Início Peixes Tubarão Leopardo: Triakis semifasciata espécie considera inofensiva

Tubarão Leopardo: Triakis semifasciata espécie considera inofensiva

por Otávio Vieira

A espécie que atende pelo nome vulgar Tubarão Leopardo foi catalogada no ano de 1854 e não oferece nenhum tipo de risco ao ser humano.

E por ser inofensivo, este peixe é capturado para a pesca comercial ou lúdica, sendo usado como alimento ou atração em aquários.

Seu nome científico é Triakis Semifasciata, embora seja mais conhecido como tubarão-leopardo. Este animal faz parte da família Triakidae, e sua classe pertenceaos Chondrichthyes. O tubarão leopardo é um tipo de tubarão muito atraente que você vai adorar conhecer, neste artigo falaremos sobre esse impressionante tubarão, descubra todas as informações sobre o tubarão leopardo.

Um tubarão-leopardo é pequeno e bastante inofensivo para os humanos. Eles podem se assustar facilmente, então muitos mergulhadores têm dificuldade em vê-los enquanto nadam. Mas, felizmente, aprendemos bastante sobre esse peixe incrível!

Nesse sentido, nos acompanhe e entenda mais características da espécie.

Classificação:

  • Nome científico – Triakis semifasciata;
  • Família – Triakidae.

Características do Tubarão Leopardo

O Tubarão Leopardo tem um corpo robusto, bem como um focinho arredondado e curto. O animal também tem a linha da boca curva e apresenta ranhuras nos cantos que se estendem para os maxilares. Há de 34 a 45 fileiras de dentes no maxilar inferior, enquanto que no maxilar superior, podemos observar de 41 a 55.

Dessa forma, cada dente tem a ponta aguda no centro da parte superior e os cantos são arredondados. Dois dentes também possuem a extremidade aguda, mas eles são pequenos. E todos os dentes ficam sobre uma superfície plana, formando linhas que ficam uma por cima da outra.

Com relação à coloração, esta característica seria a que mais diferencia o peixe. Isso ocorre porque há um padrão de manchas ou faixas ao longo da parte dorsal, o que nos remete o nome vulgar “Leopardo” e a cor seria prata ou cinza-bronze. Assim, os indivíduos adultos apresentam uma quantidade maior de faixas que são mais claras.

Além disso, todos os peixes têm a parte ventral lisa e esbranquiçada. De outro modo, o comprimento médio seria de 1,2 a 1,5 m e o maior peso registrado foi de 18,4 kg.

Uma característica importante observada em exemplares maiores seria o tamanho máximo de 2,1 m para as fêmeas e somente 1,5 m para os machos.

Tubarão Leopardo nadando no mar

Tubarão Leopardo

Mais informações sobre o Tubarão-leopardo

Conhecido por suas manchas escuras distintas e marcas do tipo sela, sabe-se que o tubarão-leopardo (Triakis semifasciata) vive até 30 anos, levando mais de uma década para atingir a maturidade.

Como membro da família dos triáquidos (Triakidae), algumas das características distintivas do tubarão-leopardo incluem ter um focinho redondo que é curto e a primeira barbatana dorsal bastante grande e colocada sobre a barbatana peitoral.

Sua segunda nadadeira dorsal tem quase o mesmo tamanho da primeira, sua nadadeira anal é a menor das três e possui uma barbatana peitoral larga e triangular. Outro fato interessante é que esse tubarão é muito parecido com o tubarão-zebra.

O que mais chama a atenção nestes tubarões são as suas manchas redondas e escuras , que variam de cor conforme o sexo e a idade do espécime, e as quais se atribui o nome de leopardo, já que se assemelham ao pelo do referido felino. Eles podem ser vistos em todo o dorso e em ambos os lados de seu tronco.

Já a pele, encontra-se nos contrastes entre cinza escuro, preto e verde, e funciona como uma camuflagem perfeita entre as rochas, onde costumam se esconder para caçar. Podem atingir até 1,8 metros de comprimento, com peso máximo de aproximadamente 18 quilos.

A forma da cabeça é um pouco achatada e retangular, com um focinho largo, mas curto e redondo. Possuem olfato e visão bem desenvolvidos e possuem órgãos especiais (Ampolas de Lorenzini) com os quais captam ondas de baixa frequência e mantêm sua orientação, independentemente do grau de turbulência.

Reprodução do Tubarão Leopardo

Por ser um peixe ovovivíparo, o Tubarão Leopardo fêmea gera os filhotes em ovos que ficam dentro do seu corpo. Estes ovos eclodem dentro do útero e os filhotes são nutridos pelo saco vitelino.

Dessa forma, acredita-se que o nascimento dos filhotes ocorra de março a junho e a fêmea gera 37 crias. O período de gestação é de 10 a 12 meses e os filhotes têm uma taxa de crescimento lenta.

