O Tubarão Tigre representa o único membro existente do gênero Galeocerdo, além de ser um peixe muito agressivo.
A espécie é famosa por oferecer muitos riscos aos seres humanos, ao mesmo tempo em que sofre com os grandes predadores, as baleias.
O tubarão-tigre é um predador implacável devido à sua mandíbula grande e poderosa com numerosos dentes curvos e serrilhados. Este tubarão pode comer (por vezes como não é habitual) pregos, objetos de metal e por isso é também conhecido como “tubarão do caixote do lixo”. Seu nome se deve ao aspecto listrado da pele dos espécimes adultos (semelhantes às inconfundíveis listras dos tigres).
A cor dos espécimes adultos varia entre azul misturado com verde na parte superior e cinza ou branco na parte inferior. Nesse sentido, nos acompanhe e saiba mais detalhes sobre esta espécie, incluindo alimentação, reprodução e curiosidades.
Classificação:
- Nome científico – Galeocerdo cuvier;
- Família – Carcharhinidae.
Índice - clique no tópico desejado
Características do Tubarão Tigre
O Tubarão Tigre foi catalogado no ano de 1822 e seria membro da ordem Carcharhiniformes. Esta ordem de tubarões é considerada a mais rica em espécies, pois conta com 270, incluindo o tubarão martelo e o pequeno tubarão gato. Os indivíduos da ordem têm características como a membrana nictitante sobre os olhos e cinco fendas branquiais.
Além disso, os peixes têm duas barbatanas dorsais e uma anal. E quando falamos sobre esta espécie, saiba que ela seria o maior membro da família Carcharhinidae, atendendo também por “tubarão réquiem”.
Outros nomes vulgares seriam cação-jaguara, cação-tintureiro, tubarão-jaguara, tubarão-tintureira jaguara ou tiger shark. Dessa forma, saiba que o principal nome vulgar “tigre” é uma referência às faixas pretas que ficam nas costas do tubarão e desaparecem quando ele envelhece.
Quanto às características corporais, o peixe tem focinho curto, arredondado e largo. Os sulcos labiais superiores são quase tão longos quanto o focinho, o que faz com que alcancem a frente dos olhos. A boca do peixe é grande e repleta de dentes triangulares.
Assim, os dentes seriam como um abridor de latas, permitindo que o animal consiga cortar carne, ossos e até cascos de tartaruga com grande facilidade. No geral, o corpo seria robusto, a nadadeira caudal é pontuda, ao mesmo tempo em que a cabeça seria achatada e larga.
No que diz respeito à cor, saiba que os indivíduos têm o dorso marrom acinzentado ou cinza escuro, além das faixas pretas. Por fim, pode alcançar até 7 m de comprimento, apesar de ser raro e acredita-se que a sua expectativa de vida seja superior a 12 anos.
Mais informações sobre o Tubarão-tigre
O nome “tigre” deve-se ao facto de, tal como o grande gato asiático, este tubarão apresentar uma série de riscas transversais escuras nas costas e nas laterais que tendem a desbotar com a idade.
O resto do corpo é cinza ou azul-esverdeado claro, sendo substituído por branco na face e nas partes inferiores. O focinho é achatado e a cabeça, bastante achatada, tem uma forma quase retangular, onde se destaca uma grande boca parabólica, rodeada por pregas labiais muito desenvolvidas.
Os olhos são grandes e circulares e as narinas são alongadas e muito avançadas, dispostas quase em posição frontal.
Os dentes são grandes, afiados e muito curvos, com bordas fortemente serrilhadas, exceto na parte interna da ponta. Essa morfologia peculiar os torna perfeitamente capazes de quebrar ossos de grandes animais e cascos de tartarugas marinhas.
Se um dos dentes é perdido durante o ataque, outro cresce para ocupar o seu lugar.
O corpo é bastante robusto, mas afina acentuadamente à medida que se aproxima da barbatana caudal. O peso máximo verificado foi de 1.524 kg, correspondente a um espécime capturado em New South Wales, Austrália, em 1954, que media 5,5 metros.
O maior comprimento parece corresponder a um espécime de 7,3 metros, embora existam registos de um exemplar capturado de 9 metros de comprimento, cuja veracidade não foi demonstrada.
A barbatana dorsal, longa e pontiaguda, é muito desenvolvida. As nadadeiras dianteiras são largas e em forma de foice, e a nadadeira caudal tem um lóbulo superior maior que o inferior. As outras quatro barbatanas posteriores (uma dorsal e três ventrais) são bastante pequenas. A barbatana anal é aparentemente em forma de quilha.
Reprodução do Tubarão Tigre
A maturidade sexual do Tubarão Tigre é atingida quando o peixe macho tem entre 2,3 e 2,9 m. Por outro lado, as fêmeas ficam maduras de 2,5 a 3,5 m.
Com isso, a reprodução no hemisfério sul ocorre de novembro a janeiro, enquanto que no hemisfério norte, os peixes se reproduzem entre março e maio, com o nascimento entre abril e junho do próximo ano.
Esta espécie é a única em sua família a ser ovovivípara e os ovos eclodem no corpo da fêmea, ou seja, os filhotes já nascem desenvolvidos.
