Rio Sucunduri 2016, depois da excelente pescaria realizada no Rio Sucunduri em 2015, então, o Pesca Gerais elegeu este maravilhoso Rio como destino anual nas pescarias realizadas no Amazonas.
Portanto, mais uma vez, fomos atrás dos valentes Tucunarés e Aruanãs que são encontrados com fartura no Rio Sucunduri. A principal espécie é o Tucunaré Pinima (ciclha pinima), conhecido por sua valentia e beleza, podendo ser fisgado com mais de 7 kg.
O Rio Sucunduri, afluente do Rio Madeira está localizado na região sul, denominada Baixo Amazonas.
Eu e o parceiro Jaida Machado embarcamos nessa aventura no dia 01/10/16 com destino à Manaus – AM onde pernoitamos no excelente e gigantesco Hotel Tropical. Na manhã seguinte, uma van aguardava para nos levar ao aeroporto.
Victor Vilanova, operador da expedição, sempre preocupado com os seus clientes estava presente e dessa forma, conduziu todos os pescadores para o embarque no hidroavião que nos levaria diretamente ao barco hotel, ancorado em um excelente pesqueiro do Rio Sucunduri.
Depois de várias viagens de pescaria na Amazônia essa era a primeira vez que eu estaria a bordo de um hidroavião.
A nossa expectativa era muito grande para a pescaria, ainda mais que, era a primeira vez que o parceiro Jaida Machado iria pescar na Amazônia.
Do alto, sobrevoando Manaus, talvez a definição apropriada do Amazonas seja mundo de água. Localizada na margem esquerda do Rio Negro, bem perto do encontro com o Rio Solimões, dessa forma mostra o sinais da ocupação do homem e suas grandes construções, porém, a capital tem o charme de ter nascido nos braços do maior rio do Planeta.
De fato, os rios são os principais caminhos no Amazonas, verdadeiras estradas de águas que dão acessos as cidades, comunidades e tribos indígenas.
Índice - clique no tópico desejado
Chegada de hidroavião
No entanto, com apenas uma hora e dez minutos de vôo pousamos no pesqueiro exatamente ao lado do barco hotel Angler I e Angler II
A equipe do Vilanova Amazon já estava preparada de tal forma para realizar a troca dos pescadores.
Surpreendentemente, encontramos com os amigos e parceiros da Quest Boats, Miguel Suchek, Marcelo Suchek e Fabio Suchek.
Assim, a Vilanova Amazon proporciona agilidade, conforto e segurança a todos os pescadores. Parabéns Victor Vilanova, por viabilizar cada vez mais a logística dos seus pacotes.
A chegada ao Rio Sucunduri foi tão rápida que quando assustei os hidroaviões já estavam decolando com a turma da volta.
Uma bela manobra do comandante e o hidroavião fez um rasante ao lado barco hotel.
São poucas operações no turismo da pesca esportiva que oferecem aos seus clientes um translado com hidroavião incluso no pacote de pesca.
Galera que fez parte da nossa semana de pescaria no Rio Sucunduri.
Rodrigo (Gerente no Barco Hotel Angler I) – eu (Otávio Vieira) – Anthony – Pezão – Braga – Ruy – Diogo – Chaleira (Gerente no Barco Hotel Angler I) – Romualdo – Jaida Machado – Ramirez – Tim Pontara – Neto e João Medeiros.
Nesta turma aí ficou faltando o Charles Coelho e o Victor Vilanova
Abaixo segue algumas imagens registra pelo Pesca Gerais e os amigos que participaram da empreitada.
Os amigos que conhecem o meu trabalho sabem que sou louco por fotografias e principalmente pelas aves.
Algumas paisagens e momentos vividos no Rio Sucunduri.
Valentes e muito agressivos os Tucunarés apareceram e tornaram nossa pescaria muito animada.
Pescando pela primeira vez na Amazônia o parceiro Jaida Machado ficou eufórico a cada Tucunaré embarcado.
No decorrer da pescaria, encontramos com o Victor Vilanova e seu parceiro Charles Coelho dando alguns pinchos em um local com muitas galhadas.