Isto é, os peixes ficam maduros sexualmente, depois de vários anos do nascimento. E um ponto que deve ser evidenciado é que os filhotes formam grandes cardumes que são divididos conforme a idade e sexo.

Como um tubarão ovovivíparo, os ovos produzidos pela fêmea são mantidos em uma câmara de criação. Como existe um saco vitelino, o embrião pode se desenvolver e literalmente eclodir dentro do útero da mãe.

Os filhotes nascem após esse processo placentário e a ninhada de tubarão pode conter de 4 a 37 filhotes. Filhotes de tubarão-leopardo frequentam águas rasas.

Expectativa de vida do tubarão-leopardo

A expectativa de vida média dos tubarões-leopardo é de 30 anos. No entanto, tem vindo a diminuir, devido à elevada contaminação das costas marinhas, onde habitualmente vivem estes animais.

Alimentação: E o que o tubarão leopardo come?

O Tubarão Leopardo é um grande predador de caranguejos, camarões, peixes ósseos, ameijoas, vermes e ovos de peixes. Mas, saiba que alguns indivíduos se tornam presas em locais específicos, o que significa que a captura depende do lugar, idade do tubarão e também da época do ano.

Por exemplo, os caranguejos câncridos e os vermes servem de alimento somente no interior da Baía de Monterrey, durante o período de inverno e primavera.

Já o consumo de ovos ocorre entre o inverno e o começo do verão. À vista disso, como uma estratégia de captura, o peixe expande a sua cavidade bucal a fim de criar força de sucção.

Isso é possível graças aos movimentos das cartilagens labiais que são feitos ao mesmo tempo em que o peixe forma um tubo com a boca. De modo simultâneo, o tubarão também projeta as mandíbulas e agarra as vítimas com seus dentes.

Sua dieta consiste em invertebrados que se alimentam principalmente do fundo do oceano, incluindo: caranguejos, camarões, amêijoas, polvos, peixes ósseos (ou seja, anchovas, arenques), peixes cartilaginosos, peixes-guitarra, pequenas raias e arenques.

Quando dissecados, seus estômagos também continham pequenos tubarões. Sua dieta é uma dieta que muda de acordo com a estação e seu tamanho.

Além disso, costuma alimentar-se de espécies de pequeno porte, onde se destacam os mariscos, peixes mais pequenos e suas ovas, minhocas, lulas, algas, entre outros.

O que é interessante é a maneira como se alimenta, pois primeiro usa sua camuflagem para distrair a vítima, depois se aproxima dela e a suga lentamente, para culminar mordendo e engolindo.

Eles caçam na superfície

Eles também foram vistos na Baía de São Francisco com Piked Dogfish fazendo sua própria pesca. O tubarão-leopardo nada na superfície com a boca aberta, como se estivesse no sentido anti-horário.

Simultaneamente, os grupos de anchovas que também estão na superfície da água nadam no sentido horário. Os tubarões parecem estar caçando as anchovas, mas seus movimentos permitem com calma a ingestão da presa desconhecida. Nesse caso, seriam as anchovas que inadvertidamente nadariam direto para as bocas escancaradas dos tubarões excepcionalmente habilidosos.

Curiosidades sobre a espécie

Como primeira curiosidade, saiba que os peixes da espécie têm órgãos eletrorreceptores. Aliás, também têm por nome “ampolas de Lorenzini”. São responsáveis pela detecção das linhas de força dos campos elétricos.

Outro ponto relevante seria a necessidade de conservação da espécie, algo indicado pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Apesar de a UICN ter reconhecido que a preocupação com a espécie é menor, acredita-se que em diversos locais os peixes estão sendo sobre-explorados.

E isso ocorre porque o desenvolvimento é lento e os indivíduos não conseguem realizar a migração facilmente.

Quando consideramos a população nas costas da Califórnia, por exemplo, é possível observar um declínio no ano de 1980.

Como resultado, as regiões desenvolveram uma nova regulamentação de pesca para reduzir a exploração em 1990.

Habitat: onde encontrar o Tubarão Leopardo

O Tubarão Leopardo está presente na costa norte-americana do Pacífico, incluindo as regiões desde o Oregon até Mazatlán. Dessa forma, também habita Baja Califórnia, no México.

Os filhotes preferem formar grandes cardumes em estuários e baías, bem como os indivíduos adultos nadam sobre as zonas planas lodosas e arenosas.

Outros locais comuns para ver a espécie seriam as regiões rochosas próximas de recifes. E por habitar tanto as águas frias, quanto as águas temperadas-quentes, os indivíduos também ficam em sítios de descarga de efluentes. No geral, os peixes ficam próximos do fundo, em uma profundidade que varia de 4 a 91 m.

