O Tubarão Gato tem como principais características o tamanho pequeno, robustez e uma aparência atraente. Por esse motivo, o animal é considerado fundamental no comércio de aquários públicos ou domésticos.
O tubarão-gatol é um pequeno tubarão de aproximadamente setenta centímetros de comprimento corporal, que é a espécie-tipo das quatro que compõem o gênero Atelomycterus.
Quando você pensa em peixes de aquário, os tubarões são provavelmente a última criatura que você pensa em ter em seu tanque. No entanto, estamos aqui para apresentar a você talvez um dos animais de estimação mais incomuns que existe! O tubarão-gato é um grupo diverso que inclui muitas espécies diferentes de várias famílias. Eles podem ser mantidos em um aquário doméstico e serão uma adição única a qualquer tanque.
Eles são uma das poucas espécies que permitem trazer um pedaço do oceano para dentro de casa. Se desejar, alguns deles podem até ser mantidos em tanques de recife.
Os tubarões são animais marinhos incríveis, mas hoje veremos as características de um dos tubarões mais misteriosos e surpreendentes pertencentes à grande família dos tubarões.
Nesse sentido, nos acompanhe para entender a reprodução, dieta e curiosidades deste tubarão.
Classificação:
- Nome científico: Atelomycterus marmoratus e Galeus melastomus;
- Família: Scyliorhinidae;
- Reino: Animal;
- Filo: Chordata;
- Classe: Condrictes;
- Ordem: Carcharhiniformes;
- Família: Scyliorhinidae;
- Gênero: Atelomycterus;
- Espécie: Atelomycterus marmoratus.
Índice - clique no tópico desejado
Principais espécies de Tubarão Gato
Para que você conheça as características dos peixes que atendem pelo nome de Tubarão Gato, iremos lhe apresentar as duas principais espécies:
Atelomycterus marmoratus
Em primeiro lugar, há o tubarão-gato coral que tem por nome vulgar na língua inglesa coral catshark. O corpo do peixe é delgado e cilíndrico, assim como a cabeça seria estreita e curta.
Já o focinho tem um formato achatado e curto, ao mesmo tempo em que os olhos são horizontalmente ovais, sendo protegidos por membranas nictitantes.
As narinas são cobertas por abas largas e triangulares de pele que ficam nas margens anteriores, deixando pequenas aberturas. As abas das narinas alcançam a boca que seria longa e com um formato angular. De outro modo, o animal também conta com dentes pequenos e cinco pares de fendas branquiais.
Os indivíduos alcançam 70 cm de comprimento total e são identificados por conta das manchas negras e brancas que ficam espalhadas pelo dorso.
Aliás, as manchas podem ser vistas nas barbatanas e nos lados, como também podem se fundir para que venham formar faixas horizontais.
Galeus melastomus
Em segundo lugar, devemos falar sobre o tubarão-gato-de-boca-negra, leitão-malhado ou espada. Como diferenciais, os peixes têm a barbatana anal longa e a barbatana pré-caudal seria comprimida.
Sendo coberto por manchas, também é possível observar um corpo alto e comprimido, bem como, um comprimento total entre 50 e 79 cm.
Este tipo de Tubarão Gato prefere viver em águas profundas e em Portugal, é pescado para o consumo humano. Já a pele do bicho é usada como lixa. Nesse sentido, as pessoas abrem o peixe e passam sal para que em seguida, o coloque para secar no sol durante 4 dias. Logo após este processo, a carne pode ser guardada durante alguns meses sem que estrague.
Portanto, apesar de não ser fundamental no comércio para a venda da carne, o animal serve para os momentos de escassez. Com isso, é importante em períodos de inverno e pode ser um bom substituto para o bacalhau.
Características do tubarão-gato
Os tubarões-gato podem ser distinguidos por seus olhos alongados de gato e duas pequenas barbatanas dorsais bem para trás.
A maioria das espécies é bem pequena, crescendo não mais que 80 cm (31 pol.). Alguns, como o sabujo (Scyliorhinus stellaris) podem atingir 1,6 m (5,2 pés) de comprimento. A maioria das espécies tem uma aparência padronizada, de listras a manchas.
As características do gênero Apristurus são principalmente corpos escuros, com uma longa nadadeira anal que termina na frente de onde começa a nadadeira caudal inferior. Os focinhos dos membros de Apristurus são achatados. Eles também têm sulcos labiais superiores e inferiores.
A cada 18 a 38 dias, os dentes são substituídos, como é uma característica comum do processo de desenvolvimento do tubarão.
Visão geral do tubarão-gato
O tubarão-gato é um nome comumente utilizado para descrever várias famílias (Hemiscylliidae, Scyliorhinidae, Pseudotriakidae ) de tubarões de água salgada que são populares entre os aquaristas domésticos.
- O cathark, por exemplo, são membros da família Hemiscylliidae. Enquanto outros favoritos, como os tubarões-gato marmorizados, são da família Scyliorhinidae.
- Espécies da família Scyliorhinidae podem ser encontradas em todo o mundo em águas tropicais. Algumas espécies são endêmicas, o que significa que são encontradas apenas em uma área específica.
- Os tubarões-bambu da família Hemiscylliidae são encontrados no Indo-Pacífico da Ásia, uma região geográfica que se estende desde a Índia até a costa norte da Austrália e até as ilhas do sul do Japão.
Os falsos tubarões-gato, por outro lado, estão incluídos na família Pseudotriakidae. Eles normalmente não são mantidos como animais de estimação devido ao seu enorme tamanho.
A vida útil desses peixes depende muito da qualidade de suas condições de vida. Sob parâmetros de água bem monitorados, eles vivem até 20 anos.
Comprar um pode ser um pouco complicado, dependendo de onde você mora. Nos Estados Unidos, eles podem ser comprados online. Encontrá-los em uma loja é mais complicado devido ao seu tamanho.
Como ocorre a reprodução do Tubarão Gato
A reprodução das espécies seria ovípara,ou seja, há ovos no ambiente externo que envolvem os embriões. Estes ovos ficam em uma cápsula com o formato de bolsa e tem de 6 a 8 cm de comprimento, assim como 2 cm de largura.
Isso significa que os embriões não têm nenhum tipo de ligação com a fêmea. Logo após o nascimento, o Tubarão Gato tem de 10 a 13 cm de comprimento.
Muitas espécies de tubarões-gato são ovíparas, colocando caixas de ovos com gavinhas onduladas em cada extremidade, conhecidas como “bolsas de sereia”, para proteção, no fundo do mar. Leva quase um ano para um tubarão nascer. Em vez de botar ovos e deixá-los descansar por um ano, algumas espécies de tubarões-gato seguram o ovo por alguns meses antes que o tubarão ecloda.
Alguns tubarões exibem ovoviviparidade, vivíparos a placentários, agarrando-se aos embriões até o desenvolvimento completo e, em seguida, dando à luz. Algumas espécies de tubarões-gato acasalam mordendo e segurando as barbatanas peitorais da fêmea e forçando-a para uma posição de acasalamento.
Certas espécies (cathark coral) foram criadas com sucesso em aquários domésticos. Com esta espécie, a maturidade do peixe pode ser contada pelo seu tamanho. Os machos atingem a puberdade quando atingem cerca de 38 centímetros, enquanto as fêmeas estão prontas para procriar quando atingem 43 centímetros.
Alimentação: dieta do tubarão-gato
Os tubarões-gato são predadores do fundo do mar. Sua dieta natural consiste em moluscos, crustáceos, invertebrados ou pequenos peixes.
Como estratégia para localizar a presa, o peixe gato tem os barbilhões como órgãos sensitivos que captam as ondulações provocadas por outras espécies.
Dessa forma, um ponto muito interessante é que o animal consegue distinguir entre as ondulações naturais ou aquelas que são caudas por presas. Com isso, a dieta é inclui peixes ósseos, crustáceos e cefalópodes. E por ser um animal agressivo, ele pode se alimentar de outras espécies de tubarões ou membros da mesma espécie.
Principais curiosidades
Apesar de apresentar alguns comportamentos agressivos, o Tubarão Gato pode viver em tanque. Este tanque deve ter esconderijos, assim como uma boa profundidade para que o animal consiga alcançar a expectativa de 20 anos de idade.
Além disso, a venda da carne do animal ou processamento para produzir farinha de peixe, assim como o óleo, são características que nos remetem ao risco de extinção. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta espécie está ameaçada e vulnerável.
E além da pesca comercial, outros pontos que estão causando a diminuição da população de Tubarão Gato seria a degradação do habitat natural, poluição e mineração de coral para uso como material de construção.
O tubarão-gato é considerado inofensivo para os humanos devido ao seu pequeno tamanho, preferência de habitat e hábitos alimentares.
Este tubarão está atualmente listado pela World Conservation Union (IUCN) como “deficiente em dados”.
Onde encontrar o Tubarão Gato
A distribuição do Tubarão Gato pode variar de acordo com a espécie, por isso, saiba que o Atelomycterus marmoratus habita o Indo-Pacífico Ocidental.
Dessa forma, as regiões como Filipinas, sul da China, Paquistão, Índia, Malásia, Nova Guiné, Tailândia, Vietnã, Cingapura e Indonésia, podem abrigar a espécie. Também é importante falar sobre o norte para o Japão, local em que o animal fica em recifes de coral ou próximo da costa.
Por outro lado, o Galeus melastomus está presente no Mediterrâneo e também no Atlântico Oriental, envolvendo as regiões desde Faroe até o Sul do Senegal. Por isso, podemos incluir os arquipélagos da Madeira e Canárias. Esta espécie prefere habitar os fundos e fica entre a profundidade de 200 a 500 m.
Os tubarões-gato são espécies marinhas que preferem águas quentes e passam a maior parte de suas vidas vasculhando o fundo do mar em busca de comida. Devido à diversidade do grupo, esses tubarões podem ser encontrados em uma variedade de habitats diferentes.
Comportamento do tubarão-gato
Alguns tubarões não fazem migrações de longa distância porque são péssimos nadadores. Por serem noturnos, algumas espécies dormem juntas em fendas o dia todo, depois saem para caçar à noite.
Algumas espécies, como o pequeno tubarão manchado, Scyliorhinus canicula, são sexualmente monomórficos e exibem segregação de habitat, com machos e fêmeas vivendo em áreas separadas.
Os machos tendem a viver no fundo do mar aberto, enquanto as fêmeas tendem a viver em cavernas. Algumas espécies de tubarões-gato podem colocar ovos em habitats estruturados, que também podem atuar como berçários para tubarões recém-nascidos.
Informações sobre o Tubarão-gato no Wikipédia
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Veja também: Tubarão Serra: Espécie estranha também conhecida como Peixe Serra
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções