Início Animais Urutau ou Mãe-da-lua: conhecida como ave fantasma seu canto assustador

Urutau ou Mãe-da-lua: conhecida como ave fantasma seu canto assustador

por Otávio Vieira

Você já ouviu o canto do Urutau? Para muitas pessoas é assustador, mais calma, esse canto pertence ao pássaro que também é chamado de Mãe-da-lua. É uma ave rara que encontrada nas savanas da América Central e do Sul.

Nesse post, vou explicar tudo sobre o pássaro. O urutau mexe com a imaginação das pessoas. É um mestre da camuflagem e dono de um canto impressionante. Às vezes, apelidado de ave fantasma.

Muitas pessoas acham que ele seja uma espécie de coruja ou até de gavião. Mas na verdade não, ele é uma ave insetívora em noturna da ordem chamada nyctibiiformes. Um parente próximo dos curiangos e bacuraus. É sem dúvida um dos animais mais raros do mundo devido às suas características surpreendentes. Embora no momento não haja muita pesquisa sobre este animal raro, aqui trazemos as respostas.

Seu nome científico significa: do (grego) nux = noite; e bios = vida; nuktibios = aquele que se alimenta na noite; e do (latim) griseus = acinzentado, cinza. (Pássaro) cinza que se alimenta a noite.

Apesar de ser pouco visto pelas pessoas, o urutau é bem comum e de ampla distribuição no Brasil. É encontrado em absolutamente todas as regiões do país. Desde que haja árvores adequadas para ele descansar e insetos para ele comer, pois é basicamente disso que ele precisa.

Classificação

  • Nome científico: Nyctibius griseus;
  • Família: Nyctibiidae;
  • Classificação: Vertebrado / ave
  • Reprodução: Ovípara
  • Alimentando: Onívoro
  • Habitat: Terra
  • Pedido: Caprimulgiformes
  • Família: Nyctibiidae
  • Gênero: Gallus
  • Longevidade: Desconhecido
  • Tamanho: 21 – 58cm

Principais características do Urutau

A característica mais marcante da ave Mãe-da-lua, sem dúvida, é a sua camuflagem. E durante o dia ele precisa dormir sem ser capturado por um predador. Por isso, tem uma plumagem cinzenta ou amarronzada que se confunde com o tronco das árvores.

E para melhorar ainda mais o seu disfarce, não pousa como as outras aves, mas sim, de uma forma toda esticada, parecendo um prolongamento do tronco.

Um detalhe, o urutau prefere pousar em troncos que tem um cores que sejam parecidas com a sua plumagem.

E uma vez camuflado é difícil de notar sua presença. O urutau só é notado por uma pessoa mais atenta ou quando alguém vê ele se mexendo ou até bocejando.

O mais incrível é que o urutau confia tanto em sua camuflagem, que mesmo quando uma pessoa se aproxima a poucos centímetros dele, ele continua ali firme e forte em seu disfarce.

Por isso, que você ver vídeos na internet de pessoas filmando essa ave de tão perto. Mas olha só, se encontrar essa ave na natureza, não toque nela. Você até pode tirar foto e tal, mas não tem necessidade de tocar no Urutau. Melhor deixar a ave de boa ali, não a incomodar.

Quando adulto, medem entre 33 e 38cm de comprimento, pesando entre 145 e 202 gramas.

urutau mãe da lua

Urutau – Mãe-da-lua

Mais informações sobre a espécie

Sua plumagem não apresenta muita variação em relação à plumagem comum da maioria das aves, é de cor cinza ou marrom com algumas manchas pretas e brancas em seu corpo.

Possui um par de olhos muito grandes e marcantes que podem ser de cor laranja ou amarelo. Seus olhos são altamente desenvolvidos e permitem que ele veja perfeitamente no escuro, mas também lhe dão uma aparência um tanto fantasmagórica.

Por outro lado, suas asas e cauda são consideravelmente longas, enquanto suas pernas são curtas e fracas. A boca é muito grande e larga e contrasta com o bico, que é bastante pequeno e desproporcional ao tamanho da cabeça.

O Urutau tem uma capacidade impressionante de se camuflar entre troncos e galhos, o que o ajuda tanto a caçar quanto a passar despercebido por seus predadores.

Na verdade, essa habilidade é tão incrível que pode passar praticamente o dia todo imóvel no galho quebrado de uma árvore da qual parece ser uma extensão.

Se há algo que chama a atenção desta estranha ave é o seu canto, pois assemelha-se a uma pessoa a lamentar-se de forma aterradora e comovente.

No entanto, sua música está diminuindo em escala conforme ele a executa. Por isso, muitos dos habitantes da América do Sul a consideram uma ave de mau agouro.

Quanto ao seu comportamento, o Urutau é uma ave rara, muito silenciosa, que gosta de ficar sozinha e tem hábitos noturnos.

Consequentemente, é muito difícil ver um espécime, o que impossibilita uma investigação aprofundada de suas características e hábitos.

ovo de urutau

Entenda o processo de reprodução do Urutau

E aí bom e você deve estar se perguntando como que a reprodução da ave Mãe-da-lua. Em primeiro lugar, o urutau não constrói ninhos. Normalmente coloca um único ovo diretamente na forquilha de algum galho ou tronco. Incubando-o por cerca de 33 dias.

Quando o filhote nasce, permanece no ninho em torno de 7 dias, e imediatamente aprendi que precisa ficar imóvel para não ser descoberto.

