o aparelho é capaz de mapear os locais em que se encontram mais peixes e como resultado, a pescaria se torna mais simples e objetiva.

E falando dos modelos de sonar para pesca, entenda que podem existir variados tamanhos e frequência.

Além disso, há modelos portáteis e os  completos que ficam no próprio painel da sua embarcação.

Portanto, em meio à escolha do aparelho ideal em seu caso, considere tais características.

Informações para escolher o seu

Agora que você conseguiu compreender o que é e como funciona o sonar para pesca, podemos prosseguir citando algumas informações para que você escolha o seu, vamos lá:

A escolha do transdutor

Bem como mencionado anteriormente, o transdutor tem o propósito de transformar o impulso elétrico em uma onda sonora.

Portanto, ele tem um papel fundamental na escolha do sonar para pesca.

Assim, a qualidade do transdutor determina o quanto você poderá ver abaixo da água, por isso, quanto maior o ângulo do cone, maior será a cobertura.

Dessa forma, o ideal é que você invista em um transdutor de qualidade.

Aliás, o ângulo do cone deve ser grandes.

Montagem e instalação

Duas características fundamentais na escolha do sonar para pesca são a montagem e instalação do aparelho.

Isso ocorre porque com uma instalação mal feita, o sonar pode apresentar problemas de ruídos, ventilação e cavitação.

Portanto, geralmente há duas opções adequadas de montagem.

A primeira é realizada na popa da embarcação e a segunda seria a montagem no casco.

Falando inicialmente da montagem da popa, entenda que essa alternativa é mais fácil e barata, tal como, é muito interessante para pescadores que navegam em águas mais calmas.

Por outro lado, a montagem no casco é perigosa, pois é necessário fazer um furo no casco, porém a opção é mais eficiente aos pescadores profissionais.

Deste modo, além de investir em um aparelho de qualidade, defina a melhor montagem e contrate um profissional competente para realizar a instalação de forma adequada.

Resolução da tela

Outra característica interessante a se pensar é a resolução da tela do sonar para pesca.

Normalmente as imagens são transmitidas em preto e branco ou em tons de cinza.

Assim, os sonares com preço inferior possuem escala de cinza com níveis baixos, alcançando somente quatro. Portanto, não há contraste e a tela fica nas cores preto e branco.

De outra forma, as telas coloridas possuem a escala de cinza com níveis elevados e os famosos pixels.

Na escolha do sonar para pesca, o pescador deve analisar sobre o transdutor, instalação, resolução da tela e frequência, conheça mais detalhes sobre o tema

Dessa maneira, cada pixel atinge 256 opções de cores, assim, o pescador consegue visualizar e distinguir os peixes de todos os outros elementos que compõem o local, como as ervas e as rochas.

Deste modo, lembre-se de que quanto mais pixels o seu sonar para pesca possuir, mais perceptível à presença de peixes se tornará algo que é muito bom aos pescadores.

Aliás, quanto melhor a resolução, mais dinheiro será necessário investir.

A frequência do sonar para pesca

Finalmente devemos lhe falar sobre a frequência do aparelho utilizado.

Para simplificar este passo, tenha em mente que a frequência elevada, como 192 a 200 Hertz, é grandemente indicada para águas profundas, bem como, fundamental aos pescadores que navegam por fins comerciais.

Mas, as frequências inferiores, que variam entre 50 Hertz, são efetivas em águas rasas.

A frequência do sonar para pesca está relacionada também aos detalhes na tela, por isso, quanto maior a frequência, melhor será a visualização.

E isso ocorre porque com uma quantidade maior de frequência, a quantidade de ondas enviadas e recebidas pelo transdutor aumenta.

Por isso, leve em consideração se você precisa de uma visão com detalhes ou uma visualização mais simples para facilitar a sua pesca e defina a frequência do seu aparelho.

Dica fundamental

Para encerrar nosso conteúdo, vamos citar uma dica fundamental em sua escolha e que fará com que você economize.

Primeiramente, lembre-se da importância do GPS Náutico em meio a uma navegação e entenda que esse aparelho pode estar vinculado ao sonar para pesca. Conheça mais sobre o assunto no post: GPS Náutico – Como escolher o modelo ideal para navegação

Sendo assim, considere esta dica, pois existem alguns sonares com GPS e ao investir em um aparelho com essas duas características você poderá economizar muito dinheiro.

Conclusão sobre sonar para pesca

Assim como falamos durante o conteúdo, você precisa levar em consideração características como a escolha do transdutor, instalação, resolução da tela e frequência.

Portanto, o ideal é que você leve em consideração as suas necessidades e defina um preço que pretende investir.

Dessa forma, você poderá começar a pesquisar no mercado algumas opções e será possível obter um sonar para pesca que lhe auxilie em sua navegação, tal como, facilite todo o processo de pesca.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Está precisando de algum material para pesca? Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Posts Relacionados

sem comentários

GPS Náutico - Como escolher o modelo ideal para navegação 28 de julho de 2020 at 15:21

[…] Sonar para pesca: Informações e dicas para escolher o seu […]

Resposta

Deixe um Comentário