Paramos para contemplar e observamos que as duas modalidades de pesca podem ser compartilhadas durante o dia pescaria.
O Charles pescando com Baitcasting e o Victor Vilanova de Fly Fishing
Vários peixes capturados pela dupla no mesmo pesqueiro.
Na vida, temos a oportunidade de presenciar momentos de alegria dos amigos. O parceiro Jaida Machado embarcou sua primeira Aruanã e um belo exemplar que rendeu uma briga emocionante com o pescador.
Durante as pescarias conhecemos pessoas e mesmo com a pouca convivência, percebemos dessa forma o quanto cada uma demonstra sua paixão pelo esporte.
O companheiro Charles Coelho ingressou na pesca a pouco tempo e percebi claramente a importância do esporte para sua vida… show!
A baixo, em close a expressão serena de um Guia de Pesca Esportivo. São pessoas importantes que convivemos durante uma semana. Ou seja, resultado positivo da pescaria depende muito desses garotos.
Por outro lado, a movimentação local nos remete as dificuldades que as pessoas vivem as margens dos Rios da Amazônia, porém, percebemos também que são pessoas alegres e com muitas histórias para nos contar.
As belezas da Amazônia
O mesmo cenário em dias e horas diferentes. Cada momento em nossas vidas tem um valor e nunca será igual um momento ao outro.
A paixão pela pesca esportiva é notória para este pescador, o parceiro Jaida Machado, assim sendo, que vive cada momento em sua plenitude, não perde tempo e com isso capturou vários exemplares.
Os belos Tucunarés associado ao belo lago, de tal forma que nos renderam imagens que estão eternizadas para sempre em nossas vidas.
Explosões na superfície, na meia água, no jig… ação, ação, ação, ou seja, muita briga com os valentes Tucunarés do Rio Sucunduri.
Durante a pescaria avistamos vários jacarés e surpreendentemente alguns de bom porte.
Entretanto, a parada para almoço era hora marcada para um refrescante banho de rio.
O forte calor foi constante durante toda a semana, nas partes rasas do rio a água estava quente e ficava imprópria para o banho. Desse modo, o jeito foi buscar as partes mais fundas onde a água corria mais e a sensação térmica era melhor.
O parceiro Jaida Machado aproveitou as pausas do almoço para registrar as fotos e vídeos com o Drone.
Em um local combinado entre os guias era normal o encontro de várias duplas. A equipe do Vilanova Amazon preparava um delicioso Tucunaré assado e além disso, sempre esticava uma rede para um descanso.
Vilanova Amazon
A Vilanova Amazon, é uma empresa que foi criada pensando no pescador esportivo aventureiro, ou seja, que deseja ir muito longe, onde o peixe está livre das mãos predadoras do homem.
Especializada em Barcos Hotéis e Acampamentos de Selva com toda infraestrutura para a pesca em lugares de tirar o fôlego, belezas naturais intocadas e principalmente, pesqueiros exclusivos que oferecem uma sensação extremamente agradável de contato com o eco sistema Amazônico e toda sua magia.
Estrutura
01 Barco Hotel com 10 Suítes Duplas Climatizados Split
01 Barco Hotel com 05 Camarotes Duplos Climatizados Split
02 Barcos de Apoio
16 Botes de alumínio com 6 metros plataformados.
03 Telefones Via Satélite 24h
03 Rastreadores Via Satélite
GPS e Sonares
Rádios Comunicadores
Barco Hotel Angler I
Barco Hotel Angler II
Mais informações, detalhes e fotos, acesse: https://www.vilanovamazon.com.br/
No início da pescaria, na segunda e terça-feira focamos mais nas pescarias de praias, nosso objetivo foi capturar os grandes Tucunarés. Até tivemos algumas ações, mas não conseguimos embarcar os grandes peixes.
Resolvemos mudar e buscamos os lagos marginais ao longo do Rio Sucunduri e o resultado logo apareceu.
Captura de belo Tucunaré nas praias, banco de areia.