Tal como acontece com a alimentação, os hábitos reprodutivos desta estranha ave não são completamente desconhecidos, por exemplo, não se sabe em que meses realizam este processo. O que se sabe é que a reprodução do Urutau é um processo lento, pois a fêmea só consegue botar um ovo.

O ovo posto por esta estranha ave é grande e branco com manchas cinzas, roxas e marrons. Ao contrário de outras aves, o Urutau se preocupa pouco em preparar um ninho seguro para seu futuro filhote, em vez de simplesmente colocar o ovo em cima de um galho quebradiço.

Embora, na realidade, esse procedimento não indique que sejam pais ruins, pois a ave tem a capacidade de botar o ovo de forma que não caia do galho.

O ovo é cuidado tanto pelo macho quanto pela fêmea, mas ambos se revezam nesse trabalho, então o macho o incuba durante o dia e a fêmea se encarrega de fazê-lo à noite.

Durante as primeiras semanas após a eclosão do ovo, ambos os pais se encarregam de procurar comida para o filhote e ensiná-lo o básico para se defender e sobreviver.

urutau

Mãe-da-lua

Alimentação: qual a alimentação da ave?

O urutau é insetívoro, gosta de pegar besouros, mariposas e libélulas. Muitas vezes em pleno voo. Ele engole os insetos inteiros, pois tem uma boca adaptada para isso. É uma boca enorme que lembra até de um grande sapo.

Aliás, uma outra utilidade dessa boca é de assustar predadores. Especialmente quando ele é capturado por eles, pois mesmo que seja uma ave em defesa, se fica com a boca aberta durante um ataque, pode causar um efeito ameaçador para o predador. Pois esse é o último recurso que a ave Mãe-da-lua pode utilizar quando o seu disfarce falha.

Sua alimentação acontece no período noturno. Devido à dificuldade de observação desta ave, não se conhece com muita precisão os seus hábitos alimentares.

No entanto, foi possível determinar que se alimenta de todos os tipos de insetos que pode encontrar ao seu redor. Por ser um animal noturno, é nessas horas que captura suas presas para alimentação.

Curiosidades

Além da plumagem, uma característica que chama muita atenção do urutau são seus grandes olhos amarelos. Esses olhos grandes são importantíssimos para sua vida noturna, porém, durante o dia seria um problemão abrir os olhos, já que estragaria todo seu disfarce.

Mas para o Urutau isso não é problema, pois ele consegue ver mesmo de olhos fechados. É isso mesmo, os urutaus, têm o que é chamado na ornitologia, de olhos mágicos. Que são duas pequenas fendas nas pálpebras, que permitia a ave observar os arredores, mesmo com os olhos fechados. Isto é sem abrir as pálpebras.

Aliás essa característica é muito importante, pois assim, ele consegue ver o que tá acontecendo à sua volta, sem ser detectado.

Urutau Mãe-da-lua

Outra característica interessante da ave Mãe-da-lua, é que não dorme no chão, nem pousa. Entretanto, quem se camufla no chão das matas e das estradas são os Bacuraus.

Durante a noite, deixa de lado seu disfarce e torna-se muito ativo. O urutau canta, voa, caça e quem já ouviu ele cantando não esquece jamais. O canto do urutau é uma das manifestações sonoras mais impressionantes da nossa vivalma.

Essa vocalização do urutau chama muita atenção das pessoas que houve. Não é à toa que o canto inspirou tantas crendices e lendas a seu respeito. Ele canta mais no período reprodutivo para se comunicar com as outras aves de sua espécie. É comum encontrar a ave Mãe-da-lua pousado cantando a partir de um mourão de cerca ou poste.

Onde encontrar o Urutau

Mas você sabia que existem cinco espécies de urutaus no Brasil? Além desse do post, existe também:

  • O Urutau Ferrugem encontrado na Amazônia.
  • Urutau de Asa Branca que habita Amazônia e parte da Mata Atlântica.
  • O Urutau Pardo também da Mata Atlântica e Amazônia
  • E o Urutau Gigante que habita boa parte do Brasil. E ele é assim chamado pois realmente é grande, tem um peso de até 630g e envergadura de asas de até um metro. Tem o tamanho comparável à de uma grande coruja.

E para quem conhece o urutau e mora na região sul ou nas regiões frias do sudeste, já percebeu que ele simplesmente desaparece no inverno.

Então, isso acontece, pois urutau é migratório nessas regiões do Brasil. Ao que tudo indica, ele migra das regiões frias do sul e sudeste para a Amazônia.

E como ele é basicamente insetívoro, ele precisa fugir do frio durante a escassez de insetos. E essa descoberta da migração é algo bem recente. Resultado de estudos de pesquisadores aqui do Brasil.

Predadores desta ave rara

Por ser uma ave pouco estudada, não se sabe quais animais da floresta americana são seus predadores naturais. No entanto, com esta ave acontece o mesmo que com muitos outros animais raros: o seu principal predador é o homem.

No caso particular do Urutau, devido a todas as lendas e superstições que giram em torno dele, é capturado para usá-lo como símbolo de boa sorte e riqueza, caso contrário é caçado por ser considerado azarado.

E como você percebeu, o urutau é uma ave como as outras, portanto, não existe motivo para ter medo dela. Seu canto por mais assustador que pareça é só uma forma dessa ave se comunicar com as outras.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Informações sobre o Urutal – Mãe da Lua no Wikipédia

Veja também: Perdiz: subespécies, alimentação, características e suas curiosidades

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário