O tubarão-lixa de nome científico Ginglymostoma cirratum, pertence à família Scyliorhinidae, da qual existem mais de 100 espécies conhecidas. Conhecemos a maioria dessas espécies pelo nome comum de cação.
O animal é tranquilo, mas que pode se tornar agressivo caso seja pisoteado acidentalmente ou incomodado. Esta espécie também apresenta uma carne comestível, mas o seu valor principal seria a pele que é usada para fazer um tipo de couro muito resistente.
O tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum ) é uma espécie de elasmobrânquio orectolobiforme da família Ginglymostomatidae que habita o fundo do mar, pode medir até 4 m de comprimento e pode ser encontrado em mares tão ao norte quanto a costa de Nova York, nos Estados Unidos.
Durante o dia repousa no fundo do mar e alimenta-se à noite. Eles têm uma forma alongada e nadadeiras muito pequenas localizadas atrás. Boca menor e alimentação através da sucção da presa para depois esmagá-la entre suas duas mandíbulas. São espécies que medem entre 3 e 4 metros.
O tubarão-enfermeiro, chamado em inglês como Nurse shark, é incrivelmente interessante e muito importante para o delicado ecossistema marinho. Hoje vamos aprender sobre suas características que nos ajudarão a entender seu estranho comportamento e hábitos.
O tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) leva uma vida sedentária. Embora não seja um tubarão rápido ou agressivo, você deve dar bastante espaço: as pessoas que agem descuidadamente perto de tubarões-lixa correm o risco de ferimentos graves. Aqui estão algumas informações que todo amante do oceano deve saber sobre o tubarão-lixa.
Dessa forma, prossiga a leitura e saiba mais detalhes, incluindo alimentação, reprodução, curiosidades e distribuição.
Classificação:
- Nome científico – Ginglymostoma cirratum;
- Família – Ginglymostomatidae.
Índice - clique no tópico desejado
Características do Tubarão Lixa
O Tubarão Lixa também atende pelos nomes vulgares Tubarão-enfermeiro ou lambaru, além de ser um membro da ordem Orectolobiformes. Assim, o principal nome vulgar é uma referência ao costume do animal de nadar perto do chão como se fosse uma lixa.
Os dentes do peixe são pequenos, mas poderosos, além de serem pontiagudos. As dobras branquiais ficam à frente da origem das barbatanas peitorais e o bicho tem um focinho longo. Já as nadadeiras têm pontas arredondadas, ao mesmo tempo em que a segunda nadadeira dorsal é menor que a primeira.
Os flancos e a superfície dorsal tem uma cor amarelo-creme, assim como algumas manchas marrons e vermelhas que ficam sobre o corpo. De outro modo, a superfície ventral tem um tom claro, tal como os indivíduos podem alcançar 4 m de comprimento total e de até 200 kg de peso. Por fim, os peixes vivem 25 anos.
A cor desses tubarões é escura, a maioria uniforme, mas alguns têm salpicos. É um animal barrigudo, muito inofensivo, apesar de sua aparência. Em algumas ocasiões, se se sentir provocado por um animal ou por um ser humano, pode atacar.
Ao morder, utilizam as mandíbulas, fechando-as hermeticamente e para que voltem a abri-las devem ser muito forçados, tornando-o quase impossível. É difícil tirar alguma coisa de um tubarão-lixa depois de pegá-lo.
Há algo que eles têm em comum com outras espécies de tubarões: eles têm fendas branquiais expostas sem bexiga natatória. Eles compensam isso tendo grande flutuabilidade em seu fígado, que é enorme em tamanho e muito rico em óleo.
Eles podem respirar enquanto estão parados
Para certos tubarões, deitar no fundo do oceano é uma impossibilidade. Espécies como o tubarão-branco e o tubarão-baleia respiram nadando sem parar, enquanto viajam. A água flui constantemente para suas bocas abertas e através de suas brânquias, fornecendo oxigênio ao longo do caminho. Se os peixes pararem de se mexer por muito tempo, esse fluxo para e eles morrem.
Mas outras espécies são perfeitamente capazes de respirar enquanto estão sentadas no fundo do oceano, incluindo o tubarão-lixa. Ao usar ativamente os músculos orais para sugar a água, conhecido como bombeamento bucal, ele pode fornecer oxigênio às brânquias sem precisar nadar.