Mais registros da vida na Amazônia.
Como sempre em todas as nossas pescarias sempre brincamos com os Jacarés e esse daí não resistiu a isca zara… rs
Imagens da dupla Diogo e Braga.
Belos Tucunarés e Aruanãs capturados.
Devido à grande seca desta temporada, dessa forma o Rio Sucunduri encontrava-se em um nível muito baixo para a época. Embora, o ponto positivo é a maior facilidade em encontrar os peixes.
Ao centro o Rio Sucunduri, nas duas marginais, lagos com coloração de água totalmente diferente do rio.
No Rio Sucunduri é comum a diferença da cor da água em diferentes pontos, ou seja, alguns tem a água clara em tom de marrom, outros pontos tem a água amarela, azul ou verde.
Essa parte do rio ficava próximo a um dos pontos de almoço, em seguida, aproveitamos e pescamos neste lago com a água esverdeada. Lago com água muito cristalina possibilitando ver toda a estrutura do fundo.
Os bancos de areia em um dos pontos de almoço.
Observem a galera reunida dentro da água tomando um bom banho e os barcos ancorados nas margens.
A frente Barco Hotel Angler II, logo em seguida Barco Hotel Angler I e atrás enfileirados os barcos de pesca plataformados.
Todas as noites logo após a pescaria a turma se reunia no deck, área de lazer do barco para contar as experiência de pesca do dia.
Regado a muita cerveja, refrigerantes e muitos aperitivos o clima de descontração e alegria era geral.
Imagens da dupla Anthony e João Medeiros
Grandes exemplares e lindos Tucunarés fizeram a alegria dessa dupla.
Imagens da dupla Ramirez e Neto
Pescador Ramirez capturando um belo Tucunaré com o Fly Fishing
Ramirez é um exímio pescador de Fly Fishing e fez excelentes capturas com a técnica.
Dá uma olhadinha na tralha que esse pescador ribeirinho carrega em sua embarcação.
No Rio Sucunduri é possível fazer a pescaria noturna, de fato, hora ideal para a captura de grandes peixes de couro.
Na foto abaixo Ramirez com uma grande Pirarara.
Aruanãs são peixes de água doce da família Osteoglossídea, nesse sentido, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso.
Nesta família de peixes, a cabeça é ossuda assim como, o corpo largo é coberto por escamas enormes, formando um padrão de mosaico.
As espinhas dorsal e anal possuem leves raios e são longos, enquanto as peitorais e ventrais são pequenas.
No entanto, o nome língua-de-osso é derivado de um osso dental na parede da boca, a “língua”, equipada com dentes que mordem contra os outros no céu da boca.
Amanhecer do dia
Entardecer no Rio Sucunduri.
O dia começa muito cedo no Rio Sucunduri, a partir das 5:30 da manhã o café é servido.
Depois do café da manhã, os guias todos a postos, preparados para mais um dia de pescaria.
Por uma semana a bandeira da Equipe Pesca Gerais decorou o Baco Hotel Angler I
A pescaria com jigs renderam excelente resultados e grandes Tucunarés foram capturados nos rios e lagos marginais.
Vários Tucunarés de grande porte foram embarcados durante a semana, o que deixou nossa pescaria muito produtiva
Muito sacrifício para entrar em determinados lagos. Pescar na Amazônia é assim mesmo, temos grandes chances de fazer a pescaria de nossas vidas dentro de um lago.
Não significa que teremos resultados positivos em todos os lagos, mas vale muito o sacrifício.
O Guia Romário não mediu esforços para levar a embarcação e toda a tralha para dentro dos lagos.
Nesta imagem, tivemos que passar por baixo de uma árvore, que estava caída exatamente no canal de acesso ao lago.
Enquanto o Guia Romário e o parceiro Machado arrastavam o barco pelo canal, eu fazia um leve dependurando em cima das galhadas… rs rs rs
Captura de um valente Tucunaré que queira enroscar na pauleira.
Os registros da nossa aventura foram capturados por vários ângulos e mídias, que estaremos compartilhando com os amigos pescadores.
Nos seis dias de pesca, cinco foram à beira do Rio Sucunduri 2016 e todos feitos com muito capricho pelos guias da Equipe Vilanova Amazon.
Paz e sossego as margens do Rio Sucunduri 2016
Enquanto um descansava na sombra de baixo de uma árvore o outro arrastava hélice na praia em busca do seu troféu! kkkkkkkkkkkk
E quem trabalha tem resultado, este exemplar foi capturado na praia durante um dos almoços no Rio Sucunduri 2016.
Captura de um Tucunaré na hélice
Cara a cara com essa máquina amarela, que proporcionou momentos fantásticos na nossa aventura.
Captura do Tucunaré com isca de meia água – modelo Artist – Jackson
Belo Tucunaré capturado com isca de meia água
Guia Romário, muito atencioso, prestativo e educado, fez toda a diferença no resultado da nossa pescaria. Em 2017 já temos mais uma boa opção para a condução da equipe.
Registro de um dos momentos mágicos da nossa pescaria no Rio Sucunduri 2016. Por várias vezes conseguimos capturar mais de dois peixes no mesmo ponto.
Um belo triple de Amarelões do Rio Sucunduri 2016
Machado com uma Corvina capturada com isca de meia água
Juliano – Chaleira (gerente no Barco Hotel Angler I) sempre muito atencioso e proporcionando para nós o melhor durante todos os momentos da nossa pescaria.
Rodrigo, também (gerente no Barco Hotel Angler I) cuidou de todos os detalhes proporcionando uma semana muito prazerosa a todos os pescadores.
Guia Romário, foi fundamental para o sucesso da nossa expedição.
Imagens da dupla Romualdo e Ruy
Imagens da dupla Charles Coelho e Victor Vilanova
Por algumas vezes o companheiro Charles deu “PT” durante a pescaria, você imagina porquê? rs rs rs
Imagens que mais parecem com pinturas de obras de arte…
Imagens da dupla Tim Pontara e Pezão
Após uma semana divertida no Rio Sucunduri 2016, com muitos peixes capturados por todos os pescadores do grupo, chegou a hora de retornar para Manaus.
Chegada no aeroporto de Manaus
Valeu amigos, além de pescar fazemos também com paixão o registro da nossa aventura.
Agradeço à Deus por mais essa oportunidade de desfrutar momentos inesquecíveis durante a nossa aventura.
Ao parceiro Jaida Machado por compartilhar uma semana de pescaria ao meu lado, a turma de amigos que fiz a bordo e a toda equipe Vilanova Amazon, como o guia Romário, aos gerentes Juliano (Chaleira) e Rodrigo, a toda tripulação do Barco Hotel Angler I e principalmente ao grande amigo e parceiro Victor Vilanova por essa belíssima operação de pesca.
Como já citei, o Pesca Gerais elegeu o Rio Sucunduri 2016, operação Vilanova Amazon como principal destino de pesca na Amazônia, então em 2017 tem mais!
Não vejo a hora de retornar a este paraíso da pesca esportiva.
Até lá!
Veja também nossa pescaria em 2017 Rio Sucunduri
Equipamentos usados por mim e o parceiro Jaida Machado
Varas de 17lb, 20lb e 25lb – 5’8” e 6’0”:
- Goiano Custom Roads
- Venator by Johnny Hofmann – Marine Sports
- Black Fish
Carretilhas:
- Venator SE – Marine Sports
- Cítica – Shimano
- Aldebaran HG – Shimano
Linhas:
- Seaguar Kanzen – 50lb
- Seaguar Smackdown – 50lb
- Power Pro – 65lb
Iscas:
- Rebel Jumpin Minnow T20
- River2Sea Rover 128
- Lucky Moldes Zig Zara 110
- Lucky Moldes Curisco 110
- Jackson Artist FR105 S
- Jackall Squad Minnow 80
- Jackall Squad Minnow 128
- Lucky Moldes Jet 120
Enfim gostou do relato da nossa pescaria? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!