Pesca Gerais

Melhor Caiaque para Pesca. Tudo que você precisa saber antes da compra

Seu grande desejo é comprar um caiaque de pesca? A pergunta é: Qual o melhor Caiaque de Pesca?

Quando for comprar seu primeiro caiaque de pesca, pesquise bastante.

A estabilidade é uma das principais características que o pescador mais procura na hora de adquirir seu primeiro caiaque de pesca.

Portanto, o objetivo do post é facilitar sua vida, trazendo várias informações relevantes que facilitarão bastante sua decisão.

A estabilidade é muito importante, seja na hora de executar um arremesso de uma isca artificial, seja na hora de trabalhar a isca artificial, no manuseio do peixe, na movimentação do pescador a bordo do caiaque, etc.

Enfim, a estabilidade envolve muitas coisas e a principal delas é a segurança do pescador.

Entretanto, quando o pescador pesquisa sobre a compra de um caiaque, ele não busca só estabilidade, além disso, quer um caiaque rápido, que tenha velocidade.

Características de um bom Caiaque de Pesca

Aí surge as primeiras dúvidas e consequentemente vem a pergunta: Qual é o melhor caiaque de pesca?

Vou conseguir um caiaque que tem a velocidade ao mesmo tempo estabilidade?

Será que eu vou encontrar? Existe um caiaque que ofereça ao mesmo tempo estabilidade e velocidade?

Aliás, não é só essas duas características que são as principais. O pescador busca também:

  • Um caiaque que dê opções de colocar acessórios;
  • Que o caiaque tenha alta capacidade de carga;
  • Um caiaque que não seja tão pesado e que proporcione condições de carregar sozinho;
  • Que a fabricação do caiaque seja com material durável e ao mesmo tempo resistente;
  • A possibilidade também de colocar um motor elétrico ou a combustão;

Enfim, o caiaque que atenda todas as expectativas. Que invista seu dinheiro e que não arrependa depois. Será que eu consigo encontrar esse caiaque perfeito?

Vamos deixar bem claro uma questão importante sobre a estabilidade: se já comprou seu caiaque, começou a pescar e não se sente seguro, não fique triste. Sua segurança a bordo de um caiaque, em relação a estabilidade, aumenta no decorrer do tempo. Quanto mais tempo de pescaria, mais experiência a bordo de um caiaque, reflete diretamente na capacidade de lidar com o fator segurança, aumentando também a sensação de estabilidade que o caiaque vai lhe passar.

caiaqueiro em um caiaque de pesca

Estabilidade x Velocidade

Aí, você pode afirmar: eu sei que tem alguns caiaques que são mais estáveis que outros.  Realmente isso é verdade. Tudo vai depender da estrutura do casco do caiaque. Entretanto,  dificilmente você vai conseguir conciliar estabilidade e velocidade. Pois se trata de um princípio básico de física. Quanto mais largo seu caiaque maior estabilidade ele vai te oferecer. Quanto mais estreito em relação a sua largura maior velocidade ele vai ter.

Dessa forma entenda: quanto mais largo, mais estável e ao mesmo tempo menos velocidade. Por outro lado, quanto mais estreito for seu caiaque, menor a estabilidade você vai ter, mas se olhar em relação a velocidade, ele vai entregar um melhor desempenho na água mediante sua remada. Isso ocorre simplesmente pelo casco ser mais fino, ou seja,  mais estreito. Oferece menos resistência na água, favorecendo o desempenho, a velocidade.

Caiaque a Pedal

Embora toda regra tem uma exceção, podemos dizer que existe um caiaque onde você consegue conciliar estabilidade com velocidade: o caiaque a pedal.

Essa concepção de caiaque a pedal foge a regra. Porque o pescador consegue usar um caiaque com casco mais largo, se beneficiando da força dos movimentos de pernas, gerando velocidade através da propulsão do hélice através do pedal.

Entretanto, tem alguns pontos contras que não agrada alguns pescadores:

O caiaque a pedal tende a ter uma curva muito aberta. Em locais que você necessite de curvas mais fechadas para desvencilhar de algum obstáculo, ele pode te deixar na mão.

Ai, você deve estar se perguntando: qual o melhor caiaque de pesca?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Vai depender do objetivo de cada pescador. Um determinado pescador pode optar por estabilidade, enquanto outro, pode considerar a velocidade como fator principal.

Em resumo, podemos dizer que não existe um caiaque perfeito, que atenda a todas as necessidades do pescador.

Mas podemos citar algumas características que torna um caiaque pesca melhor que outro: Essas características podem ser fator decisivo na hora de efetuar a compra.

Partimos do pressuposto que você não tenha uma grana boa para investir em um bom caiaque a pedal, ou simplesmente não acha legal.

caiaque de pesca para pescador esportivo

Conforto em um caiaque para pesca

Visando também uma pescaria com mais conforto, podemos citar as seguintes características para um bom caiaque de pesca:

  • A primeira com certeza será sempre a estabilidade;
  • Capacidade de carga. Aliás essa característica também está aliada a estabilidade. Se escolher um caiaque com baixa capacidade de carga pode ficar limitado em determinados destinos de pesca.
  • Peso do casco. Se o caiaque for pesado demais, pode limitar o seu transporte, ainda mais se estiver sozinho. Pense que terá que transportar para colocar e tirar de cima do carro, para colocar e tirar do rio, se for pesado demais, sempre vai depender da ajuda de alguém. Isso para muitos, pode ser extremamente ruim
  • Opcionais e acessórios. Se gosta de ter vários acessórios no seu caiaque, com por exemplo: sonar, suportes, etc. Opte por um caiaque que ofereça condições de acoplar esses acessórios sem modificar a estrutura original, e principalmente, sem furar o seu caiaque. Tem algumas marcas que oferecem sistema de trilhos para instalação dos acessórios.

Qualidade e resistência dos Caiaques de Pesca

Em relação a resistência, ao material utilizado na fabricação, saiba que a grande maioria dos caiaques nacionais atualmente, são de polietileno. Considerado um material super resistente e principalmente leve.

Embora, exista grandes diferenças entre os caiaques nacionais, onde passam a percepção de ser um caiaque mais delicado, com uma superfície mais mole, etc.

Em contrapartida outras marcas entregam caiaques mais firmes, mais robustos, onde se observa um assoalho muito mais firme ao pisar, etc.

Fica essa observação e na hora da compra, faça sua comparação antes de tomar a decisão. Não sei dizer se isso afeta diretamente a sua durabilidade ou até mesmo a sua resistência, mas é algo altamente perceptivo em alguns modelos.

Conforto do Caiaque de Pesca

Considerado um fator importante na escolha de um determinado caiaque de pesca, o conforto se faz necessário.

Muitas das vezes vai querer pescar o dia todo. Sair às 6 horas da manhã e não voltar para almoçar, passando o dia todo no rio. Caso não tenha um caiaque que ofereça conforto, pode ser, que pós pescaria você sofra algumas consequências em relação a danos físicos.

Quando me refiro a conforto um dos principais itens que não pode faltar no caiaque, chama-se assento, de preferência os que ofereça o acento telado.

O acento telado é extremamente confortável, tem também regulagem da parte que apoia as costas.  Ele não esquenta no sol, é antimofo, sendo um assento muito confortável. Diferentemente do assento de borracha, além de não ser confortável para longas pescaria é acento que esquenta muito exposto ao sol.

Em suma, é um assento que muito provavelmente, se você passar o dia todo pescando, vai sofrer algum dano físico no pós pescarias.

caiaqueiro remando um caiaque de pesca

Piso antiderrapante do caiaque

A grande maioria hoje em dia dos caiaques nacionais possuem piso antiderrapante. Alguns pescadores não gostam, porque acumula muita sujeira, mas é imprescindível, pois evita que escorregue, evita que você ao ficar em pé caia no rio. Isso é algo de extrema necessidade para garantir a sua segurança.

Acesso interno do caiaque

Outro ponto que você também deve observar para escolher um caiaque de pesca é acesso interno do caiaque.

O fato do seu caiaque possuir acesso interno, oferece a possibilidade de guardar suas varas durante o transporte do caiaque da sua casa para o ponto de pesca.

Oferece também a oportunidade de guardar tralha para grandes expedições. Espaço para guardar o remo bi partido, caso você use, além do seu remo principal. Oferece uma gama de possibilidade de guardar enumeras e diversas tralhas para sua pescaria. Além guardar algumas tralhas que você não queira que fica exposto ao sol.

Compartimento Estanque

A grande maioria dos caiaques nacionais, oferece no seu casco o compartimento estanque, que não entre água. Local ideal para guardar o seu celular, seus documentos, etc.

Esse compartimento é de suma importância e quando comprar seu caiaque confirme e verifique se realmente seu caiaque também oferece esse opcional.

Enfim, dois pontos que não são tão importante, mas que vale a pena citar é se o caiaque oferece a oportunidade colocar um cooler personalizado. A caixa térmica personalizada de fábrica.

Um cooler que se encaixa perfeitamente nos moldes do casco do seu caiaque. Existem alguns caiaques que lhe oferece esse oportunidade.

É algo que esteticamente fica bem apresentável, que talvez não faça tanta diferença, mas é um dos pontos que você pode levar em consideração na compra do seu caiaque.

Pense em comprar um caiaque que ofereça condições depois de comprar um motor a combustão para acoplar nele. Aliás, praticamente todos os fabricantes nacionais oferece essa possibilidade. Embora tenha a diferença em relação a potência do motor para cada casco.

Se tem vontade de comprar um motor mais potente, opte pelo caiaque que tenha um casco mais robusto, que dê condições de colocar um motor de alta potência.

Caso opte pela compra de um motor básico, aquele motor que não seja tão potente, mas que te leve ao ponto de pesca, então, escolha um caiaque que não necessariamente tem um casco tão robusto. Dessa forma vai proporcionar a condição de colocar um motor pequeno de baixa potência.

Enfim, espero que todas as informações do post, ajude você amigo pescador, na escolha do melhor caiaque de pesca para suas pescarias.

Veja também nosso post sobre caiaque de pesca inflável, caso tenha interesse na compra de outro modelo.

Posts Relacionados

sem comentários

Ademar Ludwig 23 de agosto de 2021 at 14:14

Adorei o resumo de escola de um bom caiaque de pesca.

Resposta

Deixe um Comentário