O Tubarão-lixa podem rastejar no fundo do oceano
O tubarão-lixa geralmente é encontrado em águas costeiras rasas. Os peixes são predadores noturnos que tendem a caçar a menos de 20 metros da superfície do oceano (embora os adultos às vezes descansem em águas mais profundas durante o dia).
Eles passam a vida em torno de recifes de corais e plataformas costeiras, com a maior parte de sua caça ocorrendo no fundo do oceano, onde esses tubarões carnívoros de movimento lento procuram presas na areia ou perto dela. Em vez de nadar, eles às vezes usam suas barbatanas peitorais para “caminhar” no fundo.
Eles têm 2 barbilhões no rosto, chamados de Barbells
Esses barbilhões são órgãos carnudos que contém papilas gustativas, que eles arrastam pela areia em busca de presas, funcionam como detector de metais, neste caso seria um detector de presas.
O animal gosta de viver em grupos durante o dia
Durante o dia, o tubarão-gato fica inativo, por horas a fio, ele apenas fica sentado no fundo do mar e bombeia água pelas guelras. Os tubarões-lixa são conhecidos por se empoleirar comunitariamente, com grupos de dois a 40 indivíduos amontoados uns sobre os outros.
Tamanho e peso do Tubarão-lixa
Qualquer tubarão parece enorme quando você não espera encontrar um, mesmo o tubarão-lixa de tamanho mais modesto. Enquanto alguns afirmam ter visto tubarões-lixa de até 4,3 metros de comprimento, os biólogos marinhos que realmente mediram a espécie citam comprimentos mais conservadores da espécie.
Os machos pesam um pouco mais, pesando entre 90 a 120 kg (200 a 267 libras) e as fêmeas pesando de 75 a 105 kg (167 a 233 libras).
Tipos de Tubarão Lixa
Há dois tipos de Tubarão Lixa, o pequeno e o grande. Os indivíduos pequenos são duas vezes menores em comprimento e peso, além de apresentarem manchas vermelhas.
De outro modo, os peixes grandes contam com manchas na cor cinza e na forma de meia lua. Portanto, apesar de parecer ser de outra espécie, os indivíduos podem ser pequenos ou grandes.
Reprodução do Tubarão Lixa
Em primeiro lugar, saiba que a espécie é Ovovivípara e apresenta adelfofagia. Ou seja, os filhotes se desenvolvem em um ovo que fica dentro do corpo da mãe e logo após a eclosão, eles podem recorrer ao canibalismo uterino para se nutrir.
Assim, a fêmea gera dois filhotes por gravidez e no nascimento, somente um Tubarão Lixa prevalece com cerca de 1 m. O período de gestação dura de 8 a 10 meses e os peixes atingem a maturidade sexual entre os 15 e 20 anos de idade.
A reprodução é idêntica a outras espécies de tubarões. O acasalamento e a fertilização ocorrem internamente. Eles são ovovivíparos, o que significa que as fêmeas se encarregam de reter os ovos no interior e os embriões se alimentam com os nutrientes que a mãe lhes fornece.
Para que ocorra o acasalamento, ele deve ocorrer em águas calmas. Cada vez que uma fêmea dá à luz, ela pode ter entre 20 e 40 filhotes. No momento em que os filhotes são separados da mãe, eles devem ser independentes.
Nos primeiros dias observa-se um comportamento de canibalismo selvagem para satisfazer a fome e o desejo de sangue.
O tubarão-lixa é uma espécie ovovivípara. Isso significa que o desenvolvimento do embrião está dentro do ovário da mãe. O embrião tem seu próprio saco vitelino, que é absorvido durante o desenvolvimento, e não há nutrição placentária da mãe. Depois de dar à luz as ninhadas, leva mais dezoito meses para os ovários produzirem óvulos maduros suficientes para o próximo ciclo reprodutivo.
Com relação ao dimorfismo sexual, a única característica que diferencia machos e fêmeas é o tamanho. Enquanto que os machos maduros medem entre 2,2 e 2,57 m, elas alcançam somente de 1,2 a 2 m.
Entenda o acasalamento do Tubarão-lixa
A temporada de acasalamento do tubarão-lixa vai de maio a julho, período durante o qual as fêmeas acasalam com vários machos. Às vezes, dois, três ou mais machos tentam acasalar com a mesma fêmea simultaneamente, resultando em um combate violento.