Dessa forma, saiba que os indivíduos se desenvolvem dentro do corpo da fêmea até os 16 meses, quando alcançam de 51 a 104 cm. Ela pode gerar de 10 a 82 filhotes, algo que ocorre uma vez a cada três anos.
Alimentação: o que come o Tubarão-tigre
O Tubarão Tigre tem hábitos noturnos e pode comer outros tubarões menores, peixes ósseos, raias, mamíferos marinhos, tartarugas, lulas, cobras marinhas, focas, gastrópodes e crustáceos.
Aliás, alguns peixes comem detritos, animais domésticos, seres humanos, lixo e carniça, incluindo os sacos de aniagem e pedaços de metal.
De acordo com um estudo, também foi possível conferir que os filhotes de tubarões-tigre comem aves sazonais como os pássaros que caem na água.
O tubarão-tigre é um predador solitário e predominantemente noturno, atacando todos os tipos de presas: desde peixes ósseos e lulas até raias e outros tubarões, incluindo gastrópodes, crustáceos, cobras marinhas, tartarugas marinhas, crocodilos, aves e mamíferos marinhos, golfinhos, cetáceos, etc.
É comum encontrar em seu estômago tartarugas marinhas e diversas aves que se empoleiraram displicentemente na superfície do mar. Apesar de seu tamanho e peso, ele é um nadador rápido quando caça.
Também engole e digere moluscos e conchas e, se irritado, devora tudo o que encontra. Outros tubarões estão no menu, incluindo seus próprios tubarões da sua espécie. Alguns anos atrás, foi capturado na costa da Flórida um tubarão tigre de cinco metros. Outro tubarão-tigre de 2,5 metros de comprimento, comido algumas horas antes, foi encontrado em seu estômago.
A espécie não é considerada ameaçada. Em diferentes partes do mundo é capturado para esporte, consumo e obtenção de alguns produtos como óleo de fígado, barbatanas para obtenção de sopa e couro.
Também pode ser criado em aquários públicos, nos quais geralmente mostra grande permissividade diante da presença humana na água.
Curiosidades sobre a espécie
Dentre as curiosidades, saiba que o Tubarão Tigre está em terceiro lugar quando consideramos as fatalidades que envolvem pessoas e peixes. A espécie é ultrapassada somente pelo tubarão branco e cabeça chata, oferecendo grandes riscos aos seres humanos.
Apesar disso, é interessante citar que o homem também oferece risco à espécie, que é vendida fresca, salgada, seca, defumada ou congelada. Para o comércio, os pescadores usam espinhel ou rede pesada e além da venda da carne, o tubarão seria bom para a criação em aquário.
Em contrapartida, esta espécie também sofre com predadores como as baleias assassinas. As baleias formam grupos e usam como método levar os tubarões para a superfície.
Dessa forma, as elas agarram o tubarão pelo corpo e o seguram de cabeça para baixo a fim de induzir a imobilidade tônica que afoga. As baleias também arrancam as barbatanas e devoram o tubarão.
Habitat: onde encontrar o Tubarão Tigre
O Tubarão Tigre está em águas tropicais e temperadas como o Atlântico Ocidental. Nesta região, os peixes habitam desde os Estados Unidos até o Uruguai, incluindo o Caribe e Golfo do México. No Atlântico Leste, o peixe habita Angola e Islândia.
Por outro lado, há as regiões do Indo-Pacífico em que o animal está como o Golfo Pérsico, Mar Vermelho e África Oriental, desde o Havaí ao Taiti, bem como Japão e Nova Zelândia. E quando consideramos o Taiti, saiba que os indivíduos ficam em uma profundidade de, no máximo 350 m.
No Pacífico oriental, o bicho está desde os Estados Unidos ao Peru, por isso, podemos incluir as ilhas Revillagigedo, Cocos e Galápagos. Por fim, ao considerar o Brasil, a espécie prefere diferentes ambientes do Nordeste, em uma profundidade de 140 m.
Mais detalhes sobre a distribuição do Tubarão-tigre
A espécie é encontrada principalmente em águas tropicais e subtropicais da Oceania e sudeste da Ásia, chegando ao norte do Japão e ao sul da Nova Zelândia. Também habita as águas costeiras ao redor do Oceano Índico, Golfo Pérsico e Mar Vermelho.
Na América, encontra-se na costa do Pacífico, desde o sul da Califórnia até o norte do Chile (incluindo várias ilhas como Revillagigedo e Galápagos), e no Atlântico, desde o Rio da Prata até a Nova Inglaterra, sendo particularmente abundante no Caribe e o Golfo do México.
Na África está presente no Golfo da Guiné, de onde se estende ao longo da costa noroeste do continente até chegar a Marrocos e às Ilhas Canárias.
Embora ausente do Mediterrâneo, há uma escassa população no Golfo de Cádiz e arredores que ocasionalmente se aventura no Estreito de Gibraltar. Muito mais estranha é a presença de uma população no sul da Islândia, sendo aquela localizada mais ao norte e vivendo em águas mais frias. Avistamentos (não confirmados) foram registrados na Irlanda, País de Gales e Cornwall.
Informações sobre o Tubarão-trigre no Wikipédia
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Veja também: Tubarão Branco é considerado a espécie mais perigoso do mundo
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!