Início Animais Urubu-rei: característica, alimentação, reprodução e as curiosidades

Urubu-rei: característica, alimentação, reprodução e as curiosidades

por Otávio Vieira

Urubu-rei é o maior e mais colorido urubu brasileiro.

Você sabe como ele encontra o alimento? Onde observar essa espécie? E por que ele é chamado de rei?

Além do nome urubu-rei ele é chamado em algumas regiões de corvo-branco, pois na época da colonização dos portugueses no Brasil, eles chamavam todos os nossos urubus de corvos, pois achavam que era parente dos corvos europeus.

Creio que por conta da plumagem preta das outras espécies. Mas que fique bem claro os urubus não são parentes dos corvos.

Hoje vamos abordar as informações sobre o fabuloso urubu-rei.

Classificação

  • Nome científico – Sarcoramphus papa;
  • Família – Cathartidae.

Características do Urubu-rei

É uma ave majestosa, diferente dos outros urubus brasileiros é o único com a plumagem quase toda branca. Com a cauda e as penas de voo pretas, pescoço alaranjado e olhos brancos.

O seu tamanho também impressiona, chega a medir até 85 cm de comprimento e pesar até 5 kg. Além disso, atinge uma envergadura de asas de até 2 metros.

Além do tamanho e da plumagem chama atenção os apêndices carnosos que possui no bico e nas laterais da cabeça.

A expectativa de vida chega a 30 anos de vida.

urubu-rei

Reprodução do Urubu-rei

O Urubu rei não constrói ninho. Nidifica diretamente em ocos de árvores mortas ou em plataformas de paredões rochosos.

Normalmente coloca um único ovo quem incubado por cerca de 50 dias.

Tanto macho quanto a fêmea se revezam na incubação e nos cuidados com filhote que é alimentada através da regurgitação, ou seja, o vômito. É por isso que os ninhos não tem um cheiro muito agradável para nós.

Como nasce um urubu-rei?

O filhote nasce com uma plumagem negra, coberta com uma penugem branca. Ele sai do ninho só com a plumagem negra que gradualmente vai mudando para plumagem branca do adulto.

Entretanto, a troca da plumagem de negro para branco, demora de 4 a 5 anos para o urubu-rei adquirir a plumagem do adulto.

Assim que ele sai do ninho, ele acompanha os pais na aventura para procurar comida.

urubu rei pousado no galho

Como os urubus se alimentam?

Assim como os outros urubus, urubu-rei é estritamente carnívoro, come basicamente carcaças de animais mortos, ou seja, é uma ave necrófaga.

Aprecia carniça de todos os tipos, desde mamíferos grandes como antes e capivaras até de peixes e jacarés. Nas proximidades de fazendas é comum ele aparecer em carcaças de gado.

Ele encontra essas carcaças unicamente através da visão ou seguindo outros urubus.

Enquanto os urubus tem bicos fracos e pouco afiados, o bico do urubu-rei é uma exceção, pois é muito forte e afiado. Ou seja, capaz de rasgar o couro da carcaça de mamífero, como de antas e capivaras.

Curiosidades

Em voo, o urubu-rei pode ser confundido com algumas aves aquáticas em especial com Cabeça-seca e com o Maguari. Mas é só se atentar a cabeça. De perto consegue notar o pescoço comprido dessas aves aquáticas.

Um comportamento interessante do urubu-rei é que quando está muito frio, ele fica pousado com as asas abertas no sol.  E quando está muito calor ele faz a mesma coisa, abre as asas para pegar um vento refrescante.

Além disso, para regular a temperatura do corpo urubu-rei tem o hábito de defecar nas próprias pernas, mas isso não torna ele menos admirável.

Aliás, o urubu rei como os outros urubus são grandes responsáveis pela limpeza do ambiente. São responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.

Com isso ajudam a prevenir a propagação de doenças, eliminando bactérias que poderiam adoecer o matar muitos animais selvagens e domésticos.

Você sabe porque ele é chamado de urubu-rei?

Ele tem esse nome basicamente por causa do grande tamanho e do respeito que os outros urubus tem na sua presença.

Ele é forte e agressivo e nenhuma outra ave necrófaga arrisca enfrentar o urubu-rei.

Aliás, existe uma hierarquia entre algumas aves: urubu-rei sempre têm prioridade. Todos têm medo e evitam brigar com ele.

Na ausência do rei quem domina as carcaças são os Carcarás que brigam com os outros urubus. E entre os urubus, o urubu-de-cabeça-preta que é o mais comum pode acuar os urubus-de-cabeça vermelha e amarela.

Porém os urubus-de-cabeça vermelha, amarela e o da Mata que são os do gênero Cathartes, mesmo sendo mais fracos, possuem uma grande vantagem sobre o urubu-rei e o de cabeça-preta, pois, são os únicos urubus que encontram alimento através do olfato.

Eles têm uma elevada sensibilidade olfativa, de forma que sempre são os primeiros a chegar na carcaça. E quando chegam, comem o mais rápido possível a cachaça antes que os outros apareçam.

O urubu rei tem poucos predadores naturais, mas devido à baixa reprodutividade da espécie e a degradação de seu habitat é uma ave cada vez mais rara de se observar.

urubu rei

Onde vive o urubu-rei?

Você sabia que o urubu-rei ocorre em todo o Brasil.

Na verdade, ele está presente desde o México até o norte da Argentina, incluindo todos os estados do Brasil. Ausente apenas nos Pampas Gaúchos.

Como observar o urubu-rei na natureza?

Você tem vontade de ver um Urubu Rei no ambiente natural? Então, você precisa visitar os ambientes preferidos da espécie. Urubu-rei é associada a florestas, desde florestas densas até cerradão e mata secas. Mesmo no sertão nordestino se tiver uma formação florestal em meio à caatinga é possível que tenha urubu-rei por lá.

Florestas como montanhas ou cânions é uma combinação bem atraente para a presença do urubu-rei. Na região do Canyon Guartelá no centro do Paraná por exemplo, é relativamente fácil observar essa espécie. Na verdade, existem vários locais pelo Brasil afora que são verdadeiros hotspots para observação dessa espécie.

É importante também, ficar atento ao comportamento da espécie. O urubu-rei vive solitário em casal ou em pequenos grupos. Logo que amanhece, fica pousado em galhos altos no interior ou na borda da floresta tomando sol.

Então nesses horários é mais fácil encontrá-lo, procurando pelas árvores altas na borda de uma floresta. E quando começa a esquentar, geralmente no meio da manhã, o urubu-rei finalmente levanta voo e plaina em círculos no céu. Muitas vezes junto com outros urubus. É nesse momento que é fácil de ver em voo, já que o grande tamanho é aparência se destaca no céu.

Espero que você tenha aprendido um pouco sobre esse belo urubu.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Informações sobre o Urubu-rei no Wikipédia

Veja também: Urubu-de-cabeça-preta: características, alimentação, reprodução e curiosidades

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário

1 comentário

MARCOS AURELIO BITTENCOURT COELHO 17 de maio de 2024 - 5:55

Bela reportagem. Parabéns para a equipe de pesquisa!!!

Responder