O tucano-toco também atende pelos nomes vulgares tucanuçu, tucano-grande, tucanaçu e tucano-boi.
Esta é a maior espécie de tucano que pertence à família Ramphastidae e juntamente com o papagaio e a arara, seriam um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano.
Animais granívoros são conhecidos como espécies que se alimentam, exclusivamente ou não, de sementes; sejam estes de várias espécies de flores e plantas. Dentro deste grupo é possível encontrar muitos animais, e um deles é o tucano, uma colorida ave exótica que tende a viver na selva tropical e possui um grande bico que a distingue de outras espécies de aves.
Os tucanos são animais herbívoros que vivem principalmente na floresta tropical e baseiam sua alimentação no consumo de sementes; sendo estes de uma grande variedade de flores e plantas. Existem muitas espécies diferentes de tucanos, cerca de quarenta, e todas têm características completamente diferentes em termos de tamanho e cor; no entanto, todos eles têm um bico grande que os distingue de outras aves.
Como diferencial, o animal tem uma cor incrível, além de um bico grande que chama a atenção de diversas pessoas. Por isso, prossiga a leitura e entenda detalhes:
Classificação:
- Nome científico: Ramphastos toco
- Família: Ramphastidae
- Classificação: Vertebrados / Aves
- Reprodução: Ovípara
- Alimentando: Herbívoro
- Habitat: Aéreo
- Ordem: Piciformes
- Gênero: Ramphastos
- Longevidade: 18 – 20 anos
- Tamanho: 41 – 61cm
- Peso: 620g
Índice - clique no tópico desejado
Características do Tucano-toco
O tucano-toco tem 540 g e 56 cm de comprimento total, por isso, é o maior de todos os tucanos. A espécie não tem dimorfismo sexual e suas penas seriam negras desde a coroa até o dorso e também no ventre.
As pálpebras tem a cor azul e há um tom amarelado na pele nua que fica ao redor dos olhos. O papo é claro, mas também pode ter um tom amarelado.
O apêndice triangular que recobre as vértebras caudais é branco, bem como podemos notar um vermelho na plumagem que fica logo abaixo da cauda. Como ponto diferencial, os indivíduos contam com um bico grande que pode medir até 22 cm e é alaranjado.
Portanto, vale falar que o bico é feito de um tecido ósseo esponjoso que forma uma estrutura não maciça e areada. Assim, o bico é leve e o animal não tem nenhuma dificuldade para voar.
O filhote da espécie tem um bico amarelo e curto, a garganta seria amarela e ao redor dos olhos, podemos ver um tom branco. Por fim, a expectativa de vida é longa porque os indivíduos normalmente vivem 40 anos.
Mais informações sobre as características da ave
O tucano é uma ave exótica que se caracteriza por pertencer ao grupo dos animais granívoros, pois sua principal fonte de alimento são as sementes de flores e plantas. Porém, é importante ressaltar que existem cerca de 40 espécies diferentes de tucanos, que variam em cor e tamanho, mas possuem outras características que são as mesmas; e entre eles podemos citar os seguintes:
- Eles têm corpos compactos, pescoço curto e cauda longa.
- Eles têm asas curtas e arredondadas.
- Suas pernas são curtas, mas fortes, o que os ajuda a se agarrar bem aos galhos das árvores.
- Eles têm uma língua comprida que mede cerca de quinze centímetros e são muito ágeis.
- Dependendo da espécie, um tucano adulto pode ter de 7 a 25 polegadas de altura; as fêmeas são menores que os machos.
- São pássaros muito barulhentos, tanto que podem emitir gritos e grasnidos altos.
- Esses animais tendem a viver em pequenos bandos de aproximadamente cinco a seis aves.
Apesar de todas as características acima mencionadas, a principal qualidade que os distingue de outras espécies de aves é o bico; Este parece bastante pesado, mas na verdade é leve. Essa parte notável do animal geralmente tem de 18 a 22 centímetros de comprimento e é colorida.
Reprodução do Tucano-toco
A época de reprodução do tucano-toco começa no final da primavera. Logo após o acasalamento, o casal forma um ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros.
Há de 4 a 6 ovos dentro do ninho que ficam incubados de 16 a 18 dias. Portanto, o casal se reveza na tarefa de chocar os ovos e é comum que o macho alimente a fêmea neste período.
Depois do nascimento, os filhotes têm uma aparência desproporcional porque o corpo pode ser menor que o bico. Dessa forma, os olhos abrem após 3 semanas de vida e com mais 21 dias, os filhotes saem do ninho. Neste período de 6 semanas, os pais têm muito cuidado com os filhotes e os prepara para sair do ninho.
Quais alimentos os tucanos comem?
A dieta do tucano-toco inclui os ovos de outras espécies, insetos e lagartos. Os adultos também podem predar os filhotes de outras aves durante o dia.
Já os que se alimentam de frutos, descem ao solo para aproveitar aqueles que caíram. Assim, o bico é cortante e pode ser usado como uma espécie de pinça para pegar o alimento.
Nesse sentido, o animal tem grande habilidade com o bico porque consegue até separar o alimento em pedaços maiores ou menores. E para comer, basta que ele lance a comida para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto.
Os tucanos são animais herbívoros que pertencem à classificação dos granívoros, o que significa que baseiam sua dieta no consumo de sementes de flores e plantas.
No entanto, é importante mencionar que, apesar de esses animais serem principalmente comedores de sementes, não é a única coisa que eles podem comer, pois também é possível que incluam algumas frutas, insetos e até pequenos mamíferos em sua dieta.
Curiosidades sobre o Tucano
Há diversos pontos curiosos sobre a espécie, como por exemplo, o seu hábito de viver em pares ou bandos.
Quando vivem em grupos, podem haver até 20 indivíduos que voam em fila indiana.
Eles voam com o bico reto, em linha com o pescoço e também podem planar por um bom tempo.
Com relação às táticas de comunicação, o tucanuçu pode fazer chamados graves que podem até se assemelhar com o mugido do gado, por isso, o nome vulgar tucano-boi.
Os predadores da espécie seriam os gaviões e macacos que atacam principalmente os ovos de ninhos.
E como curiosidade final, vale falar sobre os riscos de extinção da espécie.
O tucano-toco é uma das espécies que sofre com o tráfico de animais porque os indivíduos são capturados para a venda em outros países.
E esta caça ilegal tem por resultado a diminuição drástica das populações selvagens.
Habitat e onde encontrar o Tucano-toco
Os tucanos são aves que costumam viver em áreas tropicais e subtropicais, onde a vegetação é abundante, pois precisam ter seu alimento por perto; e é que como dissemos bem, essas espécies consomem as sementes de uma grande variedade de plantas.
A espécie vive nos dosséis das florestas tropicais da América do Sul, incluindo locais desde as Guianas até a região norte da Argentina. Assim sendo, este é o único tucano que vive em campos abertos como ocorre na Amazônia e no Cerrado.
Basicamente, as demais espécies da família Ramphastidae vivem somente em florestas. Por isso, o tucano-toco está em Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais até a parte norte do Rio Grande do Sul. Falando sobre o litoral, a espécie vive desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina.
O animal tem o costume de sobrevoar os rios largos e também os campos abertos, além de pousar sobre árvores altaneiras. Também tem o costume de dobrar-se até que diminua o tamanho em dois terços a fim de descansar em ocos. Para isso, o tucanuçu coloca o bico sobre as costas e logo se cobre com a cauda.
Este tipo de posição também pode ser usado quando o animal precisa dormir no meio das folhas da parte de cima da copa das árvores.
Além disso, é importante destacar que esses animais são muito importantes para as florestas tropicais, pois ao consumir e dispersar as sementes de flores e plantas, contribuem para a manutenção de sua diversidade.
Por fim, saiba que os indivíduos podem ser vistos em áreas urbanas quando estão à procura de alimento e eles são menos sociáveis que os outros tucanos.
Quais são os principais predadores da espécie?
Os tucanos estão expostos a muitos perigos, e isso se deve principalmente aos predadores que possuem, destacando-se entre eles grandes felinos, onças, corujas; e até as cobras são uma grande ameaça para eles e seus filhotes.
No entanto, a principal ameaça dessas aves são os seres humanos, pois as várias atividades que realizamos costumam causar muitos danos; Entre eles estão o desmatamento e a caça ilegal.
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Informações sobre o Tucano no Wikipédia
Veja também: Nossas Aves, um Voo no Imaginário Popular – lançamento Lester Scalon
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!