Os tubarões-lixa têm um período de gestação de oito a dez meses e dão à luz de 20 a 40 filhotes. Um único lote de filhotes recém-nascidos pode incluir filhos de até seis pais diferentes. Após o parto, uma mãe tubarão-lixa não acasala novamente por mais 18 meses.
Alimentação: qual a dieta do Tubarão Lixa
É curioso pensar como essa espécie de tubarão consegue comer se sua boca é menor que as demais. Para corrigir isso, o tubarão-lixa usa a técnica de sugar moluscos e crustáceos para esmagá-los com os dentes. A dieta consiste, portanto, em moluscos, crustáceos, pepinos-do-mar e ostras.
Os tubarões-lixa comem uma variedade de vida marinha e têm uma cavidade dentro de sua garganta que gera uma poderosa sucção que suga os infelizes animais para sua boca, onde fileiras de pequenos dentes curvados para trás esmagam a comida.
O Tubarão Lixa está presente no fundo do oceano e come as lulas, polvos, camarões, caranguejos, lagostas e outros animais. Uma característica corporal interessante seria a barbicha que ajuda o animal a caça durante a noite. Além disso, os seus órgãos sensitivos lhe auxiliam na caça porque ele consegue perceber certos odores a distâncias de quase 0,5 km.
Outro ponto importante seria o de sua audição. Quando o animal está em águas límpidas e claras, ele consegue identificar presas que estejam em movimento a 15 m de distância.
Já nas águas profundas, os indivíduos usam a visão para caçar. Dessa forma, saiba que esta espécie percebe frequências de luz imperceptíveis ao olho humano. Também é comum que os peixes formem grupos para rodear os cardumes e se alimentar.
Para atacar, eles também podem nadar em ziguezague por baixo dos cardumes de arenques, fazendo com que as vítimas subam até a superfície. Por fim, eles buscam por alimento em uma profundidade que varia de 40 a 400 m.
Mais informações sobre a sua alimentação
O tubarão-lixa tem uma boca pequena, mas sua grande faringe permite que ele sugue o alimento com eficiência. Este sistema provavelmente permite que a espécie se alimente de pequenos peixes que descansam à noite, mas são muito ativos para o lento tubarão-lixa capturar durante o dia. As conchas de casca pesada são viradas de cabeça para baixo e o caracol é extraído por sucção e dentes.
A boca funciona como uma esteira odontológica. As novas fileiras de dentes se abrem para trás e gradualmente empurram as mais velhas para frente até que caiam. O comprimento de uma única linha depende da estação. Durante o inverno, um tubarão-lixa adquire uma nova fileira de dentes a cada 50 a 70 dias. Mas no verão, a substituição da fileira de dentes ocorre a cada 10 a 20 dias.
Curiosidades sobre o animal
O Tubarão Lixa tem um modo de vida sedentário porque ele fica imóvel durante longos períodos, em especial durante o dia. Assim os locais preferidos são as águas rasas ou fundos arenosos e eles ficam empilhados um em cima do outro. Com isso, é possível que os tubarões formem pilhas com até 30 membros da espécie.
Quando consideramos o seu comportamento durante a noite, é possível notar grande atividade e voracidade. Aliás, a espécie é mais densa que a água, porém consegue reter o ar no estômago, algo que faz com que o peixe regule a flutuação.
Por fim, o tubarão retira o oxigênio da água pelas brânquias. Assim, no momento em que o animal nada, ele força a entrada da água pela boca e pelas brânquias, diferentemente das demais espécies de peixe. Mas, saiba que a espécie não tem cobertura branquial, uma placa óssea que protege as brânquias.
Em contrapartida, o bicho apresenta de cinco a sete fendas na pele, de cada lado da cabeça, por isso, a água sai pelas fendas depois que as brânquias extraem o oxigênio.
Habitat: onde encontrar o Tubarão Lixa
O Tubarão Lixa pode ficar em águas rasas ou no fundo do oceano. A profundidade mais comum para a espécie seria de 60 m, bem como ela prefere as águas calmas e mornas. Alguns peixes também ficam em piscinas naturais e os jovens ficam entre as raízes dos manguezais vermelhos. Eles também podem nadar em cardumes para que venham ter facilidade na reprodução e alimentação.
A distribuição primária do tubarão-lixa é em mares temperados e tropicais. Esses lugares são os escolhidos por eles, já que têm uma grande presença na América Central, mas não estão só nesses lugares. Eles também são comuns nos territórios do norte, um exemplo é Nova York. Os locais com mais tubarões-lixa são os oceanos Pacífico e Atlântico.
Se nos concentrarmos no habitat destes peixes, podemos encontrá-los a uma profundidade de até 70 metros e em terrenos lamacentos e arenosos.
O tubarão-lixa é um animal noturno e vive em fundos arenosos ou em cavernas de águas rasas e fendas rochosas durante o dia. Eles ocasionalmente se reúnem em grupos de até 40 indivíduos, onde podem ser vistos deitados juntos, às vezes empilhados uns sobre os outros.
Os tubarões-lixa são ativos à noite, geralmente nadando perto do fundo ou subindo no fundo do mar, usando suas nadadeiras peitorais musculosas como pernas. Juvenis e grandes adultos são geralmente encontrados em torno de recifes mais profundos e áreas rochosas em profundidades de 3 a 7o metros (10 a 246 pés) durante o dia, movendo-se para águas mais rasas de menos de 20 metros (65 pés) após o anoitecer.
Por fim, o bicho tem por principal característica a migração, por isso, ele se desloca para maiores latitudes no verão e em direção equatorial no inverno e outono.
Peculiaridades do tubarão-lixa
Os tubarões desta espécie, como já vimos, são animais pacíficos e inofensivos, mas muito territoriais. Há momentos em que eles foram vistos sendo violentos com outras espécies ou também com pessoas que se aproximam de seu habitat.
Eles são capazes de viver em uma área por um período de até cinco anos. No momento do nascimento do filhote, se ele não se afastar da mãe, é ela quem acabará comendo no prazo máximo de uma semana.
Eles podem sentir o cheiro do sangue de outros animais a mais de cinco quilômetros de distância, dependendo da corrente do mar naquele momento, embora essa distância possa aumentar.
Por serem animais tão passivos, cientistas e pesquisadores especialistas foram atraídos pela ideia de saber a quantidade de energia que ele investe para sobreviver e comprovaram que ele possui as taxas metabólicas mais baixas já descobertas em um tubarão.
Esses tubarões podem respirar sem nadar bombeando água pelas guelras, enquanto descansam no fundo do mar. Essa habilidade não havia sido detectada em outros animais da mesma espécie. Graças a isso, eles não precisam se mover como os outros.
Apesar de ser uma espécie inofensiva ao ser humano, sempre será classificada como ameaçada. Devido à docilidade do tubarão, a caça dessas espécies ocorre de forma ilegal. Para dar um exemplo, houve um caso especial em 2009 que levou muitas associações de defesa dos direitos dos animais a agir contra essas práticas.
Eles encontraram 20 contêineres de 12 metros de comprimento cada, que saíram do porto de Yucatán com destino à Espanha. A polícia agiu e o deteve, momento em que foi descoberto que continha tubarões congelados dentro dele.
Os cientistas alertam que a caça desses animais causaria problemas gravíssimos nos ecossistemas marinhos. O porquê é muito claro: o impacto que tem nas cadeias alimentares.
Predador inofensivo ou inato?
Mencionamos anteriormente que uma das características marcantes do tubarão-lixa é sua voracidade insaciável. Isso é especialmente perceptível no cheiro de sangue. Diz-se que é capaz de detectar o aroma desse líquido a uma distância máxima de até 5 quilômetros . E na presença da menor quantidade de sangue, ele não vai parar seu temperamento assassino até que tenha liquidado sua vítima. Ele será até capaz de atacar seus pares em seus desejos insaciáveis instintivos.
Para nos dar uma ideia melhor do perigo deste espécime, sabe-se que a mandíbula do tubarão-lixa fecha hermeticamente ao morder. Isso significa que, se morder uma pessoa, só pode ser forçado a entrar na boca com um alicate de titânio para libertá-lo. Isso nos dá uma ideia da força com que ataca suas vítimas.