Esses tubarões são encontrados em águas interiores, costeiras e marítimas, e sua preferência é por águas frias a quentes em baías temperadas e arenosas ou lamacentas.

Eles adoram planícies arenosas, planícies lamacentas e áreas de fundo rochoso perto de recifes e leitos de algas.

Esses tubarões são encontrados regularmente perto do fundo de águas rasas e são, sem dúvida, nadadores excepcionalmente fortes. Se você quiser saber mais sobre o local exato para encontrar essas belas criaturas, há uma boa chance de que elas estejam nadando no leste do Pacífico Norte, do Oregon ao Golfo da Califórnia e ao México.

São mais abundantes nas costas já que gostam de nadar em águas rasas, que, em geral, não ultrapassam os 4 metros de profundidade. O registro mais significativo dessa espécie é encontrado nos Estados Unidos e no México, devido à sua atração por continentes frios e pelo temperado nordeste do Oceano Pacífico.

Costumam acumular-se em zonas onde se acumulam a lama e a areia das baías, bem como nos recifes repletos de rochas, o que responde pelo fato de terem sido avistados em pontos de descarga de resíduos de centrais nucleares e químicas.

Saiba com é a interação humana

Os tubarões leopardo são inofensivos para os humanos. Infelizmente, porém, em 1955, um deles atacou um mergulhador em Trinidad Bay, Califórnia. O mergulhador não se feriu com gravidade.

Considerando o fato de que esse ataque ocorreu há muito tempo, não há muitos outros ataques registrados e, o mais importante, a vítima não foi muito ferida, isso é bastante impressionante.

Eles foram recentemente protegidos nas águas da Califórnia e do Oregon de serem superexplorados. Os pescadores esportivos, os que pescam peixes-agulha e a pesca comercial de linha em pequena escala procuram o tubarão-leopardo. A carne desses tubarões únicos é consumida pelos humanos fresca ou congelada.

Os tubarões-leopardo comem pessoas?

Os tubarões leopardo não se interessam por humanos, aliás não há registro que indique a morte, ou ataque, de uma pessoa pelas mãos deste animal. O único precedente verdadeiro foi o assédio de um mergulhador que estava com o nariz ferido, do qual sangrava e deixava uma marca na água, chamando a atenção do peixe.

O tubarão-leopardo está em perigo?

Ainda não estão em perigo de extinção, estão classificados com faixa de alerta baixo de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). No entanto, sua caça está aumentando e sua reprodução é considerada lenta.

Conservação do Tubarão Leopardo

Em nações como o México e os Estados Unidos, foram criadas leis que regulam a pesca desse tipo de tubarão. Dessa forma, admitindo a caça apenas daqueles que ultrapassam um determinado tamanho. O objetivo foi de permitir o crescimento e reprodução daqueles que ainda não atingiram a idade adulta.

Curiosidades do tubarão leopardo

A forma como ingere suas presas é semelhante a um beijo romântico, pois se aproxima lentamente, tocando-as com o focinho para sugá-las lentamente.

Ele não gosta de perseguir suas vítimas, se elas fogem ele simplesmente procura outro alimento em potencial.

Seus dentes caídos são rapidamente substituídos por novos, e estima-se que em 10 anos eles produzam até 24.000 dentes.

Possuem um órgão que lhes diz a direção que devem seguir ou onde está a sua presa, e o mais incrível é que funciona independentemente de haver muita corrente marítima ou turbulência.

Como é a pesca do tubarão leopardo?

Você deve saber que a pesca do tubarão-leopardo ocorreu principalmente na costa da Califórnia, onde, após períodos de declínio na população desses animais desde a década de 1980, novas leis de pesca tiveram que ser implementadas.

Essas leis foram elaboradas no início dos anos 1990 e trouxeram consigo a redução da exploração a níveis considerados sustentáveis.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, foi classificado como uma preocupação a menos. Observando, no entanto, que as populações locais podem ser facilmente super exploradas ou pescadas devido ao seu crescimento lento e hábitos migratórios limitados.

Apto para a vida em aquários!

Completamente! o tubarão leopardo em aquários é excelente. Por ser inofensiva ao ser humano, é considerada uma das melhores espécies para esse tipo de cativeiro.

Este animal marinho é muito apreciado pelos comerciantes de aquários. E como? Se tiver uma aparência extremamente atraente em termos de aparência e durabilidade. Isso fez com que muitos filhotes fossem capturados na área do sul da Califórnia no final dos anos 1980.

A caça era abundante, então os regulamentos tinham que ser aplicados. Segundo estudos, o tubarão-leopardo pode viver cerca de 20 anos em cativeiro.

Informações sobre o Tubarão-leopardo no Wikipédia

Gostou das informações? Então deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Tubarão Azul: Conheça as características tudo sobre o Prionace Glauca

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário