Pesca Gerais

Como amolar faca? Dicas e informações de como afiar a sua

Ter uma faca com um fio bom faz toda diferença, seja no dia a dia ou entre as pescarias, mas como afiar ou amolar faca? Muitas pessoas têm dúvida de como afiar ou amolar uma faca. Aliás, existem alguns truques para manter para afiar faca.

Entretanto, antes de partir para a parte prática é importante, aprendermos a diferenciar o afiar e amolar. Apesar da maioria das pessoas usarem ambos para o mesmo fim. Há uma pequena diferença entre ambos.

Sendo assim, o termo afiar deve ser utilizado quando a faca está “cega”, ou seja, sem corte. Já o termo amolar deve ser usado quando o fio da faca tem aqueles famosos “dentinhos” e ondulações na lâmina.

Mas como saber qual dos dois processos uma faca possa estar precisando? Há um teste bem simples que pode ser realizado para saber se a faca está precisando ser amolada ou afiada.

Primeiramente, pegue uma folha de sulfite e a coloque na posição horizontal, pressione a faca sobre a folha. Caso a faca corte o papel de forma suave, sem barulho, significa que o fio está ok.

Porém, se ela cortar fazendo pequenos barulhos de papel rasgado o correto é amolar sua faca. Caso, precise utilizar como uma serra, sua faca precisa ser amolada. Por fim, se ela não cortar de nenhum modo, a faca precisa de ambos os processos.

Não deixe sua faca ou canivete esquecido no canto, saiba como amolar faca e tenha um fio com corte perfeito sempre que precisar.

Técnicas simples de como amolar faca

Apesar de muitas pessoas acharem uma tarefa complica. Amolar faca em casa pode ser bem simples, usando as técnicas certas. Aliás, não existe apenas uma foram de amolar ou afiar sua faca, existem várias formas de fazer isso. Assim, aqui neste post vamos falar sobre as técnicas mais comuns de amolar ou afiar faca.

Aprenda a afiar a faca com chaira

A chaira é um utensílio comum nas cozinhas, ela é excelente para endireitar a lâmina e deixar o fio afiado. Ela atua retirando as rebarbas da afiação e alinhando, as arestas de corte. Por isso, é uma das técnicas mais utilizadas no dia a dia das cozinhas.

Essa técnica pode ser realizada diariamente para manter o fio da faca sempre afiado. Primeiramente você deve segurar a chaira na posição vertical, sobre uma superfície antiderrapante, como uma tábua de corte. O ângulo correto para isso é 20.º, mantenha a ponta da chaira para baixo.

A faca deve ser mantida em um ângulo reto com relação a chaira. Faça movimentos rápidos e alternados da esquerda para a direita. Do punho até a ponta, assim a faca ficará com um excelente fio. Passe a faca pela chaira cerca de 5 a 10 vezes em cada face da faca, os movimentos devem ser alternados.

Procure sempre guardar com cuidado as facas depois de afiadas para evitar acidentes.

Saiba como afiar faca com lima

A lima é muito utilizada para manter o fio de objetos metálicos, entre eles podemos citar os alicates e os serrotes. Por isso, se você tiver uma lima em casa pode usar ela tranquilamente para amolar sua faca.

Então para começar o processo, procure apoiar a faca em uma superfície lisa. Passe a lima por toda extensão da lâmina, iniciando pelo punho da faca, até a ponta. Procure aplicar uma pressão leve e contínua. Repita o mesmo processo do outro lado da lâmina, repita o processo até o fio estive totalmente afiado.

Não deixe sua faca ou canivete esquecido no canto, saiba como amolar faca e tenha um fio com corte perfeito sempre que precisar.
Afiando uma faca com pedra

Técnica de como afiar faca com pedra

Para usar essa técnica é preciso antes deixar a pedra em um recipiente com água por no mínimo cinco minutos. Afiar a faca com a pedra molhada é importante para que você tenha sucesso no processo de afiar faca.

Depois desse tempo da pedra de molho, a apoie em uma superfície segura e fixa. Vale lembrar que a maioria das pedras, costumam ter dois lados. Um lado tem uma granulação mais abrasiva, utilizada para amolar, ou seja, reaver o ângulo do fio. Já o outro lado que tem a abrasão menor é usado para afiar a faca.

Entretanto, se houver a necessidade de ambos os processos, o recomendado é iniciar pelo lado com maior abrasão. Depois realize o processo no lado com menor abrasão.

Posicione a faca em um ângulo para afiação, esse ângulo deve ser de aproximadamente 15º para cada lado. Uma mão apoie a lima e outra a faca, faça movimentos contínuos por toda faca. Importante é que a quantidade de movimentos seja a mesma em ambos os lados.

Como afiar faca com o esmeril

O esmeril para quem não conhece é um equipamento elétrico utilizado para afiar ou desgastar objetos. Sua utilização é bastante comum para afiação, mas seu uso requer alguns cuidados. Já que durante o processo o esmeril gera pequenas faíscas. Por isso, é importante utilizar equipamentos de segurança como luvas e óculos de proteção.

Primeiramente ligue o esmeril, segure a faca no rebolo, mantenha a faca em um ângulo de afiação de 30º. Passe a faca no rebolo, iniciando pela base e indo até à ponta da faca. É importante prestar atenção se toda a lâmina da faca está encostando no esmeril.

Repita esse processo, cerca de três a quatro vezes no mesmo lado. Depois vire o lado e repita o mesmo processo.

Como afiar faca com afiador

O afiador é um objeto próprio para afiar e amolar facas. Ele é facilmente encontrado em locais como armazéns e lojas de utensílios para o lar. Para iniciar o processo, encaixe a faca no afiador e após isso, deslize a faca em movimentos de frente para trás. Aqui o equipamento praticamente faz todo o trabalho.

Como afiar faca de cerâmica

Muitas pessoas acabam deixando de comprar uma faca de cerâmica, porque tem dúvida de como afiar faca de cerâmica. Quem preferir existe um afiador específico para esse tipo de faca. Entretanto, é possível afiar faca de cerâmica apenas utilizando a pedra.

Para isso, mantenha a faca em um ângulo de 20º em relação à pedra. Após isso, passe a faca, do punho para ponta na pedra. Repita esse movimento em ambos os lados da faca, até que o corte esteja de acordo com o desejado.

Então qual é o melhor método para saber como amolar faca?

Não existe um método ou um aparelho ideal para afiar facas. Tudo irá depender das necessidades da lâmina e da técnica que você se adapta. Além dessas técnicas ainda existem aparelhos chamados de afiadores de faca que você pode adquirir. Os valores ficam entre R$ 5,00 até R$ 370, dependendo do modelo do aparelho.

Lembrando que essas dicas servem, não apenas para amolar facas domésticas. Canivetes e estiletes, também podem usar essas técnicas. Inclusive na nossa loja temos modelo de afiador de facas, clica aqui para conferir!

Enfim, gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Confira o post: Dicas de como escolher uma faca e canivete para pesca

Posts Relacionados

Deixe um Comentário