Em suma, é um dos tubarões comumente encontrados como atração em aquários. E tem um aspecto estranho, pelos traços agressivos que apresenta. No entanto, de acordo com especialistas, na maioria das vezes é passivo. É até possível montá-los em alguns shows do parque aquático. A razão é que normalmente são animais que se caracterizam pela falta de atividade. Na verdade, eles são um dos poucos tipos de tubarões que conseguem respirar sem precisar nadar. Por esse motivo, é comum vê-los estáticos em um só lugar.
Essa mesma característica os faz parecer apáticos na presença humana. De fato, alguns afirmam que vivem mais tempo em cativeiro, pois têm menos necessidade de se movimentar e parecem se sentir confortáveis com a presença de seus donos .
Por esta razão, existem apenas duas razões conhecidas pelas quais eles atacam as pessoas. A primeira é que há algum vestígio de sangue na água. E a segunda é que ele se sente atacado. Com essas exceções, normalmente é inofensivo para os seres humanos.
É perigoso para os humanos se provocado
Subestime este animal por sua conta e risco. Como os tubarões-lixa são lentos por natureza, geralmente são mantidos em aquários e não têm dentes grandes, muitas pessoas que nadam ou mergulham em seu habitat natural assumem que os peixes não são perigosos. Mas os tubarões-lixa podem atacar e causar danos.
Goi exatamente o que aconteceu com um nadador em Boca Raton, Flórida, em 2016. A vítima de 23 anos estava mergulhando com amigos quando um tubarão-lixa de 60 centímetros de comprimento agarrou seu braço direito. (Testemunhas oculares relataram que outro grupo de banhistas o estava assediando.) Ele foi levada para um hospital próximo e sobreviveu. Em outro incidente de 2018, uma modelo do Instagram foi mordida enquanto posava para uma sessão de fotos.
Os ataques de tubarão-lixa são muito raros, mas certamente não são inéditos, e os humanos costumam ser os culpados. O YouTube está cheio de vídeos de mergulhadores abraçando, agarrando ou acariciando tubarões selvagens. Dóceis e tímidos como os tubarões-lixa, eles podem morder quando provocados, ou se confundirem um braço ou dedo com comida.
Tubarão-enfermeira interação humana
Embora sua aparência seja intimidante, geralmente é inofensivo, por isso pode ser encontrado em alguns aquários à venda.
Ele pode atacar se provocado ou simplesmente quando tratado de maneira excessivamente afetuosa ou descuidada e, quando morde, suas mandíbulas travam e precisam ser forçadas a abrir com um alicate ou pinça de titânio ou grafite.
Em vários centros recreativos, como o California Aquarium, os visitantes podem montá-los como se fossem cavalos, que passam por um certo teste psicofísico, devido à sua natureza quase apática.
Espécie ameaçada de tubarão-lixa
Em 15 de junho de 2009, um carregamento de aproximadamente vinte contêineres de 12 metros cada, saindo do porto de Yucatán (México) com destino à Espanha, foi detido pela polícia aeroportuária e pelo Secretário da Marinha do México, depois de realizar X- Raios em um contêiner foram encontrados cheios de tubarões-lixa congelados que continham uma substância branca em pacotes que mais tarde se confirmou ser cocaína, aproximadamente 200 quilos.
Isso gerou uma grande comoção dentro das associações de defesa dos direitos dos animais e da American Shark Association (ASA), já que o grande número de tubarões era caçado ilegalmente e, certamente, devido à sua docilidade e facilidade de manipulação, os traficantes de drogas se aproveitaram os animais.
Os oceanólogos afirmam que este caso não deve ser encarado de ânimo leve, uma vez que o grande número de tubarões mortos (cerca de 340) pode afetar o ecossistema marinho. Além disso, como os tubarões não pertencem à zona e meji, especula-se sobre o local onde os animais foram capturados.
Seu uso na gastronomia
O tubarão-lixa é um dos mais requintados da gastronomia internacional. A carne que este tubarão tem é seca, mas o seu sabor é excelente, pelo que é um animal que se cozinha nos restaurantes mais prestigiados do mundo. O óleo do fígado desses peixes é frequentemente extraído, pois acredita-se que tenha propriedades curativas. Além disso, fornece vitamina A e ômega 3.
Informações sobre o Tubarão-lixa no Wikipédia
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ela é importante para nós!
Veja também: Tubarão Serra: Espécie estranha também conhecida como Peixe
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!